O Que Me Disseram as Flores

O Que Me Disseram as Flores Alane Brito

Resenhas - O Que Me Disseram as Flores

Cami @leiturizar 16/03/2017

Uma história de tocar o coração!
O livro conta com três tempos diferentes. O primeiro é em 1903 relatando a amizade de Santiago e Afonso, como os dois eram muito amigos, quase irmãos e como Santiago conhece a mulher de sua vida, Elisa e pede ajuda a Afonso para conquistá-la. Nesse mesmo tempo fala também de uma promessa que Santiago faz a Afonso de juntarem as famílias como forma de eternizar essa amizade. Após esse lindo prólogo, o livro viaja para os tempos atuais, onde os pais de Rebeca se mudam para uma casa na fazenda, após a morte de sua avó. Rebeca, que fez muita objeção em se mudar da cidade e ir para o campo acaba descobrindo o diário de Ângela, uma parenta da qual não se lembra ter ouvido falar e logo descobre que ela era a filha de Santiago e lembra-se da promessa.

Então viajamos no tempo novamente, para 1933 onde Ângela vive com seus pais, na mesma fazenda e Ângela mantém um relacionamento com Felipe, irmão de sua melhor amiga, Lilian e se sente afrontada quando seu pai lhe revela que o noivo prometido, Willian, está a caminho para fazer o pedido de noivado.

Ângela acreditava que o pai tinha enviado sua carta a Willian explicando que não queria mais casar, mas quando o rapaz chega a Fazenda Pinheiros, ela descobre uma realidade totalmente diferente, de que seu pai se correspondia com ele se passando por ela e decidida acabar com essa promessa, Ângela faz da vida de Willian o verdadeiro inferno. Mas ela não estava preparada para o que realmente iria acontecer.

Antes de continuar preciso dizer que essas mudanças no tempo não atrapalham em absolutamente nada, visto que elas acontecem somente no início e no final do livro. Posso afirmar com certeza que 90% dá história se resume a vida de Ângela e o que ela fez para infernizar Willian.

Ângela é mimada, imatura, infantil, obstinada, teimosa, orgulhosa, complicada e perfeitinha e como se não bastasse, tem mais fases do que a própria lua. Mas mesmo com tudo isso ela tem seu charme.

Confesso que no início me diverti um pouco as custas de Willian, vendo Ângela o fazer de bobo, porque, assim como ela, eu também queria testar a veracidade de seu amor pela moça. O que eu não esperava era me apaixonar por Willian e desejar com todas as minhas forças que Ângela acordasse pra vida e parasse de maltratar e humilhar o rapaz. Ela tem atitudes tão imaturas que deixa seus pais de cabelo em pé e mortos de vergonha perante Willian devido ao comportamento infantil da filha.

Willian é um rapaz muito centrado, paciente, apaixonado, de bom caráter, sempre muito solícito e cortês. É muito carismático, simples e o tipo de cara que qualquer mulher gostaria de ter ao seu lado, o cara que faz tudo para agradar a amada e em troca recebe patadas e mais humilhações. O coração de Wilian é tão puro que ele não aguenta essas afrontas e em alguns momentos aparece cabisbaixo e triste, o que me cortou o coração inúmeras vezes e me fez ter vontade de bater em Ângela.

Como se não bastasse todo o desprezo de Ângela, ela acaba conhecendo um rapaz em um baile de noivado de uma conhecida que a deixa fascinada e ávida para tripudiar em cima de Willian. E é aí que Leonardo se junta a Ângela com o objetivo de mandar o prometido de volta a São Paulo e ficar com a moça.

Como eu disse antes, Ângela e Felipe eram apaixonados, mas assim que ele descobre que a moça foi prometida a outro, logo trata de sufocar sua paixão para que ela possa honrar a promessa que Santiago fez para Afonso, mas não é uma tarefa nada fácil. Até que ele se convence e passa a ser amigo de Willian.

E para complicar ainda mais essa situação, Lilian vê todo o esforço de Willian em conquistar a amiga e acaba, sem querer, nutrindo esperanças pelo rapaz, mesmo ele sendo totalmente apaixonado pela noiva.

O que posso dizer desse livro? Simplesmente que eu amei a história, eu dei boas risadas com a infantilidade de Ângela em alguns momentos e em outros quis pegar Willian no colo e levar para minha casa, pois eu saberia cuidar dele muito melhor do que ela! Estou tão apaixonada por esse homem que ouso dizer que ele se tornou meu personagem favorito. Digo que senti por ele o mesmo que senti por Dawson (O Melhor de Mim e os dois Simon - Sonhos De Uma Noite De Verão e O Duque e Eu).

Bem, o livro tem uma linguagem clara, uma leitura super tranquila e fluida. Confesso a vocês que tenho um pouco de dificuldade em ler ebooks mas a história prendeu de tal maneira que eu só consegui parar quando cheguei ao final e por falar no final, aviso que quem for ler deixe os lencinhos preparados, pois a autora me deixou desidratada de tanto que chorei. Não me lembro de ter chorado tanto assim em nenhum outro livro.

Engraçado foi ver que mesmo sentindo alguma coisa por Willian, Ângela não dava o braço a torcer pelo mero prazer de renegar essa promessa e fazer Willian sofrer e tentar declinar da promessa na qual ela falha consideravelmente, pois Willian se mostra muito resistente.

O título O Que Me Disseram As Flores fala da linguagem das flores. Todo dia Willian deixava uma rosa vermelha na janela de Ângela, como um meio de lhe mostrar o seu amor verdadeiro por ela, que ia muito além da promessa.

O livro é uma história de amor bem leve e dinâmica. Encarei um misto de sensações no decorrer das páginas e teve um momento em que chorei tanto que meu marido teve que me consolar e quando contei o motivo ele me olhou com uma expressão um pouco desagradável. É uma linda história de amor, mas vai além disso. Fala da amizade, da família e do valor que uma pessoa pode ter para outra e que quando não é reconhecido acaba se perdendo.

A história é dividida em parte 1 e parte 2 e cada capítulo começa com um projeto gráfico de flores muito lindo! A capa é sensacional e o trabalho que a editora realizou na obra não deixa a desejar em nada.

Para finalizar quero dizer que amei esse livro com todas as minhas forças, que vivi intensamente como se estivesse na pele de Ângela, que torci para que ela mudasse de ideia com relação a Willian e que fiquei tão impactada com o final do livro que após terminar a leitura abracei meu marido e disse que o amava e o abracei muito forte.

Recomendo o livro a todos que curtem um bom romance de época, embora seja uma época um pouco mais recente do que estamos acostumados, mas que mesmo assim não perde seu encanto e magnitude.

site: https://leiturize-se.blogspot.com.br/

Quennick 01/02/2017

Blog Eureka Mundo
Sabe quando o livro te faz chorar até soluçar, depois bate uma ressaca literária e vc começa a pensar na vida e nas suas atitudes? É exatamente essa a sensação que eu sinto sobre esse livro. A história é a mais bem elaborada que eu conheci na vida! Envolve família, amor e amizades fortes que atravessam gerações, o melhor nos faz refletir sobre nossas atitudes e o modo como tratamos as pessoas sem ao menos as conhecer.

Não vale a pena você julgar o desconhecido e de uma forma trágica - olha o spoiler ai geeente - que Ângela aprendeu a dá o devido valor ao seu William, este que incansavelmente não desistiu e lutou até onde pode para se fazer valer e mostrar que poderia ser muito além das expectativas feitas.

Recomendo às amantes de romance que não deixem de lê esse livro, acredite eu que sou amante do gênero policial e chorei horrores com esse livro pois não esperava o fim o qual foi bem realista, o que mais me agradou. Ele me fez refletir sobre o quantos somos frágeis e muita vezes não nos deixamos sentir o verdadeiro sentimento de algo.

Elis 21/04/2016

As vezes tenho um problema com as leituras, estou conhecendo o livro e de repente eu paraliso ele, e começo outro. E isso já aconteceu algumas vezes. E nesse caso, creio que foi por ficar meio perdida no começo da leitura, pois começa falando de uma família que vai se mudar, a adolescente não quer ir por causa dos amigos, mas acaba sendo forçada. Ao chegar lá, ela explora a casa e encontra um diário, que contém a história de Ângela e William.

O engraçado é que parei bem nessa hora a leitura e pausei por uns bons dias, até que outra leitura me fez largar o livro e quando retornei para esse, devorei a leitura, não consegui parar, li até as 4:20 hs da manhã e fiquei moída no outro dia. Não consegui imaginar dormir, sem descobrir o final.

A oportunidade de ler essa obra veio em parceria com a amiga Greice do Blogando Livros, como leio alguns e-books, estou resenhando esse como colunista dela. Amiga, obrigada por essa história que é do jeitinho que eu gosto, foi um prazer ler.

Enquanto lemos, vamos descobrindo que nossa protagonista é muito imatura e mimada. Está certo que ninguém gosta de ser presa a uma promessa feita pelos pais. No entanto a paixão e a juventude nos deixam com o coração na mão. E é aí que nos rebelamos. A história se passa na época em que tínhamos todas aquelas famosas regras da sociedade e esse foi o diferencial na leitura. Pois se fosse na época atual, creio que não teria como se dar algo assim.

William é cortês e realmente apaixonado pela mulher que conheceu através de tantos anos de correspondência, o nosso problema é que ele ainda não sabe da desistência da sua noiva. Quando vai a fazenda conhecê-la pessoalmente e descobre que ela deseja não assumir o compromisso, ele decide tentar conquistá-la, mesmo sabendo que ela não quer, por isso os atritos são muitos. Eu queria entrar na história e dizer, larga dela...e fica comigo (risos). E o engraçado é que penso que muitas de nós agiriam de maneira semelhante ou até quem sabe mais cruelmente, para se livrar desse enlace matrimonial.

Felipe, Lilian e Leonardo, tem papéis importantes na história, já que os mesmos estão ligados ao casal, cada um a sua maneira. Conforme vamos conhecendo suas personalidades, ficamos felizes e apreensivos, pois essa obrigação de Ângela, pode estar perto de se desfazer, quem aguentaria tantos empecilhos e desaforos? Somente William, não conheço outro homem capaz. E por isso o admiro, afinal ele usa a linguagem das flores como uma das armas para tentar conquistá-la.

E nesse quesito que percebemos o quão parecidos eles podem ser. Cheguei a me arrepiar agora, afinal estamos falando de um romance. E como todo bom estilo, temos vários problemas até que cheguemos a parte feliz ou posso dizer, ao final. E que final. Creio que seria melhor dizer, o final do diário de Ângela que foi diferente, nos deixou uma lição de que temos de viver o hoje e torná-lo o mais feliz possível, pois jamais saberemos o dia de amanhã.

E uma ação, sempre terá uma reação futura. Cuidado com o que faz, pois pode ser extremamente triste, colher certos frutos no futuro. A história se passa em Belo Parque, cidade fictícia, em Santa Catarina, com idas a São Paulo de William. As viagens de trem, a festa, o convescote (piquenique) e idas a cidade nos carregam no tempo.

A escrita da autora tem alguns empecilhos, como algumas partes que nos deixam um pouco confusos, mas nada que atrapalhe o entendimento, afinal após entrar na história, ela te prende de uma maneira que ela não te largar, qualquer erro acaba por passar despercebido. Não sei, se disse tudo que eu queria, mas vou ficando por aqui. Se lerem a obra venham comentar comigo, terei o maior prazer em falar dela. E bem deixo minha recomendação de leitura a vocês. Ainda mais as pessoas que adoram atritos e personagens que amam provocar uma briga.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Conchego das Letras 21/04/2016

Uma história deliciosa
Oi, gente! Tudo bem com vocês?

Hoje trago mais um livro da nossa linda parceria com a Editora Arwen - O que me disseram as flores, da autora nacional Alane Brito.

Eu sempre fico com medo de ler livros de época por conta da linguagem, mas preciso dar parabéns a autora que conseguiu escrevê-lo com o linguajar da época mas sem se tornar uma leitura cansativa.

O livro inicia no ano de 1909, na cidade de Belo Parque, em Santa Catarina, onde iremos conhecer a linda amizade entre Santiago Marques e Afonso Dantas. Dessa forte amizade surgiria uma promessa de que seus filhos iriam se casar para esse laço se fortalecer e perdurar para sempre. O que eles não imaginam é a dor de cabeça que essa promessa daria a eles... rsrsr

Depois que somos apresentados à promessa, o livro passa para os dias atuais, onde iremos conhecer Raquel, uma jovem que mora no Rio de Janeiro, ama sua vida, sua cidade e seus amigos. Após o falecimento de sua avó, precisa se mudar, mesmo contra sua vontade, com seus pais e seu irmão para a fazenda que ganharam de herança em Belo Parque.

Ao chegar na fazenda, Raquel se questiona como nunca tinha percebido o quão belo era aquele lugar e resolve dar uma passeio completo pela casa para conhecer e se familiarizar com todos os cômodos.

Neste passeio, ela encontra um quarto secreto, cheio de lembranças: roupas, bonecas, alguns objetos e um diário, que apesar de antigo estava em bom estado. Raquel é vencida pela curiosidade e resolve ler o diário... A partir daí a história retorna para 1933, onde vamos conhecer a história de Ângela Marques e William Dantas, os filhos dos amigos inseparáveis Afonso e Santiago, e saber se a promessa feita por eles será cumprida pelos filhos...

Ângela é uma menina querida, mas extremamente teimosa (até com ela mesma). De inicio, até aceitou cumprir a promessa, mas com o passar dos anos seus sentimentos por William mudaram, ela se apaixonou por Felipe, irmão da melhor amiga e não admite ter que se casar por conta de uma promessa e não por amor. Até certo ponto eu concordo com ela, mas quanto mais a história se passava e mais eu conhecia William mais eu queria que ela aceitasse cumprir aquela promessa.

Todos me julgam errada, mas como aceitar essa situação? Querem

que eu me case com um homem que não suporto, sem que eu possa

questionar, como se tivessem direito absoluto sobre mim...

William é um verdadeiro cavalheiro, um jovem lindo, com um coração mais lindo ainda, educado, respeitador e muito persistente... rsrs

Ao contrário de Ângela, a cada dia tem mais certeza de seus sentimento, desde pequeno aprendeu a amá-la, em nenhum momento ficou em dúvida em relação aos seus sentimentos e a promessa só é mais um ponto para ter certeza desse amor.

Os dois se encontraram apenas uma vez há muitas anos atrás, pois William morava em São Paulo. Comunicavam-se apenas por cartas até que finalmente William consegue ir passar um tempo na Fazenda para conhecer mais Ângela e oficializar o relacionamento dos dois.

Será que ele irá conseguir "domar a fera"? Será que um grande amor é realmente capaz de suportar tudo?

Por que não consigo odiar a quem devo e amar a quem preciso?

Ao longo da leitura vamos entendendo perfeitamente a origem do nome do livro e eu sinceramente achei uma ótima escolha e me encantei!

Eu amei a história, mas duas coisas me fizeram não dar nota máxima: primeiro, a teimosia de Ângela que em muitos momentos fazia eu sair do encantamento da história e ficar com vontade de dar uma boa surra nessa menina; e, segundo, bem, eu não posso contar o segundo porque se eu falar será spoiler, mas posso assegurar que quis matar a autora naquele momento. rsrsrs

Bom, é isso. Espero que tenham gostado.
Beijos, até a próxima.

RESENHA FEITA PELA COLABORADORA BRUNA MEDEIROS.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-que-me-disseram-as-flores.html#more

Clube do Livro 15/11/2015

Lindo, sensível e poético
Um diário pode guardar grandes histórias, revelar alguns segredos e sentimentos muito particulares de quem o escreve.
Imagine encontrar um Diário de quase cem anos e junto a ele diversos outros objetos que anunciavam terem pertencido a uma jovem que vivera a mais linda história de amor que se possa imaginar.

