Um dia na aldeia

Um dia na aldeia Daniel Munduruku

Resenhas - Um dia na aldeia

dani 29/12/2021

Fiquei fascinada com a fala de Daniel Munduruku na Semana Literária da PUCPR. Depois de assistir o evento, procurei um livro dele o mais rápido possível.

Este livro voltado para o público infantil, apresenta de forma simples e divertida como é o dia-a-dia em uma aldeia Munduruku. Apresenta a vida em comunidade, os costumes, as práticas de espiritualidade e como vivem em harmonia com a natureza, sem tolerar desperdício. Ao longo do texto aprendemos também algumas palavras do idioma Munduruku.

Katia Rodrigues 19/02/2022

Infantojuvenil para todas as idades
Que delícia acompanhar um dia na vida do menino munduruku Munhuari. Observar a vida em comunidade, as brincadeiras do menino e seus amigos, os costumes e o modo como Manhuari assimila saberes por meio da vivência é um deleite.

Além disso, o livro é ricamente ilustrado, no estilo da ilustração da capa (achei belíssima). Enfim, fiquei encantada e pretendo ler mais livros do autor.

"Era o momento de todos se reunirem para uma deliciosa refeição capaz de unir as famílias em uk'a. A tradição dizia que, se assim fosse feito, cada membro contribuiria para manter o céu suspenso."

"É assim mesmo, filho. Quando você crescer, vai entender: o banho matinal é para tirar da gente as coisas ruins que a noite pode trazer. Além disso, repetir as mesmas ações sempre nos ajuda a ficar atentos às coisas que podem nos surpreender – dizia ela com um riso nos lábios."

"A tradição dizia que cada caçador só poderia levar para uk’a o que pudesse carregar. Ele não poderia matar mais animais do que os que coubessem em sua bolsa. Além disso, cada caçador tinha que empunhar seu arco e flecha. Era assim, e não podia ser diferente. Isso garantia que cada caçador caçasse apenas o suficiente para sua família e não desperdiçasse alimento matando outros animais da floresta sem necessidade."

KeylaPontes 20/04/2020

Sigo na minha saga de ler mais autores indígenas. Vi este no especial de literatura indígena no canal All About That Book. Lindamente ilustrado, aqui encontramos um dia na vida de um menino índio da tribo Munduruku, a brincadeira com os amigos, pesca e outros coisas da hora que ele acorda até ir dormir. Acompanha glossário o que ajuda bastante já que tem várias palavras na lingua indígena. Diferente do outro livro de autor indígena que li, que inclusive eu coloquei como um ponto negativo, o glossário está presente duas vezes no livro, no final, como o outro e também no meio (quando você clica na palavra já aparece o significado)! Como a leitura foi em ebook, fica mais prático simplesmente clicar na palavra. No final tem um texto sobre os Munduruku, o que achei bem interessante e informativo.
Rodrigo 06/06/2020minha estante
Oi, Keyla! Que outros autores indígenas você leu?

KeylaPontes 06/06/2020minha estante
Olá Rodrigo. Até o momento li Yaguarê Yamá (Contos da Floresta) e Ailton Krenak (o amanhã não está a venda), mas já coloquei outros na lista que vi na internet. Você tem alguma indicação? Bjs

Rodrigo 06/06/2020minha estante
Eu li o do Yaguarê também! Tô lendo um segundo dele, que também tá disponível no Kindle Unlimited. Se chama Seayhapóri. Li também um bem curtinho do Kaká Werá, "O menino trovão". Achei bem legal. Conta sobre a criação do mundo a partir da mitologia tupi.

KeylaPontes 07/06/2020minha estante
Vou dar uma olhada! Como estou evitando comprar livros vou tentando achar no unlimited ou grátis! Obrigada pelas dicas!!

Tha 06/08/2020

Proximidade
O conto nos aproxima de algo que poucos brasileiros conhecem: o dia a dia em uma aldeia indígena. A escrita é leve e agradável e o texto é bem interessante. Uma leitura rápida, gostosa e instrutiva.

Gabi 03/04/2021

Lindo
Um livro pequeno, mas tão rico de cultura e ensinamentos. Primeiro de muitos do Daniel Munduruku que quero ler.

Viviane @resenhasdaviviane 10/06/2021

Um dia de aprendizados
Autor: Daniel Munduruku
Gênero: Conto Infanto-Juvenil
Editora: Melhoramentos
Nº de páginas: 39

Daniel Munduruku é um escritor e professor brasileiro, tendo publicado mais de 50 livros até o momento. Pertence à etnia Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, integrou o programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na USP. Lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Esteve em vários países da Europa, participando de conferências e ministrando oficinas culturais para crianças.

Nesta história temos um narrador em terceira pessoa que apresenta de uma maneira dinâmica, detalhada e geral de uma aldeia indígena do Povo Munduruku. Acompanhamos com detalhes o dia do bekitkit (menino) chamado Manhuari, as aventuras que ele e seus amigos vivem diariamente e aprendizados que adquirem através delas, são através das brincadeiras inocentes e da rotina diária que aprendem a cultura do seu povo. O conto é subdivido em sete capítulos, são eles: Um estranho jexeyxey, a caminho da ku, a caça à jakora, de volta à aldeia, chegam os caçadores, a hora da história e sobre os Munduruku.

