O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro

Resenhas - O Estudante

Joubert 11/10/2010

Li esse livro na adolescência... no final dos anos 80... Apesar de nunca ter tido nenhum tipo de problema com substâncias legalmente proibidas no Brasil (devido minha educação semrpe aberta a conversação) esse livro me marcou a ponto de fazer referência no Skoob....

Pra nós leitores assíduos e dinâmicos, esse livro ocupará algumas horas de nossa existência.. mas se essas horas repercurtirem em indicações aos mais novos... serão horas muito bem aplicadas...

Recomendo a leitura e agradeço a "Dona" Jurema da sétima série a indicação...
Gláucia 11/10/2010minha estante
Indicação anotada para os próximos anos. Valeu!

Rayne 13/09/2012minha estante
tbm me marcou, uma historia sobre a realidade das drogas.

Jordana Minelly 28/12/2012minha estante
também me marcou muito... se não me engano acho que esse foi o segundo livro que li na vida e dai me veio o gosto pela leitura...

Paty 04/03/2014minha estante
Esse livro é fantástico. Nunca passei por isso mas me marcou. Me fez abrir os olhos para uma realidade catastrófica.

Renata 17/10/2015minha estante
Também amei o livro , marcou profundamente minha adolescência. Li a pedido da escola e nunca mais separei-me dele.

Simone 26/09/2020minha estante
Tb marcou minha adolescência

Gláucio Imada Tamura 02/12/2020minha estante
Este livro marcou uma geração.

Dani.Lima 21/02/2021minha estante
Eu tb lì os 3 na minha adolescência... e estou procurando em pdf para meus filhos lerem pois morando fora do Brasil não consigo encontrar o livro para comprar ..alguém sabe como ou onde posso baixar o pdf ou Kindle?

Myrelly.Avila 23/06/2021minha estante
Eu tbm li na adolescência . E me marcou bastante . Foi o primeiro livro q li na vida por inteiro por volta do ano de 2002 . Depois o perdi ... E não achava nas bibliotecas da minha cidade.

Tatiane.Ferreira 12/08/2021minha estante
Esse livro me abriu mais caminhos para conhecer as obras da Escritora Adelaide Carraro.?

Maria5605 19/02/2023minha estante
Já li esse livro umas 6 vezes, simplesmente porque amo ele, e todas as vezes que li, minhas reações e expressões são as mesmas.

Marcela115 09/05/2023minha estante
Boa tarde gente como eu faço para ler esse livro

Tatiane.Nogueira 10/05/2023

Misterioso
Fala sobre drogas e bullying de um jeito que faz a pessoa pensar o que leva um ser humano querer experimentar algum tipo de droga, sem mencionar qual a graça que as pessoas vêm em fazer bullying com alguém.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Becah_reis 18/11/2022

Esse livro, apesar de curto, traz uma narrativa muito interessante, chama muita atenção e te prende. lembro de começar a ler ele por causa da escola, e como sempre, pensei que seria entediante (já que eu tinha que ler para fazer uma prova e, geralmente, os livros que precisamos ler na escola não são livros que eu tenho muito interesse) mas o enredo dele me impressionou muito, fiquei ansiosa e aflita em muitas partes ksksks e posso dizer com certeza que foram algumas horas de leitura bem gastas.

Laura1040 15/06/2021

Recomendo muito esse livro! Por mais que seja triste, ele trata de um assunto de grande relevância e que todos os estudantes deveriam ler, para compreender as consequências das drogas na vida das pessoas.

Liv 16/03/2021

Li esse livro em 2016 e até hoje o final dele me deixa meio chocada. É um livro necessário, principalmente para pré adolescentes. Cumpre sua proposta. Recomendo.

Kika 29/05/2009

O livro comove, choca, surpreende, dilacera o coração. Não imaginamos quão trágico é o desfecho ao iniciarmos a leitura. Nos unimos a dor da família Mascarenhas, e quando terminamos a leitura fica a sensação que aconteceu muito próximo a nós. Ótimo para adolescentes e adultos que tenham filhos adolescentes, para que vejam como as drogas podem chegar sutilmente até o jovem, e como ela pode corromper pessoas da melhor índole.

Letícia 12/06/2009

Indico para todos que apreciam um ótima leitura
O livro que me fez chorar,
O livro mais verdadeiro,
O livro mais real,
O livro mais emocionante.
Não é um livro e sim O livro.

LAvia 01/04/2024

O estudante.
Nem sei dizer, história de um garoto, quase santo, que era melhor em tudo que fazia, exemplo para todos, ganhava medalha de ouro todo ano e de repente viciado em drogas.
Um colega deu um comprimido para dor de cabeça, o mesmo colega levou ele pra uma casa que havia uma pessoa de branco dizendo ser médico e deu uma injeção e daí , bum , super viciado, perdeu de ano, ficou agressivo, doente. No final é assassinado pelo pai sei que muita coisa assim acontece, mas não tão rápido como um cometa. O relato é que uma história real, não vou ler o 2.

