Meu Primeiro Assassinato

Meu Primeiro Assassinato Leena Lehtolainen

Resenhas - Meu Primeiro Assassinato

Na Tancredi 30/01/2024

Foi bom
Foi divertido, me entreteu. Fiquei curiosa pra saber o final, o final não foi ruim (e nem bom). Algumas coisas me incomodaram na escrita. Finlândia é estranha e é tudo que eu posso dizer haha.

Kaká 05/09/2023

Não Sei Pra Quê Tanta Crítica
A forma de como a história é contada é lacônica, direta, incisiva; sem rodeios. A escrita também é fenomenal. Pecou em alguns pontos, mas de boas. Em cada capítulo novas pistas levam a teorias diferentes sobre como deve ser o desfecho. Os diálogos entre os suspeitos também são instigantes, que nos levam a pensar. Aparentemente, deverá ter uma continuação, algo assim.
Só não entendi o porquê de este livro ter uma nota baixa. Eu hein.

Emanuele 08/11/2022

Livro interessante...
Um suspense policial, conduzido por uma investigadora, uma vítima com muitos segredos.
O melhor do livro, sem dúvidas, é a personagem principal, Maria é complexa e interessante. Mas o caso em si não me prendeu, mesmo com todos os segredos de Junka, e seus amigos.
Daria um bom enredo de algum filme de ação, mesmo que não tenha me cativado completamente.

Bruno Malini 23/10/2022

História básica, não chega a prender totalmente a atenção, mas é um bom passatempo. Não conhecia a autora.

Ket 04/08/2022

A história em si é (bem) morna, mas vale para conhecer um pouco da literatura policial finlandesa.
A detetive tem ares de simpática e esforçada, meio infantil às vezes, o tipo de personagem que pode se tornar cativante a cada livro novo (vi que a autora já publicou uns 8 com a mesma protagonista). A autora também deixa bem claro que o mundo policial finlandês ainda é um terreno difícil para mulheres e a Maria Kallio tem que ter muita paciência pra lidar com os comentários horríveis que recebe...
NÃO indico para quem busca ação ou super reviravoltas.

Regiane @agentejaleu 15/07/2022

Mediano.
Achei a história muito parada, é um livro curto mas não fluiu. Além dos nomes impronunciáveis. Mas valeu a experiência. A protagonista é uma sargento , teve alguns momentos interessantes mas a parte final, a conclusão do caso foi jogada do nada, sem explicações.

Taís 05/07/2022

Não é fantástico, mas valeu a leitura
Um livro agradavel pra quem quer desopilar, sair da ressaca literária. Apenas uma trama de investigação sem mtas complicações. Confesso que esperava mais, mas foi bom lê-lo.

#Anafox 28/06/2022

Já li muitos livros mamão com açúcar...
...Mas esse é bem ruinzinho mesmo.

O livro é ambientado na Finlândia. Maria Kallio está investigando seu primeiro caso de assassinato. Para complicar, ela conhece a vítima e os suspeitos, ela é a única mulher do dpto (sim, isso é um problema), e possui suas questões pessoais (vida solitária, futuro profissional, etc).

O livro segue um ritmo, não possui altos e baixos, e acho que fiquei impactada pela frase da capa: "uma estreia de tirar o fôlego" ... Fiquei esperando o livro inteiro pra perder o fôlego, e nada. Valeu a leitura pra conhecer um cadinho da Finlândia de 30 anos atrás, se não me engano. Nomes Pessoais muito diferentes do que estou acostumada. Senti falta da descrição dos personagens, ficaram quase todos muitos vagos, e o romancezinho do final ficou meio aleatório. Curti a personagem Maria, e frequentemente ela explicita as falas e ações que escancaram o machismo.
Vanessa 29/06/2022minha estante
Nem vou ler ?

Kau 23/06/2022

Meu primeiro assassinato
Meu primeiro assassinato foi desvendado kkk
A leitura é bastante rápida, apesar de não achar os personagens tão interessantes foi uma experiência ok.

Lilian 08/06/2022

Mais um livro policial
O livro não tem nada de especial, é mais um livro policial, entretanto a leitura é rápida e traz alguns fatos da Finlândia

Alê 14/03/2022

A história não me convenceu. Livro difícil de ler, principalmente pelos nomes complicados, e o estilo de escrita não ajudou muito.

Alicia.Luchetta 23/09/2021

Meu Primeiro Assassinato (@li.gostei.resenhei)
Maria Kallio é sargento da Unidade de Crimes Violentos da Polícia de Helsinque, mas já passou por diversas outras áreas da polícia, até que decidiu desistir e começar a faculdade de direito, porém, sentiu falta da ação e acabou aceitando esse emprego temporário.

O primeiro assassinato que ficou em suas mãos não poderia ser pior. Um jovem, que passava o fim de semana na casa de praia de seus pais, juntamente com um grupo de 7 amigos, todos sendo membros de um coral estudantil bem renomado na Finlândia, é encontrado morto, afogado no mar. O culpado só pode ser alguém do próprio grupo, mas quem será?

Maria interroga todos, mas é difícil agir profissionalmente quando se conhece a vítima e alguns dos suspeitos. Por mais complicado que seja, ela faz de tudo para resolver o caso, e fica de cara no chão com cada descoberta.

Demorei bastante pra ler o livro, ele acabou não me prendendo, mas gostei bastante de ler um livro finlandês, achei a experiência super interessante, inclusive, descobri que Leena é bem famosa em seu país por dar vida a Maria Kallio em 8 livros.

Enfim, dei 3 estrelas pois como se trata de um suspense policial, que eu amo, não me chamou muita atenção e não me prendeu o suficiente, normalmente termino livros assim em no máximo uma semana, e li esse em mais de um mês.

Paulo César 09/08/2021

Considero Rascunho
O que dizer sobre Meu Primeiro Assassinato?
O livro começa com um tom diferente e interessante, faz você pensar o que está por vir. OK até aí.
Mas então o acidente acontece, então a policial Maria Khallio a toma a frente e a cada página você fica pensando sobre os personagens finlandeses, os nomes diferentes que não estou acostumado e a confusão que isso me trouxe.

~Isso não estragou nada a leitura, só me confundia sempre porq eu tentava pronuncia da forma que eu achava ser certa.~

Mas então a personagem lhe apresenta mais e mais provas sobre o tal Jukka, o anjinho que todos imaginavam era o que nunca esperariam dele, foi interessante? Até certo ponto, mas para mim, atrapalhou mais e mais o suspense que o livro queria trazer aos leitores. Tornou-se algo demorado para se ler.

Mas e então, e o tal assassino? Bom, é algo que pra mim não pude nem imaginar, simplesmente porq a autora soube se aproximar do fim da história e te dar um falso suspeito, de forma tosca, mas "entregou".
~Possível Spoiler~
Mas aí, então o pior final que eu poderia esperar para um livro de suspense acontece e sinceramente eu só tenho a perguntar, "é sério que me entregou isso dessa forma?"... Não consigo engolir. A autora entregou uma policial sentimentalista por seus antigos amigos de faculdade, mas também uma policial séria quando precisava, até certo ponto calculista, mas o final não faz jus ao que EU esperava desse livro.
Queria poder dar 4 estrela com um gosto e até daria se não fosse pelo desfecho.