1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Celso 19/07/2022

Mais um excelente trabalho para fechar a trilogia
"1889" é mais um excelente trabalho de Laurentino Gomes, fechando a trilogia iniciada em "1808" e "1822". Recomendadíssimo para quem quer saber mais sobre a história do Brasil (no caso deste livro, o declínio da monarquia e o surgimento dos movimentos republicanos).

Debora 02/08/2022

Uma verdadeira aula de história!
Para quem gosta de história é um prato cheio de detalhes. Numa didática impressionante o livro vai contando a história de uma forma prática e interessante que te faz viajar no tempo e que incentiva a buscar mais informações sobre esse período da história. A cada capítulo, muitas curiosidades iam surgindo. Eu simplesmente amei esse livro.

Tiago 20/06/2020

1889
Muito bom para entender como foi construída a cultura e principalmente a política brasileira.

Lipeboliviano 31/12/2020

Que livro! Leiam galera! Muito fascinante as obras do Laurentino!

Igor Otávio 20/03/2021

Leitura indispensável
A leitura desse livro me fez refletir mais sobre os caminhos que nosso país tomou. A forma como a Monarquia encontrou seu fim, o jeito com que a ditadura foi implantada, até mesmo uma conveniente tentativa de esfaqueamento. Me assusta ver como a história do país não é ensinada ao povo. Toda a trilogia (1808, 1822 e 1889) deveria ser de leitura obrigatória no ensino médio.

Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento do livro "1889" de Laurentino Gomes:

O livro "1889" de Laurentino Gomes, publicado em 2013, é uma obra de não-ficção que conta a história da Proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889. O autor apresenta um panorama histórico e político da época, além de detalhar os principais personagens envolvidos nesse evento que mudou o rumo do país.

O livro é dividido em quatro partes: "A festa do fim do mundo", que trata do clima político e social do Brasil no final do Império; "O rei está nu", que narra a crise da Monarquia e a ascensão de Deodoro da Fonseca; "O marechal e o professor", que descreve os primeiros anos do novo regime republicano; e "A corte despedaçada", que trata das disputas políticas no início da República.

O autor utiliza uma narrativa fluida e envolvente, mesclando fatos históricos e curiosidades sobre a vida cotidiana na época. Além disso, o livro conta com diversas ilustrações e fotografias da época, tornando a leitura ainda mais agradável.

Ao longo do livro, o autor apresenta os personagens-chave envolvidos no processo de transição para a República, incluindo Dom Pedro II, Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa, Benjamin Constant, entre outros. Laurentino Gomes analisa suas personalidades, ideologias e ações, mostrando como cada um deles contribuiu para a queda do Império e o surgimento da República.

O autor também discute os impactos da Proclamação da República na sociedade brasileira, incluindo o fim da escravidão e a busca por uma identidade nacional. Ele destaca as mudanças políticas, econômicas e culturais que ocorreram durante a primeira década do novo regime, bem como as dificuldades enfrentadas pelo país nessa transição.

Em resumo, "1889" é um livro importante para entender um dos momentos mais marcantes da história brasileira. Laurentino Gomes apresenta de forma clara e objetiva os fatos que levaram à Proclamação da República e seus desdobramentos, tornando a leitura agradável e enriquecedora para todos os interessados em conhecer mais sobre a história do Brasil.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

João Luiz 16/05/2021

No terceiro livro, dessa maravilhosa série, o jornalista Laurentino Gomes, nos traz um relato rico em detalhes sobre os acontecimentos finais da monarquia, e o inicio desastroso da República. Sempre muito criterioso sobre as fontes, o autor nos leva a viajar e imaginar como era o clima no Rio de Janeiro no fim do século XIX. Neste livro, o autor jogou os acontecimentos de forma atabalhoada, muito apegado a datas, achei o mais maçante da série. Sem dúvida essa trilogia foi encerrada de forma esplendorosa, para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o Brasil Império, esta série pode ser um excelente pontapé inicial.

