Cagliostro: o Grande Mestre do Oculto

Cagliostro: o Grande Mestre do Oculto Marc Haven




Resenhas - Cagliostro: o Grande Mestre do Oculto


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Regina279 13/09/2009

Cagliostro sempre foi uma figura cercada de mistérios e possuidor de uma péssima reputação, sendo histórica e literariamente tido como ladrão, corrupto, charlatão e enganador.

Entretanto, em geral, toda opinião exacerbada acerca de uma pessoa merece uma reavaliação. Cagliostro é apaixonadamente criticado e condenado por escritores, religiosos e figuras da nobreza da época em que viveu, e, por isso mesmo, talvez fosse interessante tentar conhecer o "outro lado de Cagliostro", ou, melhor dizendo, alguma opinião favorável ou isenta a seu respeito para que se possa tentar reconstruir a personagem histórica e avaliar até que ponto ela foi tão execrável ou desonesta quanto a retratam.

Este livro tem exatamente esta proposta - apresentar uma biografia de Cagliostro onde, de acordo com o autor, os atos falam por si e desmentem as acusações de charlatanismo e desonestidade da misteriosa personagem. Entretanto, o discurso apaixonado do autor - entusiasta declarado de Cagliostro - desmente a pretendida imparcialidade do texto; porém, o torna interessante e até mesmo saboroso, quando é contraposto aos textos que condenam e acusam o famoso Conde.

O que fica, após a leitura, é a questão inabalável sobre quem, afinal de contas, foi Cagliostro, somada à vontade de descobrir um pouco mais acerca de tão contraditória e instigante personagem, seja ela um vilão astucioso ou um livre-pensador incompreendido.
comentários(0)comente



Ricardo1z 21/05/2016

Conhecimentos gerais 15
Cagliostro é visto até hoje como um charlatão que era ligado a maçonaria e viajou pela Europa seduzindo as cortes. Mas o que há de verdade nisso? O autor se propôs a analisar a vida desse estranho e enigmático personagem, médico, alquimista e mago além dos fenômenos que ele realizava por onde passava. Nunca se soube exatamente de onde ele veio e qual seu verdadeiro nome, se ele era misterioso em sua época, continua sendo um enigma incompreensível até hoje.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR