Princesa Para Sempre

Princesa Para Sempre Meg Cabot

Resenhas - Princesa Para Sempre

Tata 20/06/2010

Acho que teria gostado bem mais do último volume da série se tivesse lido uns quatro anos atrás.

O que me irritou profundamente nesse décimo livro não foi o fato de que Mia tem sérios problemas mentais (de verdade, eu realmente acho que uma pessoa assim deve ter algum tipo de síndrome... aos 18 anos, por que é que ela não pode simplesmente CONVERSAR com os outros como um ser normal faria???). O que me frustrou bastante foi a Meg Cabot e a história toda com o JP.

SPOILER!
Por que a Meg não fez do JP um cara legal até o fim? Por que ela tem sempre que dar uma desculpa pra Mia fazer as coisas que ela deseja fazer? I mean, se a Mia quer chutar o JP pra voltar com o Michael (e, DUH! Quem não iria querer?), ela deveria fazer isso porque é o que ela QUER FAZER, não porque ela descobriu que o JP é um safado bastardo.

Os livros da Meg sempre tendem a viajar pro espaço-além, mas no final ela sempre tenta incutir uma liçãozinha de vida bem humorada e clara, do tipo "faça sempre o que vc acha correto" etc e talz, que aproxima a narrativa da realidade. Ela bem poderia ter feito do JP um menino bom, sem muita personalidade, mas genuinamente legal que ficaria triste com um pé na bunda. Porque a vida É assim, de vez em quando vc faz escolhas e essas escolhas, por mais certas que sejam, machucam pessoas legais.

Mas nããããããããão, vamos distorcer todo o personagem e dar uma belíssima desculpa pra Mia detonar ele e ninguém sentir dó. Well, não funcionou. O livro ficou com a profundidade de um pires depois dessa.
Raquel T Moura 03/08/2010minha estante
Hahaha Gostei do seu ponto de vista em relação ao JP. É verdade, a Mia podia ter terminado com ele de qualquer forma já que gostava é do Michael, sem precisar de uma desculpa pra isso. Mesmo assim gostei muito do livro.

Karol 10/05/2011minha estante
Eu adorei o livro e se vc não gostou da distorção que a Meg fez, é melhor esquecer essa autora, pois ela sempre dará o que seus personagens querem, ainda que no final eles descubram que querem algo diferente e partam em busca disso.

Tatá 22/06/2011minha estante
Eu concordo com a Karol de certa forma... Esse é o estilo da Meg escrever, e os livros dela são maravilhosos, quem não gosta simplesmente não leia (isso evita aborrecimentos)... Quanto ao JP ela não viajou com a distorção, existem caras legais q são magoados mesmo sem querer, mas tambem existem muitos caras que parecem legais mais no final vc descobre que são babacas, e isso é uma coisa q a Mia precisava passar pra amadurecer. E tambem era meio que um baque pra ela tomar coragem e fazer a coisa certa, mostrar pro Michel q ela o ama. Alem de que tambem mostra que amores verdadeiros podem sim superar qualquer coisa, ate mesmo a distancia e o tempo (não apenas em contos de fadas) :)

Tata 01/04/2012minha estante
Houve uma época da minha vida em que eu realmente gostei de Meg Cabot. Cheguei a fazer coleção de algumas das suas séries e devorava qualquer livro dela que caísse nas minhas mãos.

Então me sinto no direito, como leitora assídua, de criticar quando um livro dela de desagrada. Sugestões como "melhor esquecer essa autora" ou "quem não gosta simplesmente não leia" beiram o ofensivo porque deixam implícito o pensamento quadrado e medieval de que gosto não se discute.

Meg Cabot já escreveu livros que eu adorei e livros que eu odiei. Gosto de colocar qualquer um deles em debate pra enriquecer o meu ponto de vista, mudá-lo talvez.

Gostei das resenhas abaixo, só não gostei das sugestões de desistência ;)

PS: Amores verdadeiros não podem superar qualquer coisa, seja ela a distância ou o tempo, só mesmo em contos de fada. Amores verdadeiros se fazem diariamente, com paciência, dedicação e respeito, enquanto ainda estiver valendo a pena.

