Vingança da Maré

Resenhas - Vingança da Maré

1 | 2 | 3 | 4

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 25/05/2021

Vingança da Maré, de Elizabeth Haynes
"Vingança da Maré", escrito por Elizabeth Haynes, publicado pela Intrínseca, apresenta uma personagem que se vê amarrada em uma trama de intriga e corrupção. Toda semelhança com a realidade, é mera coincidência.

Genevive Shipley, uma mulher com uma vida simples e comum, tal como qualquer pessoa que tem sua vida regrada a trabalho, amigos e familiares, sem luxo ou ambição aparente. Exceto, morar em um barco na marina de Kent.

Com intuito de angariar fundos consideráveis, Genevive se dedica a trabalhar em dois empregos, sendo um escritório que exerce funções administrativas, como executiva de vendas ao lado de um chefe arrogante e irritante, e nas noites de sexta a domingo, como dançarina de pole dance, em um clube, o Barclay.

Mantendo a vida noturna nos finais de semana em total anonimato aos colegas de escritório, ela se vê em outro universo, que lhe rende bons frutos e ali consegue acumular verba suficiente para comprar seu tão desejado barco, que, dá origem ao nome do romance, "Vingança da Maré".

Construindo mês a mês, a perspectiva de um barco que tenha sua identidade, visto que ela já comprou de segunda mão, Genevive segue trabalhando nesses dois locais. No entanto, o que poderia ser uma vida igual aos demais de seu pequeno círculo de amizade, se transforma ao ver um cadáver de uma garota boiando ao lado do seu barco, após a festa de inauguração do Vingança da Maré.

A partir daí acontecimentos estranhos vão acontecendo de modo que a incriminam, mesmo que Genevive não seja a culpada pelos fatos ocorridos. Todos que estão a sua volta, estão sendo atingidos direta ou indiretamente.

"Vingança da Maré" traz uma trama que começa lenta e despretensiosamente, porém, vai amarrando o leitor durante a narrativa que mostra o quanto a escritora Elizabeth Haynes, também autora do sucesso No Escuro e Restos Humanos, ambos publicados pela Intrínseca, pode escrever uma narrativa convidativa, tal como fez com seus demais livros.

Apenas para efeito de curiosidade, o livro surgiu após o desafio do NaNoWrimo (National Novel Writing Month), uma iniciativa global que reúne escritores do mundo inteiro para escrever suas histórias com objetivo de avançar na escrita diária, alcançando, em média, 50 mil palavras no período de um único mês.

Conheça a resenha completa e saiba mais sobre o NaNoWriMo no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/iLPost2005

Anônimo 04/03/2014

DESNECESSÁRIO
Só não digo que foi uma grande decepção porque fui avisado quanto ao livro não suprir as expectativas de quem leu No escuro. Porém, mesmo sabendo que Vingança da maré não agradou tanto quanto o primeiro livro, fui corajoso e comprei, mas só porque achei num sebo por R$ 15,00. No início tive até que uma boa vontade com o livro, mesmo o primeiro capítulo sendo arrastado demais. A quantidade de personagens que chegaram na festa, me deixou confuso e ansioso para que fossem logo embora e o corpo fosse finalmente encontrado, dando assim início à trama.
A prosa de Elisabeth é muito agradável e talvez este seja o único motivo para que o livro se segurasse. Ela nos apresenta uma personagem sem graça e sua incursão no mundo das casas noturnas através de flashbacks e no presente, a moradora de um barco se adaptando a essa vida e dedicando-se inteiramente à manutenção dessa sua nova moradia. Os detalhes acerca da rotina, exigências, dificuldades e vantagens de se morar num barco são bem interessantes.
Mas a trama de suspense é muito enfadonha. Fiquei curioso, é claro, em relação a desvendar todo o mistério, mas não envolvido com a trama.
Os personagens são rasos, e o único que me deixou intrigado foi o cara por quem Genevieve se sentia atraída, nem me lembro do nome. Sua aparência impressionante, unida ao seu temperamento foi o único sal nas cenas de flashback, mas mesmo assim nada fora do comum.
O grande problema, porém é que a história ameaça acontecer e nunca acontece. O livro não tem grandes viradas, tudo é muito comedido, muito morno.
Algumas situações como a perseguição de Genevieve pelo seu chefe, são bons momentos do livro, mas não o tornam um bom romance.
E o final, bom, é quase uma piada. Se Elisabeth não houvesse escrito a obra prima que foi seu primeiro livro, eu teria levado pelo lado pessoal e nunca mais leria nada que tivesse seu dedo. Mas, apesar da decepção, lhe darei mais uma chance. Só mais uma.
Valdirene.Perez 10/10/2014minha estante
Concordo com voce, uma trama cansativa, totalmente diferente da outra, No Escuro. Foi muito difícil terminar...

Denise Barros 07/05/2021minha estante
Fiquei chocada com seu comentário. Eu tinha parado de ler ele devido a faculdade, estou voltando a ler ele, até q no começo parece bacana

Mari 31/01/2022

bom passatempo
a leitura é tranquila e fácil e tem um desfecho satisfatório. achei a protagonista um pouco sem graça, mas a trama é interessante.

Denise Barros 20/05/2021

Começou morno mas desenvolveu.
Depois de muitos anos na minha prateleira, voltei a ler esse livro. Não conhecia a autora mas gostei do enredo do livro. Embora um pouco morno de início, o roteiro vai desenvolvendo para um desfecho até bacana. Enfim, foi um investimento bom que fiz. Sou apaixonada por suspense

naniedias 24/10/2013

Vingança da Maré, de Elizabeth Haynes
Intrínseca - 282 páginas
Um thriller que mexe com a curiosidade do leitor.

Título: Vingança da Maré
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2012
Nº de Páginas: 282

Bom.

Assim que fui montar esse post de resenha, fui surpreendida por encontrar o livro com dois títulos em inglês: Revenge of the Tide e Dark Tide. Fiquei muito curiosa e um pouco confusa: por que o livro teria sido lançado com dois títulos?
O caso é que Elizabeth Haynes é uma autora britânica de livros de suspense. Vingança da Maré é o segundo livro da autora (o primeiro foi o incrível No Escuro) e foi lançado no Reino Unido com o título de Revenge of the Tide (cuja tradução literal é o título em português do livro lançado pela Intrínseca). Por algum motivo que não consegui encontrar, resolveram mudar o título nos Estados Unidos (alguém me explica por que eles fazem isso? São vários os livros britânicos que têm os títulos modificados ao serem publicados na terra do Tio Sam) para Dark Tide (Maré Sombria, em tradução livre). Não há explicação alguma para a mudança de título... e devo dizer que gosto mil vezes mais do título original.

Vingança da Maré é o nome do barco que Genevieve comprou. Ela vive no barco e vai reformando-o aos poucos - esse é um sonho que ela nutria desde criança e que finalmente pôde realizar. Para isso, porém, ela teve que se esforçar muito em Londres, onde vivia e trabalhava antes de poder mudar-se para a marina. Por lá, era vendedora de soluções informatizadas para grandes empresas durante o dia e dançarina de pole dance durante a noite.
A vida corria bem, mas as coisas começam a dar errado quando o passado bate ao seu casco. Depois de uma festa de inauguração do seu barco (cinco meses após ter se mudado para lá e muito antes de conseguir concluir as reformas necessárias), ela encontra um corpo no meio da noite. E reconhece a face que vê na água.

A escrita de Elizabeth Haynes continua tão deliciosa e envolvente quanto em No Escuro. A autora escreve de maneira simples, porém com descrições que são capazes de levar o leitor diretamente para dentro de sua trama - uma gostosura de acompanhar!
Além disso, a autora é bastante esperta ao ir revelando os mistérios bem aos pouquinhos. Vai intercalando os acontecimentos presentes com o passado de Genevieve, inteirando o leitor do que aconteceu e das consequências que tal passado pode ter nos acontecimentos de agora. Ainda assim, porém, ela não joga tudo, tampouco deixa tudo para contar ao final. E acho que essa é a grande vantagem na obra da autora. É um thiller, um suspense muito bem escrito, recheado de mistérios, mas o leitor não fica perdido. Fica muito curioso (extremamente curioso), mas não perdido.
Sabe aquele estilo narrativo que te deixa preso ao livro e que faz com que seja quase impossível marcar um capítulo e continuar a leitura depois? É isso que você encontrar em A Vingança da Maré, principalmente após a metade.

A protagonista do livro é muito bem delineada. Uma personagem forte, embora um tanto perdida, que tem sonhos, planos, um passado. A personalidade de Genevieve é bastante intrigante.
Os demais personagens, porém, já são tratados de maneira mais superficial e há alguns na trama que têm apenas nome - o que é um tanto triste, mas não atrapalha no desenvolvimento da trama.

A edição da Intrínseca está um primor! Eu adorei a capa que eles fizeram - ficou linda na medida, até a fonte encaixou com perfeição.
A tradução/revisão do livro também está maravilhosa!
Só tenho uma reclamação quanto a edição nacional de Vingança da Maré: a fonte! Tenho vários livros dessa editora e não sei por que motivo resolveram usar uma fonte tão pequena dessa vez, mas isso é bem ruim. Deixa a leitura um pouco mais pesada, principalmente para quem tem problemas na vista.

O problema do livro está, na minha opinião, na história que está sendo contada. Não que ela seja ruim, porque não é, entretanto também não é aquele enredo maravilhoso e encantador. É diferente, é bacana, envolve o leitor, mas nada mais do que isso.
No final das contas, Vingança da Maré é um livro bom, uma leitura que vale a pena, principalmente para quem é fã de livros de suspense.

Nota: 7

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!
Erika 06/07/2015minha estante
Depois de ler essa resenha, fiquei com vontade de ler. Vou comprar! rs

Chellot 31/05/2016minha estante
A maioria dos leitores falam que se decepcionaram com esse livro, após a leitura de No Escuro. Não estou criando tantas expectativas. Ao ler sua resenha vi que parece ser uma boa história. Muitas vezes um autor muda sua linha de pensamento e escreve coisas diferentes. Consegui ele em uma troca no livra livro. Espero gostar. Obrigada.

Maria Lucia 09/09/2021

Morno
1 contato com a autora, leitura rápida, mas um livro morno, não empolga mas também não me deu vontade de desistir.

Carline 24/01/2023

Fui sem expectativa nenhuma, comprei num sebo e me surpreendeu real essa leitura, como tantos livros da Elizabeth ela eh maravilhosa

Bruna | @bru.noslivros 05/05/2021

Esperava mais...
Comecei a leitura sem saber muito sobre do que se tratava, sabia que tinha um mistério, assassinato, mas apenas isso.

A estória é narrada em terceira pessoa e a narrativa é intercalada entre passado e futuro. O passado, conta a história Genevieve para a gente entender como que ela chegou na situação em que se passa todo o mistério da leitura.

No começo eu estava gostando bastante do livro, eu estava bem curiosa pra saber quem era o assassino e pra saber o que realmente aconteceu. Mas quando terminei, simplesmente achei o final muito mal desenvolvido e aocnteceu tudo muito rápido. O motivo do assassinato que você fica ansioso pra descobrir é completamente sem graça.

O começo do livro é muito bom e prende sua atenção, mas o final me deixou a desejar.

Fran Luchetti 26/04/2023

O Barco da Vingança
Genevieve possui um emprego de vendedora durante o dia, um espaço tóxico e machista, e dançarina de pole dance nos fins de semana, um trabalho noturno com feitiços e perigos. Tudo o que Genevieve quer é comprar um barco e tirar um ano sabático e, na dança ela vê uma oportunidade de faturar alto, além de ser um hobby.
Instalada em seu barco "Vingança da Maré", Genevieve não poderia imaginar que seu passado iria confrontar seu presente.

O livro possui uma narrativa simples que não surpreende, a personagem não cativa pela sua história, os demais personagens rasos e sem perspectiva. Tem um mistério que gera expectativa, porém fraco e frustrante o seu desenrolar, ao fim, um desfecho com ação, mas nada além.

"Era naquele ponto que alguém, quem quer que fosse, tinha iniciado sua caminhada até o meu barco".

Boa Leitura!

Natalia 04/03/2017

D-E-C-E-P-Ç-Ã-O
Genevieve é tem dois empregos: vendedora e dançarina (que era apelidade de Viva). A segunda função é necessária, pois quer comprar um barco e se mudar de Londres. Assim que compra o "Vingança da Maré", ela se muda e convida seus antigos amigos de trabalho em vendas e também seus novos vizinhos para a inauguração. Também convida uma dançarina que conheceu na boate em que trabalhava, apesar de desacreditar em sua vinda.

Fim da festa, um desastre. Nenhum dos dois grupos de amizade se introsaram, Genevieve acorda com um barulho constante na lateral do barco. Quando levanta para ver o que é, se depara com o corpo da sua amiga Caddy (a dançarina). A partir de então a vida de Genevieve não será mais tranquila. Além de se sentir insegura em seu barco, Genevieve não sabe se a morte de sua amiga tem haver com o favor que ela fez a um amigo antes de sair da boate, Dylan.

Dylan é o braço direito do dono da boate, sempre sério e distante, porém com Genevieve tem certas atitudes um tanto próximas e protetivas. Apesar de nada acontecerem com eles na época em que ela dançava na boate, quando Genevieve conta a Dylan seu sonho de morar em um barco e que logo irá sair da boate, Dylan pede que ela leve consigo um pacote e em troca pagará $ 50.000,00. Ela aceita a oferta.

Apesar de ter visto algumas avaliações insatisfatórias quanto a essa história, eu decide comprar o livro. Porém, realmente este livro não chega nem aos pés de No Escuro, uma palavra descreve este livro: D-E-C-E-P-Ç-Ã-O. Sinceramente, dá a impressão que ela se perdeu e não soube dar um desfecho pro assassinato. Minhas três estrelas mantenho porque apesar do final desastroso, o livro em si tem uma história boa e envolvente, pena que não foi assim até o fim.

site: http://amorlivroseresenhas.blogspot.com.br/2015/07/resenha-vinganca-da-mare.html

Karinna.Zarro 25/06/2022

Não tinha muita expectativa sobre o livro, achei a personagem principal bem superficial mas, surpreendente, me prendeu até o fim.

Tayna 02/07/2020

Chaaato
Achei essa história bem chata, o livro em si não convence e o suspense que tanto prometia, foi extremamente previsível e entediante.

Babi 05/11/2020

Adorei
Muito boa a história e o desenrolar. O que me intrigou apenas foi o final, acabou deixando um questionamento. Eles ficaram juntos, afinal? Ficaram no barco ou foram para a espanha juntos? e Jim? Eu não sou muito fã de quando o livro deixa um final aberto assim porque minha cabeça pira com as variadas possibilidades. Mas num total é uma investigação muitoo boa.

Denise195 06/05/2020

Bom livro, boa trama. Em alguns momentos perde um pouco o ritmo mas é aceitável. Leitura fácil e rápida.

1 | 2 | 3 | 4