Aventuras na História N° 121 (Agosto de 2013)

Aventuras na História N° 121 (Agosto de 2013) Editora Abril

Resenhas - Aventuras na História #121

z..... 02/11/2021

Agosto de 2013
Edição comemorativa aos 10 anos da revista, a primeira de apelo popular especializada em História no país.
Destaque para "As 10 pessoas que mudaram o mundo". A lista dividiu opiniões e preferia outros nomes no lugar de Hitler, Stalin ou Mao Tsé-Tung (notáveis tiranos), mas não se pode ignorar o impacto que tiveram para a História.
Na minha lista constariam Gutemberg (pela viabilidade que deu à informação escrita, revolucionária para a humanidade), Abraão (recebeu a promessa de benção para toda a humanidade, que se confirmaria em Jesus) e Steve Jobs (pela revolução nos computadores pessoais e celulares, resguardando-se as proporções, algo um pouco parecido às oportunidades geradas pela invenção de Gutemberg no que se refere à disseminação de informação). Incluiria esses três, talvez outros, listas são relativas....
No que a edição propôs:
Jesus Cristo (impactou o Ocidente e mundo - os homens muitas vezes acabaram desvirtuando a essência do que ensinou);
Karl Marx (pela concepção do Socialismo, teoricamente sociedade justa - só utopia, e conversa fiada, tudo descambou para totalitarismo insano);
Sigmund Freud (criador da psicanálise - mano, entendi que para ele tudo tinha origem em distúrbio sexual e viciou a muitos em heroína através de falsos conceitos);
Charles Darwin (pelas teorias evolucionistas - não creio nisso);
Adolf Hitler (mas credo!);
Stalin (ichi!),
Lenin (af!);
Albert Eisntein (não criou a bomba atômica, mas instigou-a);
Mao Tsé-Tung (égua do cão!);
e Lincoln (respeito a luta antiescravagista).
Listas são subjetivas e, gostando-se ou não, os nomes que constam nessa impactaram os rumos históricos de fato.

Eita! Essa nunca imaginei... Na parte sobre "Os 10 maiores" a revista incluiu Davi, aquele da Bíblia, como um dos 10 maiores vigaristas da História. Ei! Devagar com isso!
O golpe citado foi a história de traição com Bate-Seba que culminou na morte de Urias, o marido traído.
Vigarista é! Oras, isso reverteu em consequências terríveis para Davi em sua vida como governante, no seio familiar e também vida pessoal. Arrependimento amargo. Depois Davi casou-se com Bate-Seba, sendo ancestrais de Jesus como homem...
Para pensar: essa mulher envolvida em escândalo, que poderia ser menosprezada, acabou sendo honrada por Deus como uma das cinco mulheres citadas na genealogia de Jesus (feito extraordinário no contexto). As outras foram Tamar (confundida com prostituta), Raabe (que foi prostituta de fato, antes de seguir a Deus), Rute (estrangeira como as anteriores, o que despertava preconceito entre o judeus) e Maria (uma mulher simples e humilde escolhida para ser a mãe do Messias, algo que também era alvo de preconceito em seu contexto entre os judeus). Por essas e outras Jesus manifestou-se impactando o mundo, transformando vidas.

Em "Arte & História", um olhar sobre a pintura "O nascimento de Vênus", de Botticelli.
Achei interessante os informes sobre a moça que serviu de modelo para Vênus. O nome dela era Simonetta Vespucci. Foi musa para artistas renacentistas, sendo considerada a mulher mais bonita do mundo por estes. Morreu jovem, de tuberculose aos 23 anos...

Resenha no Dia de Finados em Macapá....