O Que Me Disseram as Flores

O Que Me Disseram as Flores Alane Brito

Resenhas - O Que Me Disseram as Flores

Lolita 28/01/2015

Um livro para refletir
Oi gente, não sou resenhista, mas gosto de postar minha opinião sobre o que leio. Vamos lá! Achei o livro meio confuso em alguns pontos, por exemplo, o Willian chega tantos dias antes do bendito baile e a autora meio que se confundiu, porque passou um dia a mais... Seria um dia de fantástico que não contou como existente? Hm, algo para se refletir.
Sobre os personagens, cara... Que banana esse Willian! Que isso, cara! Tão bonito assim e com essa bananice do cão... Meu Deus, chegou a me irritar a certo ponto que pensei em desistir da leitura, porque sério, vai irritando demais aquela frescura da Ângela e a bananice do Willian! Até o Felipe tem mais atitude, aliás está ai outra coisa, em momentos a autora grafa como Filipe, e outras como Felipe. Hello, tem que ter certa coesão né?
Leonardo também foi um personagem intrigante que me surpreendeu, mas eu fiquei com tanto ódio da Ângela que o ódio acabou se refletindo nesse personagem também. O único que se salva desse antro de personagens irritantes é a doce e linda Lilian, ela é demais! Minha personagem favorita e quer saber, Willian foi muito besta de ficar correndo atrás daquela egoísta enquanto tinha uma pessoa mais do seu temperamento por perto. Enfim, enfim, tinha que ter um drama né?
Sobre o desfecho em si... Quando eu pensei em desistir, a coisa foi ficando interessante e então caminhou! Glória! Um final digno, achei. Mas um toque para a autora, cuidado com o drama em excesso, sei lá, pode melar tudo e aqui, quase aconteceu!
Mas eu gostei do livro, bastante, faz tempo que não vejo livros brasileiros de época bem escritos. Vale a pena se arriscar e eu sei que muitos, assim como eu, vão ficar irados, mas o final vai compensar, pode acreditar!
Alane Brito 28/01/2015minha estante
Oi Lolita, tudo bom? Obrigada pela crítica, vou gradar com carinho!
Bom, analisando suas observações, realmente cometi um erro com as datas, mas em afirmar que William chegou numa quinta, já que, quando Ângela menciona que ele chegaria em dois dias, isso era numa segunda, pois dia 27 de março de 1933 era uma segunda, então, eu deveria ter dito que ele chegou na quarta... Sobre o nome de Felipe (é FElipe mesmo, tá? rsrs) não reparei mesmo, nossa... Vou corrigir essas coisas para a próxima edição, obrigada por avisar. Sobre William ser um banana, realmente imaginei que algumas pessoas achariam isso. Mas mudei muita coisa durante a revisão, juro que ele era pior! Você precisava ter visto a primeira versão, antes do livro ser publicado. Teria desistido de ler, com toda certeza! rsrsrs Agradeço que, apesar de tudo, tenha continuado a ler e gostado do desfecho ainda assim! Um monte de gente quer me estrangular por causa dele, socorro!! rsrsrs
Obrigada por sua sinceridade!!
Beijão!! ^_^

Lolita 04/02/2015minha estante
Ai Alane... Fala sério, eu fiquei me resmoendo com ele dizendo: Oh angela, Oh meu amor... tsc! Credo, não tem vida própria moço? xD
Mas espero que corrija mesmo para a próxima edição e espero que essa edição venha com letras maiores lol, sou meio cega, deu trabalho para ler!
Mas valeu totalmente a pena. Sobre os nomes, corrija sim, também o da Ângela que as vezes tem acento, as vezes não.
Beijos e sucesso!

Alane Brito 04/02/2015minha estante
kkkkkk Vai ter letras maiores, sim. Pode deixar que vou arrumar tudo direitinho. ;) Ah, e isso da mulher maltratar o cara e ele continuar apaixonado, acontece mesmo. Vou confessar que me inspirei em uma situação que aconteceu comigo durante uns quatro anos! Mas eu era adolescente, fui menos malvada que a Ângela e o desfecho foi totalmente diferente!! kkkkkkk Parece mentira, mas existem homens como o William nesse quesito.
Mais uma vez te agradeço, Lolita.
Beijos

Gabriel Rezende 20/02/2015minha estante
Sorry... mas não entendi: Ao que aparenta na sua resenha as críticas negativas ultrapassaram os elogios. É totalmente visível, mas não compreendi o fato de tê-lo avaliado em 4 estrelas e favoritado.
De qualquer forma, você deve ter algum motivo pra tal classificação, mas achei meio contraditório.
Li OQMDAF e amei muito, acredito que a certa ''bananice'' do Will foi crucial para compreendermos o amor platônico e surreal que ele sentia pela Ângela que só fazia esmagar seu coração. E, pra quem se apaixonou de verdade, na vida real, não liga quantos não receber, mas em persistir. O que aconteceu na história e não te agradou.
xoxo

Lolita 06/04/2016minha estante
O que desagradou foi que o livro tinha muitas contradições de datas. Não acho que ele esteja perfeito, nesta edição, mas ouvi dizer que a nova está bem melhor e pretendo conferir.

Anna 13/09/2016minha estante
(SPOILER) O livro é bem escrito realmente, mas é muito ruim, os sentimentos mudam do nada, os personagens morrem pra q? Ah não credo, não gostei, muito ruim. Dá vontade de falar pra escritora escrever de novo.

Alane Brito 21/11/2016minha estante
Oi, Anne. Que bom que entrou em contato comigo e pude explicar meu ponto de vista com relação ao ocorrido na história. Fico feliz que você tenha compreendido. Beijos! ^_^

Liliana Mathias 27/05/2015

Flores do bem ou do mal?
Um romance super bem escrito. Alane tem o dom de nos envolver desde a primeira página. Não conseguia parar de ler e pensar sobre a trama. Entrou para a lista dos meus escritores preferidos, apesar de ser um tanto malvadinha com seus personagens. Romance de época, cujo sítio é o palco para desabrochar o romance entre dois jovens. Apesar da moça ser meio que obrigada pelos pais a se envolver com o belo e apaixonado rapaz, seu coração bateu mais alto com tanto galanteio e mimos do mesmo. apaixonante, surpreendente e muito triste; preparem o lenço porque assim como eu; vocês vão chorar muitooooooooooooooooooooooo! Parabéns minha escritora malévola preferida.
Alane Brito 29/05/2015minha estante
Que resenha linda, Liliana!!! Nossa, muito obrigada mesmo, ainda mais vindo de uma colega escritora!! Sou meio malvada mesmo! kkkkkkk Minha felicidade é tremenda sempre que recebo um elogio seu, agradeço de coração seu apoio constante!! Sucesso com o seu baby Amor Perfeito e os próximos que virão!! Deus te abençoe!! Beijão!!

Liliana Mathias 29/05/2015minha estante
^^ Agradeço demais a você também...em breve meu baby book Amor Perfeito estará chegando em sua casa. Aguarde.
Seu O que Me Disseram as Flores é muitoooo lindoooo! *..* Merece aparecer e brilhar cada dia e cada vez mais...! U.U E vamos que vamos porque divulgar o que é bom é preciso. Bjosss e sucesso sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Mari 10/01/2016

Surpreendente
O livro começou me conquistando, tanto que parei a leitura para tirar uma foto e postar no instagram correndo. Eu adoro livros que se passam em outras épocas e gosto, em especial, dos livros que mesclam tempos diferentes, o presente e o passado, porque adoro acompanhar a história de uma mesma família por alguns anos.

A história começa em Belo Parque, Santa Catarina, onde dois melhores amigos solteiros planejam o futuro dos filhos que ainda não existiam. A amizade era tamanha que o desejo dos dois era unir os filhos em casamento. Promessa feita, bastava agora esperar o nascimento da futura geração.

E assim, Willian e Ângela nasceram e cresceram com a consciência de que estavam prometidos um ao outro. Mesmo que nunca tenham se encontrado pessoalmente, trocavam cartas com frequência, até que o improvável aconteceu: Ângela se apaixonou por outro rapaz.

Willian, disposto a reconquistar o coração da noiva, viajou até Santa Catarina e se hospedou em Belo Parque, com a esperança de que, estando próximo, Ângela percebesse que a promessa não poderia ser quebrada, uma vez que o amor dele por ela já estava mais do que consolidado.

A história é linda, me peguei envolvida com o livro sem querer colocá-lo de lado momento algum e fiquei com uma dorzinha no coração quando a história chegou ao fim.

Willian foi um personagem criado com perfeição pela autora para que nós, leitoras, nos apaixonássemos. Bonito, seguro dos seus sentimentos, educado, talentoso e diversas outras qualidades que justificam a escolha de Santiago para marido de sua filha, Ângela.

Ângela, por outro lado, não me conquistou nem um pouquinho, era mimada, infantil, inconsequente e diversos outros defeitos que justificariam o retorno imediato de Willian para São Paulo e a quebra da promessa. Mas ele não foi.

Preparem-se para ter o coração quebrado em um milhão de pedacinhos quando acompanhamos a estadia de Willian na casa da família de Ângela. Ela, para demonstrar o quanto a promessa a desagradava, fez da vida de Willian (um personagem tão apaixonante) um verdadeiro inferno. Eu não acreditava no que os meus olhos estavam lendo e na capacidade da personagem de fazer os outros sofrerem. A cada página gostava menos dela e adicionava mais uma característica à listinha de Willian: bobo, pois aguentava calado cada uma das alfinetadas de Ângela, e não foram poucas.

Os personagens secundários foram bem desenvolvidos e tiveram uma boa participação na história: os pais de Ângela, os empregados da fazenda em Belo Parque, os vizinhos e amigos e Leonardo, o pivô de grande parte das brigas.

O final é complemente surpreendente, fiquei de queixo caído com a coragem da autora em finalizar o livro daquela forma. O final foi o que eu menos gostei (depois de Ângela, claro), mas não posso negar que fez com que a história fugisse do óbvio.

Recomendo a todos que, assim como eu, gostam de ler um romance, principalmente os de época. O livro traz pequenas pinceladas dos anos atuais, quando a nova geração da família chega na fazenda que, no século passado, foi habitada por Ângela e seus pais e acabam encontrando o diário e demais pertences da jovem.

Esse foi o primeiro livro que li da Editora Arwen e gostaria de elogiar a edição, com detalhes coloridos nas páginas, deu para perceber que tudo foi feito com muito carinho para o leitor.

Espero que gostem e que anotem a dica. Se alguém leu, por favor, me conte se também morreu de raiva com o final, mas sem spoiler, hein!! Rsss!!

site: http://www.cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-que-me-disseram-as-flores.html
HELO 29/11/2017minha estante
Quando estava quase no final do livro deu vontade de jogar ele longe. Amei o livro só não entendi o motivo do desfecho. Se os outros livros da autora serão com esses finais jamais lerei outro.

Dryh 24/10/2015

"Se a consequência de amar demais é ficar abobalhada, que eu me torne uma demente"
Meu coração me alertou que eu estava diante de alguém que mudaria a minha vida. Confesso senhorita Elisa, estou loucamente apaixonado por ti. – página 18

Em 1909, Elisa e Santiago conheceram-se, e pouco depois, acabaram se casando. Alguns dias antes de seu casamento, Santiago firma uma promessa com Afonso, seu melhor amigo e padrinho, onde eles prometem que seus filhos, quando nascerem e crescerem, casarão entre si, eternizando a amizade dos pais.
— Que a promessa seja realizada!

Mais de um século depois, Raquel e sua família estão mudando-se para a Fazenda Pinheiros, para o descontentamento da moça. Lá ela encontra um diário pertencente a Ângela Marques, filha de Santiago e Elisa. A partir daí, somos enviados novamente para o passado, onde conhecemos Ângela e William, seu pretendente, e filho de Afonso.

Ângela é uma garota irritante que foi prometida a William antes mesmo de eles nascerem, e, quando Afonso morreu, Santiago ficou ainda mais determinado a cumprir a promessa que fizera ao amigo, obrigando Ângela a casar-se com William. Mas, acontece que Ângela não quer se casar com William, ela o odeia pelo fato de o rapaz também querer cumprir a promessa do pai, e faz de tudo para magoá-lo e tenta fazer com que ele desista do noivado, e isso inclui ser insuportavelmente chata. Não sei quantas vezes eu torci para que William desistisse de conquista-la e fosse embora, em busca de alguém que realmente gostasse dele, deixando Ângela sozinha com sua amargura. Mas é claro que William era bom demais para ser verdade, e a promessa de seu falecido pai significava muito para ele.

A personalidade de Ângela me irritou muito. Entendi que ela tinha o direito de ficar brava, afinal, estavam obrigando-a a se casar. Mas o cara era um príncipe plantador de flores meu deus! Até uma mulher durona se derreteria por ele. Se William fosse um cara ruim, aí sim Ângela teria motivos de sobra para odiá-lo, mas ele era praticamente um anjo! Poxa vida, o cara havia se apaixonado por ela antes mesmo de conhece-la totalmente, e estava determinado a lutar mesmo quando não lhe havia sobrado nenhuma esperança. Deveria ganhar um crédito, né?

Convencia-se com fervor de que seria capaz de se entregar ao amor de qualquer homem, menos ao dele.

Maaas... Como eu disse antes, William é bom demais para ser verdade, e seu jeitinho maravilhoso de ser, de alguma forma, terá que derreter a armadura de Ângela. O bom é que o livro não é previsível, então imaginar as mais terríveis coisas acontecendo com os personagens é constante...haha’ eu estaria mentindo se dissesse que não morri de medo da autora em alguns momentos, e mentiria ainda mais se dissesse que não suspirei em outros.

“Por que não consigo odiar a quem devo e amar a quem preciso?”

Posso jurar que senti uma parte de mim se quebrar quando o livro acabou, e, mesmo depois de já tê-lo finalizado, ainda sentia como se Ângela e William estivessem aqui comigo. Acho que nunca senti tanta falta de um personagem quanto senti desses dois (em especial por William), estou me sentindo um pouco idiota por me sentir de luto pelo fim do livro, mas é isso aí.

O que me disseram as flores é um dos livros mais lindos, fofos, emocionantes e maravilhosos (não estou exagerando nos elogios) que eu já li, e eu simplesmente não sei mais o que dizer, pois o livro comeu minhas palavras. Não posso falar mais para não contar muito, e não vou mais dizer quão órfã eu estou me sentindo neste momento, mas vou elogiar a autora. Alane, você tem mãos de fada, e ler mais livros seus me faria muito feliz, viu?

O que me disseram as flores é um romance maravilhoso, nem um pouco previsível e deve ser lido com uma caixa de bombons ao lado, junto com lencinhos de papel. É um livro que eu leria e releria constantemente, pois é uma história que eu amei conhecer, e posso dizer que me apaixonei perdidamente por ela ♥

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Alane Brito 26/10/2015minha estante
Eu que fiquei apaixonada por sua resenha e sem palavras agora, Dryh! Que coisa mais linda!! *o* Obrigada!! Espero que eu tenha o prazer de ter todos os meus livros lidos por você!!

Beijão!!!!!

Três Leitoras 01/12/2016

Resenha: O que me disseram as flores
Santigo e Afonso eram grandes amigos e as vésperas do casamento de Santiago eles fizeram uma promessa, seus filhos iriam se casar.

Muitos anos depois, Santiago permanece firme a esta promessa, principalmente após a morte do seu grande amigo, seu sonho é ver Ângela, sua filha, casada com William, único filho de Afonso. Mesmo a filha sendo contra este casamento, afirmando não ter se apaixonado pelo rapaz através das cartas que trocavam, ele não desiste desta ideia e agora está mais ansioso do que nunca para concretizar a sua promessa.

William apaixona-se por Ângela e desconhecendo totalmente a sua recusa, viaja ao encontro da sua futura esposa. Quando chega a fazenda, descobre a raiva que Ângela vem nutrindo por todo esse tempo, mas por sentir um amor grande e forte por ele, não se deixa abater e toma a decisão de conquistá-la. Porém, essa conquista não será nada fácil.

Amante das flores, ele se utilizará delas para se declarar diariamente para ela e ao mesmo tempo terá que lidar com todas as palavras ríspidas, raiva e ódio gratuito que Ângela lhe oferecerá. E ela faz tudo isso para que ele aceite de uma vez por todas de que ela não quer casa, fazendo com que ele desista da promessa e assim poderão seguir suas vidas.

Continue lendo no link

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/11/resenha-o-que-me-disseram-as-flores.html

Paula Juliana 28/10/2014

Resenha: O Que Me Disseram as Flores - Alane Brito

''À tarde, ela resolveu sentar-se numa das poltronas da varanda para ler um livro (...). Todavia, as letras perderam o sentido quando ela viu Willian cruzar o portão e se aproximar. Sua respiração saiu trêmula num momento e seu coração acelerou devido à bela figura diante de si. Fingia não ter notado, mas ele sempre lançava olhares curiosos, fitando-a de modo penetrante, como se a perscrutasse.
O livro já parecia nem existir em suas mãos. Era o noivo dono absoluto de sua atenção.''

Quando fecho meus olhos, sou capaz de assistir essa história passando como um filme em minha mente! Vocês tem ideia de quanto isso é gostoso? Terminar uma obra literária, e permanecer na história por horas depois, ainda sentindo, cada uma das emoções que a narrativa trouxe para você! Preciso ser sincera aqui, me sinto emocionalmente melancólica, Parece que sofri algum acidente de trem... Ou fui atropelada de alguma forma! Nada poderia me preparar para essa leitura LINDA! O Que Me Disseram as Flores da autora Alane Brito, é incrível. É emocionante! Tocante! Muito Bonito! Com uma mensagem, que fica por muito tempo agarrada ao seu coração!

ORGULHO!
Uma história que mostra o poder que o Orgulho e a teimosia pode ter na vida de uma pessoa!
Pode o amor sobreviver a tudo? Pode ele ser machucado, pisado,chicoteado e permanecer ileso? Belo, forte e bonito? Alane Brito aborda isso e muito mais nessa obra.

Por meio da história de Ângela e William somos transportados para outra época, e descobrimos o poder do amor, da amizade, bem como também o que o orgulho e a teimosia podem causar na vida das pessoas.

''Meu filho se casará com sua filha ou minha filha com o seu. Daqui mais algum tempo quem junta os trapos com uma mulher serei eu. Aí procriaremos e você e eu seremos mais que amigos!''

Tudo começa com dois amigos em 1912.
Santiago se apaixona forte e loucamente a primeira vista por Elisa. Acha a mulher de seus sonhos e sua futura esposa. Para firmar ainda mais o valor da amizade com seu melhor amigo Afonso, eles fazem uma promessa. Essa que pode mudar a vida das futuras gerações!

Os filhos de Santigo e Afonso iriam se casar! Santiago teve Ângela. E Afonso teve William.

De repente somos trazidos de volta na obra para os dias atuais. PRESENTE!
Apresentados a Raquel, que estava muito chateada por ter de sair do Rio de Janeiro, para ir morar na fazendo de sua família, uma fazenda que leva a história de gerações e gerações em suas terras, na pequena cidade de Belo Parque.

Raquel nunca deu valor aquele lugar, mesmo quando ia visitar, nunca se prestou a dar atenção para as paisagens bonitas, nem para a bela casa e seus cômodos. Resolveu conhecer, e foi em uma das suas buscas que achou um velho diário. O diário de Ângela Marques.

Então viajamos novamente.
Voltamos no tempo e embarcamos em 1933.

Para a história de Ângela e William.
Lembram da Promessa?
Ângela não estava feliz. Ângela não concordava com essa história de casamento. Ângela queria ser capaz de escolher seu destino por si só.

''Ela é realmente... Maravilhosa - disse William.
- Eu sei - disse sério. - A Ângela é muito temperamental as vezes... Com o tempo verá que é encantadora, por... Por mais austeras que possam ser suas palavras...''

Ela conversa com seu pai, diz que não quer se casar, que não vai se casar e pede para que William seja logo avisado sobre suas intensões. Porém, seu pai não avisa o jovem, e ainda se faz passar pela moça, em suas trocas de cartas com William. Resultado! William não sabia que Ângela era contra o casamento. Ele estava apaixonada pela moça, tinha sido a vida toda preparado para esse destino, e estava contente e feliz em aceita-lo. Assim quando chegou a cidade, não poderia ficar mais decepcionado ao descobrir que vinha sonhando com esse amor sozinho.
Mas William é obstinado e não ia desistir de conquistar o coração da moça.

''Entende a linguagem das flores?
- Certamente. Por quê? (...)''

E é ai que começa a batalha!
William fazendo de tudo para conquistar Ângela e Ângela fazendo de tudo para que William desistisse dela!

''O que ela insinuava não saber era que essa batalha pouco a pouco se tornava mais difícil de ser vencida. Suas palavras pareciam flechas em chamas o atingindo, causando-lhe uma dor lancinante em sua alma. Era inexplicável ver a mulher por quem nutria tanta afeição tratá-lo como um ser insignificante, como se ele não tivesse sentimentos, como se fosse imune aos golpes quase mortais em seu coração.''

E haja coração para aguentar as reviravoltas dessa história!
Ângela é horrível! Sério! Ela faz ele comer o pão que o diabo amassou! Ele sofre, ela pisa nele, em seus sentimentos, ofende, usa quem tiver que usar, fala o que tiver que falar para atingir seus Objetivos. Eu queria entrar no livro e dar uma boa surra nela! Não, não sou violenta... mas essa mocinha me tirou do sério! William é um santo! Não sei ainda como ele não desistiu/explodiu/ou entrou em uma depressão profunda! William ganhou não só o meu amor como o meu respeito! Ele é um homem lindo, gentil, honrado e simplesmente apaixonante!

'' - Você não é humano?
-Hm... Minha futura esposa provavelmente é a imagem de um anjo verdadeiro, talvez eu precise ser algo mais que um simples homem - disse, piscando um olho.''

Algumas vezes quando lia um livro que a mocinha sofria muito, eu pensava como séria se os papéis fossem trocados, se quem fosse o incompreendido, traído e maltratado fosse o homem ali e não a mulher. Se eu ia sofrer menos, entender menos, ou até me divertir (#MalvadaEuSei), mas a autora me mostrou que não, fiquei com tanta pena de William, queria defender e proteger ele com todo o meu coração.
Ângela não é uma má pessoa, ela tem ações terríveis, mas ela tem seus motivos, ela quer ter o poder de escolha na sua vida, acha que essa imposição não pode faze-la feliz. Ela acaba nem dando uma chance para ele. É um jogo de gato e rato. Ela sofre, ele sofre, o leitor sofre e é incrível, porque podemos ver a transformação que o amor faz com ela, podemos ver que determinados atos podem mudar tudo, aprendemos muito com a história.

Amei a forma que a autora escreveu, dialetos e palavras, amei os cenários, amei os personagens secundários. Felipe, o primeiro amor de Ângela e seu altruísmo, amizade e carácter. Líliam a melhor amiga de Ângela com seu bom coração e sua ingenuidade. Amei odiar Leonardo, que foi criado como se fosse o ser mais importante do mundo.
E amei loucamente William. Cada vez que ele presenteava sua amada com suas flores e conversava com ela tentando chegar em seu duro coração usando essa linguagem, eu simplesmente me desmontava um pouco! #Alecrim #NuncaVouTeEsquecer

'' '' Eu não consigo me controlar mais! Fiquei tão triste com a notícia que William me deu que, horas depois, eu ainda sinto meu coração apertado e, pelo que parece, essa sensação está aumentando mais e mais. Ele vai amanhã. Eu não quero. Temo perder minhas forças e desistir de tentar lutar contra o que sinto. Que consequências isso teria?''...''

As flores conversaram comigo! E Bem... me disseram muito! A cada palavra dita e não dita, a cada lágrima e sorriso escondido, a cada lição de amor, perseverança e amizade, cada segredo mostrado em seu diário de vida, cada aperto no meu peito, O Que Me Disseram as Flores me conquistou, me levou a lágrimas, me fez refletir, vai deixar saudades e é um livro para ser lido com muito amor e atenção em suas palavras, ações e mensagens.

''- Acho que me dei conta de que antes de julgar que algo não é bom pra mim, eu devo dar uma oportunidade para que me prove o quanto pode ser especial. Nunca sabemos a capacidade que tem de nos conquistar até que permitimos que mostre.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

apropagandista 05/09/2017

Resenha
Livro: O QUE ME DISSERAM AS FLORES
Por: ALANE BRITO (@alane.bri_to)
Editora: ARWEN (@editoraarwen)

?CAPA 5/5
Conheci duas capas deste livro, mas essa com toda certeza é mais encantadora, além de todos os detalhes entre flores e a moça que provavelmente é Ângela. As imagens tem um contraste suave, bonito, entre o campo e a personagem, a fonte elaborada em um tom azul que destaca de uma forma delicada. O tipo de livro para se ter na estante pela beleza e conteúdo. Capa muito bem feita, sem detalhes de imagem de má resolução, adorei.

? HISTÓRIA 4/5
Santa Capirava! Como odiar tanto uma personagem? Nunca achei que conseguiria nutrir tanto ódio por algum personagem como senti com Ângela, talvez fosse exatamente essa a intenção de @alane.bri_to e se foi: está de parabéns. Tanto que muitas vezes cheguei a cogitar largar a leitura (sim, não acredito que quase fiz isso, entretanto o ódio que sentia era grande demais).

Ao abrir um antigo diário, Raquel é levada a conhecer acontecimentos datados de 1933. E é ai que a história começa.

Ângela é uma moça com idade para casar, apaixonada por Felipe, e de repente se vê noiva em um casamento arranjado com William, um amor de pessoa. O temperamento forte de Ângela nos faz querer bater a cabeça dela numa parede quando se trata de William, pois o moço, mesmo com todo ódio que a mulher nutre por ele, ainda tenta convencê-la de que tudo pode dar certo. Ele não desiste dela mesmo nas circunstâncias mais idiotas do mundo nas quais eu já teria saído.

Uma proposta feita por Ângela leva William a reviver o jardim, coisa que faz com destreza, assim como pintura, seu hobby, e com o passar do tempo, mais o coração da mulher amolece, porém mesmo assim ela continua com o temperamento forte e frio.

Em meio à toda confusão de sentimentos de Ângela, entre o amor e o ódio, maturidade e imaturidade (imaturidade 100%), será capaz de nascer um amor?

Uma leitura rápida, pois você mesmo com toda a raiva não consegue ficar sem terminar e, nossa, o final é simplesmente surpreendente. Super indico a leitura

Cami @leiturizar 16/03/2017

Uma história de tocar o coração!
O livro conta com três tempos diferentes. O primeiro é em 1903 relatando a amizade de Santiago e Afonso, como os dois eram muito amigos, quase irmãos e como Santiago conhece a mulher de sua vida, Elisa e pede ajuda a Afonso para conquistá-la. Nesse mesmo tempo fala também de uma promessa que Santiago faz a Afonso de juntarem as famílias como forma de eternizar essa amizade. Após esse lindo prólogo, o livro viaja para os tempos atuais, onde os pais de Rebeca se mudam para uma casa na fazenda, após a morte de sua avó. Rebeca, que fez muita objeção em se mudar da cidade e ir para o campo acaba descobrindo o diário de Ângela, uma parenta da qual não se lembra ter ouvido falar e logo descobre que ela era a filha de Santiago e lembra-se da promessa.

Então viajamos no tempo novamente, para 1933 onde Ângela vive com seus pais, na mesma fazenda e Ângela mantém um relacionamento com Felipe, irmão de sua melhor amiga, Lilian e se sente afrontada quando seu pai lhe revela que o noivo prometido, Willian, está a caminho para fazer o pedido de noivado.

Ângela acreditava que o pai tinha enviado sua carta a Willian explicando que não queria mais casar, mas quando o rapaz chega a Fazenda Pinheiros, ela descobre uma realidade totalmente diferente, de que seu pai se correspondia com ele se passando por ela e decidida acabar com essa promessa, Ângela faz da vida de Willian o verdadeiro inferno. Mas ela não estava preparada para o que realmente iria acontecer.

Antes de continuar preciso dizer que essas mudanças no tempo não atrapalham em absolutamente nada, visto que elas acontecem somente no início e no final do livro. Posso afirmar com certeza que 90% dá história se resume a vida de Ângela e o que ela fez para infernizar Willian.

Ângela é mimada, imatura, infantil, obstinada, teimosa, orgulhosa, complicada e perfeitinha e como se não bastasse, tem mais fases do que a própria lua. Mas mesmo com tudo isso ela tem seu charme.

Confesso que no início me diverti um pouco as custas de Willian, vendo Ângela o fazer de bobo, porque, assim como ela, eu também queria testar a veracidade de seu amor pela moça. O que eu não esperava era me apaixonar por Willian e desejar com todas as minhas forças que Ângela acordasse pra vida e parasse de maltratar e humilhar o rapaz. Ela tem atitudes tão imaturas que deixa seus pais de cabelo em pé e mortos de vergonha perante Willian devido ao comportamento infantil da filha.

Willian é um rapaz muito centrado, paciente, apaixonado, de bom caráter, sempre muito solícito e cortês. É muito carismático, simples e o tipo de cara que qualquer mulher gostaria de ter ao seu lado, o cara que faz tudo para agradar a amada e em troca recebe patadas e mais humilhações. O coração de Wilian é tão puro que ele não aguenta essas afrontas e em alguns momentos aparece cabisbaixo e triste, o que me cortou o coração inúmeras vezes e me fez ter vontade de bater em Ângela.

Como se não bastasse todo o desprezo de Ângela, ela acaba conhecendo um rapaz em um baile de noivado de uma conhecida que a deixa fascinada e ávida para tripudiar em cima de Willian. E é aí que Leonardo se junta a Ângela com o objetivo de mandar o prometido de volta a São Paulo e ficar com a moça.

Como eu disse antes, Ângela e Felipe eram apaixonados, mas assim que ele descobre que a moça foi prometida a outro, logo trata de sufocar sua paixão para que ela possa honrar a promessa que Santiago fez para Afonso, mas não é uma tarefa nada fácil. Até que ele se convence e passa a ser amigo de Willian.

E para complicar ainda mais essa situação, Lilian vê todo o esforço de Willian em conquistar a amiga e acaba, sem querer, nutrindo esperanças pelo rapaz, mesmo ele sendo totalmente apaixonado pela noiva.

O que posso dizer desse livro? Simplesmente que eu amei a história, eu dei boas risadas com a infantilidade de Ângela em alguns momentos e em outros quis pegar Willian no colo e levar para minha casa, pois eu saberia cuidar dele muito melhor do que ela! Estou tão apaixonada por esse homem que ouso dizer que ele se tornou meu personagem favorito. Digo que senti por ele o mesmo que senti por Dawson (O Melhor de Mim e os dois Simon - Sonhos De Uma Noite De Verão e O Duque e Eu).

Bem, o livro tem uma linguagem clara, uma leitura super tranquila e fluida. Confesso a vocês que tenho um pouco de dificuldade em ler ebooks mas a história prendeu de tal maneira que eu só consegui parar quando cheguei ao final e por falar no final, aviso que quem for ler deixe os lencinhos preparados, pois a autora me deixou desidratada de tanto que chorei. Não me lembro de ter chorado tanto assim em nenhum outro livro.

Engraçado foi ver que mesmo sentindo alguma coisa por Willian, Ângela não dava o braço a torcer pelo mero prazer de renegar essa promessa e fazer Willian sofrer e tentar declinar da promessa na qual ela falha consideravelmente, pois Willian se mostra muito resistente.

O título O Que Me Disseram As Flores fala da linguagem das flores. Todo dia Willian deixava uma rosa vermelha na janela de Ângela, como um meio de lhe mostrar o seu amor verdadeiro por ela, que ia muito além da promessa.

O livro é uma história de amor bem leve e dinâmica. Encarei um misto de sensações no decorrer das páginas e teve um momento em que chorei tanto que meu marido teve que me consolar e quando contei o motivo ele me olhou com uma expressão um pouco desagradável. É uma linda história de amor, mas vai além disso. Fala da amizade, da família e do valor que uma pessoa pode ter para outra e que quando não é reconhecido acaba se perdendo.

A história é dividida em parte 1 e parte 2 e cada capítulo começa com um projeto gráfico de flores muito lindo! A capa é sensacional e o trabalho que a editora realizou na obra não deixa a desejar em nada.

Para finalizar quero dizer que amei esse livro com todas as minhas forças, que vivi intensamente como se estivesse na pele de Ângela, que torci para que ela mudasse de ideia com relação a Willian e que fiquei tão impactada com o final do livro que após terminar a leitura abracei meu marido e disse que o amava e o abracei muito forte.

Recomendo o livro a todos que curtem um bom romance de época, embora seja uma época um pouco mais recente do que estamos acostumados, mas que mesmo assim não perde seu encanto e magnitude.

site: https://leiturize-se.blogspot.com.br/

Clube do Livro 15/11/2015

Lindo, sensível e poético
Um diário pode guardar grandes histórias, revelar alguns segredos e sentimentos muito particulares de quem o escreve.
Imagine encontrar um Diário de quase cem anos e junto a ele diversos outros objetos que anunciavam terem pertencido a uma jovem que vivera a mais linda história de amor que se possa imaginar.

Estava tudo ali, nas páginas daquele Diário. E foi quando Raquel abriu aquelas páginas datadas a 1933, que adentramos na bela história que nos conta o livro "O que me disseram as flores".
Ângela havia sido prometida em casamento, antes mesmo de nascer. Isso, por conta de um acordo do seu pai com o melhor amigo. Juraram que assim que tivessem filhos (menino e menina), os casariam.
A menina cresceu sabendo dessa condição, tornou-se uma linda e teimosa jovem, sempre relutante em aceitar o casamento arranjado. Para ela, era inaceitável que os pais não permitissem que ela própria escolhesse com quem se casaria. Jamais aceitaria! Estava convencida disso.
Já o noivo, cresceu feliz com a escolha do pai, sonhando com o dia que finalmente conheceria Ângela, por quem aprendeu a nutrir grande amor.
Quando enfim conhece o noivo, que apareceu na Fazenda onde morava para passar algum tempo, conhecer a noiva e formalizar o pedido de noivado, Ângela faz de tudo para provocá-lo, humilhá-lo a fim de que ele fosse embora e desistisse daquele acordo.
(Confesso que tive raiva da personagem por muitas vezes, tamanho carinho e amor que o noivo tinha para com ela e sua forma fria de tratá-lo).

Porém, ao conviver e conhecer melhor o belo jovem William, o coração de Ângela começa a dar sinais de fraquejar com seus planos.
Você entende a linguagem das Flores? Ele diz para era. Em uma das cenas mais lindas descritas no livro.
Cada flor tem um significado especial para o casal e a simbologia que aquelas flores representam constituiu grande esplendor a esta obra.
O caso é que ao contrário de Angela, o jovem William entrega-se ao sentimento, não esconde o grande amor que o toma por completo.
Além do amor de William por Ângela temos outros amores e desamores nesta obra. Alguns não correspondidos, outros libertadores, alguns dos mais perigosos que se possa imaginar, daqueles que beiram a loucura.

"O que me disseram as flores", foi simplesmente um dos livros mais lindos que já li. Isso porquê é de uma beleza e poesia ímpar. Delicada, e ao mesmo tempo provocadora, a obra nos desperta sentimentos contraditórios e muito humanos.
Senti o amor de William por Ângela. Senti doer em mim cada palavra de desdém por ela proferida até que enfim entendesse e aceitasse aquele grande amor em sua plenitude, até que... (não posso revelar rsrs).
O livro é simplesmente apaixonante, e também viciante. Não recomendo que o leia à noite se não quiser virar a madrugada acordada(o) (Fica a dica).

Resenha Amanda Bonatti

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-que-me-disseram-as-flores.html

Nathália Bastos 03/08/2017

Um romance lindo que tem muito a nos ensinar!
Ninguém lhe podia mostrar como seria de fato o seu futuro.

Um romance arrebatador, lindo, mas ao mesmo tempo triste também. Esse é um verdadeiro romance, que além de nos arrancar suspiro, ele também nos deixa tenso, com raiva e até mesmo triste, quase me desidratou por completa, e eu não poderia deixar de falar dele, pois uma coisa que ele em ensinou é: o orgulho nos cega, faz com que deixamos de enxergar a verdade e nos torna pessoas amargas. E convido vocês a conhecerem esse romance, ambientado na década de 30, mas com uma história de amor de perdura séculos.

Uma promessa feita antes mesmo de os pais de Ângela se casarem, onde seu pai e seu melhor amigo decidiram que sua amizade perduraria gerações, onde seus filhos seriam prometidos a casamento, isso é: se um tivesse um menina e o outro um menino, ambos deveriam ser prometidos a casamento um com o outro. Mas, isso não saiu exatamente como planejado, no início Ângela e Willian trocavam cartas, nunca se viram, apenas se conheciam por meio das cartas, mas para Ângela isso era besteira, pois ela não nutria nada pelo garoto e seu interesse era pelo irmão de sua melhor amiga, Filipe, com quem até namorou - escondido dos pais claro- até que seu pai diz que já estava na hora de Ângela e Willian se conhecerem e noivarem.

Determinada a desafia seus pais, Ângela decide que fará de tudo para que Willian a odeia e desista da ideia do casamento, mas, Willian é mais determinado e decidiu que não iria embora sem ao menos tentar conquista-la. Absurdos acontecem quando alguém esta tão focado a mostrar aquilo que não é só para afastar as pessoas, e foi que Ângela veio fazendo, ela tentou todas as artimanhas para magoá Willian, mas ele, mesmo sendo machucado aos poucos não se deu por vencido, com isso ele passou a entregar a ela todos os dias uma rosa, cada dia uma diferente, onde cada um tinha um significado, mas Ângela se tornou uma pessoa tão fria que fazia questão de jogar as rosas fora na cara dele.

Por mais que eu tratasse mal, ele retribuía com algo amável.

Como que alguém consegue se tão determinado e paciente para mostrar seu valor a uma pessoa que não faz a mínima questão de ver isso? É isso me deixou intrigada, Willian é um garoto tão bondoso que mesmo sabendo das intenções de Ângela ele fazia questão de mostrar sua paciência, sua determinação e sua bondade, Ângela fez com ele reconstruísse o seu jardim, para que pudesse prolongar a tal noivado, Ângela foi capaz de até sair com um outro rapaz na frente dele, mesmo todos dizendo que ela era prometida a casamento a Willian.

Não conseguia deixar de amá-la, não podia, não conseguia controlar isso. Via-se sim egoísta, pois temia demais a dor de perdê-la. Não queria, não aceitava ter que abrir mão dela. Precisava conquistá-la!

A cada ação, a cada tramoia que ela aprontada com Willian doía meu coração, é claro que depois de tanto ele mostrar que amava acima das coisas que ela fazia a ele, depois um bom tempo, Ângela foi reconhecendo seu valor e se apaixonando por ele, mas, como seu orgulho era muito grande, ela não admitia isso, demorou um bom tempo até que ela viu que ele decidiu a não cumpri com a promessa feita pelo seu pai e deixar-la. É como muitos dizem: você só reconhece e dar valor quando você perde, e foi o que ela sentiu a ver Willian desistindo dela, e é quando ela acorda e se vê entre deixar seu orgulho cegando o seu sentimento e deixá-lo partir ou deixar seu orgulho de lado e correr para os braços do seu amado.

