Marvels #01

Marvels #01 Kurt Busiek...

Resenhas - Marvels

1 | 2 | 3 | 4

Michelle347 13/05/2020

Outra perspectiva.
Meu esposo pediu para que eu lesse. Não estava muito animada.
Mas depois que li o primeiro livro, não conseguia parar de ler, pois é tão interessante ver os nossos queridos heróis com outra perspectiva. Na perspectiva de um repórter e também do povo ao redor. As imagens são perfeitas.
Amei... Doida para ler o próprio.

Priscila 19/04/2020

Me surpreendi demais com essa hq. Vi muitos comentários positivos da arte do Alex Ross, mas tinha um certo receio sobre o roteiro. Fui com a expectativa bem baixa, e me surpreendi de maneira única. Gostei da história dos super-heróis ter sido contada através da visão de um jornalista, vamos acompanhando a vida dele e acontecimentos com alguns heróis em paralelo. Simplesmente um dos materiais mais lindo que já li !!!

Gustavo | @guh_santtoos 29/02/2020

Espetacular...
Comecei a ler Marvels com um pé atrás, pois todos estavam falando muito bem desta HQ, e então comecei a ler, e em poucas páginas, eu estava fascinado tanto pelo Roteiro de Kurt Busiek quanto pela Arte do Alex Ross. Não conseguia parar de ler, pois é tão interessante ver os nossos queridos heróis com outra perspectiva, quando terminei, me veio uma satisfação tão grande e percebi a grandiosidade deste Quadrinho. Se vc gosta de quadrinhos, leia esta Obra Prima, que é Marvels.
Paula 05/07/2022minha estante
Como faço para ler, eu n consigo ler nenhum livro

Gustavo | @guh_santtoos 16/09/2022minha estante
tenta ler algo levinho, tipo, pequeno príncipe, ou leia um quadrinho

Francisco 26/11/2017

Leitura obrigatória pra em curte o universo marvel
Espetacular!

Che 08/07/2017

AUTO-ADULAÇÃO DESLUMBRANTE
Vamos ser sinceros: essa famosa saga limitada em quatro tomos da Marvel é um tremendo 'umbigocentrismo' voltado para a própria Casa das Ideias fazer um endeusamento interno aos seus heróis, tentando mostrar com nós, leitores, devemos enxergá-los: com perplexidade e admiração. Mas o traço é bonito demais e acaba compensando um roteiro apenas ok.

Os até então razoavelmente pouco conhecidos Kurt Busiek (roteiro) e Alex Ross (desenho) foram catapultados ao estrelato da nona arte depois dessa pequena série, cuja leitura é de fato leve e passa bem até o final (o qual é um pouco truncado e não guarda nenhuma revelação ou momento mais brilhante). Ross faria bonito de novo poucos anos depois, com a ótima "Reino do Amanhã".

Busiek não me impressionou. Fez um roteiro redondinho, funcional, cuja força-motriz é basicamente um amontoado de auto-adulações aos heróis da Marvel, vistos sempre com distanciamento pelo fotógrafo e jornalista Phil Sheldon, que vai acompanhar o surgimento de novos mascarados desde o começo da Segunda Guerra Mundial até meados dos anos setenta, mas sempre à distância e sem conhecer bem nenhum deles. Shelson não é um personagem particularmente denso ou memorável, tendo um arco dramático nulo, servindo só para auto-indulgências como o fato de publicar, em certo ponto do enredo, um livro chamado... "Marvels" (o que, além de um exercício metalinguístico vazio, lembra como o título em si mesmo é outro auto-elogio, já que significa algo como 'maravilhas').

Tem, no entanto, vários momentos divertidos e aproveitáveis, que vão ser mais ou menos interessantes a depender do seu conhecimento prévio e/ou fanatismo puro e simples pelo universo Marvel. No meu caso, esse conhecimento prévio é apenas razoável e o fanatismo inexiste, de modo que não consigo me encantar só com o conceito em si de saber que um reles mortal na HQ viu pela primeira vez o Capitão América ou o Homem de Ferro. Das referências, a que mais aproveitei foi a do último tomo, envolvendo Gwen Stacy, cuja derradeira história marca o fim da Era de Prata e tive o prazer de conhecer há pouco tempo.

Há tentativas de criar alguma polêmica bem bolada acerca de como alguns humanos não-poderosos enxergavam os poderosos com desconfiança e medo (especialmente no segundo volume, sobre os mutantes), mas Busiek nem sempre tem coragem de se aprofundar, inclusive abandonando repentinamente a promissora sub-trama da pequena mutante adotada, umas das que mereciam render mais e tinham grande potencial dramático.

O deslumbre com "Marvels", de qualquer forma, acaba existindo sim. E o responsável por isso tem nome e sobrenome: Nelson Alexander Ross. O traço de exatidão quase fotográfica do desenhista é um espetáculo à parte, pra saborear até perder o fôlego com a precisão de suas telas dignas de figurar em qualquer exposição no Louvre. Não que ele se limite em ser 'realista' pura e simplesmente: há elipses e lacunas na sua arte que são usadas de forma inteligente pelo artista, de modo a fazer seus quadros estonteantes se parecerem com um sonho banhado em nostalgia - o que casa perfeitamente com a proposta que a história busca.

Se vale a leitura? Vale. Mais pela qualidade do desenho do que pelo roteiro, que não traz absolutamente nada de memorável e se limita a ser um compêndio de referências auto-elogiosas da Marvel. Por sorte, a confiança no taco de Ross acabou rendendo ótimos frutos no âmbito visual e apequena as limitações do enredo.

Cristiano.Almeida 18/07/2016

Incrível
Se tem uma hq que é obra prima é Marvels. Tudo nela é impressionante, a arte, a narrativa, os prefácios, os extras. Nos é apresentado por Alex Ross e Kurt Busiek os maiores acontecimentos da casa das idéias, em capítulos sob o protocolo ponto de vista das pessoas comuns que tem seu mundo invadido por estes seres com superpoderes. Sem falar da arte de Alex Ross excepcionalmente linda é impressionante. Recomendadíssima a leitura desta hq.

z..... 13/07/2016

Uma obra-prima, que impacta inicialmente pela arte realista e espetacular de Alex Ross, seguindo-se da descoberta de uma envolvente história por Kurt Busiek.

O diferencial, como é alardeado, é a ação se desenrolando na visão da humanidade, representada principalmente pelo jornalista Phil Sheldon. Ele é testemunha do surgimento dos primeiros heróis (ou "maravilhas", na interpretação geral estupefata). Em seguida, instigado por incertezas, ideologias e medos, desenvolve uma percepção avessa a essas maravilhas (vamos chamá-las também de "marvels"), numa fase potencializada principalmente pelo surgimento dos mutantes. A história caminha então para uma crescente divergência de opiniões, pró e contra marvels. Phil é um dos que aprofunda seu olhar sobre estes, buscando entendimento e posicionamento.

Situa-se na faixa temporal entre os anos 30 e 70, acompanhando o jovem jornalista até sua aposentadoria. O período está em paralelo a alguns dos mais importantes eventos do universo Marvel, que estão organizados em quatro partes nessa edição, sempre no nível de visão e compreensão da humanidade (entenda-se também Phil Sheldon).

Na primeira parte o destaque é para o Namor e o Tocha Humana original, agentes transformadores na humanidade.
A segunda ressalta o surgimento dos mutantes e as controvérsias despertadas. Essa parte foi a que mais gostei e também é a mais impactante quando vemos a história exemplificando-se na reação a uma menina mutante. O destino não é mostrado, mas suponho e espero que tenha sido o que a capa dessa parte sugere (não sou conhecedor das histórias da Marvel).
O Quarteto Fantástico está em destaque na terceira parte e vemos uma divisão de reações, principalmente pelos fatos não se explicarem ao olhar da população.
A quarta parte mostra o Homem-Aranha no drama marcante protagonizado por Gwen Stacy.

Temos necessidade de identificação nas descobertas e no que nos afeta, elegendo positivo ou negativo, bem ou mal, heróis ou vilões. Haverá sempre uma impressão, um posicionamento e uma necessidade de elucidar os fatos em resposta ao temores. Buscando certezas, redundamos em acertos e erros. "Marvel" caminha por aí, como também a humanidade.

Edição memorável e inspensável para fãs dos quadrinhos de super-heróis.