PANCHI 23/11/2016minha estante
Acredito que o o JP não foi distorcido, a Meg vem deixando pistas de como ele é de verdade desde que ele namorou com a Lili por meses mesmo estando na cara que ele não gostava dela e sim da Mia (O que ocorreu a uns dois livros atrás) Logo depois disso quando ele e a Mia se beijaram e ela não tinha ideia de como isso aconteceu, ai já comecei a desconfiar que o JP tinha virado a cabeça de propósito (Estava muito na cara!). A Mia realmente nunca gostou do JP, ele passou uns 3 livros dizendo tudo o que acreditava que ela queria ouvir, fingindo ser o garoto perfeito (mesmo que precisasse mentir para isso). E lembrando que ele convenceu todo mundo de que era perfeito para a Mia, as amigas e a mídia (q divulgou aquela foto dela saindo do musical com o JP) super a pressionaram para ela ir pra outra e no fim ela decidiu ignorar seus próprios sentimentos. A Meg deixou muitas pontas soltas nos outros livros para poder junta-las no final. E a Mia em momento nenhum detonou o JP (E olha que tinha motivos!)

Roberta Nunes 23/08/2009

Final coroado!
"Princesa para sempre" com certeza fechou a série "O diário da princesa" com chave de ouro e tiara de diamantes (se é que isso é possível). Um livro envolvente e emocionante do início ao fim e certamente o melhor e mais bem escrito da saga.
É muito bacana ver o amadurecimento da Mia (que está pelo menos um pouco mais sensata do que nos outros exemplares da série) e dos demais personagens.
Há passagens hilárias, a Lana - antes uma inimiga fútil e supérflua - continua fútil e supérflua, mas pelo menos está do lado certo dessa vez e garante às leitoras boas gargalhadas com seu jeito sem noção, suas mensagens, suas tiradas.
Também há partes que conseguem levar as mais manteigas derretidas às lágrimas, como a cena em que a Mia e a Lilly finalmente fazem as pazes depois de tanto tempo.
O romance está completamente impregnado em todo livro, com a volta do Michael do Japão. O que posso dizer sobre isso? Bom, o Michael está tão perfeito que mesmo se o livro fosse ruim já valeria à pena ler só por causa da doçura total desse personagem. Leitora, cuidado para não terminar o livro apaixonada por ele!! =)
Enfim, é um livro muitooooo bom. Ótimo, fantástico e um final coroado para a série. Aplausos para Meg Cabot!
E eu, como fã, já sinto falta das trapalhadas da Mia...

Tiago Henrique 05/09/2009minha estante
kkkk³ quem ñ vai sentir falta né ?!

Tatá 22/06/2011minha estante
Eu ainda não li.. To lendo o sexto... Mais só de saber que ta acabando ja sinto vontade de chorar... Sou apaixonada pelo Michel desde o primeiro livro rsrs :)

26/12/2011minha estante
Isso me lembra uma frase que eu li um dia e que se encaixa perfeitamente: "Aquele momento constrangedor em que você está tão apaixonada por um personagem fictício que você tem que se lembrar toda hora de que ele é fictício." HAHAHAHAHA Eu me apaixonei pelo Michael desde o começo e nesse último ainda mais. Livro sensacional, como você disse, o melhor e mais bem escrito da saga. Mia vai deixar saudades, mesmo aquela ingenua e bobinha do início!

Jéssika 13/09/2012minha estante
Muito raro ler comentários bons sem spoilers!
Foi bem direta, parabéns!
Estou esperando os quatro últimos livros chegarem, acho que A Princesa Na Balada chega amanhã...
Mas depois dessa eu já tô ansiosa pra que esse chegue!

P.S. Caso alguém tenha o maior nível possível de compatibilidade com Michael Moscovitz, por favor, entre em contato com a gente.
Brincadeira :D

Rúbia Barcellos 19/08/2010

Impossível eu poder expressar com palavras o que senti ao terminar de ler o livro! Felicidade e encantamento não bastam! Só quem leu pode saber como descrever imaginando ao relembrar as confusões que a Mia se meteu e nos divertiu a beça durante toda a série!
Além de me divertir muito com esse ultimo livro, aprendi que o que é "Histocompatibilidade" e que funciona de verdade! Hauhauhau

E realmente quem é fã de verdade da serie sabe descrever como a Meg Cabot soube finalizar perfeitamente esse livro fechando com chave de ouro! Sem dúvidas alguma eu posso dizer: É O MELHOR E MAIS PERFEITO DE TODOS! *-*

Essa é uma resenha de uma menina de apenas 16 anos, que aprendeu com a série a se portar diante de certos problemas da vida e que jamais se esquecerá de algumas citações do Dr.Loco no livro, como: "Aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para saber a diferença."

E que certamente jamais se esquecerá da série "O diário da Princesa"!

Patê 22/08/2010minha estante
Realmente, só quem é fã e esperou o último sabe o quão bem a Meg finalizou *-* E eu quero muito ler o livro da Mia :D

Tati Francisque 18/08/2009

O último livro da série me surpreendeu, e foi de uma maneira muito positiva. Depois de um livro cansativo e sem graça, Meg retoma a história a toda, com um enredo muito emocionante, muito envolvente, muito engraçado e o melhor de tudo, muito muito romântico.
Mia continua mais lenta do que o imaginável,mas compensa o fato de ela estar um pouco mais madura.
Michael está perfeito! Simplesmente perfeito! Todas as vezes que aparece no livro, é para falar ou fazer algo que certamente vai nos deixar com o coração mole, mole.
Lana e Trisha também estão impagáveis. As antigas inimigas de Mia nos fazem dar boas risadas, enquanto tentam enfiar na cabeça da princesa que ela deve ir atrás do Michael. Elas realmente se saem muito melhor como amigas excêntricas do que como rivais fúteis e odiadas.
Recomendo a série do diário da Princesa. É uma história leve, agradável, que distrai e envolve. Para quem gosta de romance, é um prato cheio, com sobremesa e cafezinho depois da janta ;)
Júlia 08/11/2012minha estante
Verdade! Amei o livro e adorei sua resenha!

isalvetti 25/08/2023

O final perfeito
Gente, o final perfeito veio ai

Eu vou repetir quantas vezes precisar: A ESCRITA DA MEG CABOT É MARAVILHOSA

Ela é fluida, cativante, emocionante e rápida

Faz com que você literalmente não consiga ficar parado lendo

São muitas reações, pra muitos desenvolvimentos e plot twists que encontramos na narrativa

Os personagens foram muito bem construídos, parece que de fato são pessoas que existiram e andaram por aí

Minha única crítica (pra não ter sido 5 estrelas) é que alguns motivos de plot twists me pareceram meio fracos ou bobos

?SPOILER: a Lilly não ter contado nada pra Mia sobre o J.P., por exemplo. O lance de miscomunication não rolou muito pra mim bessa parte?

De resto, o livro é perfeito

?SPOILER2: dou graças a Deus que a Meg Cabot lançou mais dois, porque eu morreria se não soubesse da vida de CASADA da Mia, vai ser incrível!
Juliana 02/09/2023minha estante
Qual seria o segundo?

Cassi 09/08/2010

ÓTIMO!
Bom, o que eu posso dizer? Final simplesmente perfeito! Digno de uma princesa! E o Michael foi um verdadeiro príncipe até o fim! Ele e a Mia com certeza sempre foram perfeitos um para o outro, mesmo ele não gostando do musical de "A Bela e a Fera", ou não curtindo festas de formaturas.

A Mia amadureceu demais, demais, demais, e quando ela disse que todos já eram grandinhos meus olhos encheram d'água, porque na hora me lembrei de " A Princesa de Rosa-Chocking", onde a Mia era uma garotinha que surtava e tinha como preocupação ir linda e realizada com seu namorado para a festa de formatura dele. É como se durante toda a leitura a gente tivesse crescido junto com a Mia, mesmo eu lendo toda a saga em, o quê?, uns 13 dias?, enquanto a história estava acontecendo num período de quatro anos.

O término dela com o JP foi cheio de classe (desculpa, mas isso não deve ser spoiler para ninguém, né? OMG, sempre foi claro que ela ficaria com o Michael no final), ela não desceu do salto, muito menos se fez de coitadinha e foi atrás do seu verdadeiro príncipe como uma arrependida. Não. Foi tudo no momento certo. Michael também teve um papel exemplar!

Amei as partes do livro em que a Meg colocou o romance histórico da Mia. Pelo menos deu para termos uma palhinha de como aconteceram as coisas no loft do Michael, não é mesmo? Ha ha ha.

E os amigos da Mia são os melhores amigos do mundo! Eu amei a Tina até o fim, e me indetifiquei muito com ela... (talvez seja porque eu também sou uma boba que adora romances).

Grandmère... Compartilho da mesma opinião que a Mia. Tinha momentos em que eu também tinha vontade de bater na Grandmére com uma pá, mas sem dúvidas ela também me arrancou bastante risadas, e o legal é que ela sempre falou tudo aquilo que ninguém tem coragem de falar!

Enfim, uma série maravilhosa, recomendadíssima, não só para crianças e adolescentes, mas para adultos e meninos também, por que não?
Meg escreve de uma forma excelente, e o conhecimento de vida que essa mulher coloca nas obras dela é impressionante, desde assuntos fúteis como moda e marcas de roupa, até sobre política e sentimentos humanos.

