Pitágoras e o Tema do Número

Pitágoras e o Tema do Número Mário Ferreira dos Santos




Resenhas - Pitágoras e o Tema do Número


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Vlademir Lazo 12/11/2017

A criação da filosofia e a simbólica dos números
Sugere uma síntese da qual partiu (ou assume como própria) o pensamento filosófico de Mário Ferreira dos Santos. Conta do surgimento da filosofia com Pitágoras de Samos, que teria criado a expressão "filósofo" como amante do saber. Ele e seus seguidores formando como que uma seita em torno do amor à sabedoria e simbolismo dos números.

Os sofistas seriam os inimigos do pitagorismo, que terminou por ser proibido, com Pitágoras se exilando na Itália com seus seguidores e tendo uma morte trágica. Mário Ferreira estabelece ilações com religiões tradicionais como o cristianismo e o caráter iniciático dos pitagóricos, e invoca Sócrates como um pitagórico, e também Platão, os criadores da filosofia propriamente dita como a conhecemos hoje. Aristóteles, não; vindo das fronteiras da Grécia, era racionalista-empirista demais, e como bom pitagórico-platônico Mário Ferreira diz que Aristóteles deformava muito o pensamento de vários de seus antecessores, ainda que o brasileiro reconheça o gênio do estagirita.

Em Pitágoras e o tema do número, é tratado sobretudo a simbólica numérica, e um esboço das leis eternas em torno dos números do 1 ao 10. Há muitas citações de outros livros do filósofo brasileiro, sem que seja tão necessário recorrer primeiro a eles para se chegar a este, que se apresenta como excelente introdução à sua bibliografia. Da edição da Ibrasa, vale dispensar o longo e tedioso prefácio.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR