1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Daniel 27/08/2013

O Brasil no Século das Luzes
1889, o terceiro volume sobre a História do Brasil no século XIX, segue o mesmo modelo dos volumes anteriores, 1808 e 1822. Os três livros traçam uma visão panorâmica da formação do Estado brasileiro, e ajudam a entender melhor nosso país e seus problemas nos dias atuais.

Lembro que quando estudava a História na escola sempre achava a parte referente à História do Brasil a menos atraente. Gostava muito mais de saber, por exemplo, sobre a Roma antiga ou as cruzadas da Idade Média, do que sobre os fatos históricos do posso próprio país. A maior proeza do Laurentino Gomes foi encontrar um jeito de contar a História do Brasil sem que ela em nenhum momento se torne cansativa.

Tão bom quanto os fatos históricos são as pequenas biografias das personalidades brasileiras daqueles tempos.
Há uma galeria de personagens históricos muito curiosos e pouco reconhecidos, como o requintado abolicionista Joaquim Nabuco e o azarado republicano Benjamin Constant. Mas achei que faltou espaço para o abolicionista Castro Alves, citado rapidamente apenas uma vez em todo o texto. A Princesa Isabel também me pareceu um pouco apagada, talvez merecesse maior destaque.

Mesmo entendendo que o foco deste volume seja a Proclamação da República, gostei mais dos capítulos referentes aos personagens do velho Império, mais interessantes que os capítulos sobre os "broncos" militares da recém inaugurada República. Interessantíssimo o capítulo sobre o último Baile Imperial na Ilha Fiscal, e bastante comovente a maneira melancólica como a Família Real foi obrigada a deixar o Brasil...

O autor conseguiu atingir satisfatoriamente o seu objetivo: tornar a História do Brasil um tema acessível e atraente para quem normalmente não liga muito sobre o assunto. O leitor que quiser se aprofundar poderá recorrer às obras acadêmicas ou aos livros que abordem temas ou personagens específicos.
Quem gostou dos volumes anteriores com certeza vai gostar muito deste também.
Jaci 18/09/2015minha estante
Me identifiquei muito com tua opinião sobre a história do Brasil na escola.
Apesar de me empolgar muito com história geral, eu sempre achei história do Brasil muito maçante e realmente acredito que o mérito do Laurentino seja fazer esse resgate da nossa história de uma forma bem atraente. Ainda estou lendo o primeiro livro 1808, mas já estou empolgada pra ler a trilogia inteira.

BrunoMais 30/03/2017minha estante
Excelente resenha , ecoa algumas ideias minhas. Acho que ele passou ao largo de icones abolicionistas , já tendo em mente a futura trilogia, que espero , faça justiça a eles :

Netinho.Rodrigues 16/02/2020minha estante
Ótima resenha!

Viviane 05/05/2020minha estante
Concordo plenamente!

@tigloko 27/07/2022

Encerrando a trilogia e a qualidade continua alta
Não preciso me repetir. Tudo que disse do primeiro e segundo da trilogia pode ser aplicado aqui. Mesmo nível de detalhes, mesmo cuidado com as informações passadas e a leitura fluída como sempre.

Gostei da parte final, quando foca na transição da Monarquia para República. É um período que eu não sabia sobre os pormenores do que ocorreu para a queda do Dom Pedro II, os personagens envolvidos e as situações inesperadas.

Só achei que deveria focar mais no governo do imperador. Teve muito mais destaque para o fim do imperio do que para o longo reinado. Mas fora isso foi um excelente livro.

Otávio - @vendavaldelivros 19/11/2020

"As frustrações com o novo regime podem ser resumidas no telegrama que, no dia 21 de dezembro de 1889, Felicíssimo do Espírito Santo Cardoso, ex-senador do Império e capitão da Guarda Nacional em Goiás, enviou ao filho(...) 'Vocês fizeram a República que não serviu para nada', reclamava o capitão. 'Aqui agora, como antes, continuam mandando os Caiado'."

Encerramento de uma série de livros sobre momentos importantes da história brasileira e que teve como antecessores os sucessos 1808 (sobre a chegada da família real portuguesa) e 1822 (sobre o processo de independência do país), 1889 de Laurentino Gomes tem como objetivo elucidar os acontecimentos que levaram à Proclamação da República em 15 de novembro, os detalhes do dia em si e os resultados iniciais dos primeiros anos do regime republicano. Tudo isso, com uma capacidade magistral de texto jornalístico, bem humorado e completamente embasado com fontes históricas. Uma aula, das melhores, sobre momentos que ajudaram a formar a nação chamada Brasil.