Estava tudo ali, nas páginas daquele Diário. E foi quando Raquel abriu aquelas páginas datadas a 1933, que adentramos na bela história que nos conta o livro "O que me disseram as flores".
Ângela havia sido prometida em casamento, antes mesmo de nascer. Isso, por conta de um acordo do seu pai com o melhor amigo. Juraram que assim que tivessem filhos (menino e menina), os casariam.
A menina cresceu sabendo dessa condição, tornou-se uma linda e teimosa jovem, sempre relutante em aceitar o casamento arranjado. Para ela, era inaceitável que os pais não permitissem que ela própria escolhesse com quem se casaria. Jamais aceitaria! Estava convencida disso.
Já o noivo, cresceu feliz com a escolha do pai, sonhando com o dia que finalmente conheceria Ângela, por quem aprendeu a nutrir grande amor.
Quando enfim conhece o noivo, que apareceu na Fazenda onde morava para passar algum tempo, conhecer a noiva e formalizar o pedido de noivado, Ângela faz de tudo para provocá-lo, humilhá-lo a fim de que ele fosse embora e desistisse daquele acordo.
(Confesso que tive raiva da personagem por muitas vezes, tamanho carinho e amor que o noivo tinha para com ela e sua forma fria de tratá-lo).

Porém, ao conviver e conhecer melhor o belo jovem William, o coração de Ângela começa a dar sinais de fraquejar com seus planos.
Você entende a linguagem das Flores? Ele diz para era. Em uma das cenas mais lindas descritas no livro.
Cada flor tem um significado especial para o casal e a simbologia que aquelas flores representam constituiu grande esplendor a esta obra.
O caso é que ao contrário de Angela, o jovem William entrega-se ao sentimento, não esconde o grande amor que o toma por completo.
Além do amor de William por Ângela temos outros amores e desamores nesta obra. Alguns não correspondidos, outros libertadores, alguns dos mais perigosos que se possa imaginar, daqueles que beiram a loucura.

"O que me disseram as flores", foi simplesmente um dos livros mais lindos que já li. Isso porquê é de uma beleza e poesia ímpar. Delicada, e ao mesmo tempo provocadora, a obra nos desperta sentimentos contraditórios e muito humanos.
Senti o amor de William por Ângela. Senti doer em mim cada palavra de desdém por ela proferida até que enfim entendesse e aceitasse aquele grande amor em sua plenitude, até que... (não posso revelar rsrs).
O livro é simplesmente apaixonante, e também viciante. Não recomendo que o leia à noite se não quiser virar a madrugada acordada(o) (Fica a dica).

Resenha Amanda Bonatti

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-que-me-disseram-as-flores.html

Bruna 02/01/2016

As flores dizem mais do que se imagina
Ao iniciar a leitura você percebe que tem tudo para ser a típica história que fará as mulheres suspirarem, mesmo que no entanto o contato com os primeiros personagens não seja os protagonistas da maior parte dela ao mesmo tempo que estão diretamente envolvidos. Em um dia aparentemente normal dois rapazes se encontravam presentes na igreja, ou teoricamente deveriam estar. Santiago, filho único de uma renomada família, estava junto com seu melhor e inseparável amigo Afonso nos bancos da igreja quando este o cutucou chamando sua atenção para se levantar uma vez que a maior parte ele passará dormindo. Contrariado, Santiago se levantou e foi junto ao amigo receber a hóstia, mas o que ele não imaginava era encontrar naquele momento a moça capaz de lhe roubar o coração.

“Nada pareceu diferente, até que girou o pescoço na direção das pessoas próximas do altar e seus olhos fixaram-se num desconhecido perfil. A beça moça eventualmente o olhou por mínimos segundos quando uma senhora às suas costas lhe falou algo.”
(página 14, O que me disseram as flores.)

Encantado com a beleza da moça que avistou, Santiago faz de tudo para conhecer o anjo que lhe conquistou. Após semanas de procura pela moça que mais tarde ele descobrirá se chamar Elisa, finalmente o destino lhe permitiu conhece-la e a partir de então um grande amor foi formado. E juntamente a um casamento, ou melhor, dois casamentos dos melhores amigos inseparáveis desde a infância, uma promessa foi feita. Para que sempre prevalecesse a amizade dos dois, juraram um ao outro que seus filhos se casariam oficializando dessa forma um pertencente a família do outro.

“ – Está tudo confirmado, com toda certeza. Meu filho se casará com sua filha ou minha filha com o seu.” (página 20, O que me disseram as flores.)

Esperando saber o que irá acontecer após tal promessa o leitor é surpreendido ao se deparar com uma mudança de tempo, que agora se passa no Rio de Janeiro nos dias atuais onde conheceremos novos personagens que tudo terão haver com a primeira parte da história. Raquel é uma jovem de quinze anos que se encontra inconformada com a decisão da família de se mudar para a fazenda da família. Fazendo de tudo para evitar ter que mudar ela argumenta com seus pais de qualquer forma para permanecer ali, mas de nada adianta, a família está decidida a ir para essas terras cuidar da herança deixada para eles.

Sem alternativa ela parte para a fazendo junto a seus pais e seus dois irmãos, mas ao contrario do que ela pensava, ao chegar lá ela se encontra com um lindo cenário a fazendo lembrar de toda a beleza que o lugar possui. Já mais conformada, Raquel parte em uma exploração pela casa e descobre um lugar escondido repleto de coisas antigas e dentre elas: um diário.

“Hoje eu tenho dezoito anos, meus pais se chamam Santiago e Elisa Marques. Tenho um irmão mais velho que eu, prestes a completar vinte e dois anos. Seu nome é Gerson...” (página 32, O que me disseram as flores.)

Até então ela não sabia de quem se tratava o diário cujo nome ali presente nada significa, afinal, quem era Ângela Marques, sua parente, e porque ela nunca havia escutado falar dela? Ao descobrir então de quem era filha é que lhe vem a memoria a história da família e consequentemente a história da promessa (exatamente a retratada aqui antes). É então que nos é dada finalmente a oportunidade de conhecer os protagonistas mais importantes e cuja história o livro irá revelar, a história de amor (ou não) de Ângela e William que foram prometidos um ao outro mesmo antes de nascerem.

Ângela é uma menina fútil e o tipo de protagonista que irrita, ela pensa apenas em si mesma e não liga para os sentimentos dos outros e isso pode-se notar por um simples fato: por orgulho ela não aceita se casar com um homem a quem foi prometida apenas pela vontade de seus pais. E mesmo sem os dois se conhecerem, é possível notar que o rapaz nutre um grande sentimento por ela, o que se revela ainda mais verdadeiro no primeiro encontro dos dois que diferente do que ele achava não é nada caloroso.

William chega a fazendo para oficializar o noivado há tanto tempo combinado e o qual tanto anseia, o que ele não sabia é que já fazia algum tempo que Ângela estava determinada a não se casar com ele. Ele é o típico jovem que chama a atenção pela beleza e o mais gentil e nobre ao se referir a ela cheio de sentimentos, no entanto a única coisa que encontra é repulsa e uma garota determinada a tornar sua estadia cruel e insuportável a ponto dele desistir de casar-se com ela.

“William repetiu o que havia dito para Santiago quando fora visitar seu pai pela última vez: que desde criança tinha consciência de com quem haveria de se casar e, que mesmo só a tendo visto uma vez pessoalmente, há tempos há havia aprendido a amá-la.” (página 48, O que disseram as flores.)

É então que uma batalhe entre os dois irá começar. Ela determinada a fazer qualquer coisa para que ele desista de tal ideia e ele obstinado a não deixar com que ela o convença a desistir daquela a que sempre amou e cuja promessa fez a seu, agora já falecido, pai de casar com ela. Qual dos dois irá ganhar? Só lendo para descobrir, mas uma coisa é certa: muitos obstáculos irão aparecer pelo caminho e os dois irão acabar descobrindo coisas que jamais imaginariam. Com a ajuda das flores, William irá tentar a cada dia demonstrar o que ela significa para ele e o que suas atitudes fazem com que ele se sinta, e ela irá tentar a todo custo ignorar o que essas flores começam a significar para ela. O desfecho? Ai você terá que ler para descobrir o que as flores irão dizer para você ;)

“ – Ângela!
Ela voltou, curiosa.
- Entende a linguagem das flores?” (página 62, O que disseram as flores.)

Uma história linda de amor, que mostra que quando se ama para valer não se desiste não importa o que aconteça. Prepare-se para amar, odiar e até se emocionar durante a história e o mais importante, você jamais verá as flores como simples flores depois dessa história.

Bom, eu amaria falar e falar sobre essa história, mas ai acabaria dando spoiler para vocês e jamais faria isso. Só posso dizer que amei e tenho certeza que se gostou do que viu aqui irá amar a leitura, mas já aviso que ela é altamente viciante e depois que se começa parar é impossível (prova disso é que li em 1 dia o livro).

site: brookebells.com