Coração Artificial Viviane L. Ribeiro

Resenhas - Coração Artificial

Carol 14/11/2014

Hoje eu vim falar sobre o livro Coração artificial, o qual eu conheci através da autora Viviane L. Ribeiro, eu gostei bastante dele, em pouco tempo eu não consegui mais parar de ler, passava madrugadas lendo e em uns três dias, terminei a leitura e fiquei sem ar. É um livro bem elaborado e de leitura fácil, que prende a atenção do leitor a cada virada de página.
O livro conta a história de Gabriel, um jovem de 19 anos rico e filho único de um bioengenheiro famoso presidente de uma empresa de órgão artificiais, que mora com seu pai e uma empregada porque sua mãe foi embora quando ainda era criança. Apesar de não demonstrar ainda não superou completamente a falta da mãe. Ele faz o estilo play boy que não liga pra nada, nem expressa o que sente, porém só é um garoto frustrado por ter que seguir as ordens do pai que já tem um futuro planejado. E claro, ele descarrega sua frustração em rachas.

"Porque nunca foi meu objetivo de vida agir como as pessoas esperam que eu aja e dizer o que elas esperam que eu diga; na verdade, é isso o que eu faço: dou a elas razões para irem embora e só sobrarem as que realmente querem ficar. E eu digo a mim mesmo que vou tentar mudar, que vou pensar mais nas pessoas e ser mais receptivo, mas sei que são apenas palavras vazias que uma vez ou outra sempre voltava com a premissa de promessas”.

Página. 62

Estava tudo indo como planejado, até Gabriel conhecer uma garota que iria virar tudo de cabeça para baixo, fazê-lo rever seus conceitos e questionar-se sobre suas atitudes. Alícia uma garota pobre e desastrada de 18, frequenta a faculdade de Villanova, a mesma de Gabriel. Sua aparência não chama muita atenção, porém é uma garota forte e inteligente, superprotegida pelos pais e corre atrás das oportunidades que recebe, e vê algo em Gabriel que ele mesmo não acreditava mais. Ele não entende como aquela garota mexe tanto com ele, com a sua cabeça.
Os personagens principais tem tamanha profundidade que nos faz refletir sobre nossas escolhas. Eu sinto dificuldade de descrever as emoções que o livro transmite, o qual a autora discorre com tamanha delicadeza e maestria. Ele tem tudo pra ser um sucesso. Senti apenas, porque tinha algumas palavras repetidas e alguns erros de grafia, mas nada acaba a grandeza do livro.

"Sinto-me traído. Era isso que me deixava zangado, mesmo sabendo que as coisas são assim mesmo, que nada é o que parece, assim como parece que estamos contemplando estrelas quando na verdade são satélites.”

Página 201

O enredo contado na visão de Gabriel nos coloca com os olhos dele, e suas sensações e frustrações. Suas descobertas e seu amadurecimento, em alguns momentos ele passa por reflexões que transparece como ele compreende mais do que aparenta. Apesar de seu pai ser dono da empresa que fabrica corações artificiais, ele reflete sobre o produto vendido.

"A verdade é que não importa o quanto o homem evolua e as coisas grandiosas que eles consigam criar, jamais conseguirão fazer algo com tanta perfeição quanto Deus;"

Página. 229

Alícia inspirou Gabriel a correr atrás de seus sonhos, mostrando como agarrar as oportunidades que se tem e viver com intensidade. O típico garoto problema se apaixonou, e a autora nos mostra como o amor transforma as pessoas, como um coração artificial pode amar com a mesma intensidade de um coração natural.
Quando eu recebi o livro e li o título pela primeira vez, pensei em coração artificial de forma subjetiva, (eu não havia lido a sinopse haha) mas com o desenrolar da história descobri que literalmente era um coração artificial, não apenas um, mas uma grande empresa que fabrica apenas isso. Achei bem interessante, como também as aulas de física decorriam em um estudo sobre esses corações na faculdade de Villanova.

site: http://umagarotaleitora.blogspot.com.br/

Thamires DSM 03/12/2014

Coração Artificial - Uma historia linda de amor
Gostei muito do livro, não consegui parar de ler.

Fala do amor entre os jovens Gabriel e Alícia, que vivem em mundos totalmente diferentes.
Alícia é simples e delicada.
Gabriel é rico e quer ser livre, procura de um alguma forma mostrar isso ao seu pai.

O caminho deles se cruzam e o amor acontece.

A historia prende a atenção e passa uma mensagem muito linda
de lutar pelo os sonhos e viver a vida, viver o agora.

Amei a forma como a historia é contada, a leveza da Alícia apesar de tudo que ela enfrenta.

É um livro que te inspira à correr atrás dos sonhos e encontrar seu caminho, mesmo que pareça difícil.

O final é emocionante!!!

Caverna 14/12/2014

Gabriel é um cara de poucos amigos (só Lucas, Carolina e Wesley) que cursa Engenharia pra agradar o pai, que é o dono de uma indústria de órgãos artificiais. Ele não estuda exatamente pra agradar, e sim por ser obrigado, já que sua família resume aos dois, e portanto ele é o herdeiro de todo aquele lugar; ele é quem vai ter que continuar o trabalho do pai num futuro. O problema é que Gabriel não quer isso, nem de longe. Primeiro porque seu sonho é seguir carreira musical, além de gostar de participar de corridas de carro. E segundo pois ele não acha justo o esquema todo que envolve esses órgãos artificiais. Ele não bota fé na tecnologia, já que esses órgãos também podem trazer prejuízo ou não funcionarem da forma esperada, além de que, logicamente, só os ricos são capazes de pagar por um tratamento daqueles.

Num dia na faculdade, Gabriel vê uma garota derrubar os livros após esbarrarem nela, e apesar de não ser do tipo cavalheiro que correria na primeira chance, ele acaba cedendo e indo ajudá-la ao ver que ninguém estaria disposto a fazer o mesmo. É dessa forma então que ele conhece Alícia. E mesmo tentando ignorá-la semanas depois, ele desiste de sua tentativa frustrada ao assisti-la tocar num bar específico para pessoas que gostam de cantar. A partir de então, Alícia se oferece a ajudá-lo num trabalho, e a amizade deles vai crescendo cada vez mais. Mesmo porque, cá entre nós, não é como se Gabriel estivesse interessado no trabalho.

A relação deles vai se tornando cada vez mais forte, até que um acidente leva os dois ao hospital. Depois disso, nada é mais o mesmo. Os pais de Alícia são superprotetores e mandam Gabriel ficar o mais longe possível da filha. O pai de Gabriel diz a mesma coisa. Até mesmo a própria Alícia pede isso a ele, embora claramente com muita dor no coração. Mas porque será isso? Só pelo acidente, que, aliás, não foi por culpa de nenhum dos dois? Será mesmo?

Essa história é linda! Linda mesmo! Eu literalmente a engoli, nem vi o tempo passar. Embora tenha encontrado alguns errinhos na ortografia (nada de absurdo!), a escrita da autora flui com leveza, e todo o amor do casal nos envolve por completo. Achei bem legal como os personagens podiam ter suas diferenças, e ainda assim isso não ser motivo pra se distanciar ou brigar. Gostei principalmente quando ela falava tal coisa, e ele retrucava que ela estava lendo demais. Porque, definitivamente, Gabriel não é o que podemos chamar de “o homem perfeito dos livros”, e talvez isso o torne único. Ele tem seu jeito que as vezes não sabíamos definir se ele era mesmo apático e meio insensível, ou se era só uma fachada e por dentro havia ali uma batalha de sentimentos. E a Alícia, não tenho o que reclamar; é super fofa! Nas diversas vezes que ele fala encantado sobre o sorriso dela, a gente acaba sorrindo aleatoriamente também.

Por um momento, eu achei que o final seria diferente do esperado. Mas não, a autora preferiu ser maldosa em nos iludir, haha. E ah, queria destacar também que adorei como os órgãos artificiais foram retratados. É um assunto que me chama bastante atenção, e pude refletir com as informações que foram dadas durante a história. A verdade de que tecnologia traz inovações maravilhosas, mas que assim como algo natural, pode acabar falhando. E mil outros detalhes, que você só vai descobrir lendo! Super recomendo, parabéns Viviane pelo trabalho! Espero ler outras obras suas futuramente :D

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/12/coracao-artificial.html

Paraíso das Ideias 25/01/2015

Gabriel, o nosso protagonista, é filho de um rico empresário da indústria de órgãos artificiais, eu pensei que isso receberia todo o foco do livro, porém foi apenas uma base para que a história se desenvolvesse. Ele frequenta uma boa faculdade, faculdade essa que não desperta nele interesse, e quando criança a mãe o abandonou e ele foi criado pelo pai desde então. Quando comecei a ler e soube um pouco mais sobre o Gabriel, de início achei que ele era aquele típico protagonista badboy, por falta de palavra melhor kkkkkkk Pois de início se tem a impressão que realmente ele não quer nada da vida e que ser sustentado pelo pai é o melhor, mas aos poucos pude perceber que, na verdade, ele possui uma série de conflitos; a forma como ele se relaciona com as pessoas a sua volta prova isso.

“E agora percebo que eu gostava. Quando você tem alguém tomando decisões por você, isso evita que você tenha um monte de preocupações. Então por que não? Qual é o problema se esse alguém sabe o que é o melhor para você quando você mesmo não sabe? “

O pai de Gabriel sempre foi controlador, e o tipo de pessoa que dá uma importância grande demais ao dinheiro. Preocupado com o futuro de Gabriel, o futuro da empresa, e claro, com o seu dinheiro, ele priva seu filho de viver a vida dele, de correr atrás do que quer. Ele sempre colocou sobre o filho o peso de ser como ele. Ao longo do livro nós percebemos que Gabriel foi criado para seguir os passos do pai. Gabriel teve todos os seus passos determinados por seu pai, com ele dizendo o que era certo e errado, ele teve que desistir de sua paixão pela música para cursar bioengenharia porque seu pai o fez escolher isso.

Até certo trecho do livro Gabriel se encontra conformado com essa situação, sabe quando simplesmente não temos o controle de algo? Ele, não tem controle sobre a sua vida, sempre esperando a aprovação e a ajuda do pai. Ele simplesmente deixa que as coisas aconteçam, mas mesmo assim, de certa forma, ele está frustrado e a válvula de escape dele são corridas de carro.

“Não é que eu seja do tipo ingrato. É só que não importa o quanto eu tenha motivos para me sentir completo, nunca realmente me sentirei assim. É isso o que me faz humano. Estar eventualmente correndo atrás de algo na tentativa de sentir realmente completo.”

Talvez, dentro dessas corridas que a história comece a se desenvolver e as ligações entre os personagens sejam formadas. Nessas corridas, Gabriel possui um “rival”, Vitor, que sempre tentava o vencer e o tirar das disputas.

Em meio a isso, entra a minha personagem preferida do livro: Alícia, por algum motivo amei essa personagem e ela é fundamental para a história.

“Seu cabelo é de um marrom feito caramelo escuro, de cachinhos definidos de comprimento para bem abaixo do peito. Gostei do seu cabelo. Gostei dos seus olhos açúcar derretida parecendo artificiais demais para serem reais que combinava com seu cabelo e com sua pele marrom. “

Em um dia na faculdade Gabriel a ajuda com seus livros, quando ela os deixou cair. Por mais que a forma que eles se viram pareça ser clichê, não é isso que acontece, quando li pensei que os dois se apaixonariam logo naquele momento, mas, me surpreendendo, Gabriel se afasta e parece que não quer se aproximar dela. Mas assim que a vê tocando e cantando em um bar, ele passa a se aproximar dela. E quando ele pede a ajuda dela em um trabalho, como desculpa para a sua aproximação, os dois passam a desenvolver um relacionamento lindo.

E qual não foi a minha surpresa quando descobri que Alícia era irmã de Vitor?! Assim fica claro que surgiram várias discussões entre Vitor e Gabriel, por causa da irmã. Aliás, Vitor foi um personagem difícil pra mim, fiquei tentando o compreender o tempo todo, eu meio que fazia aquela pergunta “De que lado você está, afinal?” porque em vários momentos ele parecia esquecer da irmã e pensava apenas nessa rixa com Gabriel.

“Quando terminou de tocar a última nota, a luz fechou nela e depois voltou para todos nós. Ninguém fez nada, porque por alguns segundos ninguém se atrevia a fazê-lo. Fui pego em estado de aquietação, o mesmo de quando acaba um filme realmente bom e você fica assistindo os créditos subirem sem reação.

Então houve aplausos. Uma enxurrada deles.”

Eu fiquei extremamente feliz com a forma que a autora desenvolveu a história de Gabriel e Alícia, a relação deles é leve, eles vão se envolvendo aos poucos. Adorei os vários diálogos que os dois possuem, construindo os principais trechos do livro, a relação dos dois é delicada, linda.

