Os Dois Lados da História

Os Dois Lados da História Laura Spíndola

Resenhas - Os Dois Lados da História

Lina DC 31/05/2014

Uma leitura deliciosa!
"Os dois lados da história" é narrado em primeira pessoa com capítulos alternados entre "Ele", Alexandre Morrison, e "Ela", Camila Flatts. Cada capítulo apresenta uma data e um evento marcante. Começamos pela "Aposta" que Alex faz com seus amigos Nico (Nicolau) e Tom (Antônio).

"- É, que lindo... Querem um abraço? - perguntei, estendendo meus braços com espuma até os cotovelos. Sem brincar, eu parecia o Homem-Sabão, não o Homem-Aranha. Já ouvia o narrador: Perigo? Precisam de ajuda? Nada temam! O Homem-Sabão e suas bolhas ajudá-lo virão!" (p. 10)

Alex acabou de completar quinze anos e foi transferido para outra sala do 9º ano, onde ele conhece a Camila.De início os dois não se dão muito bem, mas com o passar dos dias surge uma grande amizade. E é através dessa amizade que temos muita confusão, com direito a muita música e até mesmo uma banda exclusiva chamada "O poder do Jedi" e um parque de diversões com uma montanha russa chamada "Krakatoa: o Inferno de Java".

"E ali, enquanto eu esperava meus amigos, fiquei com a sensação boa do sorriso que ela me dera antes de seguir seu caminho. Eu sentia, lá no fundo, que eu e Camila Flatts estávamos nos tornando amigos". (p. 98)

A trama do livro é fantástica, pois nos remete a uma época em que a amizade é inocente e surge os primeiros amores.
Os personagens são cativantes, engraçados e arrancam sorrisos do leitor. Não existem personagens secundários, todos os amigos em determinado momento da história ganha destaque, seja com problemas na escola, com a interação da banda ou demonstrando o valor da amizade. Além de Tom e Nico, Estela, Amanda e Julia, que são amigas da Camila também compõem esse grupo divertido.
O enredo também fala de valores familiares, da importância da família e do amor pelos animais.

"Percebi o quanto eu a amava, agora. A alegria que eu sentia, ao olhar para a pequena felina ao meu lado, era indescritível. Aquela gatinha já era indispensável para mim. Uma figura que entrara na minha vida e se tornara muito importante". (p. 167)

A escrita da autora é coesa e fluida e tem a capacidade de transportar o leitor para dentro da história. Os diálogos são críveis, as brincadeiras e provocações entre os garotos são reais e as dúvidas das garotas também.

" - Ô, meu pai! exclamou Tom, já irritado. - Volta pro mar, oferenda! E vê se não volta". (p. 333).

O trabalho de revisão, diagramação e layout está fantástico. Existem vários detalhes e imagens durante todo o livro, páginas com molduras decoradas e outros extras que enchem os olhos dos leitores.
Um livro com uma história voltada para o público infanto-juvenil, que fala de amizade, amores e valores pessoais, mas também indicada para os adultos que estão sentindo saudades de uma época mais inocente, onde as descobertas e novas amizades ganham um valor especial.

Essa resenha faz parte do Booktour promovido pela escritora Laura Spíndola ;)

Laurinha 07/07/2014

Leve e divertido!
Um livro leve, divertido, que nos faz voltar em nossa época de adolescente... época de escola, provas, festinhas, excursões. Sem nem perceber entramos na história e vivemos junto com os personagens essa fase tão boa de nossas vidas!!!

Parabéns Laura pela escrita, pelo história cheia de diálogos e com as cenas muito bem descritas!!!

Francine 02/09/2014

Narrativa suave, que nos leva a visitar doces lembranças...
Li Os Dois Lados da História por meio do Book Tour organizado pela própria autora, Laura Spíndola, a quem agradeço pela oportunidade e gentileza!

Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta capítulos alternados entre dois protagonistas: Alexandre Morrison e Camila Flatts, ambos adolescentes entre 14 e 15 anos, que estudam na mesma escola e estão concluindo o Ensino Fundamental (9º ano).

Ao voltar das férias de julho, Alexandre (conhecido como Alex), é transferido de turma. Na escola, as turmas eram divididas por classificação de notas e Alex acaba de ingressar na 9A, ou seja, entre os melhores alunos! A fama era tamanha sobre a qualidade daquela turma que Alexandre se sente frustrado ao notar que todos os alunos parecem "normais", reclamando das provas ou da quantidade de atividades em sala (rs). Na 9A, ele conhece Camila de uma maneira inusitada. Sentando-se juntos durante um trabalho em dupla, Alex comenta de forma rude que os alunos da 9A o decepcionaram, pois sustentavam uma fama que não mereciam. Camila, que sempre estudou nesta turma, se ofende e o desafia a provar que estava ali por mérito e não por sorte.

Combinam, então, que na próxima prova de História ganharia quem alcançasse a nota máxima. Mas, assim que passam a estudar para conseguirem este resultado, percebem que estão sendo infantis um com o outro. Acabam desculpando-se pela grosseria, e uma amizade começa. O ritmo da leitura é agradável e vamos acompanhando a convivência de Alexandre e Camila ao longo das páginas. Ela o apresenta para as suas amigas Estela, Amanda e Júlia. Ele a apresenta para os seus amigos Nicolau (Nico) e Antônio (Tom).

Juntos, esses personagens formam um grupo que enfrenta os desafios da adolescência e considero este um dos aspectos positivos da obra! Os diálogos e a narrativa fluída da autora Laura Spíndola nos levam aos dramas da adolescência, de modo que me envolvi nos sentimentos descritos com facilidade e li todo o livro com aquele sentimento agradável de saudosismo (rs).

O mais legal em Os Dois Lados da História é a verossimilhança! A interação de Alex e Camila com os estudos, com suas famílias, com os amigos é muito real. Eu me identifiquei com a ingenuidade, a irreverência, o encantamento, a empolgação, que eles sentiam! A autora também aborda o primeiro amor Alex e Camila se tornam cada vez mais próximos e, conforme conhecem um ao outro, passam a sentir mais do que apenas amizade. Eu gostei da maneira como o romance foi desenvolvido, com aquele doce sabor da juventude.

Ouso dizer que o livro é destinado aos adolescentes da mesma idade que os personagens, que estão vivendo as experiências escolares do término do Ensino Fundamental, mas aos leitores mais velhos haverá aquela saudade gostosa do que passou.

Como fragilidade, destaco a falta de ápices durante a leitura. Os Dois Lados da História segue suave, do início ao final, sem grandes tensões. Se por um lado isso é positivo, por outro a leitura não surpreende. Essa característica, no entanto, garante também uma leitura agradável a quem procura por algo assim.

Sobre o layout, o livro é lindo! Cada capítulo apresenta uma borda personalizada e temática segundo o que está sendo descrito. A diagramação é genial.

Confira meus quotes favoritos e fotos do livro no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/08/resenha-41-os-dois-lados-da-historia.html

Oliveira 02/11/2014

Blog | Literatura: Um Mundo Para Poucos - Laryssa
Olá pessoas! Depois de meses, hoje trago a vocês a resenha de "Os Dois Lados da História", da autora Laura Spíndola, parceira do blog, cujo livro li através de um Book Tour organizado por ela.

"Os Dois Lados da História", nos apresenta exatamente o que o título sugere, alternando sua narrativa em primeira pessoa entre Camila Flatts (identificada como "Ela") e Alexandre Morrison (identificado como "Ele") para contar como se conheceram, como tornaram-se amigos e tudo o que isso implicou e gerou.

