Filha da Floresta

Filha da Floresta Juliet Marillier

Resenhas - A Filha da Floresta

RLeitora 27/11/2012

Resenha RLeitora - Filha da Floresta
Primeiro vamos falar sobre esta capa linda: o tom sobre tom dá a impressão de que a figura faz realmente parte da floresta, que é o cenário da história como o próprio nome sugere.
A trama se passa durante o período medieval, quando havia os senhores donos de feudos. Logo nas primeiras páginas, a autora deixa um mapa para situar os feudos e para que o leitor possa entender e imaginar melhor.
Na introdução da obra a autora explica que se trata de uma história baseada no conto dos Irmãos Grimm, Os Cisnes Selvagens, e mantém elementos das fábulas. Ainda há a explicação de algumas pronúncias do Irlandês Gaélico antigo utilizadas no livro. Por exemplo, Sorcha se pronuncia Sorca.
Sorcha, 13 anos, é a sétima filha de um sétimo filho. Sua mãe morreu durante o parto que deu vida à nossa protagonista, seu pai tornou-se distante de todos e então os 7 irmãos cresceram por si mesmos. Até que a madrasta chega e, digna das fábulas, é vil e má. Quando os irmãos recebem uma magia terrível, Sorcha consegue fugir. Então guiada pelos Seres da Floresta, deve realizar uma tarefa a fim de desfazer o mal, sem a ajuda de ninguém e de forma peculiar. Em determinado momento Red, um bretão (inimigo), a encontra, e como não sabe quem ela é, resolve a levar para a sua casa e mantê-la até ter notícia de seu irmão, Simon, que saiu em busca de aventura.
Sorcha é uma ótima contadora de histórias, e é através dela que ficamos conhecendo histórias celtas, da velha Irlanda, demonstrando a riqueza cultural daquele povo. O livro acontece em um espaço de tempo bacana, de 3 anos.
Sim, sei que estou sendo muito vaga e posso até estar lhes confundindo um pouco. Mas, por favor, entendam que se eu contar qualquer coisa a mais, estragarei totalmente as maravilhas do livro.
Aventura, impacto, agonia, repugnância. As cenas são fortes em todos os momentos sejam eles bons ou ruins. O final é interessantíssimo, com várias surpresas e cheio de expectativas. Com um ritmo envolvente, é impossível largar o livro.
Ao longo da lenta leitura 600 páginas lidas em 5 dias, pude absorver vários elementos expostos pela autora. E o mais formidável, a meu ver, foi sobre a importância da cultura de cada povo, do respeito mútuo e da importância da tradição. O respeito com a natureza também estava presente em todos os momentos.

Pontos Positivos: Não há uma história de amor/paixão repentina. Tudo acontece lentamente, de acordo como as personagens vão se conhecendo e nós a elas. Tudo muito palpável. A história é bem original (apesar de ser baseada em um conto antigo).

Pontos Negativos: Foi muito difícil pensar em pontos negativos para uma obra tão bela. Talvez a madrasta tenha aparecido pouco e acabamos não a conhecendo direito. Ficamos sem saber o que ela é, o que faz realmente.

A Editora Butterfly merece uma salva de palmas pelo capricho na diagramação. Os desenhos em cada início de novo capítulo são lindos.

Se este livro é bom? Sem dúvidas! Todos correndo para a livraria em 3,2,1, já!
Aysla.Monise 31/12/2012minha estante
Comprei o livro ontem, e essa resenha me deixou mais curiosa do que a sinopse intrigante! Sim, vou correndo para começar o livro.

Renata CCS 18/01/2013minha estante
Realmente as resenhas nos conquistam mais que as sinopses! Muito legal!

Giovanna 17/07/2013minha estante
Simplesmente amei sua resenha e o livro. Li ele em 1 semana! Se não fosse pelo skoob, teria lido em 5 dias, rs. Recomendo a todos e também acho que eles deveriam ter falado mais sobre a madrasta. Resenha perfeita!

Fah 04/10/2013minha estante
Adorei o livro, muito mesmo!
Porém é uma história com início, meio e fim. Não é tão comum isso em trilogias.
Gostei muito da trama dos cisnes, mas sinceramente não fiquei interessada em ler o "Filho das Sombras"

Débora 03/03/2014minha estante
Amei o livro e em um ponto da madrugada tive que me obrigar a parar de lê-lo(eu tinha que trabalhar no dia seguinte =D). Li o livro em 3 noites, a história e chocante e maravilhosa. Eu ja conhecia a autora, em A dança da Floresta e O Segredo de Cybele, quando descobri que ela tinha mais livros lançados no Brasil. A História é tão envolvente que sempre quando alguém me interrompia a leitura, eu tinha que lembrar que não era eu que estava proibida de falar. Fiquei triste por o segundo livro não contar a vida dos irmãos de Sorcha nem de salientar o proposito desta desgraça que Sorcha e os irmãos tiveram que passar, além da missão da heroína, retornar o vilarejo e se vingarem da madrasta. No final ela conta o fim de alguns dos irmãos e não gostei disso, sei que este livro conta a missão de sorcha...mas achei injusto como terminou, ela salvou os irmaos, mas no final do livros a maioria deles não tiveram um grande propósito...duvido que o 2º livro conte sobre eles... mas é a minha opinião.

Ed 29/12/2015minha estante
Depois da sua resenha fica difícil não deseja-lo.
Adicionado na lista.

Agatha.Marques 07/05/2017minha estante
Terminei de ler o livro ontem e estou apaixonada pela história. Super recomendo! Concordo com a sua resenha em todos os pontos. Ela realmente pecou um pouquinho em relação a madrasta, não sabemos exatamente com qual intenção ela entrou na historia. Mas tem ação do inicio ao fim. Ameeeei!!

Agatha.Marques 07/05/2017minha estante

Letícia 07/11/2018minha estante
Eu li o conto dos irmãos Grimm, estava achando mesmo a proposta semelhante. Esto curiosíssima, quero ler o mais breve possível.

clau 08/06/2020minha estante
A capa deste livro também me conquistou, pretendo ler assim que possível.

