Tipos psicológicos

Tipos psicológicos Carl Gustav Jung

Resenhas - Tipos psicológicos

Manzano 04/08/2010

Mais uma das obras de Jung que marcou o estudo da mente humana, nesta ele identifica os tipos fundamentais de tipos psicológicos que guiam nossas personalidades e influenciam definitivamente em nosso Id.

Mila 10/10/2021

Tipos de características da personalidade
Parte da obra do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, onde ele aborda de maneira prática, exemplificando suas descobertas psicológicas. É fundamental para entender o avanço da psicologia e como estamos agindo.

Os tipos psicológicos nos ajudam a entender características da personalidade e a integrar na maneira como nos comportamos e agimos.

Sunkey 04/04/2019

CONCEITOS JUNG
Abstração: Separação de um conteúdo essencial de sua vinculação de elementos considerados inconvenientes. O processo de abstração envolve uma retirada da libido do objeto, como um reflexo do valor que passa do objeto para o conteúdo subjetivo abstrato, subtendendo-se, assim, uma desvalorização energética do objeto.
Afeição (emoção): Estado sentimental que se caracteriza em parte por uma inervação física perceptível e, por outra parte, por certa perturbação do processo representativo.
Afetividade: envolve os afetos e também os sentimentos leves de prazer ou desprazer.
Alma: personalidade interior.
Apercepção: processo psíquico que articula um novo conteúdo a conteúdos semelhantes previamente existentes.
Arcaísmo: caráter antiquíssimo dos conteúdos e funções psíquicos.
Assimilação: adaptação de um novo conteúdo da consciência ao material subjetivo disposto.
Coletivo: todo conteúdo psíquico que pertence a muitos indivíduos ao mesmo tempo.
Compenetração: Introjeção do objeto.
Compensação: Contrabalanço, autorregulação do aparelho psíquico objetivando um equilíbrio ou complemento de orientação entre o inconsciente e o inconsciente.
Complexo de poder: Representações e propensões que revelam a tendência para sobrepor ao Eu.
Concretismo: particularidade de pensar e sentir que está sempre referida ao sensorial.
Consciência: função ou atividade que mantém a relação entre conteúdos psíquicos e o Eu.
Construtivo: Método que dedica-se a esclarecer o sentido simbólico de um produto inconsciente em relação à futura disposição do sujeito.
Diferenciação: separação de uma função de todas as demais funções psicológicas.
Disposição: Consiste em estar a psique para agir ou reagir numa determinada direção.
Enantiodromia: aparecimento do contraste inconsciente. Princípio que diz que sempre que na vida consciente predominar uma direção unilateral extrema no decorrer do tempo acabará por converter numa posição contrária inconsciente.
Eu: Centro da consciência.
Extroversão: fluir da libido de dentro para fora.
Fantasia: símbolo que pretende caracterizar uma determinada linha evolutiva no futuro; atividade imaginativa.
Fase objetiva: interpretação que apreende um sonho ou fantasia em que os elementos se referem a elementos objetivamente reais.
Fase subjetiva: tratamento analítico dos produtos inconscientes que considera a imagem de uma relação subjetiva com o objeto.
Função: forma de apresentação da libido (pensar, sentir, perceber e intuir).
Função secundária: função que no processo de diferenciação fica relegada a um plano inferior.
Ideia: imagem primordial que foi abstraída, despojada do concretismo da imagem.
Identidade: igualdade psicológica.
Identificação: imitação inconsciente.
Imagem: representação da fantasia.
Imagem da alma: Representação da alma através de determinadas pessoas que possuem características correspondentes a ela.
Impulso: necessidade de certas atividades.
Inconsciente::: Conceito no qual estão abrangidos todos os conteúdos ou processos psíquicos, pessoais e coletivos, que não são conscientes.
Individuação: Ampliação da esfera da consciência e da vida psicológica consciente, processo de diferenciação cujo objetivo é o desenvolvimento da personalidade individual.
Individualidade: qualquer aspecto psicológico que só corresponde a um único indivíduo.
Indivíduo: ser singular.
Intelecto: pensamento dirigido.
Introjeção: inclusão do objeto no âmbito do interesse subjetivo.
Introversão: Trânsito da libido de fora para dentro.
Intuição: função psicológica que se ocupa de transmitir percepções através do inconsciente.
Irracional: extrarracional, casual, fortuito.
Libido: energia psíquica.
Orientação: princípio geral de uma disposição.
Participatión Mystique: modo peculiar de vinculação psíquica ao objeto na qual o sujeito não consegue diferenciar-se nitidamente do objeto.
Pensamento: conteúdo ou material da função de pensar.
Pensar: função psicológica que estabelece um encadeamento de representações em uma conexão conceitual.
Percepção: função psicológica que transmite um estímulo físico percebido.
Projeção: transposição de um processo subjetivo para um objeto.
Racional: tudo que diz respeito à razão, disposição cujo princípio é dar forma ao pensamento, ao sentimento e à ação de acordo com valores objetivos.
Redutivo: método psicológico de interpretação que considera o produto inconsciente como um sintoma de um processo.
Sentimento: conteúdo da função de sentir.
Sentir: função psicológica que concede ao conteúdo um valor determinado no sentido de aceitação ou recusa.
Tipo: exemplo característico de uma disposição geral que se observa em numerosas formas individuais.
Vontade: soma de energia psíquica que a consciência dispõe.

Wilson 23/03/2023

Impressionante
Livro impressionante de C G Jung, que esclarece sua teoria dos tipos psicológicos. Às vezes é muito denso, mas em outros pontos a leitura segue bem. Um livro fundamental.

KadidjaK 13/07/2023

A leitura muita vezes se torna densa. Se for ler para tentar aprofundar tipologia é melhor procurar o livro de um dos alunos dele. Aqui a descrição dos tipos dele são breves e a maior parte do livro é explicação e comparação de outras tipologias.