1984 + A revolução dos bichos

Resenhas - Box George Orwell 4 em 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mei` 28/02/2022

Guerra é paz; Liberdade é escravidão; Ignorância é força
Esse livro é uma marca para a história. De verdade, nunca li algo parecido. Peço desculpas por não conseguir formular bem essa resenha, tenho tantas coisas a pontuar e transmitir em palavras vai ser um verdadeiro desafio kk

Sobre A revolução dos bichos: pelo livro ser mais curto, e dessa forma, mostrado de uma forma mais direta e sem rodeios o por quê da liberdade ser tão importante, e como ideias utópicas nunca funcionam e nunca funcionarão, deixa a leitura assustadoramente atual.

Sobre 1984: no livro é mostrado como a dominância da mente (e dessa forma, da matéria) é extremamente perigosa. Quem controla a mente, consegue controlar o passado, dessa forma, por meio de vigilância constante e lavagens cerebrais, a liberdade do mundo inteiro é tomada, já que não conseguem se lembrar de um mundo diferente.
As classes socias, segundo o livro, estão sempre se revesando entre os Altos e os Médios, um tentando se manter no poder, e o outro tentando chegar até o topo; enquanto os Baixos estão, no tempo que lhes é restado, pedindo por igualdade. A ideia de igualdade nunca vai ser atingida, afinal o poder e o medo andam lado a lado.
O Grande Irmão, que está sempre te observando, sabe do seu meio e não se importa com o fim, desde que continue no topo ? e esse é um erro que os Altos não vão cometer novamente, não deixarão os Médios tomarem seu lugar porque os Médios nunca chegarão a ter uma chance de escapar de seu governo totalmente totalitário e indiferente.

Acho uma leitura obrigatória, ela nos lembra pelo o que lutamos e qual pode ser a consequência de um mundo onde liberdade de expressão é um crime.
Yasmin 25/03/2022minha estante
Amei a resenha, lerei assim que possível. ?

Mei` 26/03/2022minha estante
fico feliz ?
leia, é um livro realmente bom

Evandro.Junior 28/12/2022minha estante
Estou lendo, achando fascinante, correção, estou achando fascinante o quão bem parece retratar nossa sociedade atual.

WalterGoncalves 18/07/2023minha estante
É de arrepiar.!
Através da tortura ao ápice dor física e mental, tudo aquilo era resolvido.

Anaaa 16/05/2021

Manipulação...
Não pensei que ia gostar tanto de um livro como este, mas nossa a forma como o Orwell tratou desses assuntos, é simplesmente incrível, da super pra entender sem dificuldades. É triste ver que uma escrita de 78 anos atrás ainda é atual... mesmo após tantos atos e movimentos. Triste, mas necessário saber sobre o que aconteceu e o que vem acontecendo.
5 estrelinhas por que amei ter esse conhecimento?
Leo Vieira 18/05/2021minha estante
Estou começando a leitura dele hoje!!! Massa a resenha :)

Anaaa 18/05/2021minha estante
Obrigada? boa leitura, tenho certeza de que vai gostar

Jabuticaba cacheada 06/01/2022minha estante
Revolução dos bichos me pegou de jeito. To terminando agora 84.
To apaixonado dms

Déia 23/09/2023

Tão antigo e tão atual. Gostei demais!! Aos olhos desatentos, atentem, prestem atenção em tudo, a manipulação é real.
alynebz 26/02/2024minha estante
eu amo esse livro, nunca pensei que passaria tanta raiva com animais

Déia 27/02/2024minha estante
Siiimm!! Hahaha, senti o mesmo

Evandro.Junior 14/06/2023

Visionário, foi um autor muito a frente do seu tempo
A Revolução dos Bichos é impressionantemente simples para uma mensagem tão clara, super indico a leitura.

1984 - Essa história, nossa, é até difícil de dizer o quão lúcido é a forma com a qual ele parece ter transmitido entre a vida real e o livro ou o inverso, eu considero uma leitura obrigatória para qualquer cidadão que queira desenvolver um olhar crítico diante dos acontecimentos do famigerado século XXI. Indico a leitura sem pestanejar, muito bom livro, envolvente e com uma mensagem muito forte.

Juh 22/11/2023

Necessário pra todos
Ler esse livro me encheu de revolta e ao mesmo tempo não tive espantos porque por mais distante que pareça os acontecimentos dessas narrativas, mais eu sinto que pode sim ser real

Sobre a revolução dos bichos, mostra como a busca pela liberdade nunca vem fácil e nem de mão beijada, uma lavagem cerebral acontecendo de pouco em pouco, até que no fim tudo voltou ao que era antes e por causa dos malditos porcos. Me deixou até triste, mas é a pura realidade

Sobre 1984, esse realmente me chocou. A separação das classes altas, médias e os baixos, a vigilância sempre, a lavagem cerebral que é feita, a criança que entregou o próprio pai. A revolução foi pensada, mas ela não existe pois nunca foi segredo, não tinha como ser segredo se tudo é olhado o tempo todo. Extremamente bizarro de se pensar que parecer ser o sistema e ditadura em sua forma mais pura e bruta

Foram leituras que me deixaram refletindo e pensando na existência de tudo, do capitalismo na sua forma bruta, a ideia do socialismo e o sonho do comunismo. Vale muito a pena a leitura pra refletir todos esses pontos
Cleber 23/11/2023minha estante
??????

brenerino 29/09/2023

Só marcando
A Revolução dos Bichos; lido em 28/09/23

Esse livro me deu uma sensação tão ruim no peito que não sei nem como descrever, revolta talvez?