Camila 09/09/2021minha estante
Esse livro arrancou meu coração o esfaqueou e colocou de volta com curativos ?

Nikolly.Linhares 21/09/2023minha estante
Sobre não conhecer a madrasta (a feiticeira) , nos próximos livros vai contar mais sobre ela até (atenção spoiler) no 2 livro fala sobre o filho dela com Lorde Colum ( pai da Sorcha)

Dri 15/10/2015

Eu recomendo apaixonadamente. ( mesmo sofrida)

Terminei A Filha da Floresta profundamente emocionada.

Nem sei o que dizer... sofri demais com essa leitura. Não gostei das escolhas que autora fez no final, são escolhas difíceis de aceitar, pelo menos pra mim foi. Isso tornou a leitura muito mais sofrida, e é lógico que você fica desejando que fosse diferente…mas nem isso tirou o fascínio, a grandiosidade da obra. Realmente é uma obra magnífica.

E mesmo assim o final é lindo. O amor chegou na hora certa para Sorcha, que tanto amava seus irmãos. Ah, seus irmãos...Quanto mais eu lia, mais eu era transportada para o mundo mágico de Sevenwaters, mais eu me emocionava, me encantava, me fascinava...esse livro extraiu de mim emoções profundas que me fizeram chorar tanto.

Estou com cada parte marcante e sofrida na cabeça e no coração. E me emocionei muito mais no final, que nem pensei... E Sorcha, o que dizer...com certeza é uma das maiores e mais fantástica heroína que eu já li.

Não foi uma leitura fácil pra mim, meu espírito é muito sensível pra esse tipo de história...Preciso dar um tempo agora, ler algo leve que me faça rir, talvez algum dia eu tenha coragem e continue a ler a série, mas por enquanto, eu preciso me ausentar de Sevenwaters...Principalmente porque este romance virou caso de amor eterno.

Claro que aqui estão apenas meus pensamentos, quem dera eu colocar em palavras sobre a grandeza dessa obra, sobre seus personagens esplêndidos, sobre a riqueza, em detalhes, tudo sobre esse mundo mágico. Em que você consegue sim, sentir o frescor do vento, o mistério da floresta, o silêncio, as sensações narradas nesse livro. De forma brilhantemente transportada para o mundo mágico de Sevenwaters e seus mistérios....
Lizzy 15/10/2015minha estante
Dri, li esse livro em 2011, mas não lembro quase nada da história. Você a segunda pessoa que recomenda apaixonadamente esse livro =)

Dri 15/10/2015minha estante
Sim, é um grande livro. Vale a pena reler. :-)

Semiramis 16/10/2015minha estante
Eita, subindo na pilha,rsrs
Tenho o físico, mas vou correr atrás do ebook

Lizzy 16/10/2015minha estante
Eu tenho, Semi, envio =)

Semiramis 19/10/2015minha estante
Ai Lizzy, obrigada, aguardando ansiosamente. bjos

Ju 06/12/2013

Filha da Floresta
Sevenwaters é o lar de Sorcha. A garota se sente segura em sua casa, com o pai e os seis irmãos mais velhos, protegida pela floresta que aprendeu a respeitar desde bem pequena. Um estranho dificilmente seria capaz de vencer as barreiras naturais que os cercam. O povo de Sevenwaters nunca pega algo da natureza sem autorização; nunca toca em madeira viva sem necessidade e sem pedir licença aos Seres da Floresta.

Esses seres controlam, de certa forma, a vida dos habitantes do lugar. Há histórias de pessoas que foram levadas por eles e retornaram em condições psicológicas bem ruins; ou com mais ou menos idade que a esperada pelo tempo em que ficaram desaparecidas. Mas Sorcha não tem medo desses seres, convive bem com eles.

Seu pai, viúvo, começa a pensar que seus filhos precisam de uma mãe por perto. Acaba escolhendo alguém para desempenhar esse papel. Na verdade, não foi bem uma escolha. Trata-se de uma feiticeira, e uma feiticeira super do mal, que o domina e o faz ter atitudes visivelmente contrárias a todos os seus costumes.

Tudo o que ela quer é se ver livre de todos os filhos de Lorde Colum, e acaba lançando uma maldição sobre eles. Mas o encanto não atinge Sorcha, que consegue escapar. A Dama da Floresta, a rainha do mundo mágico, ensina à garota o que deve fazer para acabar com o feitiço, mas não será uma tarefa nada fácil. Ela vai precisar fazer seis camisas, uma para cada um dos irmãos, utilizando uma planta repleta de espinhos. E, durante o tempo que levará para confeccioná-las, não poderá emitir um único som. Uma palavra, um grito, um riso, e seus irmãos estarão condenados para sempre.

Filha da Floresta foi baseado no conto Os Seis Cisnes, dos Irmãos Grimm. Corri para lê-lo antes de ler o livro, para ter uma ideia do que esperar. Mas Juliet, apesar de ter utilizado alguns fatos da história, foi muito além. É incrível ver a Sorcha renunciando a tudo para salvar sua família. Ela tem uma força absurda. Precisa enfrentar situações bem difíceis, e não pode dividir seu segredo com ninguém.

Todas as personagens são muito bem trabalhadas. Inspiram amor ou ódio em nós. Os irmãos de Sorcha são fascinantes. Um deles vê o futuro; vários se preparam para seguir o caminho do pai, treinando para a guerra; outro quer entender e conhecer tudo no mundo. Outro deles se dedica secretamente a um treinamento... é considerado um intelectual. Uma família bem diferente.