Eu simplesmente não tenho palavras para descrever o quanto esse livro mexeu comigo, o quanto eu chorei, a minha vontade era de dizer: larga essa idiota e vem pra mim. Mas, por outro lado, a autora fez questão de mostrar o quanto orgulho faz mal, o quanto esse sentimento fere a alma.

E claro, não poderia deixar de dizer o quanto a escrita de Alane me surpreendeu, logo de inicio o livro já me prendeu, eu ficava ávida por saber o que iria acontecer que quase nem dormia - tanto que terminei o livro no dia da quadrilha na minha igreja kkk me escondi pra terminar antes de me apresentar -, não sei como falar da diagramação, visto que li ele em ebook, mas creio que o físico deve ser lindo. Alane conseguiu descrever muito bem o cenário, que passa no interior de São Paulo, e principalmente sobre os ambientes e costumes da época, visto que o livro se passa na década de 30, narrado tanto entre terceira pessoa e primeira pessoa, alguma partes são do diário de Ângela o que é interessante pois mostra pontos em que a narrativa não conta.

Enfim, eu super mega recomendo a leitura, não somente pelo bom romance, mas porque ele tem muito a nos ensinar. A Alane não é minha parceira, mas eu amei conhece-la, amei conhecer uma de suas obras e não poderia deixa-la de elogiar, espero que faça mais livro assim.

- Acho que me dei conta de que, antes de julgar que algo não é bom pra mim, devo dar uma oportunidade para que me prove o quanto pode ser especial. Nunca saberemos a capacidade que tem que tem de nos conquistar até que permitimos que mostre.

site: www.bibliotecalecture.com.br

Elis 21/04/2016

As vezes tenho um problema com as leituras, estou conhecendo o livro e de repente eu paraliso ele, e começo outro. E isso já aconteceu algumas vezes. E nesse caso, creio que foi por ficar meio perdida no começo da leitura, pois começa falando de uma família que vai se mudar, a adolescente não quer ir por causa dos amigos, mas acaba sendo forçada. Ao chegar lá, ela explora a casa e encontra um diário, que contém a história de Ângela e William.

O engraçado é que parei bem nessa hora a leitura e pausei por uns bons dias, até que outra leitura me fez largar o livro e quando retornei para esse, devorei a leitura, não consegui parar, li até as 4:20 hs da manhã e fiquei moída no outro dia. Não consegui imaginar dormir, sem descobrir o final.

A oportunidade de ler essa obra veio em parceria com a amiga Greice do Blogando Livros, como leio alguns e-books, estou resenhando esse como colunista dela. Amiga, obrigada por essa história que é do jeitinho que eu gosto, foi um prazer ler.

Enquanto lemos, vamos descobrindo que nossa protagonista é muito imatura e mimada. Está certo que ninguém gosta de ser presa a uma promessa feita pelos pais. No entanto a paixão e a juventude nos deixam com o coração na mão. E é aí que nos rebelamos. A história se passa na época em que tínhamos todas aquelas famosas regras da sociedade e esse foi o diferencial na leitura. Pois se fosse na época atual, creio que não teria como se dar algo assim.

William é cortês e realmente apaixonado pela mulher que conheceu através de tantos anos de correspondência, o nosso problema é que ele ainda não sabe da desistência da sua noiva. Quando vai a fazenda conhecê-la pessoalmente e descobre que ela deseja não assumir o compromisso, ele decide tentar conquistá-la, mesmo sabendo que ela não quer, por isso os atritos são muitos. Eu queria entrar na história e dizer, larga dela...e fica comigo (risos). E o engraçado é que penso que muitas de nós agiriam de maneira semelhante ou até quem sabe mais cruelmente, para se livrar desse enlace matrimonial.

Felipe, Lilian e Leonardo, tem papéis importantes na história, já que os mesmos estão ligados ao casal, cada um a sua maneira. Conforme vamos conhecendo suas personalidades, ficamos felizes e apreensivos, pois essa obrigação de Ângela, pode estar perto de se desfazer, quem aguentaria tantos empecilhos e desaforos? Somente William, não conheço outro homem capaz. E por isso o admiro, afinal ele usa a linguagem das flores como uma das armas para tentar conquistá-la.

E nesse quesito que percebemos o quão parecidos eles podem ser. Cheguei a me arrepiar agora, afinal estamos falando de um romance. E como todo bom estilo, temos vários problemas até que cheguemos a parte feliz ou posso dizer, ao final. E que final. Creio que seria melhor dizer, o final do diário de Ângela que foi diferente, nos deixou uma lição de que temos de viver o hoje e torná-lo o mais feliz possível, pois jamais saberemos o dia de amanhã.

E uma ação, sempre terá uma reação futura. Cuidado com o que faz, pois pode ser extremamente triste, colher certos frutos no futuro. A história se passa em Belo Parque, cidade fictícia, em Santa Catarina, com idas a São Paulo de William. As viagens de trem, a festa, o convescote (piquenique) e idas a cidade nos carregam no tempo.

A escrita da autora tem alguns empecilhos, como algumas partes que nos deixam um pouco confusos, mas nada que atrapalhe o entendimento, afinal após entrar na história, ela te prende de uma maneira que ela não te largar, qualquer erro acaba por passar despercebido. Não sei, se disse tudo que eu queria, mas vou ficando por aqui. Se lerem a obra venham comentar comigo, terei o maior prazer em falar dela. E bem deixo minha recomendação de leitura a vocês. Ainda mais as pessoas que adoram atritos e personagens que amam provocar uma briga.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/