1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Kilmer 03/09/2022

O menos interessante dos livros de Laurentino
Talvez pelos acontecimentos históricos e pelo período em si eu não tenha gostado tanto da leitura. Em alguns momentos me senti bastante entediado e não atraído pelos fatos narrados

Thi Acrisio 02/09/2022

1889
O livro é incrível, a escrita do Laurentino é sempre boa, parece meu prof de história do ensino médio, Sdss...esse é o fechamento da trilogia, e olha, poderia ter uma sequência, era Vargas e tal... nossa história é muito rica, são tantas informações, tristezas, bizarrices e mudanças, que faz tudo ser sempre fantástico de ler, aprender e buscar mudar. O passado é isso, um instituto de aprendizagem para a mudança.

Debora 02/08/2022

Uma verdadeira aula de história!
Para quem gosta de história é um prato cheio de detalhes. Numa didática impressionante o livro vai contando a história de uma forma prática e interessante que te faz viajar no tempo e que incentiva a buscar mais informações sobre esse período da história. A cada capítulo, muitas curiosidades iam surgindo. Eu simplesmente amei esse livro.

Clana 02/08/2022

Aula de história
Laurentino Gomes disserta com lucidez sobre o declínio do Segundo Reinado, da Proclamação da República e sobre seus primeiros anos. Este assunto e frequentemente abordado com rapidez pelos livros de história, talvez renegando sua importância. Pelo contrário, estes períodos são essenciais para entender o Brasil de hoje. Corrupções e jogos de poder não são exclusivamente do século XXI.
Contudo, apesar da linguagem de fácil acesso e objetiva, a leitura se torna densa em certos capítulos devido a quantidade de nomes, datas e lugares. Ambos os dados são necessários, mas às vezes é preciso fechar o livro e respirar um pouco.

@tigloko 27/07/2022

Encerrando a trilogia e a qualidade continua alta
Não preciso me repetir. Tudo que disse do primeiro e segundo da trilogia pode ser aplicado aqui. Mesmo nível de detalhes, mesmo cuidado com as informações passadas e a leitura fluída como sempre.

Gostei da parte final, quando foca na transição da Monarquia para República. É um período que eu não sabia sobre os pormenores do que ocorreu para a queda do Dom Pedro II, os personagens envolvidos e as situações inesperadas.

Só achei que deveria focar mais no governo do imperador. Teve muito mais destaque para o fim do imperio do que para o longo reinado. Mas fora isso foi um excelente livro.

Celso 19/07/2022

Mais um excelente trabalho para fechar a trilogia
"1889" é mais um excelente trabalho de Laurentino Gomes, fechando a trilogia iniciada em "1808" e "1822". Recomendadíssimo para quem quer saber mais sobre a história do Brasil (no caso deste livro, o declínio da monarquia e o surgimento dos movimentos republicanos).

Richard O. Silva 16/07/2022

Golpe em cima de Golpe
Assim como nos primeiros Livros (1808, 1822), Laurentino Gomes mantém a fórmula de narrativa com maestria,em um texto fluido e de fácil compreensão, sobre os personagens e fatos históricos que participaram de forma direta e indireta na proclamação e/ou golpe da República, não é de se admirar de onde foi herdado, os conchavos e esquemas que se perpetuam até hoje na política brasileira.

Gabriel 08/07/2022

A construção de uma República
Com "1889", Laurentino Gomes finaliza a trilogia iniciada por "1808" e "1822", sendo que, no referido volume, trata do fim da monarquia com a queda só Segundo reinado, a proclamação da República e os governos militares da República velha (República da espada).
Laurentino Gomes faz uma leitura excelente do acontecimento ao trazer as causas da queda da monarquia, ou seja, a abolição da escravidão em 1888, os descontentamentos da Igreja com a maçonaria e as insatisfações do exército após a guerra do Paraguai e como a mentalidade positivista penetrou em grupos republicanos mobilizadores do fim da monarquia.
A seguir, trata-se, basicamente, de como o golpe republicano foi operado, suas dificuldades e a formação de dois governos militares (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) que tiveram de lidar com uma série de revoltas, tais como as duas revoltas da armada, guerra de Canudos, revolta de Canudos etc.
Uma leitura muito boa para queles que desejam compreender a história do Brasil com mais profundeza de detalhes.