O livro possui três fases, o que foi algo que realmente gostei, nos dá uma maior noção das mudanças que cada personagem passa.
Na primeira fase temos o momento que Alícia e Gabriel se conhecem, quando ele ainda segue as vontades do pai. Também é nesse momento que a relação dele com o seu melhor amigo, Lucas, estremece, eu senti falta de uma atenção maior a essa questão do livro, de uma resolução para essa briga dos dois no fim do livro.

Já a segunda começa após um acidente de carro envolvendo Alícia e Gabriel , é nessa fase que ele passa a saber mais sobre Alícia. O livro possui uma série de fatos que vão se ligando aos poucos. O pai dele nunca quis que os dois se aproximassem, pela diferença social dos dois, por mais que Gabriel e Alícia nunca tenham determinado o que realmente era o relacionamento deles, mas após o acidente, tanto o pai de Gabriel quanto os pais de Alícia tentam manter os dois afastados, algo que chama a nossa atenção e nos prende ainda mais a história enquanto tentamos entender o motivo por trás disso.

E a terceira fase, é onde tudo começa a se acertar e a história se encaminha para o seu final. Existem alguns segredos na história sobre Alícia, porém eu não posso dizer mais porque se não estarei oferecendo spoilers kkkkkk

“Chega um tempo na vida que você só quer parar e esperar, por mais que não saiba definidamente o que está esperando.”

Quando eu falei que tinha adorado a Alícia, isso aconteceu porque ela é uma personagem que aos poucos vai nos prendendo, no final do livro, me pareceu que ela surgiu na vida de Gabriel apenas para o ajudar, para dar coragem. Ela foi a única que acreditou e confiou nele, que disse que ele poderia fazer o que quisesse. Ela é aquela personagem que surge na história de uma forma sutil e vai nos conquistando devagar, com seu sorriso lindo e o seu jeito simples.

“ Era como se ela nunca tivesse existido, exatamente como uma ilusão. “

Bom, eu só posso dizer que amei essa história, ela é diferente, delicada. O relacionamento de Gabriel e Alícia não é regado a declarações e a juras de amor, como pensei que seria no início, eles apenas vão se envolvendo e Alícia vai ajudando Gabriel na sua confiança, e ele passa pouco a pouco a ir percebendo que ele estava vivendo uma vida que não era dele, nesse momento ele resolve tomar as rédeas de sua vida e agir conforme ele considera certo.

“Acaba que viver não é como estar em um parque de diversão. Estar vivo é como assistir a um filme de terror sem saber o que encontrará a seguir. “

Eu amei o que o livro passa, junto com Gabriel, a medida que a história se desenvolve, nós vamos sentindo o mesmo que ele; essa busca por nos encontrarmos, nos conhecermos, talvez a liberdade e a independência, mas sentir que cada momento deve ser aproveitado, Alícia trouxe isso a Gabriel, quando ele parecia achar que não merecia tal atenção, tal preocupação e tal confiança. E eu simplesmente amo histórias assim, onde um ajuda e ensina o outro, para que ambos possam crescer.

“Como Alícia pode ser uma ameaça? A única coisa que ela fez foi lutar por mim. E ninguém lutou por mim antes.”

“— Não parece que você sabe. — ela disse, afetuosamente. — Eu vejo você fazendo muitas coisas incríveis. — e então seu rosto mudou, e estava com um brilho nos olhos, de uma convicção assustadora disso como quem tem certeza de que 1+1 = 2. “

O livro tem uma narrativa leve, em primeira pessoa, e a história simplesmente vai nos guiando, nos envolvendo, é fácil de se ler, com situações que nos deixam curiosos para saber o que irá acontecer depois e para tentar descobrir o que se esconde por trás das atitudes de alguns dos personagens.

Mesmo eu sendo um tanto sensível e dramática, eu realmente amei o final que o livro teve, simplesmente fez sentindo, e foi uma das poucas vezes que isso aconteceu ao ler um final como esses. Quando eu cheguei ao último capítulo e eu pude ver como estava Gabriel após tudo, eu tive uma estranha sensação de alívio e fiquei incrivelmente feliz, ele finalmente se encontrou.

“As coisas definitivamente mudam. Nada está seguro.”

Nós mudamos o tempo inteiro, mas às vezes é mais fácil viver preso e acomodado a algo, muitos passam a vida inteira assim. Mas quando se tem consciência de que tudo passa muito rápido e que ficar preso ou acomodado a algo ou alguém nos faz deixar de viver a nossa vida realmente e parecemos preso a outra realidade, quando temos consciência disso, sabemos o quão importante cada momento é, o quão é importante vivermos a vida de forma completa, da forma que nós achamos melhor. Talvez a mensagem que esse livro tenha me passado foi que nossa vida está realmente em nossas mãos e que nós escolhemos o que é melhor, nós devemos tomar as rédeas de nossa vida, talvez não fosse essa a intenção da autora, mas isso foi uma das coisas que o livro me fez pensar após lê-lo.

Então, gente?! Espero que tenham gostado da resenha, acho que não preciso dizer que o livro está recomendado, não é? Leiam, é um livro simples, delicado e lindo!

Beijos e até o próximo post!

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

RUDY 11/06/2015

ANÁLISE CRÍTCA E DO AUTOR:
Vou começar dizendo que a cada novo livro de autor nacional que leio, me surpreendo com a qualidade das idéias e da criatividade deles. E com a Viviane não foi diferente. A idéia do livro é um tanto original: transplante de órgãos artificiais, embora não seja o mote principal do livro e até que gostaria de ver o assunto mais explorado.

O livro além de romance, fala sobre as escolhas que temos de fazer na vida, como nossas atitudes podem transformar o cotidiano e os relacionamentos. Nos faz repensar se nossas atitudes de acomodação, valem mesmo a pena. Mexe com as premissas diárias e a opção de tomar decisões.

Não é um livro de rompantes e expectativas, embora tenha um pequeno mistério envolvendo toda estória que até é previsível e por conta disso, o livro se torna linear. Não que não seja bom, muito pelo contrário, é um livro que traz reflexão, mas não é bombástico.

O que me incomodou um pouco foi a personalidade fraca do protagonista, sem compromisso com nada e até certo ponto bem egoísta, embora totalmente dominado pelas decisões do pai. E no final até entendi porque a autora o fez assim no início, para que pudesse haver uma mudança ao final... porém, achei ele bem fraco.

Fato é que a protagonista feminina deu vida ao livro. Descomplicada, se entrega completamente a tudo que faz e quer apenas viver sua vida da melhor forma que conseguir, apaixonadamente. Ela sim é forte!

