Princesa Para Sempre

Princesa Para Sempre Meg Cabot

Resenhas - Princesa Para Sempre

Roberta Nunes 23/08/2009

Final coroado!
"Princesa para sempre" com certeza fechou a série "O diário da princesa" com chave de ouro e tiara de diamantes (se é que isso é possível). Um livro envolvente e emocionante do início ao fim e certamente o melhor e mais bem escrito da saga.
É muito bacana ver o amadurecimento da Mia (que está pelo menos um pouco mais sensata do que nos outros exemplares da série) e dos demais personagens.
Há passagens hilárias, a Lana - antes uma inimiga fútil e supérflua - continua fútil e supérflua, mas pelo menos está do lado certo dessa vez e garante às leitoras boas gargalhadas com seu jeito sem noção, suas mensagens, suas tiradas.
Também há partes que conseguem levar as mais manteigas derretidas às lágrimas, como a cena em que a Mia e a Lilly finalmente fazem as pazes depois de tanto tempo.
O romance está completamente impregnado em todo livro, com a volta do Michael do Japão. O que posso dizer sobre isso? Bom, o Michael está tão perfeito que mesmo se o livro fosse ruim já valeria à pena ler só por causa da doçura total desse personagem. Leitora, cuidado para não terminar o livro apaixonada por ele!! =)
Enfim, é um livro muitooooo bom. Ótimo, fantástico e um final coroado para a série. Aplausos para Meg Cabot!
E eu, como fã, já sinto falta das trapalhadas da Mia...

Tiago Henrique 05/09/2009minha estante
kkkk³ quem ñ vai sentir falta né ?!

Tatá 22/06/2011minha estante
Eu ainda não li.. To lendo o sexto... Mais só de saber que ta acabando ja sinto vontade de chorar... Sou apaixonada pelo Michel desde o primeiro livro rsrs :)

26/12/2011minha estante
Isso me lembra uma frase que eu li um dia e que se encaixa perfeitamente: "Aquele momento constrangedor em que você está tão apaixonada por um personagem fictício que você tem que se lembrar toda hora de que ele é fictício." HAHAHAHAHA Eu me apaixonei pelo Michael desde o começo e nesse último ainda mais. Livro sensacional, como você disse, o melhor e mais bem escrito da saga. Mia vai deixar saudades, mesmo aquela ingenua e bobinha do início!

Jéssika 13/09/2012minha estante
Muito raro ler comentários bons sem spoilers!
Foi bem direta, parabéns!
Estou esperando os quatro últimos livros chegarem, acho que A Princesa Na Balada chega amanhã...
Mas depois dessa eu já tô ansiosa pra que esse chegue!

P.S. Caso alguém tenha o maior nível possível de compatibilidade com Michael Moscovitz, por favor, entre em contato com a gente.
Brincadeira :D

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 16/07/2022

Só posso dizer que eu sempre fui #teammichael!

???

E é ótimo como tudo acaba num clima bom, por isso amo histórias de princesa kkkk

Bele 26/12/2022

Sei que tem mais um livro dessa série,mais,estou feliz é triste ao mesmo tempo,um ótimo final,um clichê de fazer o coração palpitar,essa série vai deixar saudades no meu coração,agora é ler o último livro e segurar as lágrimas

Cassi 09/08/2010

ÓTIMO!
Bom, o que eu posso dizer? Final simplesmente perfeito! Digno de uma princesa! E o Michael foi um verdadeiro príncipe até o fim! Ele e a Mia com certeza sempre foram perfeitos um para o outro, mesmo ele não gostando do musical de "A Bela e a Fera", ou não curtindo festas de formaturas.

A Mia amadureceu demais, demais, demais, e quando ela disse que todos já eram grandinhos meus olhos encheram d'água, porque na hora me lembrei de " A Princesa de Rosa-Chocking", onde a Mia era uma garotinha que surtava e tinha como preocupação ir linda e realizada com seu namorado para a festa de formatura dele. É como se durante toda a leitura a gente tivesse crescido junto com a Mia, mesmo eu lendo toda a saga em, o quê?, uns 13 dias?, enquanto a história estava acontecendo num período de quatro anos.

O término dela com o JP foi cheio de classe (desculpa, mas isso não deve ser spoiler para ninguém, né? OMG, sempre foi claro que ela ficaria com o Michael no final), ela não desceu do salto, muito menos se fez de coitadinha e foi atrás do seu verdadeiro príncipe como uma arrependida. Não. Foi tudo no momento certo. Michael também teve um papel exemplar!

Amei as partes do livro em que a Meg colocou o romance histórico da Mia. Pelo menos deu para termos uma palhinha de como aconteceram as coisas no loft do Michael, não é mesmo? Ha ha ha.

E os amigos da Mia são os melhores amigos do mundo! Eu amei a Tina até o fim, e me indetifiquei muito com ela... (talvez seja porque eu também sou uma boba que adora romances).

Grandmère... Compartilho da mesma opinião que a Mia. Tinha momentos em que eu também tinha vontade de bater na Grandmére com uma pá, mas sem dúvidas ela também me arrancou bastante risadas, e o legal é que ela sempre falou tudo aquilo que ninguém tem coragem de falar!

Enfim, uma série maravilhosa, recomendadíssima, não só para crianças e adolescentes, mas para adultos e meninos também, por que não?
Meg escreve de uma forma excelente, e o conhecimento de vida que essa mulher coloca nas obras dela é impressionante, desde assuntos fúteis como moda e marcas de roupa, até sobre política e sentimentos humanos.

Nunca vou esquecer o "Diário da Princesa", e COM CERTEZA serão livros que lerei várias vezes no futuro e darei para minha filha (quando eu tiver) para lê-los também.

PS: OMG, o que foi aquela cena na charrete? *suspira*
Júlia 08/11/2012minha estante
Na charrete!! AMEI

Lu 27/11/2009

Muito bom!
Tenho muito carinho por essa série, embora não seja a minha favorita da Meg Cabot. De fato, dá pra perceber que ele encerra uma fase da vida da Mia e acompanhar essa transição dela pra vida adulta, especialmente, os dois últimos livros, foi muito legal. E justificam os 10 volumes.

O livro tem uma leitura bem ágil, embora tenha uma trama meio previsível. Não há grandes dramas aqui. O triângulo Michael-Mia-J.P não é doloroso como o de Crepúsculo. É fácil desgostar do J.P em favor do Michael. De certa forma, isso é um alívio!

O bacana é que a autora aproveita pra aparar algumas arestas e a forma como ela faz é muito bonita. Eu me vi meio rindo e meio chorando em alguns momentos.

No final, não pude deixar de sentir aquela tristeza boba e gostosa de terminar de ler uma série. Vou sentir falta dos personagens. Mas eu acho que o livro não poderia terminar de outra maneira.

AnnaClaraHardt 09/08/2023

Meg Cabot, cagou com o JP só para a Mia ficar com o Michael, não tinha indício nenhum de que o JP era mal caráter, gostei da evolução da Mia, apesar de ela continuar sendo dramática pra caramba, bom desfecho, gostei

Min 02/06/2023

Esse foi o livro que eu mais gostei da série
Mia está prestes a fazer Dezoito anos e sua vida vai muito bem,ela tem um namorado "perfeito" e tem muitos amigos. Mas tudo muda com a volta de seu ex namorado Michael seus sentimentos que Mia achava já ter superado voltaram,Mia está confusa agora, será que ela volta com o homem que ela sempre amou?Ou continua com seu namorado "perfeito"?.

Tem várias descobertas nesse livro. É muito bom ver o quanto a Mia amadureceu muito comparado aos primeiros livros.

Maria 18/07/2021

PERFEITO DEMAIS!!!!!!!
primeiro que aconteceu oq eu suspeitava, desde quando a pessoa chegou
HISTÓRIA: fala sobre os projetos da mia pra vida dela, dela escolher o cara para ela
PERSONAGENS FAVORITOS: Mia Thermopolis, Michael Moscovitz (tá mto paquerador!!), Tina Hakim Baba (nunca errou!!!), Lilly (é egoísta? Sim mas ela foi legal), Lana Weinberger (outra perfeita!!) e Trisha
?senti falta da ling su e da Perin!!
?JP babaca demais!!!
CAPA: uma das mais bonitas!!
FINAL: perfeito! perfeito! perfeito!
eu amei demais, foi tudo oq eu quis e foi incrível demais!!!
essa experiência com a escrita da Meg foi incrível, eu amei!!!
tô depressiva demais por terminar mas enfim, super leiam

Talita, 16/08/2009

Comecei a ler o livro ontem, e terminei ontem mesmo, a Mia me irritou profundamente, meu deus, tinha como ela ser mais lerda?! e tudo bem já sabiamos que ela tinha levado a democracia pra Genovia ela não precisava falar isso toda hora,mas apesar de todas as coisas que me irritaram na Mia o amadurecimento dela me faz gostar dela, o JP é um idiota e eu o odeio com todas as minhas forças, mas o Michael... ahhh o Michael, ele foi perfeito, ele ajudou a Mia, e disse que ia esperar ela, ele me inebriou com o cheiro dele. a Tina é uma fofa e eu simplesmente prefiro 10000x ela à Lily. e ao acabar de ler eu simplemente já estava sentindo falta da tapada da Mia, e das coisas idiotas que ela falava que me matava de rir, e do pescoço do Michael.
O livro está enorme e a Meg soube fazer um final perfeito, tudo que eu esperava do último livro de DP.

