Chá de Sumiço

Chá de Sumiço Marian Keyes

Resenhas - Chá de Sumiço

@jaliagoraesuavez 01/12/2013

Helen simplesmente sensacional. A melhor das irmãs Walsh....

Ju Oliveira 03/12/2013

Final de ano chegando é sinônimo de lançamento de livro novo da diva Marian Keyes. Dessa vez temos a história de Helen Walsh, a mais nova das irmãs Walsh.

Helen definitivamente não está numa boa fase. Completamente sem dinheiro, só o que lhe restava era seu adorado apartamento, mas que acaba de ser tomado por falta de pagamento. Sem ter para onde ir, sua última esperança é voltar para casa dos seus pais. Tudo que Helen mais abominava, mas na sua atual situação, ela não tem escolha.

Chá de sumiçoChá de sumiço
Seu trabalho como detetive particular vai de mal a pior. Os clientes já não mais a procuram e Helen está desesperada, sem saber o que fazer para ganhar dinheiro. Até que inesperadamente, seu ex-namorado Jay Parker, ao qual ela desejou jamais voltar a ver, surge com uma proposta tentadora. Encontrar um dos músicos da Laddz, uma boy band irlandesa que já fez muito sucesso no passado e que agora decidem voltar a fazer shows, com sua formação original. (Imagine os Menudos, ou New Kids on the Block, voltando a se apresentar com os mesmos componentes da banda). Wayne Diffney desapareceu misteriosamente faltando pouquíssimos dias para o esperado show de retorno da Laddz.

No começo Helen fica relutante em aceitar a proposta de Jay Parker, mas como ele lhe ofereceu uma boa quantia em dinheiro, acima dos valores de mercado, e como ela não pode se dar ao luxo de recusar trabalho, ela decide aceitar. Começa então uma corrida contra o tempo para localizar Wayne, saber o que lhe aconteceu para sumir assim tão misteriosamente. Conforme Helen vai conhecendo a vida de Wayne, seus amigos, sua rotina, sua casa, ela se sente ligada a ele de uma forma inexplicável. Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente Helen sente uma afeição muito grande por Wayne. E encontrá-lo, vivo ou morto, é uma questão de honra para ela.

Chá de sumiçoChá de sumiço
Como eu só li os dois primeiros livros das irmãs Walsh, Melancia e Férias, não me recordava muito do gênio da caçula Helen. Mas como não podia deixar de ser, Helen é tão hilária como suas outras irmãs que eu já tinha uma “certa intimidade”, Claire e Rachel. Espontânea, determinada e dona de uma língua afiada, Helen veste uma máscara de mulher auto suficiente. Mas no fundo, percebemos que não é bem assim. Carente e vulnerável ela está passando por uma crise fortíssima de depressão, com tendências suicídas.

Apesar de a maior parte da trama ser divertidíssima, com situações inusitadas hilárias, o grau de drama contido neste livro vai surpreender os leitores da diva Marian Keyes. É extremamente comovente a forma como a autora retratou essa doença que causa tantos estragos no íntimo das pessoas, a depressão.

Helen Walsh é aquela mocinha que faz o leitor rir junto com ela, chorar com ela e torcer muito por ela. Impossível não se encantar com essa heroína que vai superando obstáculos um a um que aparecem em seu caminho. Chá de sumiço é uma leitura que certamente vai causar uma grande mistura de sentimentos no leitor. Riso (muito riso) e choro. Uma leitura super recomendada. Eu adorei!

site: http://juoliveira.com/cantinho/cha-de-sumico/

Capitu.Jamaittes 01/05/2023

Helen se tornou a irmã favorita pra mim, ela é doida, sincera, direta, e, nesse livro, descobrimos que também é responsável, sensível, honesta, amiga é dolorosamente problemática.
Meus livros preferidos das Irmãs Walsh continuam sendo Melancia e Férias, mas esse trás um respiro no gênero, como Helen é detetive particular, o pano de fundo é um suspense leve e saboroso.
AMEI

Sabrina 29/05/2021

Chá de Sumiço
O livro é divertido, fácil de ler, mas não é uma grande obra. Muitos personagens mal explorados, sem nenhuma reviravolta na investigação (que é o tema principal) nem no romance. Um livro fácil de ler, até que prende a atenção, aborda um ponto de vista relacionado à depressão, porém linear e sem surpresas.

