A casa do silêncio

A casa do silêncio Orhan Pamuk

Resenhas - A Casa do Silêncio

Bia 19/04/2021

Confuso
Achei o livro confuso e arrastado. Muitos narradores diferentes, cada um deles narra suas questões e conflitos internos e a história parece se arrastar sem grandes acontecimentos nem desfechos. Eu, particularmente, não gosto de livros assim. Gosto de entender as personagens, seus conflitos e seus fins. Muitas pontas soltas intencionais. Quero muito saber a opiniões dos outros leitores do Clube Bookster pelo mundo.
Juliana 20/04/2021minha estante
Eu estou gostando, mas no terceiro capítulo percebi que se eu não começasse a fazer anotações de passagens e de graus de parentescos entre os personagens iria me perder. Agora está fluindo a leitura, vamos ver como se dá o desfecho

Bia 21/04/2021minha estante
Olá, Juliana! Eu tb fiquei bastante perdida no começo. Depois me conta sua opinião sobre o desfecho. ?

Bel 30/04/2021minha estante
Oi, tb estou no Bookster pelo Mundo e concordo com vc. Achei o livro muito chato, confuso. N?o gostei e inclusive já havia comentado no instagram do grupo q só n?o o abandonei justamente pq estou nessa "leitura conjunta". Me sentia perdendo tempo com livro que para mim n?o me acrescentou nada. Terminei a leitura agora. Desfecho ridículo.

Raque 07/06/2021minha estante
Chato de mais.... abandonado sem remorso

Dani Pontes 28/04/2021

Não curti
Tudo se passa na cabeça dos personagens, de forma mto confusa e arrastada. Realmente não curti...
Fabi.Filippo 01/05/2021minha estante
Estou me arrastando no livro também .

Dani Pontes 01/05/2021minha estante
Terminei na força do ódio!! Rs Achei arrastado demais

Taissa 16/05/2021

Leitura arrastada
Esse livro foi o escolhido do segundo mês do clube Bookster pelo mundo, cujo país foi a Turquia. Confesso que não curti muito. Cada capítulo é narrado por um personagem diferente e tem muito fluxo de consciência o que deixa a leitura bem arrastada. No final do livro melhora um pouco.
Isabella 31/05/2021minha estante
Menina do céu ... esse foi um parto de responsa ... kkk

Isabella 31/05/2021

Ufa
Não consegui me conectar com a história em nenhum momento. Só conclui a leitura por que ele foi o escolhido por um clube do livro que resolvi participar. Dificilmente escolherei outra obra do autor.
Taissa 31/05/2021minha estante
Compartilho do mesmo sentimento! Rs

Kac 05/04/2015

Terminei esta leitura! Com muito pesar, pois vou sentir saudades daquela casa velha, do cheiro, do barulho de madeira que faziam as escadas! Sim, eu estava lá o tempo todo! E agora eu estou aqui, como a jibóia do Pequeno Príncipe,,,digerindo,,,
Esse livro é narrado por seus personagens que se revezam em 32 capítulos! Neles eles contam suas histórias, mas travam uma batalha com seus pensamentos! Expõem sentemos, frustrações, refletem sobre passado, presente e futuro, mas de uma forma velada; contam seus segredos, que faz o leitor se sentir cúmplice de cada um deles e desvendar a história aos poucos! Fazia muito tempo que não lia nada assim, de tirar o fôlego! Aff...
" Pronto, já escuto as vozes dos que me vêm buscar. Vou fechar este escrito fechando-me eu nele. Está é minha última carta. Antes já tinha deitado minha voz no silêncio. Agora calo as mãos. Palavras valem a pena se nós esperam encantamentos."

Gustavo 03/05/2015

A herança dos objetos
Talvez ficar uns minutos em silêncio e ouvir os segredos das paredes e objetos que nos rodeiam seja uma forma de imergir neste livro de Orhan Pamuk ... De uma cidade litorânea da Turquia, as falas de Fatma, Recep, Faruk e Hasan compartilham a narração dessa trama entre pensamentos, diálogos e lembranças pessoais. Forma-se diante de nós uma casa em ruínas com memórias do passado e dores do presente na turbulenta Turquia dos anos 1980. As complexas personagens, divididas entre ideias capitalistas e socialistas, inovação e tradição, Ocidente e Oriente, nos emocionam com seus sentimentos e meios de enfrentar a vida. No silêncio da casa imaginamos objetos cobertos pela poeira, portas e janelas fechadas, pouca luz, “todas essas coisas entregues à sua sorte”, mas nesse desprezo percebem-se as heranças transmitidas pelos utilitários; a vivência que cada objeto traz consigo e que passa desapercebida num primeiro olhar. Diretamente, poderia apenas dizer que é uma história de três netos que visitam sua avó amargurada que mora com um anão. A velha lembra-se da figura do marido, da criada, dos pais e das amizades de solteira... da vida que viveu e deixou de viver naquela casa. O anão, os netos e demais personagens lidam com memórias e expectativas seguindo suas vidas. Mas ‘A casa do silêncio’ (São Paulo: Companhia das Letras, 2013) conta mais do que a vida de alguns homens e mulheres. Questiona esperança.