Acho a capa linda, e ela seria perfeita se tivessem usado uma modelo mais parecida com a personagem. Filha da Floresta tem 607 páginas, e a leitura flui de um jeito que, quando a gente percebe, a história já terminou. Fiquei bem feliz por já ter o segundo volume da série em mãos, e não vejo a hora de iniciar a leitura. Deixo o book trailer para vocês, tem umas imagens lindas! *-*

"- Da escuridão do inverno surge a luz da primavera. Do sono do inverno vem a vida nova que chega com ela. Não podemos perder a esperança, não quando esta verdade da natureza nos é mostrada a cada ano."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/11/resenha-butterfly-filha-da-floresta.html
Michelli Prado 06/12/2013minha estante
Olá Ju!! Tudo bem??
Não li ainda nenhum livro que fala sobre fadas. Mais gostei da proposta, a capa é muito linda.
Gostei da resenha, ainda não conhecia esse livro, mas estou fugindo de séries por que tenho outras na frente e outras que necessito completar. Mas anotei na minha lista de futuras série a ler...
Bjuss?

Juh 06/12/2013minha estante
A capa é muito linda mesmo Ju.
Acho que ainda não li esse conto os seis cisnes do irmãos Grimm, mas eu adoro livros que se baseiam em outra história e que legal que a Juliet foi mais além.
Ainda não tinha visto falar na autora, mas fiquei super curiosa quanto a esse livro!!

Beijos!

Cris 07/12/2013minha estante
Vi este livro na Livraria e a capa é realmente lindaaa! Eu gosto de livros que usam florestas como cenário. E também adorei o Booktrailer, mas ainda não conhecia este livro. Mais de 600 páginas é muito hein?? A história tem que ser realmente boa! rsrsrs

Leilane 08/12/2013minha estante
Sempre achei esse livro muito instigante, mas nunca pensei em comprá-lo, agora estou realmente cogitando, mas vai para a lista dos que desejo, mas não ouso desejar de verdade no momento rs...
Amei a resenha!
Beijos

Isabel 08/01/2014minha estante
É uma pena que a editora brasileira resolveu publicar somente 3 livros de uma série que tem 6 livros. :(
Melhor ler a edição portuguesa.

rafacheca 21/07/2021

Livro incrível
Esse livro é maravilhoso e era exatamente o que eu estava precisando ler... Obrigada por me apresentar esse livro July (já pode tirar a faca do meu pescoço).
É um livro sobre aventura, sobre família, sobre amizade, amor, lealdade, sacrifício. É um livro que mostra que amar de verdade é estar disposta a dar 1000% de você. Não existe egoísmo no amor.
tUUDOOOOO

ai eu venci demaissss

que felicidade

rafacheca 21/07/2021minha estante
???

Lanny 01/01/2022

Eu li errado?!?!?!?
A literatura é fascinante. Um dos aspectos que amo é o fato de o que funciona pra mim não funciona pra outra pessoa e vice versa.

Quando vejo que alguém odiou um livro que eu amei ou amou um livro que eu odiei, eu fico a refletir porque isso aconteceu. Quais experiências de vida determinaram essa diferença? Gosto de tentar ver as coisas pelo olhar do outro e entender (apesar de não concordar) com a opinião divergente.

Exemplo recente (e que pode ser polêmico): não gostei de -O conto da aia-. Eu fiquei tão revoltada com aquele final, só queria dar uma estrela ao livro, mas entendo a premissa e porque as pessoas geralmente tecem altos elogios à obra. Amo -A Maldição do Tigre-, mas recentemente só vejo pessoas falando mal e dizendo que não vão terminar a saga ou que não tem interesse em ler, também entendo porque Kelsey é ruim de engolir.

Porém, esse livro é o terceiro que eu leio, detesto e não entendo como só tem resenhas positivas. A maioria das resenhas aqui são 5 estrelas com títulos do tipo: maravilhoso... Perfeito ... Livro da vida .. e eu tô aqui perplexa como isso é possível.

Ultimamente deixei de assistir vídeos do booktube porque muitas coisas me incomodavam nas análises que as pessoas fazem de livro; uma das coisas é dizer: esse livro é cheio de problemas. Porque geralmente essa frase vinha atrelada a um monte de mimimi. Coisas mínimas que não tem porque você ficar se atendo a elas e eles listavam como problemas graves e era só contexto e relevar.

Mas aqui eu tenho que dizer que esse livro é cheio de problemas. Na verdade ele tem um grande problema que se desdobra nos outros e mais um outro que tornam o livro impossível pra mim engolir.

A partir de agora vamos de SPOILERS porque não dá pra dançar em torno das coisas sem dizer claramente.
....
Pronto

Problemas desse livro: a idade da protagonista e as exigências pra que ela cumpra os termos da quebra da maldição.

Sorcha tem 11 anos (se não me engano) quando a história começa, e quando chega a parte da quebra da maldição ela só tem 13. Mas ela é uma menina de 11 anos que sabe de tudo da arte de cura. Antes de ser incumbida de quebrar a maldição dos irmãos ela é incumbida da tarefa de cuidar de uma pessoa que está muito mal por ter sido torturado na guerra entre as ilhas. ELA É UMA CRIANÇA!!!! Como você coloca uma responsabilidade dessas nos ombros de uma criança?

Aí chega as tarefas pra quebra da maldição, ela tem que produzir 6 camisas para os 6 irmãos. Mas não é simplesmente comprar um tecido e cortar. Se fosse só isso, eu com 13 anos e sem nenhuma experiência nisso e nem orientações de alguém que sabe eu não conseguiria nem com todo o material, imagine ela que não pode usar nada disso. Ela teria que fabricar o tecido... Cortar a planta, tirar a fibra, tecer o pano e depois cortar. Mas a fibra ainda vinha de uma planta infestada de espinho que não tinha como cortar sem se ferir. E nem tinha os instrumentos de tecelagem, ela fabricou.

Tudo isso uma menina de 13 anos que nunca tinha feito nada disso, o caso dela eram ervas de cura - o que em si já é absurdo para a idade.

Mas essa exigência ainda não é tudo. Ela tem que fazer tudo isso sem dizer um a sequer. Ela não pode nem soltar ruídos de choro, gritos, nada... Som algum pode sair de sua boca. E não existe nenhum feitiço dos seres da floresta que impeçam isso, é só pura força de vontade... De uma menina de 13 anos.

Aí eu preciso acreditar que essa criança foi viver na floresta sozinha, com pouca comida, sem nenhum conforto nem segurança, só com uma cachorrinha e durante um ano ela teve que passar por:

Fome;
Frio;
Solidão;
Espetadas de espinhos que deformavam sua mão e causavam infecção;
Estupro;
Perda de seu cãozinho de estimação assassinada pelos homens que a estupraram

E tudo isso ela fez sem soltar um soluço de choro? É isso mesmo?

Mas não paramos por aí. Depois disso ela não estava mais segura ali e tinha que partir, encontrando bretões que ela considera inimigos de seu povo. Um deles é irmão do rapaz de quem ela cuidou aos 11 anos e quem ele está procurando.

Mas ela não pode contar a história de quando esteve com ele e o que sabe do rapaz por causa das exigências. Ela tem que ficar muda. Então ela é levada para a casa de seu inimigo.

Eu aqui achando que isso facilitaria o trabalho dela, porque ela teria, pelo menos, casa, comida e materiais de trabalho. Realmente, teve. Mas não foi só isso.

Junto com tudo isso veio o preconceito do povo contra ela. As pessoas pareciam não entender que ela ainda era uma criança. As coisas que ela tinha que ouvir dos empregados e vassalos da casa eram ridículas.

A menina esquelética, machucada, muda, sozinha e longe de casa e as pessoas tratando ela como se ela fosse uma meretriz. Que absurdo foi aquele? Tem uma fala que eu fiquei totalmente indignada. O tio de Red a encontra sozinha na floresta e vai destilando veneno em cima de veneno na garota e chega um momento que diz algo do tipo: você enlouquece os homens com esse seu corpo.

O QUÊ?!?!?!?!?!

Uma criança de 14/15 anos na época dessa fala que está praticamente subnutrida enlouquece os homens com o corpo dela? Que doente é esse?

Esse mesmo homem fala outras barbaridades pra ela e eu ficava com ódio dessa exigência maluca dela não poder fazer sons. Como assim ela não pode se defender? Não podia mandar esse velho abusado ir embora? Que coisa mais ridícula.

Quanto custava a autora ter descrito no início do livro a história de Sorcha como de uma menina que estudava com anciãs da vila a arte da cura e em casa fazia trabalhos artesanais para justificar o fato dela ser boa nessas duas artes? Quanto custava tudo isso ter começado quando ela tinha 17 anos, o que faria dela com 20 quando chegasse o julgamento das pessoas dela estar seduzindo todos os homens? Quanto custava ela ter todos os mantimentos para se manter com saúde pra também justificar o olho gordo do pedófilo? E Mais ainda ... Que mal teria se a exigência da maldição fosse apenas que ela não contasse o que estava fazendo e nem pedisse ajuda?

Assim ela poderia se defender das acusações das pessoas que não tem nada a ver com os irmãos e poderia chorar, gritar, xingar .... A vontade.

Fora a história de Sorcha ainda tem outras coisas estranhas. Qual a motivação da madrasta de fazer as coisas que fez? Alguns poderiam dizer que era pra deixar as terras da família pra o filho dela com o patriarca da família. Mas quando os sete filhos voltam pra casa tá tudo destruído. Não tem explicação de porque ela fez as coisas que fez. Talvez no terceiro livro que na sinopse fala do retorno dela tenha algo, mas não estou esperando.

E, me desculpem, mas eu ri...aquela ceninha do irmão dela mostrando as imagens de uma cisne fêmea com os filhotes que eram sua família foi a coisa mais tosca que eu já li. Entendi a poesia da coisa. Cisnes são animais que só tem um parceiro na vida. Se o parceiro morre ele acaba morrendo tbm. Mas ele não era um cisne, só estava enfeitiçado.

Ah! Mais uma coisa... Simon volta e fica todo indignado que Sorcha não esperou por ele???? Q???? Ela só tinha 12 anos quando vocês se conheceram guri, você não disse nada a ela que indicasse um amor imortal, como a menina ia adivinhar?

Mas então, como falei no início. Não entendo porque as pessoas deram 5 estrelas a esse livro. E se você leu o livro e leu minha resenha e não concorda com o que eu falei, me dê seus argumentos. Gosto de entender as coisas que não concordo.

Não sou de abandonar, então vou ler os outros dois sem perspectiva nenhuma.
V.v. 01/01/2022minha estante
Nunca li esse livro, mas gostei bastante da sua resenha

Lanny 01/01/2022minha estante
As resenhas dos livros que eu não gosto são as minhas melhores. Kkkkkkkk

Lou 10/01/2022minha estante
Eu amo esse livro, mas não vou ficar tentando defendê-lo hehe. Só tem um ponto que eu acho interessante pensar e é o contexto em que ele se passa. Antes da idade média, pelo que me lembro de meus estudos, não existia o conceito de infância como temos hoje; as "crianças" eram mini adultos, expostos a tudo. Então, acredito ser totalmente cabível meninas dessa idade passarem por esse tipo de coisa. Aos 13, 14 anos, muitas provavelmente estariam casadas, à espera do primeiro filho. Sem contar o contexto das antigas religiões celtas; tudo o que sabemos hoje é possivelmente apenas um vislumbre do que realmente foi.

Guilhermina 15/06/2022minha estante
A cena da cisne com os filhotes foi difícil mesmo de perdoar

ThayAvalon 09/02/2022

Celta raiz ! ( ALERTA GATILHO ABUSO SEXUAL, PEDOFILIA)
Fazia tempo que eu queria ler este livro, e conhecer essa história porém eu demorei uns anos com ele na estante até engatar, esse ano resolvi pegar o livro e não me arrependo nada. Demorei 1 semana pra ler , a leitura não e muito fácil também devido a tamanho sofrimento da personagem.

Resumo:
Aqui encontramos a história de Sorsha, a sétima filha de seis irmãos , ela vive feliz em seu vilarejo, cada irmão possui uma certa habilidade, um dom. Sorsha é ótima com plantas e por isso cuida e faz tudo o que pode pelo vilarejo de Sevenwaters ( suas terras). Seu pai é implacável, e se tornou um homem severo e sem afeto pelos filhos, após a morte da sua esposa. Com o passar dos dias, seu pai traz uma noiva para sua casa Lady Oonagh, porém ela e uma feiticeira desprezível , amarga e cruel. Que transforma seus irmãos em cisnes, e a Sorsha tem a cruel tarefa de tentar liberta-los.
Sorsha é apenas uma criança de 14 anos, e sofre muito, passa por muitos traumas, e não e uma leitura fácil então vão com calma, eu demorei muito tempo pra ler pq estava realmente triste e incomodada, é um mundo incrível de fantasia e cultura celta , druida mas adulta. Não indico para pessoas sensíveis.
Com certeza 5 estrelas , favoritado.
Jessica.Kristine 09/02/2022minha estante
Adoro essa serie

Charlene.Roncolatt 09/02/2022minha estante
O segundo é tão bom quanto esse é menos sofrido tbm rs

ThayAvalon 09/02/2022minha estante
estou pensando em comprar ano que vem , primeiro preciso me recuperar dessa historia, linda mas ao mesmo tempo sofrida demais.

Ray Corrêa 04/07/2017

Intenso, intenso!
Deixa eu conversar aqui com vocês rapidinho sobre esse livro!
Eu fiz uma releitura dele. Já tinha lido há muitos e muitos anos, eu lembro que amei demais, favoritei e tudo.
A gente acompanha a estória da Sorcha. Ela é uma adolescente que vive em um lugar chamado Sevenwaters. A estória é toda ambientada em uma vibe mística, bem "contos de fada obscuros".
O pai dela, Lorde Colum, é o senhor desse lugar que meio que me parece um feudo sabe? É tudo cercado por uma floresta bem mística e meio creepy que qualquer forasteiro que não conheça essas terras, desaparece lá. É levado pelos seres da floresta e alguns nunca mais voltam. A vibe do livro é toda assim sabe? O que é muito legal na minha opinião.
Ela tem uma cacetada de irmãos.. 6 pra ser exata. Ela é a sétima filha do sétimo filho, algo que está relacionado com profecias e coisas assim.
Eles não tem lá o melhor relacionamento com o pai, que depois da morte da mulher, nunca mais foi o mesmo e só queria saber das campanhas de guerra contra os Bretões que roubaram as ilhas sagradas deles.
Até que uma mulher muito louca aparece por lá, Lady Oonagh ( não lembro se escreve assim), o pai deles vai casar com ela, e a mulher é uma feiticeira muito tensa, bem do mal.
Acontece um feitiço muito louco e a Sorcha é encarregada de quebrar esse feitiço. (COITADA). Eu não quero falar muito mais para não estragar a estória sabe?

Mas olha, eu curti bastante a releitura. O livro é carregado de misticismo, folclore e crenças bem nórdicas sabe? Tem muitos termos e nomes em Gaélico, o que eu adoro. Tem uma pegada muito forte de fadas e seres assim.. doendes e tal.
Se preparem porque é facada atrás de facada! A Sorcha passa pelas coisas mais difíceis e mais absurdas do mundo. Ela é uma personagem muito forte, muito determinada e bem madura para a idade sabe? Mas fica o triger warning para estupro.
Eu entendi o que a autora quis passar com tudo isso, mas olha, não é fácil ler. Deu vontade de tacar o livro na parede.
Tiveram diálogos, mais para o final também, que me fizeram revirar os olhos. Tem um personagem em particular, o tio do "mocinho", que na minha opinião, não foi muito bem construído.
Achei ele meio " então, preciso de um vilão bem clichezão e idiota para movimentar a estória" BUM, foi ele. Os termos que ele usava eram bem toscos, mas pode ser coisa da tradução sabe? As vezes, traduzir algumas expressões fica bem idiota mesmo!

Mas é incrível ver a superação da Sorcha, a relação dela com os irmãos é muito intensa, apesar de muitas vezes eu achar que a voz dela é bem fraca perto da deles. No livro da a entender que é tudo por zelo, amor, preocupação, e a gente vê realmente isso tudo transparecendo deles, mas tem horas que foi sufocante para mim, principalmente quando eu me colocava no lugar dela sabe?

O romance é daqueles que vão te conquistando bem aos pouquinhos e que quando tem aquela declaração final, você fica tipo " Ah cara, fiquem juntos logo porque vocês merecem!".
De qualquer forma, eu curti bastante reler, não dei 5 estrelas novamente para ele por causa dessas coisas que comentei no final, se vocês lerem, vão entender.. mesmo que talvez não concordem comigo hahaha!
Ainda vou deixar ele como favorito porque nunca li um livro como esses e mesmo tendo dado 4,5 estrelas.. ele é bem marcante sabe?
Vocês vão mergulhar nessa vibe de Fábulas e Irmãos Grimm e se sentirem na Irlanda hahah, pelo menos foi assim pra mim. Eu gostei bastante.

PS: Esse livro faz parte de uma TRILOGIA, mas eu não li nenhum dos outros. Você não precisa ler se não quiser, da tranquilamente para terminar nele mesmo.

Ligia100 04/07/2017minha estante
Os outros livros são sobre ela também?

Ray Corrêa 04/07/2017minha estante
Não... são sobre o resto da família! Os filhos e tal! Acho que ela aparece, mas só uma parte!

Carlinha 15/09/2017minha estante
undefined

Kallyn 10/12/2020

Definitivamente, um dos melhores que já li
Fantasia é um gênero muito amado por mim. Atualmente, tenho me voltado às fantasias mais contemporâneas, mas por muito tempo fui extremamente apegada à temática medieval. E como este livro cumpre bem seu papel!
É uma ótima fantasia medieval, narrada por uma protagonista completamente fácil de se gostar, repleta de personagens para amar e odiar de modo intenso.
Fico pensando em como esse livro deveria fazer mais sucesso por aqui, porque a história é realmente linda. Chorei do começo ao fim e acho, por sinal, que foi o livro que mais me fez chorar em 2020, porque eu simplesmente ficava torcendo para a Sorcha ter um final feliz.
Enfim, recomendo de coração. Mas que fique o aviso de gatilho; o livro tem cenas pesadas.
aAnaCarvalho 18/01/2021minha estante
cenas pesadas quanto? to pensando em comprar

Kallyn 28/01/2021minha estante
Então, meu anjo, tem uma cena de estupr*. Se você acha que, sabe, vai te fazer mais mal do que bem, eu não indico.

Kallyn 28/01/2021minha estante
Não sei comentar em cima de comentário, meu pai. Será que você vai receber notificação?

Livros e Citações 12/01/2016

Um livro que vive em mim
Autora: Juliet Marillie
Editora: Butterfly
Páginas: 616
Classificação: 5/5 estrelas

Tenho que ser clichê e começar essa resenha informando que nada do que eu escrever será suficiente para explicar esse livro. Não só ele tem mais de seiscentas páginas como também tem um mundo todo novo para explicar, e já em suas primeiras páginas impressiona.

"Se o senhor não acordar logo, perderá a nós todos, um por um."

A autora começa sua história relatando que se inspirou em um conto dos Irmãos Grimm, Os Seis Cisnes, para escrever a série Sevenwaters, que gira em torno de uma província de mesmo nome, um lugar onde os Seres da Floresta possuem forte presença e todos crescem ouvindo histórias sobre seus feitos e o perigo de se envolver com o Outro Mundo.

É nesse povoado que sete irmãos vivem e Sorcha, nossa protagonista, é a sétima filha de um sétimo filho com uma terrível tarefa pela frente. Com sua vida simples e de pequenas alegrias, ela cresceu para se tornar a curandeira entre os seus e protegida por todos os seus outros irmãos. Porém, quando uma maldição cai sobre eles, cabe a Sorcha lutar para salvar a todos. E, em uma batalha ancestral onde todos são peões nas mãos dos Seres da Floresta, ninguém vai sair ileso.

Para ilustrar melhor minha paixão e dificuldade para escrever sobre esse livro, vou confessar que o li assim que chegou em casa, na primeira metade do ano, mas ainda não estou pronta para passar tudo que senti, a loucura que foi para uma amante de fantasia encontrar algo tão bem elaborado e construído, e são livros como esse que me lembram porque amo tanto resenhar; não é só sobre contar uma história, para isso há milhares de sinopses por aí, e sim sobre como me senti e vivenciei essa história e passar toda essa gama de sentimentos para frente, com a esperança de que alguém também sinta o mesmo e se apaixone também.

"Por que devo me modificar só para agradar a um homem? Se ele não gostar de mim como sou, que procure outra pessoa para se casar."

Filha da Floresta é um livro que transpira magia e a autora se mostrou uma contadora nata de historias do início ao fim, com uma capacidade de poucos para realmente te colocar dentro da trama, vivendo cada momento de paixão e desespero, muitas vezes me levando a euforia e, infelizmente, às lágrimas. A escrita parece simples mas em retalhos algo grande é construído.

Entre lágrimas e risos, acompanhei a história de Sorcha, uma garota que precisou percorrer todo um caminho para se tornar o que estava predestinada a ser, e essa foi uma viagem além da idade ou experiência, onde uma criança perde a inocência e laços para lutar por aqueles que ama. Muitas vezes em formato de diário, Sorcha relata o que aconteceu com ela, sua lenda, perdas e vitórias.

“Por que Sorcha? Por que justo ela tem de sofrer tanto? Ela é inocente e incapaz sequer de ter maus pensamentos. Por que deve fazer esse sacrifício por nós?”
“Porque ela é a mais forte. Porque ela se dobra com o vento, mas não se quebra.”

E ainda há os vários irmãos da protagonista, mas nenhum chama mais atenção que Connor e Finbar, cada um deles sábios de uma forma diferente, sobretudo Finbar com seu jeito introspectivo, seus segredos e a maldição do seu dom.

Juntos, eles ensinam uma lição ao leitor sobre perda, fraternidade e a realidade da vingança, de dar o troco quando já se perdeu algo que vingança alguma trará de volta. Essa é uma história que vai além dos contos bonitinhos, com uma lição para contar, e se aprofunda mais nos reais sacrifícios, o amor, as vitórias e, acima de tudo, a magia. E mesmo com essa avalanche de eventos, em momento algum a autora deixou de explorar cada nuance, e se foi difícil seguir em frente, isso simplesmente aconteceu porque, mesmo como leitora, ver alguém sofrer tanto e ser traída a cada passo não é fácil.

"Ele não conseguiu encontrar as palavras corretas para se despedir. Hesitou. Deixou escapar a dor de sua alma e a feriu. Jurou que não a magoaria, mas magoou. Devia ter-lhe dito… devia ter dito… Não importa se você está aqui ou lá, pois sua imagem está em minha mente o tempo todo. Vejo-a na luz sobre a água, no balanço das árvores com o vento de primavera. Vejo-a na sombra dos grandes carvalhos e ouço a sua voz no pio das corujas à noite. Você é o sangue que corre em minhas veias e o bater do meu coração. É a primeira coisa que me vem à mente quando acordo e a última antes de eu adormecer. Você é… tudo o que sou, é o ar que eu respiro."

Ainda que seja uma ficção, sobre lendas, talvez sobre um passado que existiu, ou talvez sobre algo longe da realidade, seus personagens, suas dores e a sede por seguir em frente se tornaram reais a cada página, essa é a grande magia da leitura, e acreditar que em alguma parte do mundo existam pessoas com problemas diferentes, mas com a mesma coragem de, apesar de cada batalha, cada dor, que acreditam que é possível dar mais um passo e seguir em frente, traz um pouco de esperança.

Nada me preparou para Sevenwaters, e ainda que seja uma trama extensa, ela parece pequena para tudo o que ocorreu, é um dos poucos livros que posso dizer que vive em mim e não passará esquecido entre as centenas de outros que já li. Esse é um livro para inspirar, um livro que formará futuros escritores e ávidos leitores, porque como Harry Potter e outras tantas séries, a magia respira nessa história.

"Você tem uma longa jornada pela frente. Não há tempo para chorar."