Frazão 14/07/2021

Envolvente e esclarecedor
Mais uma vez o brilhantismo do autor reina, nos trazendo a vivenciar esse momento tão importante na nossa história. Os sentimentos e as necessidades da época afloram em nós junto a essa narrativa envolvente.

Injustiças cometidas, excessos e a queda da monarquia são assuntos que deveriam ser abordados nos cursos primários afim de que os erros cometidos jamais sejam repetidos e possamos caminhar como uma nação única em busca do bem comum.

Parabéns e obrigado por nos presentear com nossa história narrada e contada de forma simples e envolvente.

Edu Supertramp 07/12/2020minha estante
Excelente resenha BLUE. Mas afinal, ao fim dessa trilogia, o Brasil está caminhando para frente? Além das mudanças e inovações naturais, o Brasil de fato está mudando? Está melhorando? Existe a tal ORDEM E PROGRESSO?

Ma Rossato 07/12/2020minha estante
Sinto lisonja pelos comentários Edu Superteamp!

Estas são questões imprevisíveis, a leitura da trilogia com certeza nos dá margem para entender como o Brasil se desenvolveu e as possíveis causas para estar no lugar que está. Já ao futuro da nação é tão obscuro peculiar quanto os bolsos de Dom João que abrigavam coxas de galinha.
Não quero ser presunçosa e para tal não arriscarei palpites.

Ma Rossato 08/12/2020minha estante
E você arrisca algo?

Dori.JR 23/02/2020

Infelizmente, não tão bom quanto os anteriores.
Ainda com uma leitura de fácil entendimento, o meio do livro é um pouco maçante, não achei tão revelador como os anteriores, e apesar de ser fã do autor, faltou um pouco mais dá originalidade dos anteriores?.

Thalin 25/03/2020

Impressão pessoal
Peguei-me a ler esse livro em uma tentativa de me dar bem em uma prova, que no fim das contas deu super certo! Esse livro é cheio de fatos interessantes, muito bem detalhados e concisos sobre o ano de 1889. Bem como, retrata de uma forma muito contagiante as histórias e como as mesmas se passavam em determinada época. Super aconselho, a quem tiver um pingo se quer de curiosidade, ler esse livro.

Viviane 05/05/2020

Está sendo uma ótima viagem. Comecei por 1808, passei em 1822, estou finalizando 1889 e pretendo chegar em Escravidão. Tudo isso por culpa de Laurentino Gomes.
A explicação dos eventos histórico de forma dinâmica, faz com que o leitor se envolva na leitura.
A obra 1889 elucida o porquê de muitos brasileiros não terem conhecimento sobre a Proclamação da República, tais como: os nomes dos percussores; motivos que impulsionaram; e os resultados da proclamação.

quintino 04/06/2020

1889
Recomendo esta obra para aqueles que pouco entendem no ensino escolar o período histórico abordado. A queda da monarquia brasileira nua e crua, com direito a interesses pessoais e caprichos em meio às rédeas da nação.

Natasha 18/01/2022

Uma verdadeira aula de história, mostrando as facetas políticas do Brasil desde o Império até a primeira República civil.

Henrique_ 02/12/2016

Dentre os três livros do autor, 1889 merece quatro estrelas. Não é tão bom quanto o primeiro, mas supera o segundo. Antes de tratar da Proclamação da República, o autor trata de um assunto pouco estudado e pouco discutido: o Segundo Reinado. Mas ao acabar o livro, o leitor acaba compreendendo os motivos de a figura de Dom Pedro II ter sido relegada ao esquecimento. E não vejo justiça nisso. Conhecer o segundo monarca do Brasil foi, de longe, bem mais interessante que a do seu pai, por exemplo. No geral, o livro também conta com curiosidades sobre personalidades e eventos pré e pós República. E toca em temas determinantes na configuração da estrutura de poder atual. Recomendo.
Fernando 06/12/2016minha estante
Penso o mesmo. Na ordem de preferencia 1808; 1889 e por fim 1822...

Priscilla.Silva 15/03/2017minha estante
undefined