Recomendo o livro para aqueles que apreciam um romance leve, com uma pouco de drama e que gostam de leituras reflexivas e sem muita complicação.

Aproveito para agradecer a autora por permitir a leitura de seu livro através do Booktour.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/06/resenha-32-coracao-artificialliteratura.html
Michelle 19/06/2022minha estante
interessante a premissa e a protagonista

Angela Cunha 08/04/2023minha estante
Uma personagem tão forte, não somente dando vida ao livro, mas trazendo inspiração a nós!!!
Já adorei a indicação, por não conhecer o livro!
Nacionais são tudo de bom!!!
Beijo

Ana Lícia - @livroedelirio 14/01/2015

Coração Artificial
O livro é contado pela visão de Gabriel, um jovem de 19 anos, rico e filho de um bioengenheiro famoso que é presidente de uma empresa de órgãos artificiais. Depois de ser abandonado pela mãe, ele ficou morando sozinho com o pai. Por ser o único filho, o pai de Gabriel planeja toda a vida do jovem, fazendo com que o Gabriel seja obrigado a fazer várias coisas contra a sua vontade. Ele é tipo um garoto mimado, playboy, que gosta de festas, garotas e que não demonstra sentimentos. Mas, na verdade, ele é mais sensível do que pensava.

"— Talvez se você parasse de controlar a minha vida desse jeito, aí eu me sentiria um pouco mais disposto a contribuir. O senhor ainda não percebeu que isso não está dando certo? Que não está bom para mim? -Página 90."

Alícia é uma garota humilde, que vem de uma família simples e que acaba ganhando uma bolsa para estudar na mesma faculdade que Gabriel. Ela é uma menina comum, muito inteligente e forte. Mesmo com sua beleza, ela não é de chamar muita atenção, mas algo nela faz com que Gabriel fique intrigado.

"O céu se abriu. Ela era o Sol, brilhante e grandioso, e nós, os planetas, orbitando em sua volta. Ela, ela tinha o mundo sob seus pés agora e talvez nem fizesse ideia. - página 35."

O Gabriel e a Alicia são completamente diferentes um do outro, tornando assim a história uma coisa engraçada, pois enquanto a Alícia gosta de coisas mais caseiras como fazenda, ar livre e estudos, o Gabriel prefere estar em outro lugar totalmente diferente. Mas por que isso torna engraçado? Pois mesmo que a opinião e a maneira de agir dos dois sejam totalmente divergentes, eles continuam se dando bem e acabam se apaixonando. Sim, apaixonando.

É com Alícia que Gabriel descobre os seus sentimentos. No começo ele é um jovem orgulhoso, mas conforme o livro passa percebemos a evolução dele. Ele tem vários medos e vive preso em sonhos do pai. Ela o ensina a seguir os seus sonhos e acreditar que pode fazer tudo o que planeja, basta ele querer. Às vezes parecia que o pai do Gabriel era uma criança mimada e que o Gabriel era o pai, como se tivessem revertido o papel.

Tudo estava indo perfeitamente bem, até que em um encontro, coisas desagradáveis acontecem e Alícia e Gabriel sofrem um acidente de carro. A partir daí eles não tem sossego. Conforme eles tentam se aproximar, mais se afastam pois algo faz com que isso aconteça. Mas por quê? Bem... Fica chato falar, né? Mas você fica querendo saber o porque de tudo isso, você fica intrigado.

"Acaba que viver não é como estar em um parque de diversão. Estar vivo é como assistir a um filme de terror sem saber o que encontrará a seguir. -Página 75."

No começo eu pensei que iria ter raiva do Gabriel. Pensei que ele iria ser mesquinho e metido, mas eu me surpreendi na forma de como ele não é nada disso. Ele se torna uma pessoa muito diferente dos estereótipos que todos nós imaginamos para um personagem filhinho de papai. Descobri também que o Gabriel estava descobrindo um novo sentimento, o amor! Isso soa tão fofo, e foi exatamente isso que eu pensei! Fofura...

Eu me impressionei de como o livro se passou tão rapidamente. Eu li ele pelo computador. Não gosto de ler por esse meio, mas eu vou ter que acostumar já que comprar livros é uma opção que eu amo mas, infelizmente, está em decadência nesses últimos tempos. Me prendi tanto a história e aos personagens que eu não queria desgrudar. Sabe quando você fica torcendo para que tudo dê certo entre os casais? Então, aconteceu exatamente nesse livro.

Eu fiquei meio confusa com o final do livro, então tive que reler o epílogo algumas vezes até entender o que ela quis transmitir. Fiquei emocionada e um pouco abismada pelo que aconteceu, não queria aceitar.

Quando eu olhei o título, podia jurar que era um tipo de metáfora, mas foi além disso. Procurei na internet para ver se existe esse lance de coração artificial, e me surpreendi que sim! É uma temática diferente dos outros livros de romance que eu sou acostumada a ler, por isso eu me surpreendi com o livro. A história tinha tudo para ser clichê, mas a Viviane não deixou que isso acontecesse. Ela é bem real e mostra a forma de como a vida nos surpreende, não podemos controlar o que irá acontecer com a gente, mas podemos aproveitar tudo isso e fazer com que nada nos impeça. Temos que batalhar para conseguir os nossos sonhos e não podemos deixar que outros escolham a nossa vida.

A Viviane está de parabéns. Dá para ter uma clara visão de que ela trabalhou muito no livro pois é um assunto muito delicado. Eu indico o livro para aquelas pessoas que, assim como eu, gostam de romance!

site: http://our-constellations.blogspot.com.br/
Nathitodos_ 06/05/2015minha estante
Ola por favor me diz como se baixa este livro.

Paula de Franco 08/01/2015

Viver a vida ou o sonho?
Hello, readers.

Passeando por alguns blogs me deparei com esse livro e fiquei super curiosa quanto ao seu conteúdo. Pesquisando mais a respeito descobri que a escritora mora em Belo Horizonte assim como eu. Trocando figurinhas com ela pelo face ela me perguntou se gostaria de ler seu livro e eu na hora aceitei.
Venha comigo conhecer a história de Gabriel e Alicia.

Gabriel é o típico garoto rico que não está nem aí pra seu dinheiro e muito menos para as coisas que acontecem ao seu redor. Sua mãe lhe abandonou quando era muito pequeno. Seu pai sempre focou mais em sua carreira (Dono da empresa que fábrica órgãos artificiais) e ele era cuidado por uma empregada. O garoto faz faculdade de Bioengenharia pois seu pai o obriga, suas notas são baixas e a única coisa que ele realmente gosta é das corridas de carro que sempre disputa. Com todo esse drama ao seu redor ele é um pouco anti-social, seu grupo de amigos é bem pequeno e ele nem pensa em o aumentar.

