Vidas provisórias

Resenhas - Vidas Provisórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

gabriela.mb 12/03/2024

Vidas Provisórias
Os personagens são bem fáceis de gostar, Silvio e Wanda tem meu coração total!! As histórias do Paulo e da Barbara conectados é surpreendente, o escritor faz isso com bastante sutileza. Amei demais

Giih Lopes 16/02/2024

Vidas provisórias
Achei meio perdido no início mas eu gostei muito desse livro a narrativa dele, como flui a história, gostei bastante

Sha 17/01/2024

Incrível ??
Essa versão é maravilhosa! Os capítulos azuis descrevem a vida de Bárbara e os pretos, a vida de Paulo.
Amei os personagens e fiquei feliz em saber que o escritor reservou outros livros só pra eles.

Sinopse: O livro fala sobre o exílio de dois brasileiros e as dificuldades de ter que recomeçar a vida em um país distante do seu, onde vc não conhece ninguém, ou conhece poucas pessoas, mas não estabelece laços fortes.

Eu amei o livro, a escrita do autor, as duas histórias, os personagens... ??

Jessika 16/09/2023

Uma boa leitura, mas o final...
Não entendi nada nesse final, sei lá. A história é boa, principalmente o começo. O livro começa a se perder do meio para o fim, infelizmente.

Sander.Garcia 13/06/2023

Leiam, antes, os dois primeiros livros
Quis começar fazendo esse alerta importante. Sim, porque eu tentei ler Vidas Provisórias há mais de 1 ano e precisei interromper a leitura porque, em um grupo de leitores, me disseram que eu precisaria ler, antes, os 2 primeiros: "Se eu fechar os olhos agora" e A felicidade é fácil". (Ótimos, por sinal).

Assim fiz. E estou impressionado!!

Vidas Provisórias foi escrito com maestria, alternando 2 histórias distintas, mas que seguem paralelas e em épocas diferentes. A primeira começa em Estocolmo, Suécia, relatando a vida sofrida de um jovem brasileiro torturado e exilado, nos anos 70, durante a ditadura militar. Paulo, que precisou mudar de nome, (depois se entende) é personagem oriundo do primeiro livro de Silvestre, "Se eu fechar os olhos agora". Uma vida cheia de reviravoltas, sofrimento, rancores e medos, que carrega consigo mesmo depois de formar uma família.

De outro lado, temos a história da jovem Bárbara, brasileira, fugitiva, recém chegada nos EUA, nos anos 90. Aqui, o plano de fundo é início do Plano Real no Brasil. Mas, Bárbara é uma personagem com raízes familiares encontradas no segundo livro de Silvestre, "A felicidade é fácil". Os anos que passa longe do Brasil, aos poucos, a transformam em uma mulher introvertida, medrosa, solitária, sem laços. As amizades que faz são raras. O medo de ser descoberta clandestina a acompanha a cada passo e respiro. Ela não sabe lidar com isso. E sofre.

O entrelaçamento de cada uma dessas duas histórias com os dois livros anteriores não é o ápice da leitura, mas uma surpresa no final faz o arremate perfeito!

Virei fã de Edney Silvestre, mais ainda.

Recomendo!!

mmayes 01/05/2023

Leitura pra universidade
Gente, eu achei que essa leitura ia ser péssima. Estou muito feliz por ter me enganado completamente.

Li esse livro para um trabalho que preciso fazer na graduação e confesso que fiquei com aquele sentimentos de "Nossa, vou ter q ler um livro obrigada. Não vai fluir", FOI COMPLETAMENTE O OPOSTO. Que livro cativante!!! Não conseguia parar de ler. Nos últimos dois capítulos eu não aguentava de ansiedade pra saber o que ia acontecer e como ia terminar.

Foi uma grande surpresa. O final.

Li o livro mais focada na parte da Bárbara, já que meu trabalho vai ser sobre a relação dela com o Brasil. Mas ainda sim não consegui não me sentir chamada pela história do Paulo.

Livro fantástico! Gostei mais do que eu achei que iria, estou muito surpresa.
Sander.Garcia 13/06/2023minha estante
E vc sabia que esse livro tem fortes referências aos 2 primeiros livros de Edney Silvestre?
Quando vc ler os dois primeiros livros dele, vai ver como a história de Paulo tem origem no livro "Se eu fechar os olhos agora"..e a de Bárbara tem origem no segundo livro dele "A felicidade é fácil ". Um entrelaçamento perfeito !

mmayes 13/07/2023minha estante
Caraca! O do Paulo eu sabia, mas o da Barbara você me pegou muito de surpresa. Adorei! Vou pesquisar mais sobre!!!

danda 28/04/2023

A continuação de "Se eu fechar os olhos agora",prefiro a continuação. É uma narrativa mais atual,com elementos da atualidade...gostei da leitura.
Sander.Garcia 13/06/2023minha estante
Na verdade, Vidas Provisórias tem seus dois personagens principais (Paulo e Bárbara) enraizados nos 2 primeiros livros de Silvestre. Eu fui orientado a ler os dois primeiros..e fez muito sentido.. a amplitude das histórias se expande. Vale muito a pena ler "Se eu fechar os olhos agora" e, também, "A felicidade é fácil".?

BrunoTS 19/01/2023

O autor já diz tudo...
Queria fazer uma resenha, mas a dedicatória do Edney Silvestre diz tudo:

"Agradeço, igualmente, e dedico este livro a todos os que foram obrigados a deixar para trás suas famílias e seus amigos, escorraçados de suas pátrias por conta de orientações políticas, religiosas, sexuais e raciais, assim como os coagidos por pobreza, fome, desemprego e opressão econômica.
Minha solidariedade, também, às mulheres e aos homens que nunca mais puderam voltar ao país de origem, entrar em suas casas, tirar seus sapatos gastos pela longa caminhada, deitar-se, fechar os olhos e adormecer, sem medo."

História envolvente com final bem inesperado e surpreendente....

skyxlord 31/12/2022

marcante
Simplesmente uma das melhores leituras que tive esse ano
"O Brasil tem dono, pensa.
Donos, plural, ele mesmo se corrige." (p. 255)

bruna2608 28/08/2022

Vidas Provisórias
O livro vai retratar 2 momentos tensos que o Brasil passou, a ditadura militar e o governo de collor. Paulo e Bárbara serão os personagens mostrando em linhas de tempo diferentes, as dificuldades enfrentadas no mundo afora sendo imigrante ilegal e fugindo do país.

Eu fiquei mais chocada e assustada com os detalhes que foi escrito na história de Paulo, foi o que mais consegui me apegar. Já de Bárbara tinha momentos que não fazia sentindo algum ter escrito por que não agregou em nada na história. Mas ambos mostraram o quão foi difícil ter passado anos fora do país natal e como começaram uma nova vida do 0.

Também queria que tivesse as traduções escritas em português rodapé do livro, já que as vezes o autor só escrevia a frase em inglês e nem explicava do q se tratava (ou seja, só qm sabe inglês iria ler sem precisar do Google tradutor no lado) e também falas descrevendo que não tinha necessidade.

Livro muito bom pra quem quer compreender de um jeito diferente o que as pessoas nessa época passaram.

ThiagoHDR 27/08/2022

Cativante e chocante
Apesar de ser um pouco tenso ler os primeiros capítulos do livro de Paulo, é muito forte e ajuda a entender ou pelo menos ter noção de como era o mundo tanto nos anos 70/80, quanto no desenrolar dos anos 90. Tantas mudanças e histórias ligadas a problemas e situações que ainda são tão presentes no nosso cotidiano, detalhados com poética por um jornalista tão renomado e importante que é o Edney Silvestre.

"O suicídio é a vitória final dos torturadores" me marcou pesadamente, lembrando um período conturbado e chocante na história do país, onde muitos ainda celebram e buscam que volte aos tempos atuais.

Cris @cristinadaitx 10/07/2022

Um livro que retrata um período conturbado da história do país e que demonstra, a partir do personagem principal, que quem viveu essa época ficou marcado para sempre.

Kátia 02/07/2022

Um livro bom, mas não inesquecível.
Começo dizendo que, aos amantes de livros físicos, essa edição de Vidas Provisórias é bem bonita. Teria tudo pra ser um daqueles livros inesquecíveis, não fosse uma escrita um pouco rasa e cansativa.

O livro narra a história de dois personagens distintos, Paulo e Bárbara, vivendo situações semelhantes que é o exílio, em épocas diferentes. Ambos brasileiros. O escritor até faz recortes interessantes do contexto histórico e político, nacionais e internacionais, em que transcorre as histórias, mas foi a forma como os personagens se desenrolaram na trama que não me prendeu. Especialmente Barbara e Silvio, que se arrastam em uma narrativa superficial e cheia de diálogos rasos.

Outro ponto negativo é o fato do escritor usar de muitas falas em inglês e nem sempre trazer uma tradução ou uma ideia do que aquilo significa, logo o leitor que não domina a língua se vê obrigado a pausar a leitura pra traduzir a passagem, o que no meu ponto de vista, prejudica a fluência da leitura.

Contudo, Edney Silvestre expõe detalhes satisfatórios sobre o universo dos imigrantes ilegais vivendo o sonho americano, e digo, para quem já morou ou visitou New York, irá captar bem a atmosfera transcrita no livro. Além disso, joga luz sobre o período sombrio da ditadura no Brasil, onde centenas de pessoas foram torturadas e muitas encontraram no exílio a única saída para sobreviver, deixando pra trás suas identidades e vidas reais para se tornarem novos cidadãos com vidas provisórias em outros países.

1 | 2 | 3 | 4 | 5