Luciano Luíz 10/07/2016

ALEX ROSS se destacou no mundo das HQs pelo fato de que trouxe um visual ainda mais realista e impressionante. Foi com MARVELS, uma obra que traz através dos olhos de um civil, parte da epopeia dos heróis. O homem vai narrando sob seu ponto de vista o que não apenas testemunha, mas pensa a respeito dos sujeitos trajados de roupas coloridas. Sobre heróis e heroínas e seus extraordinários poderes em prol da justiça.
A estória é muito boa justamente por causa disso. Os heróis são secundários. Algo que muda tudo no quesito de um quadrinho. Ali vemos os sonhos e ilusões. As decepções e desespero. O ódio contra quem quer fazer o bem. As dúvidas e por aí vai. É um enredo calcado na simplicidade que deu mais do que certo.
O visual é o que consagrou Ross. As pinturas que dão aquele ar épico enchem os olhos. Mas os desenhos não são feitos a partir do zero. Ele usa modelos para estudar luz, sombra, perspectiva e o que mais for possível. O resultado final é estupendo.
Sem dúvida MARVELS é uma das obras mais aclamadas da editora e que deveria ser leitura obrigatória não apenas a quem gosta de gibis, mas por todos que procuram uma estória que realmente cativa e faz se apaixonar.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/LLSantosTextos/?fref=ts

Victor 26/05/2014

Muito bom!
Marvels é uma historia que narra outras Historias.Ela nos mostra a Perspectiva da visão de uma pessoa normal em um mundo de heróis. Marvels retrata as principais evento do universo marvel com a visão de um fotografo e não de um Herói.
Marvels é uma das melhores HQs já feita e é uma leitura obrigatória para quem é fã de HQs

Marcos Faria 31/12/2013

Ler “Marvels” (Panini/Salvat, 2013) hoje pela primeira vez ainda é impactante. Mesmo que o estilo mostrado por Alex Ross tenha mais tarde se aprimorado em “Reino do Amanhã”, e que o próprio Kurt Busiek tenha desenvolvido melhor alguns dos temas ali presentes em “Astro City”, em que gozava de mais liberdade criativa. Na verdade, talvez a grande realização da dupla tenha sido justamente criar uma história tão forte apesar das limitações impostas pelo desafio de recontar aventuras clássicas dos personagens da Marvel e ainda amarrá-las num todo coerente.

site: http://almanaque.wordpress.com/2013/12/31/meninos-eu-li-41/

Elia 12/12/2013

Alex Ross espetacular!
Além de trazer uma visão completamente diferente do mundo dos super-heróis a HQ dá a oportunidade de visitar o trabalho do Alex Ross que, pra mim, é o melhor artista de quadrinhos.

Fernanda 21/11/2013

Marvels - Kurt Busiek e Alex Ross
Muito legal, cheio de ação e maravilhoso!

Vitor Costa 19/08/2012

Marvels: Edição de 10º aniversário
As páginas de "Marvels: Edição de 10º aniversário" são uma imensa viagem ao mundo das histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Uma mistura dos grandes clássicos envolvendo heróis e vilões se embolam nessa edição mais que especial de comemoração do 10º aniversário da Marvel.

Notas: "Marvels: Edição de 10º aniversário" é mais que um livro; é como um tesouro que deve ser preservado. Além de uma longa história em quadrinhos, o livro contém também créditos e imagens de bastidores das cômicas da Marvel durante esses 10 anos.

Luke 22/04/2011

Uma das minisséries mais emocionantes do mundo das comics. A série Marvels mudou a maneira de fazer quadrinhos!!! Não deixem de ler!

Hudson 28/12/2010

Incomparável

Uma obra única e divisora de águas, não consigo entender a reluta da marvel em demorar alguns anos para aceitar o projeto.

A ideia do começo de tudo, ser mostrada é bem interessante, apesar de que quem já le bastante quadrinhos sabe bem as origens dos seus hérois favoritos mas aqui é descrito de forma única e épica.

Alex Ross, é um gênio indubitavelmente, aliado aos argumentos do Kurt fica melhor ainda.

Phill Sheldon mostrando ao mundo uma nova realidade através de suas lentes, em que o mundo não é o mesmo...
e aqueles que lutam por ele também não são os mesmos de antes.

Recomendado para qualquer amante de quadrinhos que se preze...

Não é um livro e sim uma obra de arte em forma de revista...

1 | 2 | 3 | 4