Cidade dos Etéreos

Cidade dos Etéreos Ransom Riggs

Resenhas - Cidade Vazia

Luciana.Valentim 05/09/2016

Conhecendo mais....
Quando terminei o primeiro livro (O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares) fiquei com a sensação de quero mais e o segundo livro (Cidade dos Etéreos) correspondeu minhas expectativas, na verdade foi além delas. Nesse segundo livros dúvidas foram esclarecidas e novas descobertas foram mostradas com mais clareza. Achei que os personagens amadureceram e achei que a leitura fluiu melhor neste livro. Indico.

@moniquebonomini 07/09/2016

Vol. 1 x Vol. 2
Depois de ler o livro de introdução à série acho que é normal criar uma certa expectativa pelo 2°, ele é menos envolvente e acho que acabou em alguns trechos dando um pouco mais de voltas que o necessário, talvez porque a relação com as imagens tenha diminuído substancialmente se comparado ao primeiro, mas nada que prejudique a leitura, a trama continuou interessante e me deixou ansiosa pelo desfecho.

rafazaakar 10/09/2016

ZaaKar.com Resenha - Cidade dos Etéreos
Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!

Sinopse: "Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.
Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.
Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante".

***

Sobre o autor
Ransom Riggs nasceu em Maryland , em 1980, em uma fazenda de 200 anos de idade, e cresceu na Flórida. Ele estudou literatura Inglês no Kenyon College e estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul .
Seu trabalho em curtas-metragens para a Internet e blogs para Floss Mental arranjou-lhe um emprego escrevendo “The Sherlock Holmes Handbook”, que foi lançado como um tie-in para 2009 Sherlock Holmes filme.
Riggs tinha recolhido curiosas fotografias vernaculares – antigas, velhas - e se aproximou de seu editor, Quirk Books, para falar sobre a possibilidade do uso de alguns delas em um livro de imagens . Por sugestão de um editor, Riggs usou as fotografias como um guia para assim montar uma narrativa. O livro resultante foi Início da série “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” que rapidamente entrou para a lista do New York Times Best Seller.

“- Esme não consegue... fazer nada? – perguntei.
- Eu sei contar até cem de trás para a frente com voz de pato – gabou-se Esme, entre uma fungada e outra, e logo começou a demonstração, grasnando: - Cem, noventa e nove, noventa e oito...” – Pág. 258 e 259.

Sobre o livro
Agora, depois do ataque e da quase captura da Srta. Peregrine, os pequenos peculiares, que até então nunca haviam saído daquela ilha perdida no mundo e no passado, vão precisar desbravar o mar e sumir daquele lugar em busca de ajuda. Como se não bastasse o ataque e a captura de mais uma ymbryne, os acólitos haviam conseguido, de alguma forma travar a Srta. P em sua forma de ave de rapina. Ela não conseguia mais se transformar em humana.
Juntos, eles atravessam o mar que separa a ilha do continente e aos trancos e barrancos, graças ao livro dos Contos Peculiares, encontram mais uma fenda do tempo – fenda essa pertencente a Srta. Wren. Mas as esperanças logo se esvaem quando os peculiares descobrem que o tempo era curto e que a Srta. P só tem mais dois ou três dias. Depois disso sua parte animal tomará conta e ela nunca mais poderá se transformar de novo, estacando em forma de um falcão para sempre. A única que pode ajuda-la com isso é outra ymbryne e a única que ainda não foi capturada pelos acólitos é exatamente a Srta. Wren – que foi vista pela última vez em Londres, enquanto tentava salvar outros peculiares.
É a partir dai que as coisas começam a acontecer na vida das crianças peculiares. Em meio a uma guerra mundial, 1940, eles ainda terão que sobreviver a mais uma guerra: A guerra do mundo Peculiar, que corre, a cada dia que passa, mais perigo de se extinguir.

“ – Eft kaa vangan soorken, eft ka vangan soorken, malaaya...
- É a língua do antigos peculiares – sussurrou Millard. – “Volte para casa, volte para casa... Lembre-se de quem você é”... Algo assim” – Pág. 305.

Sobre o que esperar
Esse é o tipo de história que anda em uma linha tênue entre o primeiro e o segundo volume. Linha essa que pode pender para o lado do “Hum, ficou meio ruim esse enredo, hein” e para o lado do “Gente, que que é isso? Meu deus, preciso ler mais”.
Obviamente, a segunda opção é a certa. Ao contrario da maioria das histórias em que lemos, tudo é muito neutro e calmo do começo até o meio – ás vezes até o inicio do final -, mas preparem seus corações para esse volume. Ransom Riggs transforma cada capítulo em uma aventura a parte. Cada fase, cada capítulo, tem sua adrenalina a parte, que quando junta ao resto do enredo como um todo, faz com que essa seja uma das histórias mais contagiantes que alguém posso decidir por ler.
A escrita é ainda mais gostosa e corrida que a do primeiro volume. Em Cidade dos Etéreos, Riggs apresenta ao seu leitor um mundo peculiar muito maior do que nós acreditávamos existir. E isso é uma das coisas incríveis que o autor acertou em cheio. O enredo tinha tudo para sair um pouco do trilho, ficar perdido e confuso, mas Riggs não perdeu em momento algum o fio da meada. Introduziu novos personagens, novos ambientes, mostrou novas facetas do mundo peculiar – como animais peculiares, contos de fadas peculiares que são pistas e também crianças peculiares que saem completamente do caminho que a maioria decide por tomar.
Embarcamos em uma corrida contra o tempo – o livro todo acontece em coisa de três dias. Emma, Horace, Enoch, Olive, Hugh, Millard, Bronwyn e claro, Jacob, rodam uma boa parte da Europa dos anos 1940, sobre bombas e perseguições, em busca de ajuda para a sua diretora.
Eu achei que realmente, em certo ponto, eu me perderia. Eles estão em uma fenda do tempo, dai entram na fenda dos animais peculiares, e saem, voltando para a fenda deles. Depois encontram mais uma fenda, onde encontram a pomba peculiar que pode os levar até a ymbryne Wren. Eles saem dessa fenda – adicionando mais 3 peculiares ao grupo – e voltam para a fenda original. Depois disso a pomba os levam até a ultima fenda, onde a Srta. Wren tecnicamente está – lé em meados de 1800 – e por fim, saindo dessa fenda eles voltam para os dias atuais... SPOILER desculpa, contei um pedacinho.
Mas eu realmente não me perdi, entendi certinho como elas acontecem e até me surpreendi com coisas obvias como: Eles estão no passado, em 1940, por exemplo. Não importa o que eles façam ou quem eles salvem. A pessoa já estará morta no tempo original do mundo. É bem louco pensar assim. Deram até o exemplo do Hitler. Não adiantaria mata-lo enquanto ainda bebê, pois o tempo daria um jeito de fazer com que tudo que deveria acontecer, acontecesse.
É incrível que o autor tenha pensado em tudo isso e criado esse mundo parelelo ao nosso. Confesso que peguei a essência do terceiro livro já no inicio desse volume, e nem preciso dizer que estou sedento para lê-lo. Muita coisa vai acontecer.
Esse final, de verdade, é o maior “engana trouxa” que eu já vi. Bem coisa de canceriano: acha que tudo ta lindo e perfeito, mas no final, tudo explode em um monte de papel de trouxa. De verdade, se preparem para esse final. Não só se preparem como já estejam com o terceiro volume em mãos. Fica a minha dica.
Uma leitura maravilhosa. Era isso que eu precisava – e ainda preciso.
43/55

site: http://zaakarcom.blogspot.com/2016/10/resenha-cidade-dos-eterios.html

Jessica.Santos 10/09/2016

Maravilhoso!
O livro começa com um belo suspense e ao decorrer da história os personagens infrentam muitos obstáculos... O final é surpreendente. Amei o livro não achei uma leitura cansativa, vale cada página e é muito lindo. Tem muito mais ação que o primeiro e muitas explicações sobre o mundo peculiar.

Vanessa.Issa 10/09/2016

"No segundo livro da série, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de encontrar uma cura para a srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina."

Pessoalmente, achei esse segundo livro bem mais parado do que o primeiro. A leitura não conseguiu me prender e, sinceramente, estou indo me arrastando para o terceiro só pra terminar a série mesmo. :/

Del 13/09/2016

Fiquei enrolando para ler esse livro, li umas poucas páginas e o deixei de lado alguns dias até resolver lê-lo de verdade - foi quando não consegui mais largá-lo. Gostei ainda mais do que o primeiro livro da série (O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares); a história nesse segundo livro acontece em poucos dias, mas é muito intensa. E achei o máximo a maneira como o Autor encaixou as fotografias na história (ou como encaixou a história nas fotografias).

@uaitolendo 17/09/2016

Cidade dos Etereos
Livro ja comecou com a adrenalina a mil,e o coracao batendo forte. As criancas peculiares tem que correr para se salvar. O livro inteiro,inteiro mesmo de adrenalina pura e de reviravoltas surpreendentes,mas a ultima reviravolta que acontece e de cair o queixo e super inesperada. To bege ate agora por causa dela. A peculiaridade de Jacob fica mais poderosa no decorrer da leitura. Emma se torna a lider absoluta do grupo. E Enoch o velho chato da turma. O Autor cita alguns contos peculiares,que acabou virando um apendice da Trilogia e ja foi lancado. No fim é uma leitura agradabilissima e peculiar. Personagens novos nos sao apresentados, uns ficaram outros nao. No caminho teremos animais peculiares. Venha voce tambem pra esse mundo peculiar.

INGRIDY 08/11/2016

Não percam tempo, leiam!!!!
Mano que final doido foi esse? Caraca por eds eu não esperava.

Carla 10/11/2016

Obra prima!!!!!
O inicio eu não tinha expectativa nenhuma sobre o livro, simplesmente, achei que não ia ser tão bom quanto o primeiro e ainda bem que eu estava errada, completamente errada!!!!!! Sempre tem aquela mania de achar que o segundo livro não vai ser tão bom (Achei melhor que o primeiro). Quando eu comecei a ler eu fiquei ok, mas depois eu ficava gritando, falando sozinha por que vcs estão fazendo isso, façam isso, mas depois o Ransom com suas brilhantes ideias fazia aquilo se desenrolar de uma forma tão brilhante que eu ficava sem palavras.
Outro ponto que ele mostrou foi a peculiaridade de cada e o quanto todos são BRILHANTES, a força de cada um e o quanto são essenciais sem deixar de lado.
E o final, o que falar desse final???? Eu não esperava isso nem um pouco, eu imaginava tudo menos aquilo, eu fui pega de surpresa.
Enfim eu amo Ransom Riggs e ele se tornou meu autor favorito!!!

"— Se nem pessoas excluídas e oprimidas como vocês conseguem ter um
pouco de compaixão pelos outros — explicou a menina —, não há mais
esperança para este mundo."

Vitor 11/11/2016

Superando o insupe... não, pera.
Ainda que eu tenha gostado de Orfanato da Senhora Peregrine Para Crianças Peculiares (pausa pra respirar depois desse título enorme), não achei ele lá essas coisas, mais devido ao personagem principal ser meio sonso da vida (lembro o nome de todos os "coadjuvantes" menos o dele) e a história demorar para entrar num ritmo. Nesse segundo livro acontece essas mesmas coisas? Sim... as primeiras páginas demoraram mais de 84 anos pra serem lidas, mas depois que a gente consegue supera- las, a história começa a fluir. Reviravoltas e coisas novas acontecem / surgem a todo momento (Addison seu lindo) deixando a gente com uma sensação de "oqueestaacontecendo". Uma das coisas que também não gostei foram os clichês (sem esquecer das mortes sem sentido). Mas no fim, tudo se encaixa e temos um desfecho bem legal, e apesar de achar que o Enoch deveria ser o protagonista ao invés do Jacob, eu super recomendo a leitura.