Livros que se dedicam a contar momentos históricos específicos precisam de contextualização. É impossível entender o movimento republicano brasileiro, suas aspirações e desejos, sem entender o que era o Brasil da segunda metade do século XIX. Laurentino nos apresenta um cenário muito claro e vívido sobre o que acontecia no país, permitindo um entendimento dos fatores e da sociedade da época.

Da história do Imperador Dom Pedro II, de sua infância até o final de seu reinado, passando por sua forma de governar e sua relação com o poder, até seu declínio como monarca e a insegurança que a sociedade patriarcal brasileira tinha em relação a Isabel, primeira na linha sucessória do trono, tudo facilita a compreensão dos resultados que se seguiriam.
O livro nos fornece o perfil das principais figuras do projeto republicano do país e, mais do que isso, torna humanos figuras históricas, que hoje levam nomes de ruas e são estudadas em salas de aula como imagens quase lendárias. O ego de Deodoro, a mágoa de Benjamin Constant, a frieza e a crueldade da Floriano Peixoto e as fraquezas de Pedro II, permitem que entendamos que o Brasil não teve sua república instaurada dentro dos moldes que seriam os ideais para um país, mas sim da forma atabalhoada, sem planejamento e com a eterna troca de favores característica da história brasileira.

Como petropolitano é muito gratificante ver Petrópolis ser apresentada no livro também como um local importante na história do Brasil. Infelizmente, é perceptível que os erros se repetem em nosso país. Há centenas de anos, algumas poucas famílias comandam estados e cidades, controlam terras e são “senhores” que perpetuam a desigualdade brasileira. Nossa democracia ainda é frágil, nossa república ainda está em construção e o futuro pode parecer sombrio, porém ter nascido como um trambolho mal planejado não pode ser o fator decisivo para a república brasileira. Ao olharmos com os olhos do presente para o passado, temos em mãos ferramentas fundamentais para a mudança e ela precisa ser feita, mesmo que comece, primeiramente, dentro de cada um de nós.

ToniBooks 09/12/2021

Fechando a trilogia.
Ao concluir a trilogia composta por "1808" e "1822", "1889" vem confirmar que a história do Brasil nunca envelhece, antes, é dinâmica e fascinante. Laurentino Gomes, definitivamente, é uma referência quando o assunto diz respeito aos acontecimentos que fizeram de nosso país o que ele é hoje. Muuuuuuito bom!!! O livro...O Brasil deve melhorar.
Thi Acrisio 10/12/2021minha estante
Adorei a dica, vou ler essa trilogia no próximo ano.

Eduarda.Silva 21/01/2022

O melhor da trilogia!
Como dito no título, dentre os livros 1808, 1822 e 1889, o 1889 foi o que eu mais gostei, a leitura foi a mais fluída também.

Laurentino Gomes é muito detalhista, nesse livro, ele nos conta sobre o segundo reinado.

Além disso, comenta todos os principais pontos de 1889, o processo até chegar no Brasil República (inclusive, defende que a república foi um golpe militar), os abolicionistas, a reação dos barões do café ao proibir a escravidão, lei Áurea, século das luzes etc.

Tudo isso é muito detalhado e com uma linguagem simples de entender, recomendo muito!

Anotações de frases/informações que considerei importantes:

? De cada 100 brasileiros, somente 15 sabiam ler e escrever na época; (pág 65)

? O índice de analfabetismo entre negros e escravos recém libertos era superior a 99%; (pág 65)

? "O Brasil é o café, e o café é o negro!"; (pág 78)

? "Saí daí, cão, que te faço barão!"; (na pág 98 temos a origem dessa expressão popular)

? Maria Augusto Generoso Estrela, a primeira médica brasileira, obtendo seu diploma em Nova York.
Alessander.Oliveira 22/01/2022minha estante
Toda a trilogia é boa, mas eu gostei mais do 1808. ??????

Eduarda.Silva 22/01/2022minha estante
eu gostei de todos os livros também, ele escreve muito bem!

