O Que é Cultura

O Que é Cultura José Luiz dos Santos

Resenhas - O Que é Cultura

tteh 14/03/2024

Resenha
O autor nos mostra a ideia de como a cultura é vista e representa á sociedade, costuma reforçar bem seus pontos de vista e esclarece de forma bastante clara o que se entende por cultura. O autor também cita diversos exemplos utilizando o Brasil e outros países para melhor entendimento.

Clio0 25/01/2024

Ótima apresentação dos conceitos básicos academicistas sobre Cultura.

O autor faz tanto um resumo de argumentos como ainda discute a forma que tais são referenciadas ou não em terras tupiniquins.

É um texto consideravelmente leve tanto pela tema quanto por comparação com outros títulos da coleção Primeiros Passos.

Recomendo.

Bruna 12/09/2023

"Culturas movem-se não apenas pelo o que existe, mas também pelas possibilidades e projetos do que viria existir."

Dezin0 21/08/2023

Cultura
O livro ele é simples, mesmo apresentando linguagem antiga, tem uma boa proposta e para quem gosta de uma simples reflexão será uma boa experiência.

Nath 23/07/2022

É um ótimo aporte teórico para quem está começando nessas relações entre cultura e um grupo específico da sociedade.

Daniel 09/04/2022

Primeiro livro da universidade
4° Livro de 2022
Terminei meu primeiro livro de trajetória acadêmica, curiosamente pra uma matéria que eu não vou continuar, visto que mudarei de curso em breve.

Gosto do tema, e de como o autor defende seus pontos de vista por uma linguagem simples e acessível, assim tornando a leitura bem proveitosa.

Ler fazendo fichamentos ajuda a fixar o tema do livro na mente, porém é extremamente chato, tive vontade de trancar o curso 34 vezes durante o processo

Mariana113 05/02/2022

Resumo
Cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos.
O estudo da cultura contribui no combate a preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade das relações humanas.
A diversidade das culturas existentes acompanha a variedade da história humana, expressa possibilidades de vida social organizada e registra graus e formas diferentes de domínio humano sobre a natureza.
Mostrar que a diversidade existe não implica concluir que tudo é relativo, apenas entender as realidades culturais no contexto da história de cada sociedade, das relações sociais dentro de cada qual e das relações entre elas.
Cultura é palavra de origem latina e em seu significado original está ligada às atividades agrícolas. Vem do verbo latino colere que quer dizer cultivar.
Cultura é uma dimensão do processo social, da vida de uma sociedade. Cultura diz respeito a todos os aspectos da vida social, e não se pode dizer que ela exista em alguns contextos e não em outros.
Nada do que é cultural pode ser estanque, porque a cultura faz parte de uma realidade onde a mudança é um aspecto fundamental.

Lays 15/03/2021

Um livro muito importante sobre a ideia do que é cultura, o autor teve toda uma disponibilidade de sair da sua zona de conforto, sair Brasil a forá entendendo e conhecendo outras culturas e nos mostrando isso. Uma leitura muito importante

Gabe 11/03/2021

Não gostei muito do início do livro, talvez porque não esteja acostumado com esse tipo de leitura ou talvez porque os tópicos abordados não pareceram tão interessantes assim para mim. Apesar disso, gostei bastante da metade para o final pois o autor clareou minha concepção do que é cultura, me fazendo entender o quão complexa ela é.

Lucas.Pasqualini 26/02/2021

Título inapropriado
O titilo desse livro deveria ser: O que é cultura sob a ótica marxista.
Não que seja um problema ele levar a definição de cultura para o espectro de conflito de classes, mas avisa pelo menos...
Eu queria aprender o que é cultura e não o que um marxista pensa dela.
Até fala imparcialmente, mas não mais do que 30 porcento do livro...

Matheus 02/02/2021

A cultura está na construção coletiva
A obra apresenta concepções sobre a cultura, do ponto de vista teórico e prático, por meio de exemplificações com fáceis compreensões. Desse modo, busca tecer um quadro conceitual sobre as múltiplas culturas existentes nas sociedades, de modo introdutório.

Considero uma leitura essencial para aqueles que desejam compreender onde está e o que ser a cultura nos dias atuais, para então buscar uma profundidade nesse campo do conhecimento.

Katy 05/09/2020

O que é cultura?
O livro traz uma ampla análise do significado de cultura, sua relevância na contemporaneidade, e a complexidade ao tratarmos da mesma em contextos diferentes dentro de nossa sociedade.
Cultura é o conjunto de todos os costumes de um povo, desde crenças religiosas até sua estrutura econômica. Dessa forma, ela se baseia em todos os processos da humanidade como todo. Tudo deve ser levado em consideração ao falarmos sobre o desenvolvimento cultural de um país, sua história, trajetória e evolução serão de extrema relevância na hora da análise.
Todavia, pode-se observar que ela está em constante mudança, se transformando com o passar dos séculos e períodos históricos. Nesse sentido, uma das principais causas dessa instabilidade, antigamente, era a necessidade de sobrevivência, pois forçava uma comunidade a mudar seu estilo de vida em busca de maior sustentabilidade. Atualmente, a globalização influencia e acelera o processo de evolução cultural, e assim, gera uma diversidade interna muito grande, pois a miscigenação possibilita uma infinidade de opções e ramificações culturais dentro de uma nação.
Entretanto, cultura pode ser tratada também como o conhecimento que um povo carrega em relação a realidade e o modo como trabalha o mesmo. Dessa maneira, temos dois significados básicos de cultura que vêm sendo estudados a fundo na tentativa de entender como a sociedade se desenvolve; os motivos que a levaram até tal modelo organizacional; e onde se baseiam suas crenças e ideais.
Nesse contexto, esse estudo nos permite chegar a resultados e conclusões muito satisfatórios, onde é possível entender toda a base do procedimento cultural, suas causas, suas consequências, suas motivações; e entender melhor a sociedade em que vivemos e nos desenvolvemos, a fim de uma melhor experiência de vida.

Volnei 27/07/2018

O Que é Cultura
Este livro da uma breve pincelada sobre o que é cultura e não poderia ser diferente pois este foi desenvolvido justamente como introdução a determinados assuntos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Rodrigo 12/04/2015

Foi útil na faculdade
Esse livro também foi usado no curso de psicologia na disciplina de antropologia, é interessante, mas sem muita curiosidade.

Kamila 03/04/2015

Leitura rápida e consistente
Um ótimo livro para quem deseja uma leitura rápida sobre o que é cultura e de que maneira ela mexe com as dimensões sociais. Gostei das implicações levantadas pelo autor, que nos mostram que a cultura é um grande resultado das interações sociais, bem como das mudanças perpretadas nas nossas sociedades, refletindo os valores que adquirimos ao longo dos anos.