Lorena 22/11/2016

Luz, câmera, ação!
Publicado pela Editora Intrínseca, o segundo livro da trilogia “O lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares” começa sendo literalmente uma continuação, após o caos acometido no final do primeiro livro. Os órfãos com uma Srta. Peregrine em forma de falcão, remam à procura de uma fenda e uma ymbryne para tentar salvá-la de ficar para sempre na forma de ave.
Ao contrário do primeiro livro, onde conta muito da vida e história dos peculiares, este deixa várias “pontas soltas” e possui muita ação durante o enredo. Correndo contra o tempo, as crianças peculiares seguem à procura das fendas, com perigos inimagináveis e ao mesmo tempo tentando salvar o mundo peculiar do acólitos.
No decorrer da história, o conceito das fendas temporais é explorado de forma concisa com a teoria do primeiro livro. Grande parte da história é ambientada na Segunda Guerra Mundial, e além dos perigos com os etéreos e acólitos, havia as bombas, o trem onde as crianças órfãs da época - assim como o avô de Jacob - eram levadas para os campos de concentração. A ideia do autor de unir a história com eventos reais conhecidos tornou o enredo muito mais interessante e realista.
A edição do livro feita pela Editora Intrínseca merece destaque especial pela qualidade. Com acabamento em capa dura, e capa posterior. A qualidade da impressão também não deixa a desejar. As fotos foram impressas com cores mais vivas em um tom de marrom antigo. Edição digna de colecionador. Nesta história, as fotos ainda dão um toque mais especial, pois, segundo Ransom Riggs, ele as “escolheu a dedo” para dar vida ao enredo.
Outro destaque importante é o aprofundamento do autor com os personagens secundários, neste caso, os outros órfãos. Muito bem trabalhado, os personagens são diferentes e literalmente peculiares entre eles. O romance entre Jacob e Emma acaba sendo deixado um pouco de lado, devido à grande quantidade de ação colocada neste segundo livro. Jacob também acaba deixando um pouco a desejar como protagonista, ainda dividido entre o mundo normal e o mundo peculiar. Mesmo assim, o enredo encanta qualquer um que seja apaixonado por uma boa história de fantasia, instigando até mesmo os corações menos ávidos por uma aventura tão peculiar.

site: https://bibliofila.wordpress.com/

Núbia Esther 23/11/2016

No segundo volume da série O Lar da Srta. Peregrine reencontramos as crianças exatamente onde Riggs as deixou: tendo de abandonar a fenda temporal de Cairnholm e a casa que durante muito tempo chamaram de lar. Jacob escolhera ficar e ajudá-los a curar a Srta. Peregrine presa indefinidamente na forma de ave.

“Éramos dez crianças e uma ave em três pequenos barcos instáveis, remando em silêncio, com vontade, para alto-mar, deixando para trás rapidamente a única baía segura em quilômetros, que se exibia rochosa e mágica à luz azul-dourada do amanhecer.

(…)

… o mundo que eu escolhera, tudo o que eu tinha nele, nossas preciosas vidas peculiares, tudo contido em três lascas de madeira à deriva sobre o olho vasto e sempre aberto do mar. ” (Página 17)

A linguagem gráfica, tão característica da série, continua efetiva e Riggs insere também elementos da cultura peculiar por meio do livro fábulas “Contos Peculiares” (já publicado pela Intrínseca) que também têm sua importância para o desenvolvimento da história.

E, se no primeiro livro a descoberta coube inteiramente à Jacob, neste volume a aventura é de todas as crianças. Partir de Cairnholm e ir em busca de outra ymbryne que possa ajudar a Srta. Peregrine, as lança em uma jornada pelas fendas temporais, desbravando novos tempos (na verdade, velhos tempos), esbarrando com outros peculiares, descobrindo novos poderes e enfrentando situações de vida e morte.

Mesmo com a adição de tantos outros personagens, a narrativa de Riggs continua ágil e a leitura é divertida e rápida. Sim, há alguns furos na trama, como objetos que magicamente reaparecem de posse de seus donos mesmo após serem perdidos durante perseguições inesperadas. Mas, não é nada que atrapalhe o desenrolar da história, nem são faltas tão graves assim. No geral, Cidade do Etéreos cumpre bem o seu papel de nos apresentar melhor o mundo dos peculiares e atiçar os ânimos e a curiosidade para a conclusão da trama. Os etéreos conseguirão prosseguir com mais de um de seus experimentos de resultados catastróficos? Jacob abdicará para sempre de sua vida anterior? Qual o real poder do garoto? Conseguirão os garotos manter algumas fendas temporais intactas? São inúmeras as perguntas que Riggs nos deixa e espero que ele as responda a contento em Biblioteca das Almas.

Para encerrar, vale ressaltar o ótimo trabalho feito pela Intrínseca com os livros da série. Uma boa tradução, aliada a uma ótima diagramação e uma edição em capa dura para deixar qualquer estante mais bonita. Ah, e o primeiro livro da série acaba de ganhar uma nova edição com as mesmas características dos outros dois livros. O bibliófilo com TOC agora poderá ter todos os livros em capa dura na estante!

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2016/11/17/cidade-dos-etereos-ransom-riggs/

Alice.Araujo 24/11/2016

Gostinho de quero mais
Vamos ao próximo... Sem palavras.