Christian 08/05/2014

Pra amedrontar criancinhas
A questão das drogas é complexa, envolve muitas variáveis. Aqui, Adelaide cria uma historinha com supostos indícios de realidade (obviamente, tudo não passa de artifício), que pode até ter se baseado em algum fato real, mas a forma que realiza o livro é sensacionalista e estereotipada. Pouco contribui a qualquer discussão séria sobre o assunto.

Se é pra aconselhar adolescentes sobre os riscos das drogas, talvez seja melhor conversar honestamente, e não fazer esse melodrama pavoroso pra colocar medo em criancinhas. Enfim, uma historinha moralista - da série fracassos da educação: a educação que se dá pelo medo, e não pelo diálogo - e de gosto duvidoso.

Mariana Carneiro 11/09/2018minha estante
"A forma que realiza o livro é sensacionalista e estereotipada". Concordo plenamente com tudo.
Mal escrito, um tanto ridículo em certos pontos e feito só para chocar.

Christiane.Sérgio 01/05/2021

Não me lembro a idade que tinha quando li este livro, provavelmente ente 10/12 anos e ele me afetou profundamente.

Hoje, terminei de ler e, mais uma vez, me afetou profundamente. Soibe que é uma história real, procurei fotos, mas só encontrei comentários. A curiosidade bateu forte.

O relato deste livro atrás tanta dor, desespero...impossível não se envolver.

Leiam, repasem para seus filhos, sobrinhos, amigos. O Estudante é inesquecível.
Mari 13/05/2021minha estante
Sim!!! Eu amo esse livro.

Christiane.Sérgio 14/05/2021minha estante

Juliana_alvernaz 26/07/2010

No livro O estudante, Adelaide Carraro retrata a história da vida de Roberto, um estudante de classe alta. seu irmão mais velho o Renato, é o orgulho da família, tira sempre ótimas notas, sempre o primeiro da turma e os dois irmão (Renato e Roberto) sempre se deram muito bem. Os dois sempre fazem campanhas para ajudar famílias pobres, da favela e órfãos e chegam até a adotar uma menina que estava mal no hospital (Rosana). Eles sempre tiveram tudo do bom e do melhor: empregados para cada um, pai e mãe super carinhosos e bastante dinheiro, mas infelizmente, Renato o menino tão inteligente e solidário, acaba caindo num poço sem volta, as Drogas.
Então um garoto que sempre foi companheiro e carinhoso com todos, se tornou em um rebelde que desrespeitava seus pais e irmão, virando um viciado que muitas das vezes falava que ia parar(realidade de muitas pessoas), mas o vício só piorava, a ponto de fazer coisas que ninguém de sua família imaginaria que ele pudesse fazer.
Roberto seu irmão mais novo não poderia ficar de braços cruzados vendo seu querido irmão se afundar em um poço sem volta. Foi aí que Roberto lembra de seu querido mestre (professor), da 1ª série e pede sua ajuda e os dois fazem de tudo para poder acabar com os traficantes que distribuem as drogas no colégio para os estudantes e tentam evitar o vício de muitos outros estudantes que embarcam nessa viagem sem volta.

O estudante tem uma história que envolve o leitor e tem um final que surpreende bastante.
A. Carraro narra o livro como se fosse o Roberto (o irmão de Renato) e conta como acontece isso com sua família.

Mari 05/07/2020

Bom paradidático
Eu vi alguns problemas no livro, achei ele elitista em muitas passagens e com um discurso moralista exacerbado que chegava a ser artificial.

Mas, isso aconteceu mais na primeira parte do livro (parte azul). Na última parte (parte preta), a leitura fluiu melhor pra mim e achei que a mensagem central do livro é muito boa pra pré-adolescentes/adolescentes.

Filipe.Mello 05/04/2021

Trágico, mas toma cuidado
Uma triste realidade do Brasil, esse livro retrata uma tragédia envolvendo tráfico de drogas.

Um livro com uma mensagem bem bacana, mas achei alguns pontos meio mal feitos ou até preguiçosos. E muitos diálogos expositivos.

Além disso, o livro não caminha em sua primeira metade. A parte azul do livro (que seria a parte de coisas boas) não teve muita relevância para justificar a quantidade de páginas. Poderia reduzir umas 15 ou 20 páginas da parte azul e trabalhar mais na parte preta para que as coisas não ficassem tão rápidas.

Mesmo assim, eu gostei muito da parte preta e da história como um todo, só não curti muito a execução, mas também não sou ninguém para julgar.

Matheus Aquino 31/07/2020

Esse livro fez eu refletir sobre a vida e de não usar drogas