O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro

Resenhas - O Estudante

LAvia 01/04/2024

O estudante.
Nem sei dizer, história de um garoto, quase santo, que era melhor em tudo que fazia, exemplo para todos, ganhava medalha de ouro todo ano e de repente viciado em drogas.
Um colega deu um comprimido para dor de cabeça, o mesmo colega levou ele pra uma casa que havia uma pessoa de branco dizendo ser médico e deu uma injeção e daí , bum , super viciado, perdeu de ano, ficou agressivo, doente. No final é assassinado pelo pai sei que muita coisa assim acontece, mas não tão rápido como um cometa. O relato é que uma história real, não vou ler o 2.

Fernanda3478 25/03/2024

Ah, esse livro?
Quanto a leitura impactante, eu acho que foi a minha primeira. Eu tinha uns 10 anos, quando a minha professora da 3 série (Vanda), falou sobre esse livro, e fui instigada a ler. São 3 livros que contam a história de uma família quase perfeita, mas atingida por um mal devastador? Tão nova, fui arrebatada pela leitura, e tomada por um misto de sentimentos, mesmo porque, trata-se de uma história real? e triste.

malubeneli 22/03/2024

O estudante
Li por conta da escola e meudeus, eu não dava NADA para esse livro, e muito pesado, tem vários gatilhos e trata sobre assuntos sérios da forma que devem ser tratados. o livro cita algumas coisas que eu não concordo e que não fazem sentido nesse contexto, como a meritocracia citada em 5% do livro. ele fala que não é simplesmente não querer largar, a é opção, oportunidade e, principalmente, dinheiro, o livro passa uma mensagem importantíssima e necessária, ainda mais para ser lido na escola, para estudantes lerem.
recomendo para todo mundo (lembrando dos gatilhos). esse livro é essencial e necessário

Korvus 15/03/2024

Uma Transformação Trágica
Li como tarefa da época em que estava fazendo um preparatório para a IFRJ e acabei me impressionando positivamente. A história mostra valores de caráter essencial no âmbito das relações sociais. Além de exemplificar as consequências de algumas delas. As lições dadas pelo pai dos meninos era um dos fatores que mais gostava de ler na época. Todavia, não é um conto de fadas, é uma realidade trágica e evidente em diversas situações do cotidiano do jovem brasileiro.

CecAlia215 10/03/2024

Que livro ruim da peste
Misericórdia, viu? Leitura super entediante, muito chata a vida desses dois irmãos. 0 emoção, 0 enredo,… terminei esse livro e fiquei: e????? É um tema muito sério, mas abordado de uma maneira muito sem sal.

Cainagouvea_34 17/02/2024

Antes de ler esse livro vi pessoas recomendarem ele como essencial. Acredito que muito da aclamação que esse livro tem vem muito da nostalgia, visto que muitos leram ele na infância ou adolescência.
O livro é dividido na chamada parte azul, que apresenta a família dos irmãos protagonistas Renato e Roberto, e a parte negra que mostra à batalha contra a droga por parte de Roberto e sua família. O livro de certa forma é datado com diversas questões que podem ser interpretadas como muito problemáticas para a conjuntura social que vivemos, o livro foi escrito no período da ditadura militar, então é bem comum ver nesse livro uma propaganda muito conservadora, de proteção dos bons costumes e até mesmo de amor exacerbado a pátria, além de em diversos momentos o protagonista Renato, na parte azul do livro citar o então secretário de segurança de São Paulo, Erasmo Dias como um "Exemplo", mas a história mostra que o garoto prodígio está em muito errado.
Sobre o livro em si achei a parte azul bem estressante justamente por esses problemas, além de não manter um bom ritmo. Já a chamada parte negra embora apresente novos problemas acaba sendo bem melhor de ritmo, e mais interessante também, embora seja exagerada em algumas partes, mas apresenta um bom final pro livro.
Acredito que para chocar a audiência a qual o livro foi destinado a autora tenta forçar a visão de que é uma história real, e no começo eu realmente fiquei em dúvida se era ou não, mas com coisas que acontecem mais pro meio do livro é inegável dizer que não passa nem perto disso.
Enfim, não é o livro que eu recomendaria para algum aluno ou qualquer outra pessoa, não acho que aborde de maneira coesa e da forma que deveria ser este tema, além das diversas problemáticas que as evoluções sociais resolveram desde o ano em que o livro foi publicado, não sei se vou ler os outros dois livros da trilogia visto que esse era o mais comentado e ainda sim não me agradou, mas quem sabe um dia eu lerei.

Enzo.Lutyane 14/02/2024

Um livro interessante
A mensagem que passa realmente consegue te tocar, porém a forma que foi abordada ainda é muito crua, sendo um livro demonstrando as consequências das drogas no âmbito social, familiar e pessoal, ficando a esperar a entrega de uma ideia mais madura.
Concordo com uma resenha dele que li, "um livro que serve pra assustar crianças", pois realmente apresenta uma história fluida, curta e chocante, mas que peca no contexto, na narrativa e no realismo.

Nota 4 mais pelo sentimento de concluir um livro do que ele em si.
Uma leitura a se lembrar

Itacira0 08/02/2024

O estudante?
Pense num livro que faz a gente refletir!
Quando iniciei essa leitura estava no ginásio, foi um livro recomendado por uma professora de português, não lembro o nome dela agora. Mais foi uma leitura tão impactante que nunca esqueci dele.
Vale muito a pena ler essa história.

Isabella.Fujimori 25/01/2024

SOCORRO QUE LIVRO CHATOOOO
Me forcei mto a ler ele, quase o abandonei, o livro mais chato que já li, ficava mto confusa na maioria das vezes, juro as páginas ainda eram brancas e com a letra azul, ganhei de presente, pq se n fosse presente eu nunca iria comprar um livro assim ??

vitoria293 06/12/2023

Top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei

toricarvl 20/11/2023

Li a alguns anos, na época que não tinha conhecido o skoob ainda, mas livro bom tem que ser marcado aqui. Ótimo para os jovens.

Karina 26/10/2023

Eu li esse livro por conta da escola, vou escrever um breve resumo sobre oque eu entendi pois irei fazer uma prova.

O livro é dividido em duas partes, parte azul e parte preta. Na parte azul se resume me Roberto e Renato são irmãos de uma família rica brasileira, Renato o irmão mais velho era o típico irmão troféu que era ótimo na escola, um filho perfeito, fazia caridade e tinha discursos e palavras linda, sempre ajudava o próximo. Ele junto de seu irmão e apoio da família tinha uma ong para ajudar pessoas com dificuldades financeiras para sair do mundo da droga.
A parte preta do livro mostra como Renato entrou para o mundo da droga por conta de estudantes que tinham uma rede de tráfico dentro da escola, Roberto junto com seu mestre Mariano tentam combater mas em meio ao enredo da história, Renato acaba fazendo a vida de sua família um verdadeiro inferno, o livro termina com Renato morto.
É uma obra de reflexão mas é muito mal contada