luiza 19/09/2022

Winston amava o?
Muito bom e pesado, amei o livro, o final me deixou triste apesar de já esperar que fosse acontecer isso. Mas recomendo mt. não li revolução e não vou ler ainda

laurabrrs 12/08/2023

não tenho muito o que falar
bom, esse livro foi um que realmente me tirou MUITO da zona de conforto, porque não estava acostumada a ler nada do tipo, então não tenho muitas opiniões ou muitas coisas pra dizer KKKKK então vou dividir essa resenha entre os livros e dizer o que eu achei de cada um, mas não vai ser nada elaborado e nem super inteligente????
sobre "a revolução dos bichos": foi um 3 estrelas. gostei, achei interessante, mas não foi nada tão uAAu. é uma representação "divertida" da revolução russa com críticas à como o socialismo soviético funcionava. acho que o que me fez não gostar tanto do livro foi a escrita, demorei quase uma semana pra ler 10 capítulos. enfim, é interessante.
sobre "1984": 4 estrelas. sensacional. que livro BOM. a escrita não foi um problema nesse aqui, eu conseguia ler 10 capítulos muito rápido. críticas incríveis, reflexões incríveis, história interessante e final de maluco, tô ate agora tentando digerir. foi escrito na época da guerra fria e mostra uma realidade futura onde o governo é super extremista, que censura todas as informações e controla tudo e todos 24 horas por dia (inclusive os pensamentos). muito bom, de verdade.

Erivaldo21 25/08/2022

É um alerta necessário!
A revolução dos bichos e 1984 são duas distopias escritas por George Orwell presentes nessa edição. Ambas as histórias fazem críticas a regimes totalitários e à violência para repressão, concentração de poder e manipulação das massas. O autor que presenciou muitas violências em sua vida retrata até que ponto o ser humano chega por um sistema político e/ou ideológico. Em "A revolução dos bichos" os animais da fazenda se revoltam contra seu proprietário que é expulso dela, os porcos são os que encabeçam a revolução e são eles que mantém o regime estruturado por mandamentos que os animais devem seguir para o bem e felicidade de todos. Em "1984" o pensamento se torna crime. Winston um membro do Partido do Grande Irmão começa a se questionar sobre o partido e seus objetivos, seus métodos, suas ações. Se apaixona por Júlia e com ela se junta com a Irmandade ? uma organização que se opõe ao partido. Em ambas as histórias há um esforço dos regimes em acabar com a informação e a instrução; por meio da deturpação da verdade. Também as piores atrocidades em nome de um ideal que é sempre para o bem e a favor de todos, tudo feito por pessoas bem intencionadas que só querem a felicidade e a paz, apesar do povo sempre se tornar mais infeliz, mais pobre, mais burro. Esse livro faz você refletir sobre a utopia e que ela não pode ser conquistada, e se for estabelecida será uma distopia. Acaba por se tornar um alerta sobre o futuro em governos que querem impor suas verdades e ideologias para o bem de todos. Enfim, uma leitura obrigatória para a reflexão.

Matheus656 25/08/2022

Revolução e Política
Pra começar; A revolução dos bichos. A comparação sociopolítica da revolução dos oprimidos e a implementação do seu regime igualitário, trocando a óptica humana para a de animais é sensacional! George Orwell conseguiu explicar suas visões sociais através de uma história simples, animada e fantasiosa mas, mesmo assim, muito fiel às tramas que encontramos no dia a dia.
Agora o mais sério; 1984. Esse livro é simplesmente a escrita mais série e complexa do livro anterior. A mesma temática é abordada, poder. Nesse livro as questões como a manipulação da verdade, da história, das mentes e tratada de forma bem mais profunda e complexa. O Partido e sua visão ortodoxa de mundo é um alerta para os leitores sobre a importância do pensamento crítico. A liberdade de pensamento, ideologia e a liberdade em si são os maiores presentes que se pode ter, visto da leitura da história.
Só me resta dizer que o livro aborda de forma focada um tema que pode ser aplicado em várias formas de governo atual. Eu amei o livro e indicaria como leitura de base pra qualquer um.
Uma única crítica que precisa ser pontuada é a comparação descabida com Do Partido e a URSS e o personagem e os EUA. Orwell tenta defedener o lado capitalista fazendo uma comparação quase santificada do Capitalismo, quando na história real do mundo tanto a URSS quantos os EUA fizeram o papel Do Partido.

WalterGoncalves 17/07/2023

Do mais leve ao mais inescrupuloso: O equilíbrio perfeito.
_ O primeiro trata-se de "A Revolução dos Bichos".
Uma obra que deveria ser obrigatória em todas as instituições educacionais, ou pelo menos as brasileiras, pois são umas das que mais precisa. Sem dúvida uma obra de enorme valor informativo.

_ O segundo e último. "1984", reflete ideias bem mais conturbadas e repulsivas, perece que saiu da própria alma dolorosa de George Orwell. Os adolescentes em larga escalas chegaram ao ponto de se unir para escolher o "futuro da nação".
_ Atualmente somos os próprios policiais do pensamento, evitamos magoar o próximo com algumas verdades amargas. Amanhã os policiais do pensamento poderão ser aqueles que nós mesmos desejamos e fizemos ficarem além das nuvens, no topo do pódio, com todo poder nas mãos , por intermédio de votações popularmente "democráticas" ?

Obs: Talvez nem isso.

Marcelo 03/04/2022

Para pensar?
2 lvros que você nunca esquecerá. Nesse box, chama a atenção a introdução/comentário que tem antes das 2 histórias. Considero como um terceiro livro. Recomendo para quem gosta de distopias. O personagem ?Napoleão? entrou para o rol dos maiores vilões da literatura que eu conheço.

1 | 2 | 3 | 4 | 5