fabio.ribas.7 02/01/2021

A casa do silêncio
“A casa do silêncio” é sobre uma Turquia que se coloca entre a Europa e a Ásia, entre um mundo e o outro, entre uma Europa secularizada e um Islã totalitário, entre o Ocidente e o Oriente. Esse também é o tema de “Meu nome é vermelho” e, imagine só, “O castelo branco”, outro livro dele que já encomendei, do mesmo modo, anuncia tratar dessa tensão existente dentro dos personagens.
A Turquia é o país árabe mais europeu. Sofreu uma revolução com o fim do Império Otomano, em 1922, principalmente com as mudanças operadas por Mustafa Kemal, a partir de 1923. Essa revolução trouxe o país para muito mais perto da Europa que do Islã. Houve a mudança do calendário e do alfabeto para o modelo Ocidental, os direitos das mulheres se tornaram os mesmos dos homens, a família do Califa foi expulsa do país, a laicidade e a modernidade invadiram o país. Após a Segunda Grande Guerra, a Turquia se viu disputada pelos EUA e pela antiga União Soviética.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

Lu 05/04/2021

Primeira leitura turca que faço e amei!
O livro desperta o interesse pela cultura da Turquia... culinária, paisagens, costumes...
A narrativa ser feita a cada capítulo por uma personagem diferente é muito bom! Nos dá perspectivas diferentes da trama.
Gostei muito e recomendo!

Hingara Leão 04/05/2021

A casa do silêncio (Orhan Pamuk)
Esse livro foi uma montanha russa: tive altos e baixos com ele! ? Em alguns momentos pensei em abandonar, mas segui. Alguns capítulos foram arrastados e até chatos, já outros foram bem envolventes. No fim das contas, não sei se consegui captar a mensagem.

Raquel 06/05/2021

a forma desenvolvimento da história não conseguiu me prender. Cada capítulo, escrito na primeira pessoa, se refere a um personagem, a maioria deles de forma muito introspectiva. Em poucos momentos foi criada expectativa em relação a algum personagem ou acontecimento.

Fabi.Filippo 08/05/2021

Cansativo
A casa do silêncio - Livro 22/2021 - Orhan Pamuk

Sinopse : Numa mansão decadente de uma vila de pescadores na costa da Turquia, a viúva Fatma espera pela visita anual de seus netos: Faruk, um historiador disperso; sua irmã sensível e esquerdista, Nilgün; e Metin, um colegial deslumbrado que sonha conquistar o mesmo padrão de consumo de seus colegas abastados e ir morar nos Estados Unidos.
Acamada, Fatma é assistida pelo sempre solícito Recep, um anão - e filho ilegítimo de seu falecido marido. Ambos dividem memórias - e dores - do passado. Mas a chegada do sobrinho de Recep, Hasan, um inveterado nacionalista de direita, ameaça jogar a família no cataclismo político que emerge da longa batalha da Turquia em busca da modernidade.

Sob a técnica de fluxo de consciência o livro é narrado alternadamente por cinco dos seis personagens. Não foi uma leitura fácil, digo que até arrastada e cansativa. O vazio e a decadência daquela casa representam todo o vazio daqueles personagens , infelizes , frustrados e cheios de fantasmas interiores. Talvez reflexo da turbulência vivida pela Turquia naquele período do início da década de 80.

Juliana 09/05/2021

Desafiador
Que livro!!!! Foi um livro muito desafiador por entrar na cabeça dos personagens , com suas angústias e aflições, mas valeu a pena insistir!!

Luiza 09/05/2021

Difícil mas valeu a pena!
Leitura mais difícil por se passar no pensamento dos personages e ter múltiplos narradores. No começo achei um pouco arrastada mas depois que comecei a entender os narradores fluiu melhor. Os personagens são ótimos e super complexos. Vale a pena!