Capítulos de História Colonial

Capítulos de História Colonial J. Capistrano de Abreu




Resenhas - Capítulos de História colonial


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Uiara 28/11/2022

Retrato do tempo em que foi escrito
A obra foi produzida sob a égide do movimento positivista, portanto, traz uma extensa relação de fatos e nomes de "heróis", muitas vezes sem muito aprofundamento ou análise, o que torna a leitura por vezes maçante e confusa. Ainda que o autor tenha se debruçado em fontes documentais para sua produção, tal fato não fica claro na obra, pois raramente são citados os documentos de onde as informações foram extraídas (pelo menos na versão que li não havia notas de rodapé). A proposta é apresentar a construção do Brasil, a partir da conquista de territórios e as características de cada povo, culminando em alguns relatos sobre os costumes no Rio de Janeiro no século XIX. A metodologia é datada, mas ainda assim sua leitura é relevante, pois traz alguns dados não encontrados em outras obras sobre o tema, além de ser uma das primeiras obras historiográficas sobre o Brasil.
comentários(0)comente



Clio0 26/05/2021

Livros antigos de História sempre tem uma característica especial: são bons representantes de suas respectivas escolas historiográficas.

Capistrano de Abreu em Capítulos de História Colonial faz uma análise da formação da sociedade brasileira através do determinismo positivista de Comte, ou seja, é um trabalho científico metódico, de conhecida verificação de fontes... e cheio de estereótipos.

O autor tenta encontrar uma fórmula para a sociedade brasileira, e o faz tentando traçar um perfil do "brasileiro". Isso acarreta na formação do que mais tarde seria conhecido como Jeca Tatu - o índio desconfiado, mestiço de negro, vagabundo e malandro.

Contudo, ele também faz o que seria o início de um estudo social indicando a atuação das massas na História brasileira.

Fica como recomendação aos interessados no desenvolvimento historiográfico de nosso país, mas não passa de curiosidade para o leitor leigo.
comentários(0)comente



Jorge Lavagnoli 31/03/2021

Essencial
Um livro sobre o período colonial diferente de outros disponíveis, se por um lado mostra informações mais frescas e vivas pela proximidade temporal por outro falta aprofundamento em algumas questões que se mostraram cruciais no desenrolar da história.
Mostra-se essencial para uma ampla abordagem do período colonial e sua base na construção do Brasil.
comentários(0)comente



Wagner 29/08/2017

...segredo do Brasil aos brasileiros...


(...) O livro ensinava o segredo do Brasil aos brasileiros, mostrando toda a sua presença, justificando todas as suas pretensões, esclarecendo toda a sua grandeza. (...)

in: ABREU, Capistrano de. Capitulos de História Colonial. São Paulo: Publifolha, 2001.pp186. - Livro: "Cultura e Opulência do Brasil por suas drogas e minas".
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR