Eu, Fernando Pessoa

Eu, Fernando Pessoa Susana Ventura

Resenhas - Eu, Fernando Pessoa - Em Quadrinhos

Jardii 10/04/2022

Um pouquinho da vida de Fernando.
Fernando Pessoa foi alguém incrível. Nessa hq vemos um pouco da sua vida e dos seus textos. Ainda preciso ler mais sobre ele...

Pâmela 22/05/2020

Não estou acostumada com HQs mas gostei do livro. Consegui ler de uma vez só e fala da vida de Fernando Pessoa, com alguns trechos de sua obra. Livro leve e permite conhecer de forma rápida e prática a vida dele.

Wesliana.Veloso 09/05/2020

Eu, Fernando Pessoa
Nunca li nada do Fernando Pessoa,mas tinha bastante curiosidade em conhecer o trabalho desse escritor.Resolvi começar nesse livro, não sei se foi uma boa ideia,pois o livro é mais como uma curta biografia da vida do poeta...ou nem isso.Bom a questão é que para pessoas como eu,que querem conhecer o trabalho desse poeta,não recomendo começar por esse livro.O livro traz algumas cartas de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro, além de alguns de seus poemas.Gostei dos desenhos dessa HQ,apesar de não de tê-los entendido muito bem e de achá-los um pouco desconexos da história.

brunes 21/07/2021

A profundidade... Tudo na obra.
Ilustrações belíssimas, textos curtos bem desenvolvidos e encaixados.

Luiz H. 25/02/2024

"Que a abominável onda o não molhe tão cedo."
É necessário a parabenização da quadrinista pela excelente execução da diagramação da obra em questão. Não só pela diagramação que está em ótimo porte, mas como também a sua arte que não apresenta devaneios; ela é firme. Fernando Pessoa é complexo, e imagino que sua representação nesta HQ tenha sido um convite para a experienciação desta complexidade por meio de suas obras. Visto a finalidade da HQ, fez-se bem apresentando seus heteronimos e poesias de cada um.

Vicente 03/04/2022

Belíssimo trabalho
Segunda obra do cartunista brasileiro Guazelli baseada nos trabalhos de Fernando Pessoa. Nesse volume que conta com um excelente roteiro de Susana Ventura, Pessoa explica ao amigo Adolfo Casais Monteiro como ocorreu o nascimento de seus principais heterônimos.

Danilo 04/05/2023

Mestre
A obra é composta de alguns recortes de textos dos principais heterônimos do editor (e também há textos do próprio Fernando Pessoa). Tudo isso em sua comunicação por cartas com seu amigo e desenhos incríveis que contribuem muito para a construção da narrativa.

Lis 02/11/2023

Álvaro de Campos é o melhor heterônimo!
Foi interessante observar a interpretação dos poemas feitas pelo artista enquanto acompanhava a linha do tempo em que foi organizada a vida de Fernando Pessoa, desde o nascimento do seu primeiro heterônimo até a morte do autor.

Aline.Sacramento 26/07/2020

Gostei
É linda a HQ, os taços são belíssimos e o roteiro também é muito bom. Gostei bastante de conhecer um pouco sobre Fernando Pessoa, acbei interessante e original a maneira como foi feita.

Mimi Books 06/08/2020

# Desafio Skoob
O livro "Eu, Fernando Pessoa" reúne poemas que, na minha opinião, são muito bonitos e profundos. É possível acompanhar a vida dele, através de cartas e poemas. Li e reli várias vezes, por distrair tanto e ser tão belo. Tudo está em quadrinhos, como um pequeno texto contando um pouco da vida de Fernando Pessoa. Eu gostei muito e recomendo.

De Mimi Books

Sabrina 18/10/2020

Nesse peri?odo da quarentena muitas editoras resolveram disponibilizar parte de seu acervo como livros, HQs, revistas, de modo gratuito e por certo tempo.

Uma dessas editoras foi a @peiropolis que tem um cata?logo de Cla?ssicos em HQ muito interessante. Baixei alguns entre eles esse Eu, Fernando Pessoa da Susana Ventura e Guazzelli. Eu fiquei muito envolvida nessa adaptac?a?o e ja? quero ter esse livro fi?sico porque acho que conseguiram na?o so? o trac?o,mas um modo muito instigante de mostrar os hetero?nimos de Pessoa e a construc?a?o deles pelo uso de cartas na narrativa.

Eu particularmente gosto muito de cartas e do uso narrativo delas pra ficc?a?o e acho que nesse trabalho deu um ar intimista que e? muito pro?prio da escrita, da forma como muito se le? sobre Fernando Pessoa e sua obra.

Indico muito pra quem tiver interesse essa HQ que foi minha favorita ate? o momento.

Brena.Karolina 01/04/2024

Conheça Fernando Pessoa melhor.
Livro bem rápido de ler e bem gostoso também. Os traços são lindos e carregam (junto com as cores) enorme sensibilidade. Fernando Pessoa sempre é excepcional, então dispensa comentários e a HQ consegue fazer um ótimo trabalho em unir a carta, os poemas e o contexto. Leitura perfeita para quem gosta do poeta português.