Um dia na faculdade ele vê uma pessoa esbarrando em uma garota e derrubando todos os seus livros no chão e essa tal pessoa nem se importa em ajudar a menina. Algo realmente surpreendente acontece e pela primeira vez Gabriel nota a menina e a ajuda. Essa menina é a nossa linda Alicia. Uma garota humilde que conseguiu uma bolsa na mesma faculdade que ele. Ela só consegue enxergar o lado bom das pessoas e é sempre otimista. A partir desse encontro se cria um vínculo entre os dois.

"— Você alguma vez já pensou em como as coisas extraordinárias podem acontecer, se apenas as deixarmos acontecerem?"

Gabriel precisa entregar um trabalho de física e pede ajuda para Alicia, assim arrumando uma desculpa para passar mais tempo com a menina. Tudo que ele menos queria na vida era se importar com uma outra pessoa e quando isso começa a acontecer em sua vida ele fica um pouco perdido. O desenvolver da aproximação deles acontece de forma lenta e muito bonita. A Viviane teve uma delicadeza enorme em desenvolver essa parte.

"— Eu só... Estou inconformada com o curso do rio. Mas eu estou tentando. Você sabe, aquela coisa sobre viver a vida sem deixar nada para depois? "

O pai de Gabriel e contra esse relacionamento e a um determinado ponto os pais de Alicia também, mas eles não conseguem se afastar assim tão facilmente.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Gabriel o que me agradou muito, hoje em dia os livros na sua maioria são narrados por meninas. Eu me identifiquei muito com suas indecisões e escolhas, como era difícil viver a altura do que seu pai esperava. Uma frase que me chamou muito a atenção durante a leitura foi: "Tenho vivido a vida para depois viver o sonho." E isso é uma coisa que acontece muito em nosso dia a dia.

O livro é dividido em três partes e ao final de cada parte dele despertava um sentimento em mim. A primeira parte me deixou apreensiva, a segunda me levou as lágrimas e a terceira eu não sei explicar muito bem. Fiquei um tanto feliz com o rumo que as coisas tomaram quanto triste por essas mesmas coisas. O final do livro não foi nada do que eu esperava durante a leitura. A Viviane ousou e ganhou minha admiração. Um drama que mexeu comigo e me fez pensar... Não posso falar mais nada se não eu acabo soltando spoilers, só te falo que se gosta de dramas precisa ler este livro. Uma leitura rápida e muito gostosa. Nem via as horas passando enquanto acompanhava esse casal. Um ponto que eu senti falta durante a leitura foi um destaque maior para os órgãos artificiais.

Agradeço muito a Viviane pelo seu carinho e as conversas durante a noite. Que você escreva mais livros e que eu me apaixone por cada um como eu fiz com Coração Artificial.

Vou ficando por aqui e até mais.
Beijos, beijos.

Lerissa K. 18/02/2015

"Algumas pessoas conseguem ser um ponto colorido num filme preto e branco."
Uau. Essa pequena palavra resume muito do que nem consigo expressar a respeito desse livro. É uma obra simplesmente fantástica e surpreendente! Quando você está lendo, você pensa que está conseguindo prever o que vai acontecer a seguir e de repente - PUUUF - algo acontece e muda simplesmente tudo. Admiro a habilidade da escritora ao lidar com os personagens, cenários e acontecimentos que criou, pois ela soube encaixar tudo de tal forma que cada capítulo traz algo de novo e em determinadas alturas da história o leitor fica tão surpreso com os acontecimentos, que a curiosidade fala mais alto e a leitura o prende até o final.
A narrativa do livro é feita em primeira pessoa pelo personagem central, Gabriel, um jovem estudante de engenharia que possuía uma vida que não era aquela que ele realmente queria. Ele tinha tudo ao seu alcance, tudo o que quisesse, porém, vivia para fazer as vontades de seu pai - como por exemplo, estudar engenharia quando na verdade sua verdadeira paixão era a música.
É na faculdade que Gabriel conhece Alicia, aquela jovem misteriosa e com um sorriso marcante, que inevitavelmente roubaria seu coração. Porém, Gabriel logo se depara com o desprezo de seus amigos, já que Alicia era bolsista e eles mensalistas. Mas Gabriel ignora o que está ao seu redor e continua buscando motivos para se aproximar de Alicia, sem nem sequer imaginar tudo o que lhe aguarda.
Uma descoberta e logo após um acidente mudam tudo.
Gabriel terá inúmeros obstáculos para enfrentar. Terá de lutar para não perder Alicia e, muito além disso, se descobrirá numa busca por sua própria identidade e questionará a si mesmo a respeito de tudo em sua vida.
O livro trabalha com as questões dos conflitos familiares, da descoberta da própria identidade, a importância de seguir o próprio coração e dar valor aos seus sonhos, da amizade, dentre muitas outras. É um livro alucinante, repleto de descobertas que deixam o leitor de boca aberta e pensando "caramba, e agora?!" e é justamente essa uma das melhores características do livro.
Além disso, o livro traz consigo uma questão peculiar e da qual eu conhecia muito pouco até então: a questão dos órgãos artificiais. É um livro que tira o fôlego do leitor e os personagens são únicos bem construídos e trabalhados no decorrer da história. Eu, particularmente, me encantei pela Alicia - aquela jovem meiga, porém decidida, que sabe o que quer e que não hesita em amar o próximo com todo o coração. O desfecho também surpreende. Aliás, seria difícil imaginar um final melhor.
Outra característica que contribui para o fato de o livro ser tão surpreendente e bem desenvolvido é o próprio título. A princípio parece algo que não tem muito a ver com a história em si, porém, no decorrer desta e por meio de uma das várias descobertas desenroladas na trama, percebe-se o encaixe do título com o centro de todo o livro.
Coração Artificial é mais uma prova de que os autores brasileiros podem sim ser autores de muito sucesso e Viviane L. Ribeiro provou ser uma autora de muito talento e dedicação!

site: http://lerissakunzler.blogspot.com.br/2015/01/resenha-do-livro-coracao-artificial-de.html

Rih-S 23/09/2014

Haja coração... seja artificial ou não!
Então, através de um convite mega especial, aqui estou eu tentando por em palavras o que eu senti tão fundo no meu coração (bem real devo acrescentar). E sem dar spoiler! Tarefa difícil, mas...

Vamos lá!