A história do casal se ambienta durante o nono ano do ensino fundamental, quando ambos têm entre catorze e quinze anos. O caso é que a escola onde estudam possui cinco turmas para cada ano, de A até E, onde os alunos são postos de acordo com suas notas e ao voltarem das férias de inverno, Alexandre é transferido para a turma 9A, onde Camila sempre estudou e ao se conhecerem, por meio de um trabalho, discutem por uma futilidade (e falta de êxito em guardar os pensamentos para si) e combinam uma aposta. É a partir do resultado dela que sua amizade se inicia e o amadurecimento de suas mentalidades e personagens também.

Algo que sempre me deixa receosa em livros com personagens adolescentes são as diversas formas possíveis que os autores podem escolher para tratar dos problemas da transição de personalidade e os conflitos internos pelos quais passamos e foi um alívio perceber logo de cara que a autora iria escrever com propriedade e naturalidade os pensamentos e ações de seus personagens, sempre com a linha de racionalidade de quem de fato passa pelas mesmas situações que eles.

Mas anda assim, o mais bacana na construção de sua foi conseguir manter isso por todo o livro e ainda unir a realidade da vida em casa e perante os amigos, criando um clima de familiaridade tanto entre os personagens quanto nas situações que viviam e ao mesmo tempo, desenvolveu pequenas histórias paralelas envolvendo os amigos dos protagonistas: Estela, Júlia, Amanda, Nico e Tom, todos tendo suas personalidades e trejeitos bem definidos, apenas evoluindo ao longo do livro.

Sua maneira de retratar o começo e o desenrolar dos sentimentos românticos dos protagonistas também foi uma surpresa agradável, pois ao invés de repentina e intensa, foi gradual e saudável até tomar sua devida importância na vida deles e na dos que os cercam, sem exageros e trabalhando a reação de cada membro do enredo, sem ignorar o ar de jovialidade dos personagens.

A narrativa da Laura é leve e fluída, mas possui como característica uma densidade informativa e detalhista, que de forma contraditória, permite que nos conectemos com a história e não sintamos o tempo passar durante a leitura. Suas caracterizações de ambiente não são vagas nem excessivamente detalhistas, trabalhando os sentidos dos protagonistas e nossa imaginação de forma conjunta e sua construção de diálogos possui uma estrutura e linguagem jovens, sem perder o padrão de pensamentos desenvolvidos, ou seja, livre de gírias ou tendo vícios linguísticos em demasia.

Algo que não considerei ruim, mas que tenho a obrigação de mencionar e que já deve até ser previsível pelo que já escrevi é a uniformidade do enredo, pois não possui altos nem baixos, tanto em acontecimento quanto no trabalho da autora. Digo que não é um defeito por representar a vida dos personagens, que é calma e direta, sem grandes mistérios ou desastres.

No fim, a leitura foi rápida e proveitosa, pois além de trazer diversão, me propiciou outra visão sobre alguns valores. Indico para todos que procuram uma história de amor juvenil inocente e divertida.

Enfim, era isso, espero que tenham gostado da resenha.
Digam-me, já conheciam o livro? Leram ou se interessaram?
Beijos e até mais!

site: http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com/2014/11/resenha-os-dois-lados-da-historia-laura.html