Lipe 03/07/2022

O número 2 dos 3
Como sempre gostei muito da forma que Laurentino Gomes escreve e faz tudo ser fácil de se absorver e entender.

Confesso que eu sabia pouco sobre Dom Pedro II e me surpreendi com sua história de vida e seu lado intelectual, quase um nerd. Um personagem de fato muito interessante.

Passei a entender melhor como estava o clima quanto a abolição. Infelizmente o Brasil ainda se encontra refém do Agro, que naquela época andava de mãos dados com o império na escravidão.

Fiquei triste de perceber como o nosso país era deixado às moscas naquele tempo. Uma minoria "iluminada" comandava um mar de gente analfabeta e pobre.

Uma ótima leitura! Fico contente de ter concluído a trilogia.

Bruno.Vieira 07/05/2022

Fantástico
Finalizando a leitura da trilogia. Vale muito a pena ler, creio que é a melhor obra sobre esse período da nossa história. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Maltos 24/04/2022

Reascendeu meu patriotismo
Ler o último livro da trilogia do Laurentino fez com que minha paixão pela história brasileira voltasse à tona. Hoje termino o livro com uma imensa vontade de ler vários clássicos brasileiros para aprender mais e mais sobre as décadas passadas.

Isa409 12/04/2022

Terceiro livro que li do autor e disparadamente esse foi o melhor de todos. Laurentino já começa o livro destacando a importância de estudar história para poder compreender o país. Achei ele mais objetivo que os outros (1808 e 1822), mas gostei muito dos três.

Sandrað· 08/04/2022

Esse é o terceiro da trilogia sobre a história do Brasil. Já havia lido 1808 e 1822 e ficado encantada com a escrita de Laurentino Gomes e com esse não foi diferente.
O livro é sobretudo sobre a transição do império para a república e, principalmente, sobre seus bastidores e curiosidades que pouca gente sabe. Além disso, a forma como o autor conta essas histórias informa de uma maneira atraente e simples, como se contasse uma história, o que torna tudo mais acessível. Recomendo!

Victor.Clarindo 13/03/2022

Mesma qualidade
Minha segunda leitura do Larentino, e a qualidade do Storytelling sobre os acontecimentos e personagens segue na mesma qualidade, estou gostando cada vez mais de estudar a história brasileira.

Helena.Merces 27/02/2022

"...pouca ordem, minguado progresso e nenhum amor."
Entre os três livros esse foi o que eu menos gostei, mas não por ter um conteúdo raso, na verdade os capítulos são maiores e mais cansativos, porém ainda assim é um livro muito bom e repleto de informações.

Nesse livro nos deparamos com o declínio do Império no Brasil e os passos até a proclamação da República.

Aqui temos inúmeras figuras históricas que tiveram papel vital no Golpe que levou à proclamação da República. Conseguimos entender como tudo funcionava e como a classe militar arquitetou a tirada no poder da mão da monarquia, deixando D. Pedro II sem espaço para lutar pelo seu Império. Apesar disso, grande parte da população brasileira continuava como antes da República ser proclamada: sem direitos, sem entender o cenário nacional da época e o que verdadeiramente estava ocorrendo com seu país.

O processo de tornar o Brasil uma República passou por guerras, rebeliões e muito derramamento de sangue, os novos líderes republicanos não trouxeram grandes melhorias para o país e gerou um grande prejuízo econômico.

Embora a Monarquia não mais tivesse no poder e não podia mais privilegiar os seus, a nova República agora fazia esse mesmo papel porém com novos privilegiados, deixando assim os mais necessitados nas mesmas condições anteriores, se não piores.

Aqui vemos também sobre a tardia abolição da escravidão no Brasil, como leis que deveriam por fim a isto não eram cumpridas e como mesmo após o fim da escravidão os ex escravos continuam em condições de miseria, à margem da sociedade e negados a terem as mínimas condições de vida e sobrevivência garantidas.

Acompanhar essa trilogia desde a chegada da família real portuguesa no Brasil até o Brasil se tornar uma República é bem interessante, nos ajuda a entender (ou não) algumas situações políticas/sociais do Brasil hoje.