Por que repetimos os mesmos erros

Por que repetimos os mesmos erros J.-D. Nasio

Resenhas - Por que repetimos os mesmos erros

Manuba 04/06/2023

Se você não conhece Lacan, não vá nesse livro!
Comprei o livro, pois nas opiniões que sai lendo antes muitas pessoas disseram que era um livro fácil de ler. Não é. Se você não entende Lacan e Freud, ou mesmo se você não compactua com a ampliação da utilização de uma psicologia eurocentrista, esse livro NÃO é para você. São utilizados termos da psicologia lacaniana tais como significante, forclusão, ictoforaclusivo, impregnação foraclusiva, recalcado... esses termos são utilizados ao longo de todo o texto e mesmo com a explicação, não são fáceis de entender. Os exemplos também não ajudam dando amplitude ao diálogo, parecem exemplos soltos, vagos. O livro parece ter um caráter mais expositivo do que argumentativo, é mais sobre enunciar as terminologias colocando-as em caixas do que sobre digerir os tópicos. Não verifiquei se o problema é da tradução.

O que eu aprendi com o livro:
como funciona a terapia com psicoanálise, o papel do psicanalista. Acho que esse, por sinal, foi o único ganho que tive com o livro. Entender esse rodar em ciclos do processo de psicoanálise. A importância de mastigar e repetir os ciclos.
Leis do processo repetitivo
as repetições ocorrem, mas sutilmente distintas. E a cada etapa de repetição existem etapas de ausência. O indivíduo precisa ter consciência relativa para perceber a repetição.
Apesar de muito vago, o autor defende que sempre há algo em nossos afetos atuais que nos rememoram nossos afetos passados. Acredito que nesse ponto caberia maior detalhamento para que não ficassemos no entendimento precipitado do fato.
Pulsão leva a repetição que gera uma compulsão, pulsão prazer. Não é necessário ter prazer para que a repetição ocorra. A pulsão de repetir é um fim por si só, é um elo que conecta todos os nossos eus passados com nossa identidade, dizem eles.
Se você não consegue chegar no objeto de repetição, busque a repetição dos sintomas e tente nortear-se por essa rota. Não basta encontrar o objeto que gera a repetição traumática, não basta ser explicado sobre o fato, é preciso que este conhecimento seja transmitido da forma correta, que para o autor seria

" palavras simples e emocionantes. Essas palavras são as únicas a permitir que a resistência do eu do paciente se enfraqueça e seu gozo inconsciente abra um caminho direto rumo à consciência".

Pelo fragmento que coloquei você pode tirar suas próprias conclusões se o texto irá te acrescentar ou apenas te deixar confuso

Laura 06/12/2022

Por que repetimos os mesmos erros
O encontro na análise é o espaço onde o analisando pode repetir e elaborar, como afirmou Freud. Nasio explana mais ainda essa concepção, trazendo recortes clínicos que ajudam a exemplificar o processo de repetição

Bcoralli 07/02/2024

A leitura do Nasio sempre é facilitada, mas está longe de ser um livro para leigos. Não gosto muito, a verdade é que tenho dificuldade em entender Lacan, então alguns pontos achei um pouco cansativa a leitura, mas na teoria Freudiana ele é bastante didático e gostoso de ler.
Conteúdo importantíssimo para a prática clínica, livro pequeno e útil.

Patrícia Carla 28/08/2020

Revelador
O livro traz alguns insights importantes sobre o motivo de repetirmos os mesmos erros. Mas para quem não conhece certos conceitos da psicanálise tanto de Freud como de Lacan, pode ficar difícil de entender algumas partes, sem no entanto, prejudicar a compreensão como um tudo. Recomendo!!