Gostei muito do livro e ele me surpreendeu de muitas formas. Começando pelo titulo! Ele resume bem o que aprendemos ao longo do livro com as personagens, as batalhas mentais e sentimentais que cada situação trouxe. Sem dar spoiler posso dizer que até os 89 minutos do jogo eu não sabia que o final seria tal como foi. Achei mega interessante os detalhes científicos acrescentados sobre a história da ciência com órgãos artificias (sim, caro leitor, o nome do livro não é só uma metáfora) e todas as reflexões sobre como o ser humano está sempre a procura de coisas estúpidas e de pouco valor, como os valores são facilmente corrompíveis ou revertidos, como o amor pode ser uma cura bem como pode doer, ferir corpo e alma e, principalmente, o coração.

Gabriel, nosso narrador, tem 19 anos e é um cara muito interessante. Ele não é um mocinho mas também não é um vilão. Mas ouso dizer que é um típico playboy: rico, louco por rachas, amigos elitizados, língua afiada e oprimido por seus próprios sentimentos e desejos. Com traumas de infância por conta do abandono da mãe e - porque não dizer também -, com traumas por conta do controle rígido do pai, Gabriel só deseja ser... Ser livre pra correr, pra dizer o que pensa, pra esquecer as feridas falsamente cicatrizadas e que persistem em fazê-lo um cara duro, por vezes frio e carregado de sarcasmo e solidão. Achei ótimo estar na cabeça dele, porque suas sacadas/cortadas/ironias são tão boas que eu não sabia se ria ou ficava chocada. Mas que definitivamente eu concordava!

"Estava cansado de frequentar esses lugares...sempre cheio de pessoas, só para vê-las...fazerem coisas estúpidas, como passar pela mão de todos os rapazes da festa e eles se gabarem às suas custas depois."

Ele definitivamente parece uma pessoa totalmente plausível de existir, o que achei muito bem pensado. Sua atitudes e seu comportamento em cada situação do começo ao fim do livro mostraram como seu coração artificial tinha mais profundidade do que ele mesmo acreditava. Principalmente com a chegada de Alícia.

Alícia, essa fofa! Amei-a instantaneamente :) Sua rudeza delicada, simplicidade e complexidade, sua insistência em não desistir tão fácil das pessoas e do melhor delas. Acabei ficando com vontade de ter um vislumbre do ponto de vista dela. Mesmo sendo uma garota que quase acabara de fazer 18 anos, de outra cidade, bolsista numa universidade os tentadora, Alícia não se deixava intimidar pelos os "ostentadores". Ela mostra muito mais força, coragem, determinação e esperança do que Gabriel poderia esperar e isso começa a ter um efeito que se avoluma nele até o fim do livro.

E que final foi esse.
Confesso, ao mesmo tempo que eu sentia que ele não poderia ser diferente eu ainda me sinto um tanto " oprimida" por ele. Confesso que ri, que chorei, que sorri chorando...

" Não sei como você perde seu tempo com livros.
Não olhava para ela mas sei pela sua voz que estava sorrindo.
É por isso que os homens perderam o jeito com as mulheres. sua voz era vibrante. Eles não leem livros como deveriam."

Tenho certeza que não consegui por aqui o tanto que queria, mas talvez seja porque ainda esteja tendo uma ressaca literária básica. Porque essa história me lembra outra história e outro amor e outra dor.
Super indico a leitura! Por todos os risos, ironias, bolas foras (culpa do Gabriel devo ressaltar haha), rachas, confusões "namorosas" (com N mesmo!), conversas familiares, desafios internos e externos, fora as reviravoltas... Vale muito ver e viver, mesmo que por um efêmero espaço de tempo, o amor real de um coração artificial.
Viviane L. 23/09/2014minha estante
obrigada por aceitar resenhar meu livro.
bjos

Rih-S 24/09/2014minha estante
Por nada!
Obrigada por confiá-lo a mim :)

Bjo, sucesso!

Bela 06/10/2014

Poético e surpreendente
Coração Artificial. Autora: Viviane L. Ribeiro. Páginas: 265. Publicação Independente.

Conheci a autora e o livro Coração Artificial através do skoob, quando ela sugeriu a parceria. E gente, acho que esse livro só precisa de divulgação porque ele tem tudo para fazer mó sucesso, eu simplesmente adorei a leitura!

"A verdade é que não importa o quanto o homem evolua e as coisas grandiosas que eles consigam criar, jamais conseguirão r algo com tanta perfeição quanto Deus;"

Gabriel tem 19 anos e é o único filho de um famoso bioengenheiro, que preside uma empresa de órgãos artificiais. Mora numa grande mansão com o pai e a governanta, sua mãe foi embora quando ele era pequeno, coisa que ele ainda não superou totalmente. Ele não é exatamente um bom garoto, faz mais o tipo playboy revoltado, que não liga para o que as pessoas pensam ao seu respeito e não tem muita visão de futuro.

Mas, na verdade, ele é um rapaz muito sensível, mesmo que não deixe transparecer para as outras pessoas. Ele sofre calado os seus dilemas e quando finalmente externa algo, geralmente está no limite, o que não costuma dar muito certo.. Ele se mostrou um rapaz extremamente complexo e atormentado por suas inseguranças, não sabia se acreditava no pai e deixava que ele controlasse suas escolhas ou se pegava as rédeas de sua vida, já que costumava ficar tao incomodado com as decisões que o pai tomava. Até então, ele se contentava em liberar suas frustrações nos rachas da vizinhança, por mais que isso não mudasse sua situação em nada. Sua narrativa deixou o texto poético e profundo, como se pudéssemos despir sua alma e ver o que, de fato, se passa em seu coração conflitante, artificial.

Até que aparece Alícia, uma garota de 18 anos, esforçada e estudiosa. Ela veio de outra cidade porque conseguiu uma bolsa na universidade de Villanova, a mesma universidade que Gabriel cursa. Com rosto de menina, não é do tipo que chama muita atenção, apesar de até ser bem bonita, mas ela é bastante simples e comum. Ou é o que parece, já que Alicia se revela uma pessoa extremamente forte, inteligente e que não se deixa ser diminuída, mas que acredita no melhor das pessoas e luta pelas oportunidades que a vida lhe oferece, alguém que nos inspira. Ela causou isso em Gabriel também, sem julgá-lo acreditou nele e o fez acreditar em si mesmo.

