Superinteressante Nº 250 (Março de  2008)

Superinteressante Nº 250 (Março de 2008) Fátima Souza...

Resenhas - Superinteressante 250

z..... 06/06/2023

Março de 2006
"A cadeia como você nunca viu"
Destaca o mundo da contravenção nas cadeias, que forma poder paralelo ao estado com leis e etiquetas próprias. A reportagem ilustrou com várias situações comuns no cotidiano dos presídios. A percepção que a reportagem gerou na minha leitura foi irônica, pois um local gerado por conta da aplicação das leis, ordem e justiça é na prática cheio de ilegalidades, desordem e injustiças.
A realidade é dessa forma mas não se resume apenas nisso. A Super poderia ter investido também em outra capa com ações e iniciativas de promoção à reeducação e ressocialização dos encarcerados. Exemplo na implantação de escolas, centros técnicos e evangelização da igreja. Já participei e trabalhei em algumas dessas ações e todas tem impactos e boa receptividade, seja por motivos escusos ou não dos aprisionados.

"A doença do perfeccionismo"
Destacou a disposição ao trabalho árduo, com disciplina e organização como pontos positivos, e a dificuldade de partilhar tarefas e comun descumprimento de metas entre os negativos (decorrente de comportamento obsessivo).
Outro ponto foi a classificação do transtorno: de autoestima baixa (quando há percepçãp pessoal de aceitação e reconhecimento pelo que faz, não por quem é), e autoestima exacerbada (postura orgulhosa e controladora que subestima outros nas mesmad atividades).
Por aí o artigo, que deixou a desejar em orientações para superação.

Essas e outras na edição.