Nos Confins do Mundo

Nos Confins do Mundo Harry Thompson

Resenhas - Nos Confins do Mundo

jota 16/10/2021

EXCELENTE - romance histórico narra a gênese da teoria da evolução através de dois personagens extraordinários: Robert FitzRoy e Charles Darwin
Lido entre 06 e 15/10/2021

Harry Thompson (1960-2005) escreveu esta única obra, cujo título original é This Thing of Darkness, retirado da peça A Tempestade, Ato V, Cena 1, de Shakespeare: “Esta coisa das trevas admito que é minha.” Citação que tem a ver especialmente com um dos personagens de Nos Confins do Mundo, o capitão do Beagle. O romance baseia-se em acontecimentos reais ocorridos entre 1828 e 1865, foi publicado em 2005 e concorreu ao Booker Prize, que teve como vencedor daquele ano O Mar, de John Banville. Tem como personagens centrais dois membros da aristocracia britânica do século XIX: Robert FitzRoy (1805-1865) e Charles Darwin (1809-1882). FitzRoy foi o capitão do HMS Beagle, brigue hidrográfico – embarcação de dois mastros, com velas circulares ou quadrangulares, sendo o maior deles inclinado para a popa – encarregado de pesquisar as baías e enseadas da Patagônia e da Terra do Fogo.

Na sua segunda viagem à América do Sul, iniciada em 1831 e que durou quatro anos e nove meses, o Beagle trouxe o então jovem estudante de teologia e aprendiz de geólogo Charles Darwin – anteriormente ele havia estudado medicina, curso que abandonou, como abandonaria também os estudos religiosos depois. Darwin inicialmente veio como convidado, apenas para acompanhar o comandante FitzRoy, mas depois acabou se tornando o naturalista da expedição em substituição a outro tripulante. O estudo da natureza era designado então como filosofia natural. Essa viagem mudou sua vida completamente, como sabemos, e resultou no polêmico livro A Origem das Espécies, que despertou a fúria de muita gente, principalmente de religiosos. Na primeira viagem à Terra do Fogo, iniciada em 1828, que é relatada nos capítulos iniciais de Nos Confins do Mundo, FitzRoy havia notado que quase não se viam idosos entre os fueguinos, os nativos da região.

Um jovem fueguino que os ingleses tentaram “civilizar” (e em parte conseguiram), Jimmy Button, personagem que realmente existiu, de modo natural esclareceu o capitão que no inverno seu povo passava muita fome e então comiam os velhos: “Mulheres comem braços; homens comem pernas.” Acrescentou ainda que alguns idosos tentavam fugir, mas, se conseguiam, acabavam depois morrendo de frio e fome. Apesar do espanto (e do nojo de alguns ingleses, pois essa conversa se deu durante uma refeição), FitzRoy prosseguiu. Disse que tinha notado também que havia muitos cães por lá e perguntou ao jovem porque não comiam os cães em vez dos velhos. Jimmy prontamente respondeu que cachorros pegavam focas, mas velhos não! Daí que o Daily Mail escreveu no lançamento do livro: “Esta recriação brilhante da viagem de Darwin e FitzRoy é – ao mesmo tempo – aterrorizante e engraçada. O episódio teve importância fundamental na nossa História e surge aqui com clareza extraordinária nas guinadas e tensões crescentes de um grande thriller.”

Falando mais de elogios, além de se transformar num best seller na Inglaterra, Nos Confins do Mundo recebeu da imprensa e leitores em geral inúmeras resenhas positivas. Na capa temos Bernard Cornwell, que escreveu: “...o melhor romance histórico que li. Uma obra-prima.” Depois tem o Daily Telegraph, que compara o volume aos romances náuticos de Patrick O’Brian e mais ainda. The Observer assinalou: “Abrangente e sedutor (...) um romance que todos se sentirão bem ao ler. Nasceu para ser best seller. (...) Uma narrativa agradável e pitoresca, enriquecida com fatos históricos e ideias filosóficas.” De fato, tanto FitzRoy quanto Darwin frequentemente estão expondo (discutindo talvez ficasse melhor) suas ideias religiosas e filosóficas enquanto vão vivendo, seja no mar ou em terra firme, inúmeras aventuras, tendo surpresas e fazendo descobertas; sobrevivem a perigos diversos e passam por situações pra lá de curiosas, que prendem a atenção do leitor intensamente.

O volumoso livro é dividido em seis partes e inicialmente trata de FitzRoy e de sua primeira viagem à América do Sul. As demais partes, já com Darwin a bordo do Beagle, narram com muitos detalhes a relação desenvolvida entre os dois homens. Revela mais profundamente a personalidade de cada um, suas concordâncias (algumas) e diferenças (muitas) em relação especialmente a questões religiosas, uma delas o dilúvio bíblico, discutido à exaustão. Depois o livro prossegue com outras informações sobre as atividades de FitzRoy e Darwin de volta à Inglaterra, acompanhando-os em diversos momentos de suas vidas; os capítulos finais tratam da morte de cada um e de outros personagens que fomos conhecendo ao longo da história. Thompson fez extensa pesquisa para escrever o livro e uma enorme bibliografia é apresentada no final desse magnífico volume. Magnífico e imperdível!