Nunca vou esquecer o "Diário da Princesa", e COM CERTEZA serão livros que lerei várias vezes no futuro e darei para minha filha (quando eu tiver) para lê-los também.

PS: OMG, o que foi aquela cena na charrete? *suspira*
Júlia 08/11/2012minha estante
Na charrete!! AMEI

Carol Velozo 17/08/2009

Perfect :]

nathykw 07/08/2009

O melhor final
Se pudesse dar 7 estrelas, com certeza daria! Diria que o final foi muito melhor do que eu esperava. Acompanho a série já tem anos, e tinha ficado bem frustrada com o penúltimo livro, então ler "Princesa para Sempre" foi revigorante.
Recomendo a série do Diário da Princesa sem sombra de dúvidas *-*

_Carol_ 08/07/2009

Meg Cabot conseguiu finalizar supremamente essa série. Para mim é o melhor livro do Diário da Princesa!!

Talita, 16/08/2009

Comecei a ler o livro ontem, e terminei ontem mesmo, a Mia me irritou profundamente, meu deus, tinha como ela ser mais lerda?! e tudo bem já sabiamos que ela tinha levado a democracia pra Genovia ela não precisava falar isso toda hora,mas apesar de todas as coisas que me irritaram na Mia o amadurecimento dela me faz gostar dela, o JP é um idiota e eu o odeio com todas as minhas forças, mas o Michael... ahhh o Michael, ele foi perfeito, ele ajudou a Mia, e disse que ia esperar ela, ele me inebriou com o cheiro dele. a Tina é uma fofa e eu simplesmente prefiro 10000x ela à Lily. e ao acabar de ler eu simplemente já estava sentindo falta da tapada da Mia, e das coisas idiotas que ela falava que me matava de rir, e do pescoço do Michael.
O livro está enorme e a Meg soube fazer um final perfeito, tudo que eu esperava do último livro de DP.

Aline Maziero 13/08/2009

È dificil definir o que foi essa série pra mim, mas achei o fim mto lindooo!

Karina 09/09/2009

Com certeza é o melhor da série Diário da Princesa ♥

missmirtle 11/03/2024

FINALMENTE!
Finalmente a Mia alcançou a auto-realização.
Ou está bem próximo disso. Sabe o que eu mudaria nesse livro? Nada. Nadica de nada.

Meg Cabot acertou DEMAIS no tom de Princesa Para Sempre e eu sou tão grata por isso.

A Mia está incrível, os dramas bobinhos nem estão tão bobinhos assim. Michael voltou a ser impecável. Acho até que a Lily se redimiu de certa maneira?

E FINALMENTE ela largou aquele menino do chilli com a personalidade de um frasco de shampoo da Garnier.

Me sinto adorável.

Samara MaiMa 07/02/2010

Ótima série, ótimo fim
Último livro da série da princesa Mia. Como esse demorou pra sair, achei que não estaria mais no clima para as loucuras da Mia. Mas depois de começar a ler, percebi o quanto eu estava sentindo falta dessa princesa que se subestima tanto.

Mia está no último ano do colégio e resolveu entregar como projeto final um romance de 400 páginas escrito por ela. Além de tudo ela mentiu para todas as pessoas dizendo que estava fazendo um tratado sobre a extração de azeite de oliva da Genóvia. E ainda quer reconhecimento pela qualidade de sua obra ao enviá-la para todas as editoras de Nova York, sobre o pseudônimo de Daphne Delacroix. Afinal se ela mandasse como princesa de Genóvia, todos iriam querer publicar sem realmente darem valor (ou não) pro conteúdo do romance da Mia.

Adorei o livro. Gostei do final que Meg Cabot deu para a princesa. Mas confesso que pulei todas as inserções que haviam do romance escrito pela Mia. Acho que fiquei com um pouco de vergonha alheia. Talvez eu nunca tenha lido um Harlequin, ou um Sabrina/Angélica da vida, e realmente não sei se são o tipo de narrativa que eu gosto. O livro da Mia definitivamente não é.

No mais, a narrativa frenética da Meg Cabot faz com que o livro seja altamente devorável apesar de suas 447 páginas. Uma ótima conclusão para uma ótima série.

Só as perguntas que não querem calar: aonde a Mia carregava o diário dela o tempo todo?! E como ninguém nunca encheu ela de porrada por não estar prestando atenção na vida real e só viver escrevendo em seu diário?

Sarah Azevedo 15/05/2010minha estante
Concordo com a Tata. Mas pelo menos deu pra rir bastante (positivamente).