LetíciaBaldez 02/10/2015

[RESENHA] #OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA
A estória começa com o trio: Alex. Nico e Tom. Alex acaba de completar quinze anos de idade e acaba de ser desafiado... Ele fica na dúvida se deve aceitar uma aposta maluca ou passar como medroso, mas não é difícil imaginar qual foi sua escolha. Ao aceitar a posta de que iria beijar uma menina até o final do ano, ele aposta com seus amigos que quem perdesse iria passar a noite em uma casa supostamente mal assombrada.
As férias de julho acabaram e ele e os amigos voltam ao seu cotidiano escolar. Ao chegar à escola em seu primeiro dia de aula, Alex é chamado na direção e vai apreensivo, sem saber do que se trata. Para sua surpresa ele vai trocar de classe, visto que suas notas aumentaram consideravelmente nos últimos meses a diretora passa Alex para a classe 9A, a sala com os alunos com as melhores notas, do oitavo ano.
Em outro lugar não muito distante está Camila uma menina inteligente e bonita que passa seu tempo lendo livros de ficção e morre de medo de filmes de terror. A mesma é da classe 9A, que Alex acabara de entrar. Além de Alex, entram mais dois membros para essa turma.
Alex chega à classe bem envergonhado enquanto que os outros colegas manifestaram reações diferentes da dele. Logo na primeira semana de aula o professor de História passa um questionário imenso e o representante que se chama Hugo, logo pergunta se é possível ser feito em dupla para facilitar e ele cede à ideia.
Camila tem a ideia de fazer com Bernardo o outro novato que a chamou a atenção dela, mas logo ele forma dupla com uma menina e sobra Alex. Ela chega amigavelmente e pergunta se pode fazer exercício com ele e ele aceita.
Ao começar a fazer o questionário, uma frase de Camila é mal interpretada por Alex e ele começa uma pequena discussão com a menina que também revida seus comentários. Alex acaba se envolvendo em outra aposta, agora com Camila. Ambos apostam quem iria tirar dez no teste de História, mas logo eles acabam percebendo que fizeram apenas duas respostas do vasto questionário.
Chegando a casa ambos estudam feito loucos para teste que nem é tão importante e agora a raiva já havia passado, e os dois queriam se desculpar um como outro, mas não tinham coragem de dar o primeiro passo.
No dia seguinte eles fizeram o teste e não se falaram desde a aposta. Passado o teste Camila tira 9,8 e Alex tira 9,5. Mas a essa altura eles já começam a se entender e passam a serem amigos. Logo eles ficam inseparáveis, estudam juntos, saem pra passear etc.
A amizade só aumenta com o decorrer do tempo, mas essa aposta pode estragar uma amizade? Camila e Alex são apenas amigos, será que as pessoas irão fazer algo que prejudique essa amizade? Hum...
Bom bibouss, o livro é bem teen, quase todos os personagens são adolescentes e estão descobrindo a vida, o amor, as amizades. Gostei muito do jeito do casal de protagonistas, os dois são bem inteligentes e nada fúteis o que contribuiu muito para eu me identificar com eles, principalmente com Alex que gosta de gatos, assim como eu. Rs
O livro é autodiegético, mas é narrado pelos dois protagonistas, a diagramação é bem maneira cada capitulo um desenho diferente ilustra um fato de ocorre no capítulo. A escrita é de fácil compreensão, não vi erros de digitação, as folhas são brancas e a capa é fosca.
Quanto à capa eu não achei o máximo, mas também não odiei, acho que poderia ser mais bonita e mais bem acabada. A estória me prendeu bastante e eu gostei muito do enredo adolescente, a única parte de me decepcionou foi o final, poderia ter sido melhor e ficou a desejar.
Recomendo essa estória ao público jovem, pois eles com certeza estão vivendo essas experiências e ainda estão formando seu caráter.
Então bibouss, espero que tenham curtido se sim deem um like abaixo do título do post isso me ajuda muito com a divulgação do blog. Deixem nos comentários se já leram esse livro, se sim deixem o link pra eu poder ler sua resenha, vô-LÁ!

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/10/os-dois-lados-da-historia.html

Elani Araújo 16/03/2021

Temos todo tempo do mundo...
Adolescência, um primeiro amor e boa música na medida. Como não dar certo? Enredo super bem escrito, narração de fatos de ambos os lados, nós mostrando perspectivas diferentes de um nascimento de um primeiro amor. Uma jovem que leva a vida como dá e uma jovem cheia de vida, se encontram no 9 ano e amizade vai aos poucos se transformando.

Gostosinho de ler.
Li em 2 dias porque me prendeu mesmo, e o fim foi construído com maestria.