Criaturas da Noite

Neil Gaiman

Resenhas - Criaturas da Noite

gio.vono 27/01/2024

Diabos e gatos
Duas histórias belíssimas e com uma arte linda de tirar o fôlego. A forma como o Neil Gaiman tira inspiração de contos populares e os subverte criando algo totalmente novo nunca deixa de me surpreender!

Os protagonistas são de fato criaturas noturnas: gatos, corujas e o Diabo. Não Lúcifer, mas o Diabo. Macabras, lindas e emocionantes!

anapno_ 29/12/2022

Seres noturnos!
Uma HQ com duas histórias curtas, porém muito boas, que trazem um ar místico e um tanto macabro, trazendo em suas realidades distintas a representação de dois animais noturnos: gatos e corujas.

Duas histórias cativantes e com ilustrações belíssimas, para se apreciar. Gostei e fiquei com vontade de mais! Neil Gaiman é simplesmente um artista!

André Hausmann 27/04/2022

Pela noite à dentro...
Aqui temos histórias que fazem uma homenagem para duas criaturas e todo seu simbolismo noturno: gatos e corujas.
O conto do gato aborda a história de uma família que mora afastada da cidade e que foi adotada por um grande felino negro que gosta de dormir na frente da casa, mas sempre no dia seguinte aparece machucado.
A tentativa do pai da família em proteger o gato e os acontecimentos que envolvem seus entes próximos o faz pensar sobre a finalidade do misterioso ser negro. Muitos povos antigos e atuais consideram esse animal como sagrado, misterioso e até mesmo soturno, e o autor não se fixando em nenhuma mitologia muito específica nos entrega uma história, que apesar de curta, bem tensa.
O outro conto, com mais mistura de referências pagãs e cristãs, nos apresenta uma lenda de menina abandonada na porta da igreja de uma cidade numa cesta tendo nas mãos uma coruja morta. Sendo criada num velho convento, a menina se torna uma moça peculiar que não fala, mas que mesmo assim atrai os olhares dos jovens moradores da cidade, com intenções nada nobres. Aqui Gaiman aborda do falso moralismo humano que permeia a todos da história e que nos convida a refletir.
A arte de Michael Zulli é esplêndida para os dois contos, com uns tons escuros e sérios na medida certa, ele consegue evocar as sensações e emoções desejadas no decorrer da narrativa. Sendo um dos pontos altos desse quadrinho com trabalhos tão detalhados e expressivos.
São histórias emocionantes que valem a pena ler e reler de vez em quando.

Emerz 08/12/2021

Neil Gaiman sabe bem como criar universos mágicos, mesmo com história curtas ele descreve bem o cenário onde a história se ambienta.

Gatos como seres místicos e corujas. Levando por história de quanto o tempo era cheios de lendas e história sobre a noite e as crenças.

Sâmya Mesquita 23/10/2021

Gatos = TUDO!
Este livro me faz repensar a forma como trato meus bichos.

Criaturas da Noite trás dois contos de terror meio poéticos, meio em tom de relato. Podem parecer simples - e são -, mas promovem-se como um folclore antigo, ditado por gerações.

O primeiro mostra que os gatos, apesar das "humilhações", podem ser mais leais do que se supunha. E que a noite pode ser mais sombria ainda.

O segundo mostra que a maior noite é aquela da alma dos humanos, corrompidos.

É um dos livros menos conhecidos do Neil Gaiman, mas é inusitado. O problema é que achei tudo muito inacabado. O autor poderia ter falado mais das histórias E ELABORADO mais histórias. Enfim.

Roberto 13/05/2021

A Magia das criaturas da noite
A arte de Michael Zulli e texto de Neil Gaiman se entrelaçam em duas histórias excelentes sobre belos animais e suas relações fora do comum com nossa humanidade. Tocantes, sinceras e um tanto quanto pertubadoras.

Bel 313 10/04/2021

Releitura
As ilustrações são lindas, gostoso muito especialmente da primeira história "O preço", ser apaixonada por gatos é se emocionar com esse conto em quadrinhos.

Naiana 11/01/2021

Neil Gaiman me ganhou em Deuses Americanos, primeira obra que li dele, e não foi diferente em Criaturas da Noite, apesar da linguagem completamente distinta entre prosa e quadrinho, é incrível ver como ele consegue nos levar parra dentro de suas histórias. A ilustração de Michael Zulli é fantástica também. Dos dois contos presentes nesta obra, O Preço é o meu favorito, apesar de ter ficado um pouco brava em como o protagonista foi egoísta (tenho que concordar com ele, muito egoísta) em relação ao Gato Preto, ele merecia mais.

Gabriel.Maranhao 08/09/2020

Criaturas da Noite
Detalhes no blog, acesse o link!

site: https://gibitecadefortalezaoficial.wordpress.com/2020/03/24/criaturas-da-noite-neil-gaiman-e-michael-zulli/

Graziela 31/10/2019

Gatos e corujas
Criaturas da noite é de leitura rápida, foi minha escolha para o Halloween e me surpreendeu positivamente.
Com uma linguagem fácil e fluida Gaiman nos leva para duas curtas história com os nomes O preço e A filha das corujas aonde temos gatos e corujas como protagonistas.
Valeu muito a pena!

Na Literatura Selvagem 19/12/2017

As criaturas da noite por Neil Gaiman
Criaturas da noite é mais um belo trabalho de Neil Gaiman no universo dos quadrinhos que presenteia o leitor com duas histórias curtas que trazem gatos e corujas como animais enigmáticos e ares de sobrenatural.

A primeira história se chama O preço. Um homem apaixonado por gatos e que cuida dos bichanos que aparecem em sua porta, se depara com um Gato preto que logo se mostra dócil, mas que nos dias seguintes aparece todo machucado. Sem saber de onde o gato veio, o dono resolve colocá-lo no porão a fim de lhe tratar os ferimentos. Nesse ínterim, algumas coisas começam a 'desandar' em sua vida,seja na familia ou em projetos profissionais. Quando ele tira o gato do porão e ele fica solto novamente no terreno da casa, mais uma vez ele aparece nas manhãs seguintes com feridas horrendas, e logo o protagonista descobre a ligação entre seus infortúnios e aquele animal de olhos esverdeados e pêlo negro...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/12/criaturas-da-noite-de-neil-gaiman.html

Pandora 09/04/2016

Não é segredo para ninguém o quanto sou fã do Neil Gaiman, seguramente ele é um dos autores mais frequentes em minha estante e nos posts do nosso instagram - @nanossaestante. Gaiman e seus livros são tão frenquentemente no insta que ano passado, para minha surpresa e deleite, o Marco Aurelio - @hqmarco - nos ofereceu um exemplar do livro Criaturas da Noite.

Em Criaturas da Noite o texto brilhante de Neil Gaiman se junta ao traço elegante e nostálgico de Michael Zulli para contar duas histórias sobre gatos e corujas. Esses dois seres fantásticos cuja vida acontece em grande medida sobre a proteção da penumbra noturna e por isso muitas vezes se tornam misteriosos para nós seres humanos não dotados da capacidade de ver além das trevas.

O primeiro conto O Preço fala sobre um escritor cuja moradia fica numa casa no campo e a família costuma abrigar gatos abandonados pela vizinhança. Eles tratam, vermifugam, castram, alimentam e adotam esses gatos e quando surge um gato negro imponente como só certos gatos sabem ser acolhem ele com naturalidade.

Quando esse gato começa a aparecer noite após noite cheio de machucados surge o mistério que envolve a história e não pode ser contado. Todavia posso dizer: O preço é um conto capaz de arrancar lágrimas de pessoas que, como eu, possuem um amor quente, peludo e de quatro patas. Às vezes nós achamos que estamos precisando de uma mão, mas precisamos mesmo é de uma pata.

Já A filha das Corujas é uma história ocorrida a muito tempo atrás, em uma Idade Média perdida na memória de velhos livros. Naquela época na qual o cristianismo era uma religião que nascia enquanto outras eram mais presentes.

Ela é contada por um senhor, que ouviu de outra pessoa... e vai contando... Em síntese, trata-se da história de uma menina recém nascida abandona em trapos envolvo em penas de coruja. Acolhidas por pessoas supersticiosas, ela cresce isolada da cidade até que sua beleza se torna conhecida e puxa para si um desfecho carregado de mistérios...

Ambas as histórias são envolventes, Neil Gaiman é um grande narrador e Michael Zulli não fica atrás dele. As histórias são belas, emocionantes e inesquecíveis, elevam Criaturas da Noite ao grau de obra de arte, o tipo de livro que a gente gosta de reler de vez em quando.

Obrigada Marco, valeu mesmo por trazer esse livro para minha vida e estante.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/04/criaturas-da-noite-hqs.html

Laíse 22/06/2015

Gatos e Corujas... O que realmente são
Com uma linguagem um pouco mais infantil, Neil Gaiman mais uma vez surpreende. Em poucas páginas ele consegue trazer à tona o egoísmo do ser humano e a lealdade dos animais. Gatos pretos e corujas são desmitificados, com o singular toque de fantasia.
2 contos curtos, porém relevantes e significativos.
Pontos fortes: em poucas páginas várias lições são vistas.
Pontos fracos: A fonte escolhida para as histórias não favorece a leitura. E a linguagem é simples, fugindo da poesia característica do Gaiman.

site: www.boardsebooks.blogspot.com

Guting 16/12/2010

Sempre a noite...
Esse cara realmente sabe escrever um ou uns contos muito bons. A história do gato é fantástica e .... não vou falar mais, leiam e apreciem tanto a leitura quanto o papel, a tinta, os traços e etc.

Lima Júnior 13/08/2010

Mais uma vez Neil Gaimam me surpreende. Ele consegue misturar quadrinhos com conto, mostrando a incrível perfeição. São belíssimos contos, ilustrados pelos magníficos desenhos de Michael Zulli, que mais parecem quadros de pintura. Destaque máximo para os desenhos de Zulli, são fabulosos!