Renato 29/08/2014

Abandonei
Tem tudo pra ser fantástico. O começo é muito bom. Mas aí o autor começa a descrever a cor do broche da jaqueta do supervisor de da loja de penhores.Por hoje eu parei. Quem sabe um dia...

Patricia 29/03/2012

O livro retrata a trajetória do capitão Robert Fitzroy, comandante do navio Beagle, à bordo do qual, o naturalista Charles Darwin fez suas viagens ao redor do mundo, o que possibilitou suas constatações sobre evolução e tudo mais.

O livro é grande (obviamente) e meio maçante, mas tem uma história bem interessante, bem no estilo do filme Mestre dos mares, cheio de detalhes sobre termos de navios, que você não faz ideia do que se trata, e de horas tediosas à bordo do navio.

Apesar disso, narra uma história da qual eu sabia muito pouco. Como da própria história de Darwin; do capitão Fitzroy; da amizade e das discussões filosóficas entre os dois; das primeiras viagens à Patagônia, a Terra do Fogo; do preconceito com os povos que habitavam lá; dos povos que habitavam lá; das aventuras em grandes travessias de navio; das batalhas no novo mundo; e das invenções de Fitzroy e o desenvolvimento da própria teoria de Darwin.

É uma história longa e muito rica, que faz você querer tomar o lado de um dos dois (Darwin ou Fitzroy), que faz você se apegar aos personagens e que quando terminam as histórias, na maior parte das vezes, é um fim triste.

"Respirando bem fundo, strokes descansou o cano com cuidado contra os dentes da frente e apoiou o dedo fino no gatilho. (...)
Se foi uma mudança de ideia no último segundo que fez a mão desviar-se ou um surto de medo, Strokes nunca soube. No exato momento em que a pólvora explodiu e a bala subiu esmagando o céu da boca, a mão virou o cano para o lado.
E de repente o vento parou. O choque da água na pedra cessou. As nuvens se abriram e toda a violenta desarmonia do inverno da Patagônia se foi, substituída pela mais pura e ofuscante agonia. E então um tênue pensamento lá dentro se fez conhecer: que se ele podia sentir dor com clareza tão estonteante e ter consciência dela, ainda devia estar vivo."

Nos Confins do Mundo.

Se eu fosse escolher um trecho mesmo, eu ia colocar o trecho final do livro, que é muito foda. Mas pra não dar spoilers, eu vou deixar quieto.
Renato 24/10/2013minha estante
Ei Patrícia, você deu 0 para o livro!

thiago 03/04/2011

Simplesmente fantástico

Eu poderia escrever páginas e páginas sobre os aspectos positivos desse livro.. Poderia discutir sobre os complexos debates filosóficos entre FitzRoy e Darwin, ou sobre a espantosa riqueza de detalhes de fatos históricos (incluindo o famoso debate de Oxford entre Huxley e bispo Wilberforce), mas nao vou fazer isso porque tenho certeza de que, por mais que eu tente escrever sobre a grandeza desse livro, nao vou conseguir nem chegar perto de ser justo.
Então vou resumir tudo em apenas uma frase: Melhor romance histórico que já li até hoje..

Fábio Valeta 29/08/2010

Um dos melhores romances históricos que já li.

Rodrigo 12/12/2009

Viagem de Fitzroy e Darwin
Conta a história de Fitzroy e Darwin numa viagem pelo Estreito de Magalhães, livro muito interessante, as discussões entre os personagens e o aprendizado que fazem a respeito da origem do mundo ante as descobertas geologicas mostram como Darwin chegou a conclusão da sua teoria juntamente com histórias que aconteceram com nosso país e paises vizinhos que eu não conhecia. Livro que instiga a mente. Para quem adora romances históricos e de época esse livro é um prato cheio.

Sami 04/05/2009

Muito bom !!
Exlente livro, fala da história do navio beagle e seus tripulante, narrativa muito boa e intrigante,conta também do que levou Darwin a criar sua teoria da evoluçao e as contradições da época.

Wanderlei 06/04/2009

O livro é um romance centrado no navio Beagle entre os anos de 1828 a 1865. Para quem não sabe, o Beagle foi o navio que Charles Darwin viajou pela América do Sul enquanto formulava a Teoria da Evolução. Alguns episódios se passam no Brasil. Excelente reconstituição da vida a bordo dos navios da Armada Britânica no tempo em que a orgulhosa Albion era a Rainha dos Sete Mares. IMPERDÍVEL! Infelizmente o autor morreu de câncer logo após a publicação... então é seu único romance.