Bridd, As Cartas Não Recebidas

Bridd, As Cartas Não Recebidas Bruna Lara

Resenhas - Bridd, As Cartas Não Recebidas

Karina 08/08/2013

Bridd, As Cartas Não Recebidas - Bridd, As Cartas Não Recebidas
Hoje iremos comentar aqui no Blog Casa de Livro, sobre uma obra que foi cortesia da autora estreante, Bruna Lara.
Bridd, As Cartas Não Recebidas, é um livro encantador, com uma sutileza em sua escrita, mas com uma força mágica em suas palavras. Considerado Literatura Juvenil, mas que com certeza irá mexer com o coração dos leitores de todas as idades.
Bem vindos a Grande Ilha.
Bem Vindos A Bridd.
Bem Vindos ao reino encantado de Galladem.
Heron sempre foi um garoto diferente dos outros, muito gentil com as pessoas ao redor, e com um desejo impressionante de fazer o bem e de obter justiça.
Quando ele não passava de apenas um garoto, deu-se início a uma guerra. A Grande ilha estava correndo sério risco de ser tomada pelos xavênios que queriam a todo custo obter o poder de comandar o local.
A primeira vítima foi Galladem, que mesmo com seu rei Galder, bondoso e lutando com todas as forças para proteger seu povo, foi tomada.
Heron viu toda a guerra de perto, ele viu quando Galder caiu do poder. Pois mesmo com apenas alguns anos de vida, ele se escondeu na carroça de seu pai Tibelius, que era um corajoso homem que foi lutar ao lado de seus amigos. Seu pai descobriu que o garoto estava lá, mas ele já não poderia voltar para deixar o garoto com sua mãe Betânia, seria perigoso demais, os xavênios já tomaram todas as estradas.
Então o garoto permanece ali, passa a escrever diariamente para sua mãe, alias ele achava estranho como o rei Galder o tratava, ele realmente era um privilegiado. Portanto, vivendo com uma família em Galladem, mas sentindo de perto todos os efeitos da tal Guerra, vai nutrindo um sentimento absurdo por justiça. No entanto com a morte de Tibelius, seu pai, ele se sente na obrigação de ajudar, e é assim que Heron, Pequeno Heron de Bridd, começa a se tornar um guerreiro lendário.
Mas eles perdem a batalha, Galladem conforme dito é tomada, e os xavênios avançam agora para tomar Bridd. E para piorar, o Rei Galder esta morto.
Heron não pode admitir que os xavênios aterrorizem o seu povo, que tomem a vila onde ele cresceu, onde ele viveu. Mas eles estão derrubando tudo e todos por onde passam.
Heron conseguirá deter um exército com tamanha fúria?
O pequeno, agora já homem feito, volta então pra Bridd, para alertar seu povo e juntar um exército para proteger sua vila.
A princípio tudo é muito complicado, o representante da Vila, Maurício é um patife ignorante que não entende nada do que esta acontecendo.
Mas reencontrar sua mãe, e seus amigos queridos, deixam Heron cada vez mais determinado a proteger seu povo. E são pessoas que ele acaba de conhecer, que vieram para Bridd por conta da guerra que agora os cerca de perto, que ele vai encontrar proteção, força e amor.
Um exército é formado, uma batalha será iniciada. Vilas vizinhas se juntam a Bridd para salvar a Grande Ilha.
Eles conseguirão a tão sonhada vitória?
Bruna Lara escreveu uma história maravilhosa. É incrível como ela consegue nos mostrar, que no meio a uma guerra é possível identificar a pureza em cada combatente. Como no meio de uma sangrenta batalha ela conseguiu nos mostrar com uma leveza encantadora o poder do amor, da amizade e da confiança.
Uma batalha que está prestes a ter fim. Um momento de escolhas. Um local absurdo para o amor, mas é ali que floresce um grande romance e onde segredos são desvendados e revelações são feitas.
Nossos mais sinceros Parabéns para a autora dessa grande obra.
Obrigada Bruna por nos proporcionar tamanha honra nos entregando sua obra para leitura.
Viajar pela Grande Ilha junto com Heron, Alícia, Betânia, Tibelius, Thomas e todos os outros personagens, foi maravilhoso e será algo inesquecível.
Casa de Livro Recomenda!

Titulo: Bridd, As Cartas Não Recebidas
Autora: Bruna Lara
Ano: 2013
Páginas: 237

Boa Leitura.

Casa de Livro Blog.

Karina Belo.