"Sinto-me traído. Era isso que me deixava zangado, mesmo sabendo que as coisas são assim mesmo, que nada é o que parece, assim como parece que estamos contemplando estrelas quando na verdade são satélites. "

O livro é muito bonito e real, mostra que, em geral, não temos como controlar a vida e as coisas que ela nos impões mas que podemos aproveitar o tempo que temos aqui. O final foi um pouco esperado, não que a gente esteja preparado para alguns finais, mas terminei o livro com a sensação de que aquilo talvez simplesmente precisasse acontecer naquele momento. Viva sua própria vida, seja você mesmo, porque o tempo passa rápido.

Esse foi um livro que relutei para escrever a resenha, tem sentimentos que são difíceis de descrever, acho que a Viviane fez isso com maestria, mas foi um pouco complicado pra mim traduzir tudo isso rs. Espero que tenham gostado. Só fiquei um pouco encucada com o fato de eles verem sobre corações artificiais na aula de física da faculdade :O não conheço muito a respeito, mas me pareceu mais certo se fosse em uma aula de biologia, ou talvez ate biofisica.. rsrs XD #enfim. Acho que é isso. #Recomendadíssimo.

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

Ane Carol 01/12/2014

Coração Artificial
O livro é narrado por Gabriel, um jovem rico que não sabe exatamente o que quer da vida, e evita ao máximo o envolvimento com outras pessoas. Mas tudo começa a mudar quando ele conhece Alicia, uma garota do interior que acaba que entrar na mesma faculdade que ele estuda graças a uma bolsa de estudos.

Gabriel e Alicia são de mundos diferentes, mas o universo parece querer derrubar o muro criado entre eles, primeiro um encontro na faculdade, depois em um bar... Definitivamente os acasos estão acontecendo demais e Gabriel se vê intrigado por essa nova garota. Mas essa aproximação não será fácil e cobrará um preço de ambos, e a questão é será que eles estarão dispostos a pagar o preço para viver um amor verdadeiro?

A escrita da autora é fluída e envolvente, o livro tem 280 páginas e é uma leitura rápida e agradável. Existem alguns detalhes que faltaram na história, e outros que achei um pouco desnecessários, mas nada que atrapalhe a leitura. Gostei da proposta que o livro traz, e principalmente pela por ser contada do ponto de vista masculino, apesar que fiquei curiosa para saber um pouco mais dos detalhes vividos por Alicia.

Recomendo a leitura para quem gosta de um bom romance e valoriza a literatura nacional e está sempre em busca de novos autores e histórias!

Driely Meira 24/12/2014

Coração Artificial

Gabriel foi abandonado pela mãe quando era pequeno, ela fugira com um cara mais novo e o deixara para trás. Seu pai era um homem importante de negócios, então obrigava Gabriel a “seguir seu exemplo”, usava o rapaz para impressionar os amigos ricos e fingia se importar com ele apenas quando tinha alguém por perto. Cursando Engenharia, mesmo odiando a matéria, Gabriel conhece Alícia. Ele é herdeiro da Biotec, uma empresa que faz órgãos artificiais e vende aos mais ricos.

“Não quero fazer parte disso. Não quero ser a pessoa que dá a vida para alguns e tira a de outras.”

Diferente de tantos outros alunos da Faculdade de Villanova, Alícia não era rica nem mimada, e precisava tirar notas boas para manter sua bolsa. Os amigos de Gabriel não aceitavam ver a menina simples andar com o melhor amigo rico e importante, principalmente porque ela o impressionava tanto com seus gestos delicados e sorrisos, mas ele não conseguia se manter afastado, e aos poucos, foi se apaixonando por ela.

Os dois então passam a ficar juntos, para desgosto de todas as pessoas que conhecem, mas enfrentam muita coisa, e uma delas, algo que pode separá-los. Gabriel e Alicia são um casal profundo, romântico e muito fofo, o tempo todo eu torcia para que eles terminassem juntos e com um final feliz, por mais clichê que fosse. Com a ajuda dela, ele enxergará seu futuro e deixará de fazer as coisas só para alegrar seu pai, e ela, passará a tomar suas próprias decisões, não importando se seus pais aceitarão ou não. Um encontrou no outro seu porto seguro, seu escape, e foi assim que prosseguiram juntos.

"— Você pode ser o meu escape a partir de agora. — repeti, a voz rouca."

Recebi esse livro em parceria com a autora. Viviane entrou em contato comigo e me apresentou seu livro, que eu não conhecia até então. Fiquei curiosa com a sinopse e a capa, que chamaram muito a minha atenção, mas confesso que enrolei um pouco para lê-lo, pois era em formato e-book.
Fiquei impressionada quando o livro me prendeu, e por mais que tenha encontrado alguns erros e repetições, não conseguia parar de ler. No inicio os personagens não me encantaram muito, mas com o tempo passei a gostar cada vez mais deles, até mesmo de alguns secundários, como a mãe de Gabriel, que o abandonou quando ele era pequeno, mas que aparece um pouco depois para fazer uma surpresa não só para ele, mas também para o leitor.

O final do livro me deixou abismada, mas a autora poderia ter explicado o acontecimento de uma forma diferente, fazendo assim o leitor se emocionar. Demorei um pouco para compreender o que havia acontecido e precisei reler algumas linhas duas ou três vezes, não porque fiquei chocada demais para aceitar o que aconteceu, mas porque me perdi nos pensamentos de Gabriel e nas coisas que nem mesmo ele sabia se eram reais. Outra coisa que me decepcionou um pouco foi que a autora não aprofundou muito o assunto sobre os órgãos artificiais. É uma ideia maravilhosa e eu estava super curiosa para conhecer um pouco melhor a empresa do pai de Gabriel, mas isso quase nem é mencionado no livro.

Enfim, é um livro muito bom e fofo, mas algumas coisas poderiam ter sido melhores. Deixo a dica para quem gosta de romances impossíveis e personagens marcantes, vale muito a pena conhecer essa história.

"A única coisa que ela fez foi lutar por mim. E ninguém lutou por mim antes."

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Livros Encantos 24/12/2014

Coração Artificial
Comecei a leitura e os personagens foram se mostrando Gabriel filho de um milionário, que nunca impôs suas vontades , seu pai sempre tomou as decisões em sua vida e por comodismo ele foi aceitando, uma faculdade em o pai escolheu, uma mesada em vez de música que ele tanto gostava .

Temos Alicia toda delicada, essa foi a impressão que ela passou, delicadeza e com a percepção que cada pequeno momento desde o mais simples deve ser vivido e valorizado.

Confesso que o protagonista com esse comodismo me incomodou um pouco, o pai ditava sua vida e ele ia aceitando tudo, sua válvula de escape era a corrida de carros, onde se libertava se sentia livro.

