1889

1889 Laurentino Gomes




Resenhas - 1889


239 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


brendaflleal 04/02/2024

04/02/2024
Quero ler novamente para fazer algumas marcações. Eu achei o mais interessante da trilogia.
comentários(0)comente



Edu Supertramp 27/06/2020

O fim do império brasileiro e a proclamação da República é uma história com personagens enigmáticos: Um imperador à frente do seu tempo que não agia como tal, monárquicos não tão monárquicos, República nas mãos de um republicano que não era realmente republicano, uma princesa que ganhou fama pelos esforços de outros esquecidos pela história, um professor injustiçado, entre outros. Interesses pessoais de minorias sopraram o destino da nação. Até um amor não correspondido marcou a proclamação. Fakenews (já naquela época) aceleraram a queda do império. O que seria do país se não fosse a proclamação da República? Chego a devanear com Visconde Bolsonaro, Duque Lula da Silva e Barão Tiririca.
Ma Rossato 02/07/2020minha estante
Bela resenha! Já vejo os percalços que virão nas próximas páginas e confesso a frustração sobre a versão romantizada do grito de independência, o tal brado estava mais para um resmungo em meio a uma situação sem saída.




Guilherme.Oliveira 17/02/2023

Último da trilogia concluído com sucesso.
O livro é fácil de ser lido, além de ser bem objetivo.
A parte que trata do hino, bandeira e símbolos nacionais foi bem bacana.
comentários(0)comente



Magnator 11/10/2013

O futuro da História do Brasil passa por Laurentino Gomes
Esclarecedor e agradável. Como é bom ler um livro com esta fluidez. Laurentino Gomes nos submerge nas mais diversas situações que possibilitaram a proclamação da República no Brasil. Seguindo a mesma linha narrativa dos seus livros anteriores, ele nos apresenta a personalidades históricas e nos aproxima dos fatos como se estivéssemos passeando por aqueles corredores. Incrível! Altamente recomendável. No futuro será difícil falar de história do Brasil sem mencionar esta trilogia... Que deixou gostinho de quero mais.
comentários(0)comente



Gregori Pavan 16/05/2020

1889 é, sem dúvida, o título enfadonho entre a trilogia (1808 e 1822). Não por culpa do autor - que eu gosto, mas por consequência do período e seus acontecimentos.
Nos livros 1808 e 1822, além do tema ser interessante e fascinante, achei que foi extraordinariamente equilibrado os fatos internos e externos, sem ficar densamente detalhista e nem superficial.
Entretanto, o 1889 achei excessivamente detalhista em pontos até irrelevantes, como por exemplo o “enrolar de dedos”, uma mania de Deodoro. E senti falta de uma abordagem maior do contexto internacional, nos avanços tecnológicos, expansão de cidades, ferrovias, bondes, iluminação... o que traria distração, riqueza e fluidez ao texto.
Talvez a narrativa um pouco maçante sobre a República militar foi justamente a escolhida para mostrar de maneira bem incisiva o controverso período. Também senti a ausência no livro da pintura do Henrique Bernardelli, sobre a proclamação, citada diversas vezes.
comentários(0)comente



Jorisdana 22/05/2023

Incrível, finalizando a série com chave de ouro.
Necessário para qualquer um que quiser entender melhor o Brasil.

A República só foi acontecer de verdade depois de 1984. Antes disso foi basicamente ditaduras republicanas que não envolviam o povo.
"A Campanha das Diretas que pôs fim a duas décadas de regime militar, abriu caminho para que a República pudesse, finalmente, incorporar o povo na construção de seu futuro. É dessa desafio que os brasileiros se encarregam atualmente."
Aleluia, arrepiei.
Gii.assis 22/05/2023minha estante
Ihaaaaaa




Mari 18/09/2020

Muito bom
Uma leitura que nos leva a entender um pouco mais da História do nosso Brasil que os livros didáticos não mostram e a compreender que politicamente ainda temos muito o que aprender.
comentários(0)comente



Eder 19/09/2013

Trazer a história para a linguagem jornalística
E assim envolver o leitor que não tem paciência para ler livros técnicos de história. Essa é a proposta declarada do autor e ele o faz muito bem. Livro delicioso de ler assim como foram os outros dois 1808 e 1822. Imperdível para quem curte história mas não tem tempo ou não consegue ler livros de caráter mais técnicos.
comentários(0)comente



ffernandorl 19/08/2021

Brasil -> Parnaíba -> Alagoas -> Portugal
Com a mesma receita de sucesso de 1808 e 1822, Laurentino Gomes escreve 1889 com um texto leve e repleto de curiosidades. A obra consegue apresentar o panorama politico do Brasil antes e depois da fundação da república e ainda sim destacar os principais personagens como figuras humanas.
Fica o meu destaque para a questão da escravidão que tem grande impacto cultural e politico em toda a história do Brasil, e em dias atuais, e que tem seu merecido destaque em vários momentos da obra.
comentários(0)comente



Icaro Sena 13/10/2021

Mantém o nível dos livros anteriores. Conta detalhes da mudança de regime monárquico para republicano que é desconhecido da maioria. Bem interessante conhecer todo o ambiente dessa época.
comentários(0)comente



Sandrað· 08/04/2022

Muito bom
Esse é o terceiro da trilogia sobre a história do Brasil. Já havia lido 1808 e 1822 e ficado encantada com a escrita de Laurentino Gomes e com esse não foi diferente.
O livro é sobretudo sobre a transição do império para a república e, principalmente, sobre seus bastidores e curiosidades que pouca gente sabe. Além disso, a forma como o autor conta essas histórias informa de uma maneira atraente e simples, como se contasse uma história, o que torna tudo mais acessível. Recomendo!
comentários(0)comente



Lulu 20/08/2020

Muito bom
Esse é o último livro da trilogia sobre o período imperial brasileiro. O livro é muito bom e com certeza vai me ajudar muito na escola e vestibulares, absorvi muita coisa da história brasileira graças aos três livros do Lorentino (1808,1822 e 1889).
comentários(0)comente



Caio 09/03/2023

1889
Muito bom ter acesso a história do seu país dessa forma ?mais leve?, eleva muito a nossa percepção, além do estudado na escola.

O três livros deveriam ser lido por todos os brasileiros, entender o porque do Brasil ter tantos problemas, iguais aos do século retrasado.
comentários(0)comente



Manda 26/08/2020

termina a trilogia e ja quer ler mais 20 livros do autor
laurentino como sempre perfeito em sua narrativa e descrições. adorei a experiência de ler esses livros e entender melhor como nosso país foi surgindo e se moldando para vir a se tornar o que é hoje.
comentários(0)comente



Giuliano.Nascimento 17/08/2020

O primeiro grande golpe
Livro muito bom. Mostra como se deu aquele que foi o nosso primeiro grande golpe Militar, a Proclamação da República.
comentários(0)comente



239 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR