O Despertar da Paixão

O Despertar da Paixão Diéssica Nunes Sales

Resenhas - O Despertar da Paixão

Isabela Mazza 11/10/2013

Romantismo do século XXI?
Nicole é uma garota talentosa, escreve, toca violão, pinta, canta, é fluente em outras línguas... "Uau!", vocês devem estar pensando, mas quem não conhece os problemas enfrentados por ela em sua casa em Juiz de Fora - MG, diria que ela é perfeita. Por trás de todo esse talento, apesar de seus 18 anos, ela passa por vários conflitos principalmente com sua família, à exceção de Luna - sua irmã.

Vitor é o jovem e badalado ator, vulgo "tchutchuco tudo de bom", que se apaixona instantaneamente pela bela Nicole que o rejeitou, por ser muito famoso e imaginá-lo como um cafajeste. Homens adoram mulheres difíceis rsrs. Mesmo com o orgulho ferido, ele continua correndo atrás da garota e aos olhos de Niki sua cidade maravilhosa - Rio de Janeiro - se torna um pesadelo e entra na sua lista de problemas, além do desejo mutuo pelo rapaz.

O Despertar da Paixão quebrou meu jejum de livros românticos YA, não lia esse gênero fazia um bom tempo. Nada como um bom romance para apimentar e adoçar a vida, além da boa seleção de músicas (playlist no blog), filmes e livros citados.

Sobre as personagens há uma grande quantidade de artistas, obviamente porque os protagonistas estão nesse meio, além dos laços de família estremecidos. Vai ser impossível que vocês não queiram bater (se não muito mais!!!) na Laura, mãe da Niki, por ser tão agressiva - literalmente - e pelo pai dela ser um 'banana'. Outro fato: a narrativa se passa em três lugares, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e... Paris!!! Sim, até a Cidade das Luzes se fez presente na obra. O narrador é em 3ª pessoa e onisciente.

O que dizer dessa obra? Posso estar errada, mas ela poderia se encaixar na 2ª geração do Romantismo, em pequenos aspectos. Existem partes em que o pessimismo é tão sufocante que até você pode ficar depressivo - foi bem expressado pela autora, na minha opinião sentir o que um personagem passa é mágico.

O final certamente foi inusitado!!! Gostei da dinâmica da história, dá para se conhecer os dois lados dos protagonistas, tanto da Niki quanto do Vitor, além de os diálogos de outras personagens enquanto eles não estão em cena. Um contra do livro foi a revisão, a editora pecou bastante nesse aspecto.

site: Bálsamo dos Livros (http://balsamodoslivros.blogspot.com.br)

Refúgio Literário 01/11/2013

Um Romance Encantador
Um livro envolvente, com pitadas de romance que são incalculáveis, assim é “O Despertar da Paixão”, primeiro livro da trilogia Amanhecer, da autora mineira Diéssica Nunes Sales.

Desde que soube que a autora iria lançar esse livro, fiquei extremamente ansioso por lê-lo. Sempre ao conversar com a autora pelas redes sociais, sentia muito amor e apego por aquilo que ela escrevia e por isso fiquei esperando o lançamento de “O Despertar da Paixão”, confesso para vocês que não me decepcionei nenhum pouco com o que li.

Diéssica consegue nos trazer uma estória ágil e divertida, mesmo sendo um romance, com os dramas e clichês que sempre temos que encontrar (pois se não há clichês, não há romance). A autora nos apresenta Nicole, uma garota cheia de sonhos e que está prestes a publicar seu primeiro livro, ela é uma jovem como qualquer outra, mas com problemas sérios de relacionamento com seus pais. Mesmo sendo de uma família que vive bem financeiramente, Nicole não consegue ser feliz por causa de sua mãe, que faz de tudo para estragar sua vida e a de sua irmã Luna. Em meio a tudo isso, Nicole encontra Vitor, aquele que viria a ser o grande amor de sua vida, mas para isso eles teriam que sofrer bastante para conquistarem a felicidade juntos. Senti um pouco da própria autora na personagem, parece que alguns traços de personalidade de Diéssica estavam inseridas em Nicole.
O livro se destaca pelos diálogos bem elaborados e personagens que se encaixam bem na estória. Quem ler o livro acabará se igualando a algumas das pessoas que compõem o enredo, seja com a protagonista ou mesmo com um dos personagens secundários. Amores, amizades, tristeza, alegrias, companheirismo e vários sentimentos se misturam em “O Despertar da paixão”, transformando o livro um prato cheio para quem curte um bom romance jovem.

Mais no fim, digo que não gostei muito do final desse primeiro livro da trilogia (final esse que você terá que ler o livro para saber qual foi), pois agora terei que ficar aqui na curiosidade de ler a continuação dessa linda e eterna estória de amor. O Despertar da Paixão vai te encantar por seu enredo singular e da forma simples que trata do amor entre duas pessoas.

site: http://saotantas.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-despertar-da-paixao-de.html

Jéssica 10/02/2014

O Despertar da Paixão nos conta a história de Nicole Rodrigues, uma garota de 18, estudante de psicologia e nas horas vagas escritora. Ela é estudiosa, inteligente e adora escrever, cantar e tocar violão em seu tempo livre.

Nicole é cheia de sonhos e deseja realizar todos eles, mas a vida dela poderia ser maravilhosa ser não fosse os problemas que enfrenta dentro de casa. Sua mãe não é uma mulher doce e simpática, mas sim uma megera que trata Nicole e sua irmã mais nova, Luna, de uma forma horrível e não tem amor pelas filhas. O pai de Nicole não tem opinião própria e mesmo que saiba dos problemas que as filhas enfrentam com a esposa tem medo de falar alguma coisa.

O porto seguro de Nicole são suas viagens para o Rio de Janeiro, onde fica na casa de sua grande amiga Ana Roumec quase todo fim de semana. Lá ela esquece seus problemas por algum tempo e aproveita para visitar seus amigos.

No Rio de Janeiro ela sempre está em contato com as artes, com sonhos sendo realizados e aquilo é tudo que ela poderia desejar para si. Seus amigos são artistas e sempre estão em cartazes em peças é Nicole adora aproveitar essa fonte de conhecimento.

É uma dessas visitas Nicole acaba conhecendo Vitor Amaral, um ator famoso que trabalha numa das maiores redes de televisão e que tem uma vida badalada e cheia de mulheres que o desejam e querem está perto dele. Vitor é o típico bad boy que sabe que é bonito e gostoso, mas que independente disso ama com todo seu coração o teatro e a música. Eles têm amigos em comum e em uma festa de um desses amigos Vitor acaba ficando encantado por Nicole, mas ela o rejeita e ele não é um garoto que está acostumado com isso e mesmo com orgulho ferido vai atrás dela e fará de tudo para conquistar Nicole.

‘’Ele sempre conseguia conquistar todas as garotas que queria. Por que com esta tinha que sido diferente.‘’

Será que ambos ficaram juntos? Nicole aceitará ficar com um garoto que é apenas de uma noite? Vitor será capaz de mudar sua personalidade para ficar com Nicole? Essas perguntas só serão respondidas se vocês lerem o livro, mas digo que dei muitas risadas com as artimanhas de Vitor para conquistar Nicole.

O Despertar da Paixão é um livro sobre romance, mas a autora aborda temas profundos, como os problemas familiares, suicídio e depressão. A música e o teatro também são abordados no livro e essa parte foi um das que mais me agradou.

‘’E as promessas já não tem tanto sentido assim
Se o meu destino foi escrito junto ao teu
E as lembranças do que ainda nem vivemos
Serão guardadas sempre que amanhecer ’’
- Trecho da música Amanhecer, do Guga Sabatiê.

O livro é narrado por Nicole, Vitor e alguns outros personagens, mas muitas vezes não tem nenhuma informação de quando terá a troca de narração e de repente estava lendo um parágrafo com os pensamentos de Nicole e nosso próximo já era os pensamentos de Vitor, onde isso me atrapalhou muito durante a leitura. Também encontrei alguns erros de revisão.

Agora é aguardar a continuação do livro, já que o final foi tenso e desesperador. Diéssica Nunes soube deixar o leitor em frangalhos com o final de O Despertar da Paixão.

Quotes:
‘’Dizem por aí que corações são partidos por palavras não ditas.’’
‘’ Nunca vi ninguém tão linda como ela.’’
‘’Você tem que tomar cuidado para não fazer nada que não queira.’’
‘’Eu não gosto de rótulos, não a julgo por ter sido uma péssima mãe e por ter dito que me odeia...’’

site: http://www.leitorasempre.com/2014/02/resenha-o-despertar-da-paixao-diessica.html

Silvana 20/10/2014

O despertar da paixão nos conta a história de Nicole, uma garota um pouco diferente das que conhecemos. Nicole tem 18 anos, estuda psicologia e aproveita seu tempo escrevendo. Desde pequena sempre gostou de ler, até que aos dez anos escreveu seu primeiro poema, e aos quinze seu primeiro livro. Quando não está escrevendo, está tocando violão, pintando ou cantando. Ela também fundou um fã clube no twitter, do seu cantor preferido, Fred Muniz. Com tanto amor a arte, ela acabou fazendo varias viagens ao Rio de Janeiro, onde conheceu muitas pessoas ligadas ao teatro, entre elas a atriz Ana Roumec. Essa amizade já dura um ano e mesmo não se vendo todo dia, elas se falam diariamente e nos finais de semana, Nikki, viaja para o Rio e geralmente fica na casa de Ana.

O livro começa com uma dessas viagens. Ana convida Nicole para ir numa festinha de seu amigo Gustavo. E é lá que Nicole conhece Vitor, um ator que está em evidencia em uma novela famosa. Vitor é daqueles caras bonitões que consegue qualquer garota que quiser. E sua fama é extensa. Mas a maior parte dessa fama é inventada. Ele só está a procura da mulher certa para ele. Ele tem uma vida bem parecida com a de Nicole batalhando pelo o que ele quer. Quando Vitor conhece Nicole é atração a primeira vista. Ele logo chega nela e apesar de Nicole também ter ficado atraída por ele, ela o rejeita. Nicole fica com medo de ser apenas mais uma em sua lista de conquistas.

E depois de mais uma investida de Vitor, Nicole nem sabe como consegue resistir, pois ele é tudo o que ela sempre sonhou em um homem. As viagens para o Rio que eram seu porto seguro acabam sendo pura agonia. Nicole que viajava para ser feliz por pelo menos dois dias na semana, agora não tem nem isso mais. Cada vez que encontra Vitor, sua tristeza só aumenta. Em casa é sua mãe que não lhe dá sossego e as brigas são constantes. Será que Vitor conseguirá quebrar essa barreira imposta por Nicole e mostrar que ela pode sim ser feliz?

-x-

Vou começar falando do final. Que final foi esse? A autora surpreendeu! Mesmo sabendo que o livro é o primeiro de uma serie eu fiquei chocada com o final. Não esperava o que aconteceu de jeito nenhum. Agora sobre o título. Pelo nome eu achei que ia ser mais para o romance, mas não foi. A maior parte do livro é sobre os conflitos internos da personagem principal. Sobre o desenvolvimento, a autora começou de mansinho, descrevendo os personagens e acabou de forma espetacular. Sem falar nos temas abordados durante a história, como a depressão, muito presente atualmente. O que poderia ser uma história clichê, acabou se transformando numa história com bastante drama.

Agora quanto a Nicole, desde o começo do livro fica claro que ela não está muito bem psicologicamente. Ela não consegue por para fora o que sente e tenta a solução mais fácil várias vezes, que é por fim a sua vida. Agora no meu ver ela também estava errada. Pelo menos o que eu li não achei que fosse culpa somente de sua mãe. Faltou bastante respeito da parte dela também. E outra coisa que não entendi, foi o porque Vitor precisou pedir perdão para ela. Na minha visão ele não fez nada a mais do que ela não tenha feito também. Eu até achei que tinha perdido alguma coisa durante a história e voltei algumas paginas para conferir. Mas enfim, é um bom livro e vou querer ler a continuação.

Books Review and Music 13/04/2015

O despertar da paixão - @booksreviewandmusic
Oi oi gente, hoje vim fazer a resenha do livro O Despertar da Paixão da Diéssica Sales.
Espero que gostem 😘

O livro O Despertar da Paixão conta a história de Nicolle, uma menina de 18 anos, que está fazendo faculdade , além de ser apaixonada pelo, teatro, pela escrita, e por cantar e tocar. Nicole sofre com muitos problemas dentro de casa com a sua família, e a mãe é o pior de todos, ela se sente cansada dessa vida, mas não pode sair e deixar sua irmã Luna desamparada, a mãe não demonstra amor por elas, e o pai não consegue enxergar a verdade sobre o que acontece em sua família. Todo fim de semana ela viaja para o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, Nicolle fica na casa de Ana ( sua amiga do RJ ) e se sente imensamente feliz, pois está livre da sua mãe, até que durante uma "social" na casa de Gustavo ( amigo dela e de Ana ) ela conhece Victor. E rola aquele clima de romance, ele fica louco por ela, mais ela o rejeita, ele corre atrás dela, mais ela a recusa, imagina que ele está atrás dela porque está com o orgulho ferido, mais não, Victor está realmente apaixonado, como nunca estivera antes. Depois de muito tempo, e muita luta ( dancinha da vitória 💃💁 ) ele consegue Nicolle em seus braços, e finalmente conseguem perceber que nasceram um para o outro.
Os problemas na casa dela só pioram ao longo do tempo, sua mãe piora a situação, lhe menosprezando e ofendendo, tanto ela como a irmã.
Depois de passar uma semana em Paris ao lado de seu amado Nicole ver sua vida se tornar um inferno novamente, e em um fim de semana na casa de Victor, o que era para se tornar feliz, tornou triste e deprimente, será o fim?
Comentário crítico:
Eu amei o livro, e sim o despertar da paixão acho que me afetou de tal forma.
Em algumas partes me identifiquei muito com Nicolle, me sinto sozinha as vezes como ela, me decepcionei quando ela chegou e fez algumas coisas com o braço, eu sei que ela teve seus motivos, mais eu não gosto disso. Fora isso, o livro é maravilhoso. Li em dois dias. Ele é aquele estilo livro rápido de pequenos capítulos com grandes páginas. Espero que tenha uma continuação 😊 quero saber o que vai acontecer com meu casal Vicolle ❤

site: https://instagram.com/p/0_dbUGhnWt/?taken-by=booksreviewandmusic