Os Sete Crimes de Roma Guillaume Prévost

?????
"oh,guido"
livro ruim da 🤬 #$%!& não leiam
é serio
n sei oq foi isso que eu li kakakakakakakakssk

Reccanello 21/11/2023

Neste livro, o autor tenta nos transportar para a Roma do século XVI, quando o apenas estudante de medicina Guido Sinibaldi é convocado para desvendar uma série de assassinatos brutais que assolam a cidade, desencadeando uma sequência de eventos perturbadores. Ainda que a ideia geral e a ambientação histórica sejam boas, a narrativa rapidamente revela notáveis semelhanças com as obras de Sherlock Holmes, tanto na dinâmica entre os personagens quanto na trama de mistério: já desde seu início, percebem-se ecos de tons de Conan Doyle, com o protagonista se assemelhando notavelmente a um Dr. Watson em suas funções narrativas. Da mesma forma, a relação de Guido com seu mentor, Leonardo Da Vinci, evoca inevitáveis comparações com a de Holmes e Watson, deixando pouco espaço para originalidade no desenvolvimento dos personagens. Mais que isso, a trama centrada em uma série de crimes brutais se revela estranhamente reminiscente de muitas histórias clássicas de Sherlock Holmes. Infelizmente, e apesar das semelhanças, o livro não consegue escapar da sombra do grande detetive britânico, resultando em uma experiência que, em vez de inovar, parece imitar de maneira desfavorável. Noutro giro, e de maneira ainda mais evidente, a obra também se aventura no terreno familiar de "O Nome da Rosa" de Umberto Eco, introduzindo elementos de conflito entre a Igreja e um pensador renascentista. No entanto, enquanto Eco teceu uma trama complexa e profunda que explorava história, teologia, filosofia e heresia, a abordagem de Prévost parece simplista e carece da mesma profundidade. Embora presentes, os conflitos entre Da Vinci e a Igreja não se equiparam à maestria com que Eco incorporou temas mais amplos e eruditos em sua narrativa. Adicionalmente, a tentativa do autor de criar um ambiente histórico autêntico muitas vezes se perde em meio a diálogos que, ao invés de transportar o leitor para o século XVI, parecem forçados e artificiais. Em suma, o livro não consegue escapar de suas influências literárias, resultando em uma narrativa que se assemelha mais a uma imitação do que a uma obra verdadeiramente inovadora, com resultados aquém das expectativas e deixando os leitores com uma sensação de déjà vu e a busca por uma originalidade que, lamentavelmente, não é alcançada.

AAnacruz 30/08/2023

Podia ser melhor
Queria ter gostado mais da história. Tinha grande expectativa por se tratar de Leonardo da Vinci resolvendo vários assassinatos. Mas achei bem sem graça e previsível e me deu sono em vários momentos.

Ana 17/08/2023

Os 7 crimes de Roma
Ambientado na Itália na época de da Vinci, começam a ocorrer vários crimes e o filho do ex- xerife e protegido de da Vinci começa a investigar ( com a ajuda de da Vinci).

Descobrem que os crimes se baseiam em uma pintura com vários personagens sofrendo vários tipos de tortura e os dois agora tentam evitar que a obra seja completamente replicada.

Rê Lima 15/08/2023

Achei uma delícia passear pelas ruas de Roma com Da Vinci, Barbieri e tantos outros. A história poderia ser um pouquinho mais elaborada, a conclusão foi bem previsível. Mas no geral, eu gostei e li bem rápido!

Sandra 02/06/2023

Os sete crimes de Roma
A obra aborda diversas temáticas: política, religião e a arquitetura histórica de Roma. Guido e Leonardo precisam investigar os crimes em um ambiente regado pela política do Vaticano e que estão deixando a população em pânico.

mafezinha 17/05/2021

muito bom, no início eu fiquei meio confusa, mas depois todos os pontos vão se ligando conforme a investigação se desenrola, pra quem gosta de investigação esse livro é perfeito

Carla Reis 11/05/2021

Eu adoro um bom livro policial e esse tem tudo, assassinatos elaborados, uma história intrigante e ainda conta com personagens icônicos como Leonardo da Vinci! Eu recomendo!

MarcusASBarr 21/10/2020

Da Vinci... nada mais provocativo.
Confesso a estranheza ao iniciar a leitura e ver Leonardo da Vinci em um protagonismo improvável por estar completamente fora da ideia que temos desta figura icônica e histórica. No entanto a trama é construída de uma forma que não há espaço para nada além de segui-la e se deixar levar por Guido aos locais dos crimes, que vai nos conquistando gradativamente. Excelente obra!

João Lucas 12/02/2020

Fui enganado pela sinopse
Me interessei pela história quando li na sinopse que Leonardo da Vinci investigaria um caso, mas não é bem assim e alguns pontos do enredo também não foram bem acabados.

Nivia.Oliveira 25/05/2019

Os sete crimes de Roma. Guilaume Prévost escolhe nada mais nada menos que Leonardo da Vinci para ser o detetive. A história é incrível e é claro que há citações e descrições de obras de arte, esculturas e construções romanas.

regifreitas 30/01/2019

Primeira leitura concluída no ano de 2019.

Na Roma de 1514 começam a surgir uma série de corpos de pessoas assassinadas de forma cruel e grotesca: um jovem decapitado é encontrado na coluna da estátua do imperador Marco Aurélio, um velho nu é encontrado pendurado em uma das escadas do Fórum. Nas cenas dos crimes, mensagens enigmáticas ligando de alguma forma as vítimas, e revelando que outras mais aparecerão. Cabe ao jovem Guido, estudante de medicina, e filho do antigo xerife, decifrar esse mistério. Para isso ele conta com a ajuda do célebre Leonardo Da Vinci.

Seguindo uma linha semelhante ao OS CRIMES DO MOSAICO, de Giulio Leoni, Prévost nos leva a locais de relevância histórica como a Capela Sistina e a Biblioteca do Vaticano. Transitam também pelo romance personagens históricos, como o pintor Rafael, o Papa Leão X e o próprio Leonardo Da Vinci. Mas as semelhanças com as obras de Leoni param por aí, pois a qualidade da escrita de Prévost é bem superior.

Do autor eu já tinha lido o ótimo O ASSASSINO E O PROFETA, que acabou me agradando mais. Porém, não se pode negar que tanto em construção de enredo como em relação a própria escrita, as obras de Prévost acabam se destacando dentro da atual produção do gênero policial.

Carla 10/09/2017

só por diversão, fraquinho!
O livro é ambientado em uma Roma em meados de 1500, onde ocorrem uma série de assassinatos baseados em uma obra de arte. Estes crimes aterrorizam a população devido a crueldade e aos nobres pois coloca os coloca em risco de que suas trapaças sejam descobertas. Para desvendar o mistério temos um jovem estudante de medicina, Guido Sinibaldi e nada mais nada menos que que o inigualável Leonardo da Vinci, imortalizado por suas pinturas de “Monalisa” e a “santa ceia”. A história vai se desenrolando através de várias pistas e reviravoltas até um final convincente. São comentados os artifícios utilizados pelo clero para controle do povo, os desmandos e até a utilização de símbolos de forma errônea para exercer tal controle, mas sem discussões profundas ou filosóficas. Recomendo para diversão mas não que seja um ótimo policial.

Deghety 10/07/2017

Os Sete Crimes de Roma
Os Sete Crimes de Roma se passa no início do século XVI e tem como um dos principais personagens, Leonardo Da Vinci que junto com o jovem Guido Sinibaldi, estudante de medicina e filho de um antigo e renomado xerife de Roma, segue os rastros e tenta desvendar os enigmas de um assassino em série.
O livro é simples, as investigações e os mistérios revelados não tem nada de extraordinário, assim como ficou a desejar no aspecto cultural e histórico por haver poucos detalhes sobre o século em questão, sobretudo em relação a Da Vinci, Vaticano, monumentos e relíquias. Mas, acredito eu, que a ideia do autor era entreter, e isso o livro faz bem, é bastante dinâmico e não previsível, ao menos a mim, só foi possível fazer deduções depois de 2/3 da leitura, coisa incomum em livros do gênero.

Sueli 27/09/2016

Os Sete Crimes de Roma
Um suspense mediano, com personagens emblemáticos e fascinantes que a meu ver foram desperdiçados em meio a uma trama interessante, mas não viciante que é o que eu espero de um romance investigativo.
Contudo, Prévost dá um destino muito criativo para um dos maiores tesouros da cristandade e que me pareceu muito fervoroso.
De forma geral a edição está muito boa, mas quase no final do livro um erro de digitação chamou muito atenção, como você poderá verificar abaixo a como a troca de apenas um numeral, para um leitor desatento, pode prejudicar ainda mais a compreensão do texto:

Oi, estou lendo este eBook e gostaria de compartilhar esta citação com você.

"18 de janeiro de 1475 Pantagathus, Mammeius, Papirius Minicinus, Aemilius Exploradores de todas as antiguidades Sob o reinado de Pomponio Leto, Pontífice Supremo Minutius Delícias das prostitutas de Roma – Em 1745, sim, sete anos depois da conjuração!" (from "Os sete crimes de Roma" by Guilaume Prévost, Fernando Scheibe)

Um livro interessante e que chamou a minha atenção para outras publicações da Editora
Vertigo.