Resenha por: Gabrielle

site: http://www.livrosecitacoes.com/
Naty 12/01/2016minha estante
Eu sempre deixo esse livro para depois. Pelo jeito, é bom mesmo. Tomara que algum dia eu consigo dar uma chance a ele.

Livros e Citações 13/01/2016minha estante
Sim, e ai você comenta aqui o que achou :)

Naty 21/01/2016minha estante
Lembra que me pediu para comentar. Então, aqui está o comentário: esse livro é surpreendente, cativante e habita no meu coração. Mas vê se você concorda comigo: ele está mais para drama que para fantasia. Nunca conseguiria passar por tudo o que ela passou.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/10/2015

Sorcha
"Você vai descobrir, filha da floresta. Através de dor e sofrimento, de grandes obstáculos, de traição e perda, você seguirá seu caminho." (página 78)

A história se passa na época feudal, e é narrada por Sorcha, uma garota que no início do livro ainda não tem 13 anos. Ela é a última de sete irmãos, a única garota, sua mãe morreu pouco depois de ela nascer. O pai, Lorde Colum, devastado com a perda de seu grande amor, acabou se afastando dos filhos e se dedicando apenas a Sevenwaters, província que ele governava e onde a família morava. Sevenwaters ficava protegida pela floresta e lá Sorcha vivia feliz com os irmãos, acompanhando-os em todas as suas aventuras e brincadeiras.

"o solene Liam, o alegre Diarmid, os irmãos gêmeos idênticos, Cormak, bravo e destemido, e Conor, profundo e sutil. Finbar, com sua ardente integridade. Padriac, sedento de conhecimento." (página 182)

Sorcha se interessava muito por plantas, de forma que leu tudo o que encontrou sobre o assunto e se tornou a curandeira do povoado, mesmo sendo tão jovem. Na época, irlandeses e bretões eram inimigos. Isso não impediu que Sorcha ajudasse a cuidar de um prisioneiro bretão, o contato entre eles fez com que a garota começasse a conhecer mais sobre a crueldade humana, mas ela não imaginava o que estava por vir.

"E talvez eu não fosse o sétimo filho de um sétimo filho como nos contos, dotado de poderes mágicos e protegido pelos Seres da Floresta, mas cresci entre meus irmãos, que me educaram da melhor maneira que puderam." (páginas 18 e 19)

Tudo mudou quando o pai de Sorcha decidiu se casar novamente, a madrasta dela era linda, mas escondia algo de perverso e parecia ter enfeitiçado Lorde Colum. Não demorou até que a madrasta tentasse destruir os irmãos, mas Sorcha conseguiu escapar, seus seis irmãos não tiveram a mesma sorte, sendo transformados em cisnes. Mas havia uma chance de a maldição ser quebrada, e para isso Sorcha teria que enfrentar uma difícil tarefa. Por amor aos irmãos, ela decidiu tentar, mas não sabia que sua provação seria tão grande e a levaria para tão longe de sua terra natal.

Filha da Floresta é um livro que eu já queria ler faz tempo, fiquei encantada pela capa e vi várias resenhas super positivas sobre ele. Agora, após finalizar a leitura, posso dizer que valeu muito a pena tê-lo lido. Se eu achava que a Mare de A rainha vermelha passava por momentos difíceis, é porque eu ainda não tinha conhecido a Sorcha! Ela passa por provações muito duras, mas seu amor pela família e a vontade de ter sua vida de volta faziam com que ela continuasse tendo forças, ainda que, no fim, nem tudo fosse como antes.

"Coloquei as mãos maltratadas sobre o rosto enquanto lágrimas amargas e silenciosas caíam dos meus olhos. Não estava sentindo raiva dele, dos homens que haviam me atacado ou de alguém em particular. Era simplesmente um grande mal-estar. Estava molhada, deprimida, cansada e só queria meus irmãos novamente. O choro era de autopiedade, por saber que as coisas jamais voltariam a ser como antes. Uma vez que alguém escolhe seu destino, não há retorno. Chorei por padre Brien, por Linn, por tudo que meus irmãos teriam sido e por minha inocência perdida. E também por minhas mãos, tão feias. Afinal eu tinha apenas catorze anos." (página 275)

O livro tem quase 600 páginas, e é daquele tipo que a gente não quer e não consegue desgrudar, mas também não quer que acabe. Eu o li em mais ou menos 4 dias, bem mais rápido do que esperava, a leitura é bem fluida e a curiosidade de saber o que aconteceria no capítulo seguinte, descobrir como as coisas se encaixariam, me fazia continuar lendo. Se no começo do livro eu devorava páginas e mais páginas, no final eu fui lendo mais devagar, pois ainda não queria me separar de Sorcha. Durante a leitura, eu conseguia me imaginar em Sevenwaters, visualizava as cenas com facilidade.

Achei bem interessante a autora abordar, além da magia, a rivalidade entre os povos irlandeses e bretões, pagãos e cristãos, porque ela deu espaço para que o leitor visse a questão pelos dois lados.

"- A família de Sevenwaters é muito antiga; uma das mais antigas da região - disse padre Brien. - Este lago e esta floresta são lugares em que coisas estranhas acontecem e onde o inesperado é fato corriqueiro. A chegada de pessoas como eu, de uma religião diferente, modificou alguns hábitos, mas apenas superficialmente. No fundo, a magia continua tão forte e presente quanto no tempo em que os Seres da Floresta vieram para o ocidente. As origens de muitas crenças podem conviver lado a lado e, eventualmente, se unir e adquirir uma força ainda maior." (página 95)

A capa é ainda mais linda pessoalmente! O título é em alto-relevo na capa e na lombada. A diagramação está ótima, com margens, espaçamento e letras de bom tamanho. As páginas são amareladas. Encontrei alguns erros de revisão.

Filha da Floresta é o primeiro livro da série Sevenwaters, o segundo (Filho das Sombras) conta a história da filha da Sorcha, o que me leva a crer que os livros podem ser lidos de forma independente. O primeiro livro tem um final fechado, ainda que faça o leitor sofrer um pouco com alguns desfechos e deixe nele uma grande vontade de saber o que mais acontecerá em Sevenwaters. No Brasil, já foram lançados 4 livros da série, no exterior já tem mais 2.

Enfim, Filha da Floresta é uma boa indicação para quem gosta de histórias de fantasia com uma pitada de romance, para quem procura uma trama com uma protagonista forte e uma história cativante.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/10/resenha-livro-filha-da-floresta-juliet.html
Chellot 20/10/2015minha estante
Eu adorei esse livro, mas ainda não consegui ler a continuação.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/10/2015minha estante
Tbm gostei muito, ansiosa pelo próximo.

Fiona 23/08/2021

A escrita é estonteantemente mágica e intrínseca com a natureza. A história é muito tocante e bela. Trata-se de um conto que reflete os momentos brutais e tristes da vida, assim como os alegres e de encher o coração. Retrata como a felicidade não é eterna assim como a tristeza também não, o eterno retorno ao meio. É uma caminhada pela floresta da vida.
Stutz 23/08/2021minha estante
Eu acho esse título incrível, sabe? Morro de vontade de ler, mas tenho medo de ser descritivo demais e acabar entediando...

Fiona 23/08/2021minha estante
Simm, o título capta o espírito do livro. Ele é bem descritivo às vezes mas as partes assim são sobre a natureza ou é uma prosa introspectiva, ambos muito fluídos ao ler.

Julinha 16/07/2021minha estante
????????

Julinha 16/07/2021minha estante
te amo ceci te amo

Naty Araujo 21/11/2021

Comecei a ler esse livro sem muitas expectativas, desanimada até, e que grande surpresa eu tive! Me deparei com uma história que se tornou uma das minhas favoritas da vida! Estou nesse momento sem palavras pra expressar a imensidão e o turbilhão de sentimentos que essa narrativa me trouxe. Eu lia e SENTIA cada palavra presente aqui. Quanta beleza, quanta sensibilidade, quanta emoção, traição, dor, superação e amor é necessário para a construção de um romance perfeito? Não sei, mas nessa história encontrei a dose certa de cada um. Me apaixonei por cada pedacinho desse livro. Favoritei pra vida!
Déia 21/11/2021minha estante
Quero muito ler este livro. Sua resenha me deixou ainda mais interessada

Naty Araujo 21/11/2021minha estante
Déia, eu me envolvi muito com a história e o universo desde as primeiras palavras. Mais por ser um livro grande pode ser que você ache o início um pouco lento, persista! Você irá se apaixonar e valerá muito a pena.

Camila 09/05/2020

Perfeito
Foram 600 páginas em três dias
Conheci o livro através de uma pessoa muito importante pra mim e que tem um ótimo gosto pra livros, o que também me impulsionou à essa leitura da qual não me arrependo nem um pouquinho...
A narrativa - nada rudimentar - não apresenta um ápice, mas tá muito longe de ser linear. A forma como até mesmo cada detalhe mais simples trás consigo uma grande significância, cativa o leitor do princípio ao fim, concede à história incontáveis aclives e declives tornando-a tão bem articulada que é impossível - ouso afirmar - não ter uma vontade absurda de lê-la ininterruptamente.
Apesar de conter uma boa dose de fantasia, a história não deixa de abordar dilemas humanos - inclusive dá ênfase aos tais - fazendo com que o leitor tenha momentos reflexivos e um tanto introspectivos durante a leitura, questionando-se sobre o que há de pior e de melhor em toda a nossa humanidade.
Além do mais, esse romance tá longe de ser um clichê que acaba com um "e todos viveram felizes para sempre"...
Como disse anteriormente, a história conta com incontáveis aclives e declives, e mostra que nem todas as coisas se encaixam em um final feliz...
Sorcha não é a mocinha princesinha dos clichês. Ao longo da trama precisa se mostrar muito forte diante de tantas adversidades. São problemas muito maiores do que uma paixão não correspondida. Envolve família, poder, coragem, traição, e muito mais. E isso torna a história ainda mais envolvente....

"Se eu estivesse contando essa história em vez de vivenciá-la, daria a ela um final diferente. Os filhos chegariam em casa e o pai os receberia de braços abertos, com imensa alegria. A madrasta malvada seria punida por todo mal que causou e expulsa daquelas terras. O pai e seus filhos fariam tudo voltar a ser como antes e todos viveriam felizes para sempre. Em histórias assim tudo se encaixa perfeitamente no final. As filhas não entregam seu coração ao inimigo. A bruxa não desaparece levando consigo a satisfação da vingança. Os jovens não ficam perdidos entre dois mundos. E os pais conhecem os filhos."

Amor meu...
Obrigada por compartilhar comigo essa experiência incrível que é esse livro e por tornar minhas leituras sempre muito mais incríveis com a tua presença....
Allan... Obrigada mesmo, meu guri...
Lais544 19/06/2020minha estante
Que resenha!!!! Estava na dúvida sobre a leitura, agora certeza que vou ler!

Camila 19/06/2020minha estante
Siiim, lê sim
Recomendo muitooo
Vale muito a pena ^^

Belo 07/05/2020

Um livro mágico
A filha da floresta de Juliet Marillier é um livro que te faz sentir espanto, medo, tristeza, raiva, felicidade e o mais importante, o amor.
A história conta a vida de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

Eu chorei muito lendo esse livro, foi uma mistura de emoções que não sei explicar, Sorcha carregou consigo uma dor tão grande que a todo momento eu me colocava no seu lugar e dizia para mim mesma que não teria tido a força que ela teve para continuar.
O livro cheio de fantasias me mostrou um mundo que nenhum outro havia mostrado, me conquistou do começo ao fim, me tirou noites de sono pois ansiava por saber o final daquela história.
Simplesmente incrível! Se pudesse da mil estrelas, daria.
day 16/06/2020minha estante
Comprei o box com os três livros da série, espero gostar

Belo 30/06/2020minha estante
Só vi agora seu comentário e pelo que vi no seu perfil amou o livro tanto quanto eu, esse livro merecia mais visibilidade pq é perfeito do início ao fim...