Iacobus

Iacobus Matilde Asensi

Resenhas - Iacobus

Livros da Julie 25/01/2020

Templários, caminho de Santiago e muita sabedoria
-----
"Sempre digo que as pessoas pensam muito pouco."
-----
"Nunca é bom fazer as coisas sem prever antes todos os movimentos prováveis da partida."
-----
"Mas recorda que sempre se pode escolher. Sempre. Tua vida, desde que começas a ter certo controle sobre ela, é um conjunto de escolhas acertadas ou equivocadas, mas escolhas, enfim."
-----
"(...) há gente que suporta com força as maiores desgraças físicas, mas que, contudo, desaba diante de um pequeno problema da alma; outros, ao contrário, superam grandes problemas com integridade, mas berram como animais diante da menor dor."
-----
"A única desigualdade possível entre os homens é a bondade e a inteligência (...)"
-----
"Eu jamais teria imaginado, nem em meus piores sonhos, encontrar homens tão ambiciosos em cargos tão sagrados e importantes."
-----
"Esse é o problema de não possuir a imortalidade: perdemos o futuro."
-----
"Se existe um fenômeno da natureza que altera o ânimo, esse fenômeno é o vento. É difícil compreender por que, mas assim como o Sol aviva o espírito e a chuva o entristece, o vento sempre inquieta e pertuba."
-----
"Se o mundo houvesse parado naquele momento, se aquela noite, aquele instante houvesse durado eternamente, eu não teria reclamado nem exigido a volta do Sol."
-----
"Criar lendas, mitos, modificar vidas, construir santos ou abençoar falsas relíquias é o inveterado costume da Igreja de Roma."
-----
Ao retornar à Península Ibérica vindo de Rodas, na Grécia, o frei hospitalar Galcerán de Born segue diretamente para o mosteiro de Ponç de Riba, com o intuito oficial de estudar sobre tratamentos para varíolas e o instrumental médico para incisões dos persas, já que atuava como médico. Mas havia um motivo secreto para sua prolongada estada: encontrar um jovem de origem nobre que havia sido criado como órfão no mosteiro e iniciado como monge.

Tão logo obtém sucesso em sua dupla busca, Galcerán recebe a intimação para comparecer sem demora perante o novo papa, João XXII, em Avignon. Com a desculpa de precisar de um escudeiro, ele parte junto com o jovem que encontrou, a quem chama de Jonas, que nada sabe ainda sobre suas origens.

Na morada francesa dos papas, Galcerán recebe duas novas missões: investigar a morte do Papa Clemente V, do Rei Felipe IV, o Belo, e do chanceler real Guilherme de Nogaret; e decobrir o destino do rico tesouro templário, desaparecido com a morte do seu grão-mestre, Jaques de Molay. Depois, continuando a serviço de João XXII, parte em peregrinação pelo Caminho de Santiago.

O livro fala de dois dos assuntos que mais me atraem: os Templários e o Caminho de Santiago. A história tem início já após a dissolução da famosa ordem, mas relembra os fatos que deram origem ao ocorrido. Iacobus também traz como cenário a antiga cidade dos Papas e as rotas que levam a Compostela, com menções a cidades francesas e espanholas muito conhecidas nesse universo. Ainda, muitos dos personagens históricos mencionados podem ser vistos na série Templários, da @netflix!

Iacobus traz muita informação histórica e também uma trama instigante e atrativa. Em meio às investigações de Galcerán, há relatos sobre as antigas ordens religiosas, as Cruzadas, o Templo de Salomão, as simbologias hebraica, cristã, grega, egípcia e pagã, as construções de Paris, a arquitetura templária e a vida na baixa Idade Média. Também é um livro sobre o amor vivido e o amor proibido, sobre a inevitabilidade das circunstâncias. Como brinde, tem ótimas tiradas irônicas e muita sabedoria nas falas do frei hospitalar.

Foi uma grata surpresa encontrar este livro na @toplivrosoficial no @aeroportodecuritiba! Este é o segundo livro da autora Matilde Asensi, mais conhecida por O Regresso do Catão, cuja série, aliás, espero ler em breve!

site: https://www.instagram.com/p/B7b7Gh3D5zV/

Inlectus 23/04/2017

Gostei.
Boa imaginação.

Vanessa Pipi 24/04/2021

!
Muito boa escrita e narrativa direta e de tirar o fôlego!
O protagonista tem um humor peculiar e faz a diferença na história

Gostei