Foi até que, diante de tantos estranhos, o pequeno Heron avistara Alícia, uma jovem de semblante delicado e que irradiava uma intensa graciosidade. Seus longos cabelos dourados eram trançados e chegavam-lhe à cintura, seus olhos eram amendoados, semelhantes aos de seu irmão e emanavam grande doçura que encantavam Heron.

Heron e Sirdigas seguiam decididos, ao encontro da guarda que os esperava. Ao longe, se ouvia com nitidez os urros raivosos de Badú, que já anunciava o princípio da grande batalha.
- VOCÊS PAGARÃO! SAIBAM QUE PAGARÃO.

O momento fúnebre foi quebrado. Para o espanto de todos, um novo som de trombeta irrompeu nos ventos gélidos. Por alguns segundos, a batalha pareceu se interromper e, todos aparentavam ter se esquecido dos embates, enquanto manifestavam olhares curiosos e assustados.
Desta vez, era uma trombeta de som agudo e que vinha da Baixa Floresta. Novas luzes se mostravam no horizonte, novas tochas e, para Bridd, uma nova esperança.
- É GALLADEM! – anunciou Heron com os olhos brilhantes.

Era uma vez um menino,
Que sua casa abandonou
E, por longas milhas nas estradas,
Com seu pai ele cavalgou.
O destino era incerto.
Guiava-se pelas histórias
Outrora contadas por alguém.
E, maravilhado, ele chegou,
Às mágicas terras de Galladem...

Bruna 01/09/2013

Ação, aventura e muita coragem
Hoje vou falar do livro Bridd: as cartas não recebidas, que recebi de cortesia da autora, Bruna Lara, e só posso dizer que a minha xará me encantou com sua narração e capacidade de criar um mudo tão legal e cheio de detalhes em um único exemplar. Digo isso porque a história tem início, meio e fim \o/, o que eu amei, porque já estou seguindo tantas séries que estou ficando frustrada com as longas esperas.

A fictícia Ilha Grande, uma terra dividia em vários reinos e vilas, está sofrendo com uma intensa e violenta guerra que já dura anos. Tudo por conta da ganância e sede de poder do reino de Xavênia, que pretendia dominar toda a grande ilha. Logo no início do livro, vemos que os bárbaros xavênicos conseguiram seu primeiro grande intento, que era derrotar o grande reino de Galladem, e agora dirigiria suas forças contras as pequenas vilas.

Heron é um jovem da pacata e tranquila vila de Bridd, conhecido como um dos grandes heróis de seu povo, por ter sido o garoto que foi para a guera. O 'Pequeno Heron', como ficou conhecido, sempre desejou conhecer o reino de Galladem, e aos dez anos de idade percebeu uma oportunidade de realizar seu sonho quando o pai e outros homens de Bridd decidiram se unir aos amigos galladênios na guerra contra os bárbaros xavênios. Assim, após a recusa do pai de leva-lo junto, o jovem se escondeu na carroça que transportaria os pertences dos guerreiros, e quando foi descoberto por seu pai, já era tarde demais para leva-lo de volta a Bridd. Assim, Heron passou boa parte da vida nesse reino, vivendo com uma carinhosa família de criação, até a morte de seu pai em combate, o que fez com ele decidisse se unir a guerra.

Quando Galladem é derrotado, e a ameaça bárbara se volta para as pequenas vilas, Heron retorna a seu lar decidido a não permitir que Bridd também fosse tomada. E ao chegar em casa, se vê com mais problemas do que imaginava, uma vez que o novo líder de Bridd, o autointitulado 'Rei Maurício', não levava seus temores a sério, levando o jovem a reunir um exército clandestino, com a ajuda de seu novo amigo Thomas.

E assim começa realmente a história, que é permeada de muita aventura, ação numa narração muito bem feita e rica em detalhes. É perceptível a inspiração em O Senhor dos Anéis, mas é apenas uma inspiração, e a própria autora não esconde que é fã da obra de J. R. R. Tolkien, uma vez que no início do livro tem uma citação de Gandalf, O Cinzento. Assim, para quem gosta de histórias de guerra com muitas cenas de ação e atos de heroísmo, essa é uma ótima dica.

Achei a capa uma gracinha, e se vocês repararem bem dá pra observar o pequeno Heron, quando criança, escondido na carroceria. Mas por ser do tipo fofa, a ela me levou a ter uma ideia um pouco errada do livro, pois pensei que se tratava de uma história mais infantil (e a classificação no site da Pearse é infanto-juvenil), o que não é verdade. E sobre o título, não posso dizer muito para não entregar nada, mas vamos apenas dizer que "as cartas não recebidas" são fontes de importantes segredos e revelações.

Bruna Lara realmente tem um talento notável, pois a história está muito bem escrita, com os fatos todos amarradinhos, sem deixar pontas soltas. Outro ponto altíssimo é a narrativa, muito bem feita, adotando uma linguagem mais formal no tratamento entre os personagens, bem condizente com o tipo de sociedade retratada. E mesmo eu não gostando muito desse tipo de livro, mas focado em guerras, a história prendeu minha atenção do início ao fim.

Era uma vez um menino,
Que sua casa abandonou
E, por longas milhas nas estradas,
Com seu pai ele cavalgou.
O destino era incerto.
Guiava-se pelas histórias
Outrora contadas por alguém.
E, maravilhado, ele chegou,
Às mágicas terras de Galladem.

Trecho de um poema feito em honra a Heron

Recomento muito o livro e desejo muito sucesso a autora, pois ela merece.

Beijos

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/08/resenha-bridd-as-cartas-nao-recebidas.html

Rose 19/09/2013

Em uma terra dividia em vários reinos e vilas (Ilha Grande), a população está sofrendo com uma intensa e violenta guerra que já dura anos. A ganância e a sede de poder do reino de Xavênia, é a causadora de tudo isso. Os Xavênios pretendem dominar toda a ilha, e começaram pelo reino de Galladem. O próximo passo são as pequenas vilas.
Ainda garoto, Heron se escondeu na carroça que transportava os pertences dos guerreiros, quando seu pai e outros homens decidiram ir até Galladem para lutarem contra os xavênios.
Por conta disso, passou a viver com uma família adotiva, pelo menos até a morte de seu pai. Com a perda de seu pai, Heron decide ir à guerra.
Com a queda de Galladem e os xavênios virando-se para Bridd, Heron decide retornar finalmente à sua verdadeira casa. Ele lutaria até o fim para defender sua gente. Mas o Rei Maurício não acredita em seus relatos, o que leva Heron a criar um exército clandestino, tudo com a ajuda de seu amigo Thomas.
Não se deixem levar pela capa, o livro é cheio de ação e aventura e em nenhum momento você fica entediado. Bruna soube contar sua estória de uma forma detalhada, mas não cansativa. Vocês querem saber do porquê deste título? Mas isso eu não posso falar, afinal entregaria os segredos que estas cartas guardam.
Se eles conseguirão parar o avanço do exército Xavênio, isso vocês só saberão lendo.

SAMUEL 24/10/2013

Encantador
“Bridd, As Cartas Não Recebidas” é o romance de estreia de Bruna Lara, e narra uma batalha para proteger o pequeno e pacífico povoado de Bridd. O livro, escrito em terceira pessoa, tem uma linguagem extremamente formal, inclusive nos diálogos, o que em nenhum momento é algo ruim, já que estamos em uma terra desconhecida e em uma época desconhecida.

A história se inicia quando o pequeno Heron – já não tão pequeno assim – retorna a Bridd, seu povoado natal, depois de lutar na guerra contras os xavênios na proteção de Galladem. Agora, que os xavênios subjugaram os galladenios, Heron retorna à sua casa, temendo que a expansão inimiga chegue até Bridd.

A escrita da autora é bastante fluida, mesmo que formal, e, apesar de retratar uma guerra e seus horrores inevitáveis, o faz de forma doce. A história é concisa e apresenta diversos personagens, todos muito bem construídos e com características peculiares.

Quando vemos um livro de uma autora, às vezes é inevitável sermos tomados por um preconceito, temendo que, independente do foco da história, tudo termine em um romance meloso e açucarado, mas Bruna Lara surpreende, pois o romance contido no livro é secundário, e fica atrás de valores como a honra, amizade e o amor.

As batalhas são muito bem descritas e conseguem se situar bem entre a violência e a aventura. O comportamento do protagonista em seu momento maior de conflito é falho e, justamente por isso, verossímil. E a resolução também não deixa a desejar.

O título do livro só se justifica bem no final da história, e de uma forma muito bela, sem deixar nenhuma ponta solta na trama.

A escrita da autora e muito competente, e a única observação pertinente é quanto à revisão no uso das vírgulas, mas que nada atrapalha a leitura dessa história encantadora.

Bruna Lara entra no mercado literário muito bem, e torço para que seu trabalho alcance voos altos.

O livro pode ser encontrado em várias lojas, e o ebook pode ser adquirido pela quantia extremamente convidativa de R$ 4,00.

site: http://desarranjocerebral.blogspot.com.br/2013/10/resenha-bridd-as-cartas-nao-recebidas.html