Uma Guerra de Luz e Sombras

Uma Guerra de Luz e Sombras Eddie Van Feu

Resenhas - Uma Guerra de Luz e Sombras

evelynln 05/07/2023

Livro favorito da VIDA!!!
Desde minha adolescência acompanho o trabalho da Eddie, mas a primeira vez que li um trabalho de ficção dela e eu estou tão mas tão encantada, pois esse livro me levou a tantos sentimentos normais a nós seres humanos, mas também a novos sentimentos. Um livro denso e tão leve ao mesmo tempo, que renova a fé no amor, na compaixão. Terminei esse livro com tanta tristeza por não poder permanecer nessa história. E não tenho dúvida alguma em dizer que por enquanto esse livro é O melhor que já li até hoje, independente de estilo etc. O melhor!!!

Isac 28/10/2013

FEU, Eddie Van. Uma guerra de luz e sombras. Rio de Janeiro: Editora Linhas Tortas, 2013. 607p.
Acostumado com algumas leituras desta linda e jovem escritora (ainda quero ter a honra de conhecê-la pessoalmente), me entusiasmei com o tema e como ela foi ousada, surpreendendo o leitor em cada capítulo, fiquei com o “coração na mão” no auge.
Como discorri em outras resenhas, a linguagem que a autora possui é única, resultado de quem tem uma elevada busca pelo conhecimento, isso fica evidente em sua escrita e nos seus Wokshops (Mestre nata).
Começei a ler em 29.08.2013, a capa é sugestiva e me fez inquirir a respeito do que a obra retratava, refleti acerca do nosso próprio conflito interno, enquanto seres humanos, o bem o mal, amor e ódio, etc. Mas é na nossa fraqueza é demonstramos quem somos, o segredo é transmutar o medo em coragem e não desistir, nunca.
Uma Guerra de Luz e sombras, é o livro, tem que ser amante da leitura para encarar 50 Capítulos, rumo ao desconhecido de uma história eletrizante, que se passa em um ambiente urbano, retratando um problema atual, a violência nas cidades, principalmente, por causa das drogas, que por si só atrai muita coisa ruim junto, é como a Eddie sempre fala “semelhante atrai semelhante”.
Inicia-se com o diálogo entre os anjos Uriel e Azrael, quando uma civilização é tragada pelas águas, e o questionamento de Azrael acerca dos designos do Ser Supremo.
Diante de um cenário de violência e crimes crescentes, é criado um grupo de elite, pelo governador Dale Larne, composto dos melhores membros da estrutura de Segurança Pública do Estado, preliminarmente há e continuará ocorrendo muitos conflitos internos, mas o que seria um total desastre mostra-se extremamente produtivo.
Os componentes dessa equipe são: Tenente Theodore Lanark; Billie Jean; Danny Shelley; Carlson; Ken Nishima; Carlson; Alan Hadrians; e Eduardo Santana e Cruz, é ilário quando se conhecem.
O principal antagonista é Helson De La Calli.
Eu, particularmente, não faço a mínima ideia do que é estar num fogo cruzado e depender minha vida de outra pessoa (deve ser uma sensação incrível), isso era corriqueiro para estes herois no decorrer da trama.
Eles se deparam com uma guerra invisível a maioria dos humanos, sim, o apego ao mundo material é irresistível, aparentemente o concreto, aquilo que podemos pegar, parece nos dá mais segurança, contudo, querendo ou não, somos, de alguma forma, influenciados pelo mundo metafísico, pelo mundo espiritual. Nossos heróis se deparam com esse dilema, que é um choque e tanto.
A história é longa, mas não é cansativa, chata ou repetitiva, cada capítulo nos apresenta um nova faceta da história ou dos seus personagens. Concordo quando se coloca que a amizade verdadeira é aquela que é insistente.
A autora não se cansa de explorar e desvelar o máximo seus personagens, seus medos, receios e extrema coragem nos momentos de perigo, cada um tem um perfil psicológico próprio, cativantes, que a maioria de nós se identifica com alguma faceta, a mulher responsável, o amigo legal, o amigo chato, etc.
“Grandes poderes, grandes responsabilidades” é o que vai acontecer com os nossos amigos, com certeza eles nunca mais serão os mesmos. Agora é aguardar as próximas aventuras!

Dany 28/08/2013

Uma Guerra de Luz e Sombras
O cenário de Uma Guerra de Luz e Sombras é a cidade de Las Vegas, onde uma força tarefa é montada para agir com mais liberdade contra o crime de narcóticos. Essa equipe responderia direto para o governador, não havendo “cooperação” com outros departamentos de combate ao crime.

Inicialmente, os escolhidos para formar a força tarefa são cinco rapazes: Al, Carlson, Ken, Eduardo e Danny. Como a primeira missão acaba sendo um desastre, um novo membro é adicionado à equipe: Theodore Lanark, ou simplesmente, tenente! Lanark tem a missão de organizar e unir os rapazes... E digamos que a sua presença é... bem marcante! Sob o comando de Lanark o grupo se torna mais coeso e logo começa a ter um certo reconhecimento e sucesso, invejadíssimo pelos outros departamento de polícia.

Mas toda história precisa eleger um protagonista, e esse é Danny Sheley, um moço com dons mediúnicos que é um dos integrantes da Força Tarefa. Como se não bastassem os esqueletos que ele já guardava no armário, sua vida muda radicalmente depois que eles começam a investigar um grupo criminoso muito esquisito e peculiar, que servia a um magnata, que está mais para demônio... A partir daqui a história se desenrola em suas nuances mais cruéis, deixando marcas profundas nesse grupo que se descobre como uma grande família, no estilo olho por olho dente por dente, um por todos, todos por um.

Essa investigação viria a confrontá-los com seus piores medos, e leva-los a uma série de eventos que a racionalidade não tem capacidade para conceber. Principalmente depois que recebem ajuda de Landau, um haitiano que está no mundo do crime, mas que tem uma ligação fortíssima com Vodu. E as coisas conseguem ficar ainda mais estranhas quando mais um membro é adicionado aos vigilantes: Billie Jean Sparks, uma policial com um pé no mundo místico. Ou seria os dois?

Para quem tem a alma sensível ou um gosto por leituras mais suaves vai apanhar um bocado, mas se seguir em frente com a leitura, verá que nem só de crueldade, maldade e violência vive o pessoal de Uma Guerra de Luz e Sombras, e me peguei rindo várias vezes das passagens bem humoradas do livro. Se tiver coragem de seguir até o fim, vai perder o fôlego com as cenas de ação!
Uma das minhas cenas preferidas se passa dentro de um carro, em que um parto tem que ser feito sob uma saraivada de tiros e solavancos pois estão em pleno movimento fugindo da perseguição de bandidos barra pesada!

O livro surpreende, e a ligação com eventos sobrenaturais é feita gradativamente, pulsando como sinais que nem sempre estamos dispostos a ver. Os personagens foram muito bem desenvolvidos, são maduros e completos, mas senti falta de saber um pouco mais sobre o Ken, que segundo a Billie Jean, parece um androide.

O projeto gráfico da capa é incrível, e a diagramação nos deixa muito confortáveis, pois o livro tem 608 páginas, e mesmo assim a leitura flui rapidamente! Os capítulos não são longos, o que torna a leitura muito mais dinâmica.

Normalmente eu diria que devorei o livro, mas a verdade é que fui devorada por essa leitura. Se isso é bom ou ruim, não sei, mas o fato é que uma Guerra de Luz e sombras é fantástico e merece ser lido sem ressalvas e pré – conceitos.

Agora só me resta esperar pelo próximo volume da série, já que Uma Guerra de Luz e Sombras é uma trilogia e esse é apenas o primeiro volume!