Ou é Tudo ou Não Vale Nada

Ou é Tudo ou Não Vale Nada Pedro Chagas Freitas

Resenhas - Ou é Tudo ou Não Vale Nada

Pandora 17/06/2017

Ou é tudo ou não vale nada.

Eu não prestei atenção a princípio, mas o título do livro diz muito sobre a história e sobre o caráter do nosso personagem: que figura pernóstica e infantil! "Ou é tudo ou não vale nada" ou é do meu jeito ou não quero! Sob a desculpa de procurar aquela que é "A" mulher ideal, aquela que está em tudo e em todas as coisas, o autor dá livre arbítrio ao seu personagem para fazer e desfazer ao seu bel prazer, se intrometendo quando não deve; largando de mão quando acha que não lhe serve; sendo arrogante grosseiro quando não consegue o que quer.

Veja bem, a ideia é boa: o protagonista ama alguém profundamente, alguém que ele não sabe onde está e ao mesmo tempo vê em todas as coisas e que talvez só exista na sua imaginação. Ele tem que encontrá-la; este se torna o mote da sua vida. Obcecado por esta ideia, ele parte em uma busca alucinada por ela. Há expectativa, surpresa, ansiedade, empolgação, decepção. Nas mãos de um autor mais ousado, mais sagaz, mais pungente a história teria sido diferente; nas mãos de Pedro Chagas Freitas, para mim, ficou maçante.

"Há a possibilidade de ela lhe ter dito. Mas não há a possibilidade de ele ter, de facto, ouvido. Pelo menos com a memória ligada."

Esta frase resume minha relação com este livro: no final eu já não estava mais nem prestando atenção, estava em piloto automático, só esperando que tudo acabasse.

Este livro foi um presente que me foi dado com muito carinho e na melhor das intenções, por isso fico triste por não ter gostado da narrativa. Mas também foi por isso que não o abandonei, então espero que quem me presenteou entenda este meu esforço como um carinhoso agradecimento. :)