Livia 20/11/2014

GOSTEI!!!
Comecei a leitura sem muita empolgação, pois ouvi muita gente dizer que não é tão divertido quanto os outros, já que a Helen é a irmã mais maluquinha da familia, então espera-se muito dela.
Me surpreendi porque gostei muito e achei bem divertido, mas realmente não é mais a Helen pirada e inconsequente de antes. Aqui ela ja está mais velha, mais responsavel, apesar de manter velhos habitos.
Helen é uma detetive particular e nesse livro ela é contratada para uma super investigação. O misterio é tão intrigante que você não tem vontade de para até descobrir o que realmente aconteceu.
O final me surpreendeu muito, algo que não esperava.
Como sempre, humor e assuntos polemico são abordados nos livros da Marian.
Vale a pena!

Dea 03/06/2020

Sugestão para Helen Walsh: ler é melhor que antidepressivos (rsrsr)
Mais este pra conta... 18° livro de 2020... foram 641 páginas de muitas risadas... eu sou bem eclética e leio de tudo... este foi um livro mais pra relaxar do que para aprender, mas é óbvio que sempre aprendemos alguma coisa com qualquer conteúdo que lemos... aprendi, por exemplo, o que era enema de café... não tinha nem ideia de que isso existia... inspirada na personagem principal (Helen Walsh), também criei minha própria Lista da Pá (coisas e pessoas em relação às quais eu usaria uma pá para dar na cabeça ou enterrar... kkkk). Enfim, recomendo a leitura... é divertido... até agora, gostei de tudo o que a Marian Keyes escreveu... agradeço ao Felipe Figueiredo por ter me presenteado um livro dela em um amigo secreto do escritório no qual trabalhávamos, há muitos anos atrás... desde então virei fã...

Giuliana Sperandio 01/01/2015

Um pouco cansativo mas....
Bem essa é a história de Helen Walsh e se você espera a mesma Helen dos livros anteriores da família Walsh vai ficar um pouquinho decepcionada...
Ela nesse livro já está adulta, e é uma detetive particular com depressão...
O livro não é ruim, é legal, a história é divertida sim, mas é um pouco cansativa....
Nesse livro ela tem duas missões encontrar um ex astro de rock perdido a tempo de um mega show de reencontro da banda e tentar submergir de sua depressão...
O que é cansativo no livro é que em menos páginas a autora teria tido o mesmo efeito sem cansar o leitor com um monte de coisinha bla bla bla...
Mas Marian Keyes é Marian Keyes e acho que nenhum livro dela eu poderia classificar como ruim...
No fim o leitor acaba curioso com os dois finais o de Helen e o de Wayne, então se eu puder dar um conselho seria... Não espere uma leitura tão hilariante e tão Helen aos 19 anos.... Mas eu não me arrependi de lê-lo, é ao mesmo tempo reflexivo de como as vezes uma pessoa mesmo a mais forte pode ta sofrendo com depressão sem ser vista ou entendida...
Então eu classifico como uma leitura boa e light apesar de estendida...
:D

Giulia.Pessoz 14/03/2022

Demorei muito para pegar esse livro, mas finalmente chegou a hora.
Eu sabia que essa autora traria alguma história profunda, séria e divertida ao mesmo tempo, e por isso esse livro foi tão bom.
Eu já ?conhecia? Helen Walsh (a protagonista) por causa do primeiro livro das irmãs Walsh (Melancia, que conta a história de Claire), mas nesse deu pra ter uma visão mais ampliada e profunda de Helen e respondeu algumas dúvidas que eu tive no livro anterior.
É uma história sobre uma mulher com depressão, que luta para viver cada dia, que lida com seus mais profundos e escuros medos e pensamentos e que ainda arranja um jeito de, pelo menos, tentar seguir em frente. Helen é detetive particular e acaba com um caso com várias pontas soltas, que pode ser seu único ponto de apoio para continuar querer vivendo. É um livro pesado, tem várias partes explícitas de pensamentos su1c1d4s, mas é um relato puro de depressão.
Tem algumas falas que vejo como problemáticas hoje, mas acredito que façam parte da personalidade imperfeita dos personagens e também pelo ano em que a história se passa.
Foi legal ver o desenvolvimento da história, o lado humano e cru da protagonista e seus pensamentos sem filtros, além do romance. Apesar de ter partes pesadas, o livro é bem divertido de ler porque Helen é sarcástica e os outros personagens possuem características únicas que tornam o livro engraçado.
Tem muito gatilho! Não leia se você for sensível.

efinco 14/03/2015

Chá de Sumiço – As Irmãs Walsh #4
Favores são como dinheiro vivo: - Não podem ser gastos com coisas inúteis. (página 199)

E você leu Tem alguém aí e ficou toda animada pelo próximo e último livro.

Aquele que vai arrematar as outras histórias e te deixar com aquela velha e boa sensação de que todos os personagens seguem suas vidas fictícias com um feliz para sempre. Só que não.

A Helen, aquela que parecia a rainha do gelo nos livros anteriores começa te decepcionando com uma depressão no melhor estilo gótico e não estou nem aí. (Chato)

A história segue e o toque de humor e leveza no tratar do tema depressão fazem você não largar o livro no meio.... Tenho que confessar que a mamãe e pai Walsh salvam o livro para mim, mas vamos lá.

Eu me irritei muito com a Helen e seu relacionamento com o atual namorado porque que ela nem era a sobra do que foi nos livros anteriores. Mas a busca pelo desaparecido e as voltas para encontra-lo deixam a história animada e não descambam para morbidez; E para ser sincera adorei o desfecho da localização. Por não ter sido obvio e ajudar na volta aos trilhos da nossa personagem.

É um bom livro. Melhor que Melancia, mas os 3 anteriores são melhores que ele. Não embarquei no problema da personagem, mas não me irritou. O romance é bom.Achei os ''finais'' das tramas muito corridos. Os outros 4 livros mereciam mais por parte da autora.

Vale a leitura!

site: http://bibliotecalecture.blogspot.com.br/2016/08/cha-de-sumico-marian-keyes.html

Fernanda R 30/12/2014

Me decepcionou
Esperei esse livro por anos, e o achei depressivo. Pior livro das irmãs Walsh.
Lily 14/01/2015minha estante
Só poderia ser depressivo, a personagem era depressiva.

Lily 14/01/2015

Conhecendo Helen.
Não sei se fui só eu, mas de todas as irmãs Helen era a mais odiada. No entanto esse livro me fez olhar pra ela com outros olhos. Até me identifiquei um pouco.

Helen está numa situação complicada. A Irlanda está em crise, seus clientes sumiram, ela perdeu seu apartamento e teve voltar pra casa dos pais, sem direito a orgulho. Além disso, ou por causa disso a depressão, que tinha superado a um ano atras, está de volta. Junto com pensamentos de morte. No entanto com o sumiço de um antigo cantor de pop, as vésperas do show de reencontro de sua banda, ela acaba tendo os dias que serviriam para lamber a feridas ocupados.

Adorei a maneira como a autora falou sobre depressão, sobre doenças da mente, sem criar ou reproduzir estigmas e esteriótipos. Ela de fato retratou a mente de alguém que está doente com uma angústia profunda. Um elemento novo a sua já conhecida narrativa foi o mistério, que deixou tudo com um ar mais interessante e curioso.

Amei esse livro, assim como amei os outros da série, meu favorito ainda é férias, mas Chá do sumiço mantém o nível da autora. Já sou fã assumida de Marian Keyes, e leio qualquer coisa que ela lançar.
Lily 08/03/2015minha estante
Mt obrigada, os créditos são da fofa da Marian.

Jussara Marcossi 09/09/2015

Sofrível
Marian Keyes perdeu a mão faz tempo. Livro tedioso, repetitivo, maçante. 633 páginas de enrolação. Dinheiro desperdiçado.