Letícia Vincenzi 17/10/2021

"Cuidado com o exército: onde ele predomina, a liberdade é uma mentira"
Uma excelente obra que contrasta com a versão simplificada dos livros de história, dando ampla atenção para o golpe militar que proclamou uma república ditatorial, corrupta, falida e retrógrada.
O livro aborda de forma cronológica os últimos momentos da monarquia no Brasil, seus últimos grandes atos (em destaque a abolição da escravatura), a influência do positivismo de Comte no meio militar e na maçonaria, inúmeras personalidades que contribuíram para a queda do império e ajudaram a combater os conflitos que estavam espalhados por todo o canto do país e por fim os primeiros momentos de uma república que reflete muito o nosso Brasil de agora.

Canteli Marcio 27/11/2022

Finalizando a trilogia com chave de ouro
Muito bom acompanhar a história do Brasil com esse competente jornalista
10/10
#Recomendo

_Du_ 16/06/2021

Melhor momento possível
Após ler algumas coisas sobre política, e os rumos em que o mundo está tomando, 1889 caiu como uma luva nessa trajetória. O fato da proclamação da República ter sido um Golpe Militar, até me era desconhecido! E como tudo aconteceu e as ações tomadas, prévia e posteriormente, deixa à pensar nas coisas que estamos vendo acontecer no Brasil de agora... E no que poderár vir a acontecer.

Tiago Souza 05/02/2022

Fechando com chave de ouro
Um livro que fecha a trilogia, que conta desde a chegada da monarquia no Brasil até a criação da república, e nesse meio grandes histórias de um país que trás até hoje marcas desse passado.
Sem dúvida uma trilogia que todos deveriam ler, pois ela nos mostra como surgia essa nação e de algum modo explica a mentalidade de seu povo até os tempos atuais.
Em todos os livros se encontra histórias cômicas, trágicas, de suspense, terror, enfim, na história do Brasil temos todos os tipos de histórias, por isso acredito ser uma obra tão grandiosa e gostosa de ler, pois além de contar fatos importantes da criação do nosso país, trás também histórias secundárias que intretem e prende o leitor, com uma linguagem simples, direta e rica em detalhes.

Neves 22/10/2021

Um livro totalmente inovadores e elucidativo. 1889 desconstrói e complementa toda a história da República, trazendo fatos curiosos e interessantes.
A leitura é totalmente agradável e leve, sendo muito acessível e fluida.

Lindenberg 03/08/2021

História pode ser muito interessante.
Se você não gostava das aulas de História este livro pode mudar isso completamente, além de mostrar passagens interessantes e muito curiosas, a leitura é bem divertida. Acabei já querendo ler os outros livros da série.
Krishna.Nunes 03/08/2021minha estante
Eu li 1808 e 1822, são bons mesmo. Quero ler 1889.

Adiel.Guimaraes 08/08/2021

Pra mim o melhor !!!!!
O caos dos primeiros anos da República fez crescer entre a elite civil a constatação de que era preciso afastar os militares da política o mais rapidamente possível. ?O militarismo, governo da espada pela espada, arruína as instituições militares?, escreveria o baiano Rui Barbosa. ?O militarismo está para o Exército como o fanatismo para a religião, como o charlatanismo para a ciência, como o industrialismo para a indústria, como o mercantilismo para o comércio, como o cesarismo para a realeza, como o demagogismo para a democracia, como o absolutismo para a ordem, como o egoísmo para o eu.?

Jose213 14/03/2024

Mais um brilhante livro dessa trilogia. Laurentino detalha os pormenores da Proclamação da República no Brasil, principalmente seus bastidores e efeitos.

Lizandra.Mirelle 11/10/2023

De Monarquia a República.
A história inicia com o segundo reinado de Pedro II até o governo de Campo Salles. Incrível a riqueza de detalhes e informações que Laurentino trás, muitas das vezes não temos dimensão como foi esses anos do passado do nosso país e o quanto a república causo consequências vistas até hoje. Fiquei surpresa de saber do papel que a Maçonaria teve e tive um pouco de pena da família real em seus últimos dias, apesar de terem usurpados por anos o poder de comandar o nosso país e usufruir de todos os nossos tesouros a vontade.

Tamires 01/02/2021

Livro necessário
Esse livro me fez entender inúmeras coisas, entendi que a proclamação da República foi na verdade um golpe, que houve naquela época muita injustiça, assim como ainda acontece nos dias atuais. Entendi que a nossa república já se tornou uma bagunça logo que foi criada.

É um livro que fala tudo o que não aprendemos na escola, riquíssimo em detalhes.

Uma leitura necessária para nós brasileiros.

O meu preferido da trilogia do Laurentino.

?O quinze de novembro não foi, portanto, um ato heróico, foi um bom negócio?