Gabriel tem poucos amigos, que por sinal não são exemplos ... Alicia é uma bolsita na faculdade onde se conhecem , e Gabriel se vê a cada dia mais encantada e querendo a companhia de Alicia, pela maneira simples de ela ver a vida, gostar de um simples gramda em vez de ficar dentro de um quarto.

Um acidente de carro irá mudar a vida de nossos protagonistas, serão revelados segredos, e mesmo contra tudo , eles irão ficar unidos.

Gabriel vai passando cada vez mais tempo com Alicia, sendo inevitável o namoro, entre eles, Alicia faz florecer em Gabriel a vontade de impor suas vontades, fazer o que gosta e o quer desafiando o pai.

Gostei de ver essa transformação em Gabriel, esse amadurecimento da personagem.

Achei que a autora deixou algumas pontas soltas no final do livro, cenas que deveriam ser explicadas ao leitor, houve mudanças de cenas e fiquei um pouco perdida faltou como e porque com relação a Alícia .
Senti falta de mais emoções aflorando dos protagonistas.

O enredo em si é bom e vale a pena a leitura, e tirar suas conclusões..

Quotes
"Você está acostumado a ninguém fazer alfo grandioso por você, e quando isso acontece, a gente fica meio desconfortável." Ricardo
"Talvez porque Alícia para mim é sinônimo de desejos simples e risos..." Ricardo

site: http://www.livrosencantos.com/2014/12/coracao-artificial-viviane-l-ribeiro.html

Fer 24/01/2015

Pelo que vale a pena lutar !
O Livro conta a história de Gabriel e Alicia , quem tem mundos opostos, que se colidem, Gabriel é filho de um magnata da indústria médica, que olha para o Gabriel como um seguidor dos seus passos, enquanto Gabriel não deseja nada disso, mas não tem forças para enfrentar as decisões do pai, e procura viver escondido a vida que gostaria de ter, é retraído, e pode se dizer que até certo ponto fútil pelas companhias que andam........ E de repente ao ajudar a Alicia com seus livros , ele encontra alguém que apesar de toda dificuldade , vive a vida, tem uma visão colorida e animada sobre tudo, até sobre os dramas de Gabriel .
Devagar constroem uma amizade, que logo se transforma em amor, que é recriminado por ambas as famílias , que guardam vários segredos ! E é aí que vai se desenrolar toda a história !
Gabriel tem que lidar com o irmão de Alicia , que compete com eles em rachas de rua , e não gosta nem um pouco de ver os dois juntos , o pai dele que não quer os dois juntos de jeito nenhum, e que esconde muita coisa do Gabriel, inclusive o por que de não querer os dois juntos . Os pais dela que não querem por que quando o Gabriel e Alicia sofrem um acidente de carro juntos, e por isso Alícia e sua família se veêm mantendo outro segredo de Gabriel !
Quando todos os segredos são revelados , Gabriel vai precisar enfrentar a vida, o que deseja realmente dela, e claro a Alicia estará ao seu lado, mostrando as coisas simples da vida, como apreciar, como aproveitar cada minuto de vida, por que tudo é importante, Mas até quando a Alicia ficará ao seu lado como seu sorriso que é como um grande sol !! Gabriel vai aprender muito pela dor ...
Uma história de amor maravilhosa, com grandes ensinamentos , comparado pra mim aos livros da Jojo Moyes , te faz pensar, ver a vida mais intensamente , o livro te prende muito, e você se pega lendo sem parar,( foram 4 horas do início ao fim , sem parar ) por que quer vivenciar tudo com os personagens, nas 20 últimas páginas eu já estava com aquele nó na garganta não querendo que acabasse , já ficando com saudades dos personagens, cada história individual é linda, são personagens interessantes , uns você vai amar, outros vai querer bater... Não deixem de ler, eu recomendo !!

Thamares 06/01/2015

Doce surpresa...
Cheguei até Coração Artificial após o contato da autora Viviane através do Skoob. E de cara já gostei do título, corri para ler a sinopse e fiquei esperando o clichê, mas para minha surpresa ele não veio.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Gabriel. Ele é o típico filhinho de papai, usufrui do dinheiro do seu pai ao seu bel prazer, possui poucos amigos, vive se envolvendo em rachas. É filho de um magnata criador da Biotec (empresa especializada em criar órgãos artificiais). Por uma vida de luxo abandonou seu sonho de ser músico para cursar Engenharia, vontade do seu pai.

Já Alícia é o oposto de Gabriel, de origem humilde, está acostumada a lutar para conseguir seus objetivos. É uma jovem tímida, mas sem deixar se intimidar, delicada e misteriosa. É bolsista na mesma faculdade que Gabriel estuda.

Eles acabam se conhecendo no corredor da faculdade, quando ele resolveu ajudá-la a pegar seus livros que estavam no chão. Logo de cara, Gabriel fica intrigado por essa garota, seu jeito e modo de se vestir destoavam dos frequentadores daquele lugar. Mas isso não dura mais do que um dia, no outro dia ele a ver passar e fingir não conhecê-la.

Após alguns dias do ocorrido ela a vê cantando em um bar que ele frequentava às vezes, e acabou se encantando por ela, tratou de se reaproximar pedindo para que ela o ajudasse em um trabalho de física.

A partir daí eles começam a se conhecer melhor, passam mais tempos juntos e acabam se apaixonando. (confesso que nessa hora eu já estava: o pai ver ser contra o namoro e eles terão que lutar para ficar juntos... mas não foi isso que aconteceu...) Enquanto eles vivenciam esse momento acontece um acidente que mudará a vida dos dois por completo.

A história tinha tudo para ser clichê, um garoto rico e uma menina pobre... Mas não foi, quanto mais eu tentava supor o que viria a seguir, eu errava com o avançar da leitura. Amei a Alícia, para mim o melhor personagem do livro, com seu jeito determinado, sem deixar de ser meiga, ela foi me cativando aos pouquinhos e no fim estava torcendo para que tudo desse certo.
Coração Artificial é um livro que me surpreendeu bastante. A começar pelo tema pouco explorado- órgãos artificiais- fiquei curiosa pelo assunto. O romance é construído de forma madura e natural na trama. O que também me agradou bastante. A escrita da autora é fácil e dinâmica, ela soube muito bem conectar os capítulos de modo que você começa a ler e não quer mais parar.

O final.... Tentei tanto adivinhar o final e quando ele veio fiquei sem reação. Foi uma surpresa agradável. Só me resta indicar o livro: Vale a pena ler! É um livro doce, envolvente e com um final surpreendente.