Jesus Nazareno

Jesus Nazareno Huberto Rohden

Resenhas - Jesus Nazareno

Fernando 12/12/2019

Jesus vive!
Huberto Rohden fez uma revisão sensacional ao trabalhar na cronologia dos eventos narrados pelos evangelhos sobre a vida e morte de Cristo. Isso, sem contar na linguagem acessível e com explicações um tanto interessantes e coerentes sobre determinados eventos.
Um desses fatos que gostaria de citar é sobre a definição de diabo entendida por Rohden. Para ele, diabo nada tem a ver com entidades demoníacas. Na verdade o dito diabo é na verdade a personificação mundana e conflituosa do homem presa no próprio homem. É o lado fraco, temeroso, que acorrenta a alma para que ela não se eleve ao altíssimo. Por isso, quando Cristo permaneceu 40 dias no deserto, ele não foi tentado pelo demônio, e aqui sim se pode dizer que é o mau real, e sim pelo diabo. Ou seja, o lado humano de Jesus tentou o lado Cristo dele. E como bem sabemos, o Divino Jesus Cristo superou o humano Jesus Nazareno.
Outra, das várias explicações interessantíssimas é quando Jesus diz a João e Maria: “Mulher, eis aí teu filho. Filho, eis aí tua mãe”. Para muitas teorias, essa seria uma marca significativa que Cristo quis deixar para a humanidade como Maria sendo a mãe de todos nós. Contudo, Huberto tem uma explicação mais simples e também com muito sentido. Entre todos aqueles que Jesus conviveu, Maria era o elo mais forte com o lado humano dele, obviamente pelo fato de ela ser sua mãe. Dessa forma, Jesus, para ascender aos céus precisava se desprender de tudo o que o segurava nessa terra, sendo que Maria era esse último elo. Tanto é, que para se despir desse elo, ele não à chama de mãe, mas de mulher, e concebe a seu discípulo o direito de ele ser um novo filho para aquele coração despedaçado aos seus pés. Só assim, livre de todos os grilhões humanos, o espírito de Cristo podia ser entregue ao Pai.
Essas são apenas duas de várias explicações que Huberto Rohden descreve durante a obra.
Acho que nem preciso dizer que essa é uma leitura importante para todos que entendem a importância de Jesus em nossas vidas.
Cristo vive e está entre nós!

Morcego Velho 29/06/2009

Exelente narrativa. Nos mostra os fatos da vida de Jesus em ordem cronológica, o que não acontece quando lemos os evangelhos.