“O banho matinal é para tirar da gente as coisas ruins que a noite pode trazer. Além disso, repetir as mesmas ações sempre nos ajuda a ficar atentos às coisas que podem nos surpreender.” (8%)

A cada capítulo Manhuari aprende um novo ensinamento sobre a sua cultura, seus costumes, suas crenças, o lugar onde vive, e muitas coisas não são ensinadas a eles, mas, aprendem através da observação da aldeia, do nascer do sol, do tomando banho/cuidar da higiene pessoal, do olhar o trabalho das mulheres, etc; são aprendizados passados de geração para geração. Uma das partes mais bonitas da cultura Munduruku é o ato de passarem as histórias do seu povo para os mais novos, através de um ancião.

“Antes, porém, de o sono cair sobre todos, o velho avô começava um canto muito antigo – sinal de que iria contar uma história da origem do mundo. – No tempo em que o tempo ainda não existia, apareceu um homem que sabia de tudo...”. (47%)

Eu gostei muito da história, com certeza, é o melhor conto para aprendermos um pouco sobre a cultura, costumes e a visão do povo Munduruku e foi escrito em uma linguagem simples e fluída para que todas as crianças conseguissem entender os ensinamos dele. O livro possui lindas ilustrações do Mauricio Negro, sobre a rotina do Manhuari, suas brincadeiras com os amigos, a aldeia e outros lindos desenhos de crianças aprendendo a conhecer o mundo. Ao final do livro possui um glossário com a explicação das palavras no idioma nativo Munduruku que encontramos no decorrer da leitura.

Matheus Monteiro 21/02/2020

Uma história muito agradável de se ler e com ensinamentos muito importantes no meio da narrativa.

Jordanah 16/04/2020

Inspirador
Livro lindo, história simples e cheia de essência, imagens maravilhosas, personagens puros... O mais legal que achei foi a inserção das palavras na língua munduruku no meio da narrativa. Excelente escolha pra linguistas e professores de letras que queiram trabalhar a ideia de inferir o significado através do contexto.
Indico tanto para leitura despretensiosa quanto pra atividades pro ensino fundamental 2

umtetoparaana 14/01/2022

Um infanto-juvenil bem curto e satisfatório
''Um dia na aldeia'' é um livro curto, mas muito satisfatório. Nele, acompanhamos todo o dia de um menino munduruku. Todo seu cotidiano, tarefas e brincadeiras. Não é um livro que tem como pretensão desenvolver uma narrativa pautada em um acontecimento. É apenas um livro para conhecer um pouco da cultura indígena, por um dia. Assim, simples, direto e agradável. Acho legal que Daniel tenha mantido algumas palavras em munduruku (com a presença de um glossário no final do livro).

Tainá 09/05/2020

A rotina de uma criança munduruku em sua aldeia
Como uma criança indígena do povo munduruku vive na aldeia? Esse livro nos mostra um dia típico da rotina de uma comunidade, desde de acordar até a hora de dormir. Acompanhamos principalmente um menino, mas através do olhar dele vemos a rotina de todos a sua volta. E é uma leitura gostosa e muito interessante. As ilustrações são lindas!!

Invasão Bárbara 05/11/2023

Um dia na aldeia
Este é um pequeno grande livro. Digo pequeno só pelo tamanho, por ter menos de 40 páginas.

Um Dia na Aldeia é pensado para o público infantojuvenil. Nele acompanhamos Manhuari, uma criança da tribo Munduruku, durante um dia inteiro. Desde a hora que acorda, o café da manhã, as brincadeiras, alguns momentos de tensão e atividades da sua rotina, até a hora de ir dormir.

A história é bem simples - nós sabemos que a simplicidade dá trabalho - e monta um mosaico sobre como é a vida nessa aldeia por um olhar infantil, assim, mais fácil de ser compreendido por quem não tem nenhum contato com aquela cultura.

O livro é cheio de expressões mundurukus e, na falta de referências melhores, me lembrou Macunaíma.

A minha parte favorita foi o capítulo “Um estranho jexeyxey”, onde o pai do Manhuari convoca os outros homens da tribo para uma reunião porque teve um jexeyxey (sonho) com uma jakoba (onça), como este é um animal feroz, sonhar com ele é motivo de preocupação. Então, eles decidem que a solução é ir se aconselhar com o pajé, que consulta os espíritos para saber se aquele jexeyxey é um bom ou mau sinal.

No final tem um texto bem interessante contando um pouco da história do povo Munduruku, que vive nos estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso.

É uma leitura muito gostosa e as ilustrações são bem bonitas. Como ponto negativo, achei a escrita um pouco fria e impessoal, mas pode ser pela minha falta de contato com a literatura indígena, pois tive o mesma impressão quando comecei a ler os japoneses. Às vezes precisamos desenvolver uma certa maturidade para compreender as nuances de uma obra.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Prinup 18/10/2021

Fofinho, ótimo livro infantil para educar as crianças para terem respeito pela natureza e pelos nossos indígenas

Rodrigo 12/12/2021

Sei lá, mesmo sendo um conto achei bem raso, e só história comum com umas 3 palavras indígenas no meio.

Guilherme.Marques 09/07/2017

Um dia Munduruku
Primeiro livro do Munduruku com que tive contato. Interessante pra pensar a questão do hibridismo da língua portuguesa com a indígena da aldeia do autor, mas não sei se muita coisa além disso. As ilustrações também são bem feitas.

angeskoober 12/12/2019

Leitura rápida.
Um bom conto para conhecer os costumes e língua do povo indígena Munduruku. A escrita é fácil de compreender, sempre tem notas mostrando o significado das palavras indígenas e ilustrações também.