1889

1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Caio 09/03/2023

1889
Muito bom ter acesso a história do seu país dessa forma ?mais leve?, eleva muito a nossa percepção, além do estudado na escola.

O três livros deveriam ser lido por todos os brasileiros, entender o porque do Brasil ter tantos problemas, iguais aos do século retrasado.

Manda 26/08/2020

termina a trilogia e ja quer ler mais 20 livros do autor
laurentino como sempre perfeito em sua narrativa e descrições. adorei a experiência de ler esses livros e entender melhor como nosso país foi surgindo e se moldando para vir a se tornar o que é hoje.

Lulu 20/08/2020

Esse é o último livro da trilogia sobre o período imperial brasileiro. O livro é muito bom e com certeza vai me ajudar muito na escola e vestibulares, absorvi muita coisa da história brasileira graças aos três livros do Lorentino (1808,1822 e 1889).

Marcos774 25/10/2023

Laurentino dispensa maiores comentários. Completa a trilogia "1808", "1822", "1889".
Mais uma vez nos brinda com um texto leve, bem humorado e torna a história do Brasil em sua realidade, uma leitura cativante. Vale cada página.

Bruno.Vieira 07/05/2022

Fantástico
Finalizando a leitura da trilogia. Vale muito a pena ler, creio que é a melhor obra sobre esse período da nossa história. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Laura 05/04/2021

Ótimo para entender melhor a política brasileira da época e como ela influenciou a política de hoje.

Velho Vesgo 09/04/2021

O golpe
Uma parte da história do nosso país não contada. Livros como esse deveriam ser uma implantado nas escolas.

Icaro Sena 13/10/2021

Mantém o nível dos livros anteriores. Conta detalhes da mudança de regime monárquico para republicano que é desconhecido da maioria. Bem interessante conhecer todo o ambiente dessa época.

Lipe 03/07/2022

O número 2 dos 3
Como sempre gostei muito da forma que Laurentino Gomes escreve e faz tudo ser fácil de se absorver e entender.

Confesso que eu sabia pouco sobre Dom Pedro II e me surpreendi com sua história de vida e seu lado intelectual, quase um nerd. Um personagem de fato muito interessante.

Passei a entender melhor como estava o clima quanto a abolição. Infelizmente o Brasil ainda se encontra refém do Agro, que naquela época andava de mãos dados com o império na escravidão.

Fiquei triste de perceber como o nosso país era deixado às moscas naquele tempo. Uma minoria "iluminada" comandava um mar de gente analfabeta e pobre.

Uma ótima leitura! Fico contente de ter concluído a trilogia.

Rayane 31/12/2020

História como não se vê na escola
Último livro da trilogia escrita por Laurentino Gomes, apresenta de forma leve e detalhada a transição da Monarquia para a República. Uma maneira diferente de aprender e reviver a História daquela que a escola nos ensina.

Vale a leitura até para entender um pouco da República atual.

Mari 18/09/2020

Uma leitura que nos leva a entender um pouco mais da História do nosso Brasil que os livros didáticos não mostram e a compreender que politicamente ainda temos muito o que aprender.

Gabriel 08/07/2022

A construção de uma República
Com "1889", Laurentino Gomes finaliza a trilogia iniciada por "1808" e "1822", sendo que, no referido volume, trata do fim da monarquia com a queda só Segundo reinado, a proclamação da República e os governos militares da República velha (República da espada).
Laurentino Gomes faz uma leitura excelente do acontecimento ao trazer as causas da queda da monarquia, ou seja, a abolição da escravidão em 1888, os descontentamentos da Igreja com a maçonaria e as insatisfações do exército após a guerra do Paraguai e como a mentalidade positivista penetrou em grupos republicanos mobilizadores do fim da monarquia.
A seguir, trata-se, basicamente, de como o golpe republicano foi operado, suas dificuldades e a formação de dois governos militares (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) que tiveram de lidar com uma série de revoltas, tais como as duas revoltas da armada, guerra de Canudos, revolta de Canudos etc.
Uma leitura muito boa para queles que desejam compreender a história do Brasil com mais profundeza de detalhes.

Lipeboliviano 31/12/2020

Que livro! Leiam galera! Muito fascinante as obras do Laurentino!

Igor Otávio 20/03/2021

Leitura indispensável
A leitura desse livro me fez refletir mais sobre os caminhos que nosso país tomou. A forma como a Monarquia encontrou seu fim, o jeito com que a ditadura foi implantada, até mesmo uma conveniente tentativa de esfaqueamento. Me assusta ver como a história do país não é ensinada ao povo. Toda a trilogia (1808, 1822 e 1889) deveria ser de leitura obrigatória no ensino médio.

Junior 16/01/2021

Repetitivo, mas com bastante informações novas
É um bom livro para quem quer conhecer um pouco mais da história da queda do Império e fundação da República brasileira, mas deixa a desejar em alguns partes.