Tati Francisque 18/08/2009

O último livro da série me surpreendeu, e foi de uma maneira muito positiva. Depois de um livro cansativo e sem graça, Meg retoma a história a toda, com um enredo muito emocionante, muito envolvente, muito engraçado e o melhor de tudo, muito muito romântico.
Mia continua mais lenta do que o imaginável,mas compensa o fato de ela estar um pouco mais madura.
Michael está perfeito! Simplesmente perfeito! Todas as vezes que aparece no livro, é para falar ou fazer algo que certamente vai nos deixar com o coração mole, mole.
Lana e Trisha também estão impagáveis. As antigas inimigas de Mia nos fazem dar boas risadas, enquanto tentam enfiar na cabeça da princesa que ela deve ir atrás do Michael. Elas realmente se saem muito melhor como amigas excêntricas do que como rivais fúteis e odiadas.
Recomendo a série do diário da Princesa. É uma história leve, agradável, que distrai e envolve. Para quem gosta de romance, é um prato cheio, com sobremesa e cafezinho depois da janta ;)
Júlia 08/11/2012minha estante
Verdade! Amei o livro e adorei sua resenha!

isalvetti 25/08/2023

O final perfeito
Gente, o final perfeito veio ai

Eu vou repetir quantas vezes precisar: A ESCRITA DA MEG CABOT É MARAVILHOSA

Ela é fluida, cativante, emocionante e rápida

Faz com que você literalmente não consiga ficar parado lendo

São muitas reações, pra muitos desenvolvimentos e plot twists que encontramos na narrativa

Os personagens foram muito bem construídos, parece que de fato são pessoas que existiram e andaram por aí

Minha única crítica (pra não ter sido 5 estrelas) é que alguns motivos de plot twists me pareceram meio fracos ou bobos

?SPOILER: a Lilly não ter contado nada pra Mia sobre o J.P., por exemplo. O lance de miscomunication não rolou muito pra mim bessa parte?

De resto, o livro é perfeito

?SPOILER2: dou graças a Deus que a Meg Cabot lançou mais dois, porque eu morreria se não soubesse da vida de CASADA da Mia, vai ser incrível!
Juliana 02/09/2023minha estante
Qual seria o segundo?

Jess 15/08/2020

Mia está prestes a se formar na AEHS!

Por mais que ela não veja a hora de se livrar definitivamente do ensino médio, a princesa está perturbada com o que a aguarda no futuro.

O namoro com JP vai muito bem, ela escreveu um livro romântico como trabalho de conclusão (apesar de ter mentido para todo mundo a respeito disso) e está aguardando pelo menos uma resposta positiva das editoras para onde enviou o seu livro (usando um pseudônimo e não o seu nome verdadeiro).

Era para a princesa estar feliz da vida, certo? Bom, não é bem assim. Nessa reta final, Mia vem se afogando em mentiras. A história do seu livro foi só uma delas.

Acontece que ela foi aceita em todas as faculdades em que se candidatou, porém, como acredita que isso se deu graças ao seu título e não a suas habilidades e sem querer parecer exibida, ela inventou para os amigos e para o namorado que não foi aceita em nenhuma universidade.

Além disso, ela continua mentindo a respeito dos seus sentimentos dizendo por aí que superou totalmente o Michael. Mentira essa que fica ainda mais difícil de sustentar depois que ele volta do Japão e os dois se reencontram.

É claro, que a princesa da Genovia - porém, rainha do drama - converte tudo isso em um baita dramalhão no estilo Mia de ser.

Se tudo isso não fosse o suficiente, ela ainda precisa lidar com a pressão dos pais para que escolha logo uma faculdade, as eleições da Genovia nas quais o seu pai está em desvantagem em relação ao outro candidato, e as loucuras de Grandmère, que assim como o drama na vida da princesa, nunca acabam.

Princesa Para Sempre me fez recuperar o gosto em acompanhar as confusões da Mia. Nesse livro a princesa está mais madura e apesar da sua lerdeza para descobrir algumas coisas, no fim ela entende tudo e fica tudo certo. Vemos como as amigas são importantes como apoio e incentivo na vida de Mia, com destaque para a sempre fiel, Tina, e para a amiga improvável, Lana - que para mim foi um ótimo acréscimo à trama. Gostei bastante!