David Strauss - sectário e escritor

David Strauss - sectário e escritor Friedrich Nietzsche




Resenhas - David Strauss - sectário e escritor


2 encontrados | exibindo 1 a 2


GH 13/05/2017

Nietzsche e a incapacidade social Alemã de situar-se

Nesse livro que é breve, Nietzsche se dispõe a analisar, refutar e atacar sem piedade o livro ''Vida de Jesus'', escrito por David Strauss, onde o Teólogo alemão se dispõe a introduzir uma nova perspectiva ao cristianismo, autenticando a racionalidade, mas sem esquecer-se das bases importantes da citada religião.

De fato, é no mínimo curioso e paradoxal esse novo conceito de cristianismo desenvolvido por Strauss e abominado por Nietzsche. Mas, além das latentas críticas ao sectário, o filósofo usa como pano de fundo (incansavelmente) a sociedade alemã, dada como impotente.

''Se fosse possível suscitar contra o inimigo interior, contra essa forma de instrução extremamente equívoca e, em todo caso, não-nacional que um perigoso mal-entendido batiza hoje na Alemanha com o nome de cultura, se fosse possível opor a isso a coragem imperturbável e tenaz que o alemão mostrou diante da brusca e patética impetuosidade do francês, toda esperança não seria vã para edificar uma autêntica cultura alemã, precisamente o oposto dessa pseudo-cultura. '' (Pág. 24)

Niet, como de costume, contextualiza usando fatos históricos para dar veracidade a seus argumentos. Reforçando-os, conclui uma incapacidade moral e intelectual de uma Alemanha decadente, refletida socialmente. Fajutos intelectuais (Kant), reacionários e cópias iluministas são características que definem o país e sua época. Salva as exceções como Goethe, por exemplo.

''Só pode ser por causa de uma confusão que falamos da vitória da cultura e da civilização alemã, uma confusão que se explica pelo fato de que na Alemanha a simples ideia de civilização foi perdida.
A civilização é, acima de tudo, a unidade do estilo artístico através de todas as manifestações da vida de um povo. Mas o fato de saber muito e de ter aprendido muito não é nem um instrumento necessário nem um sinal da civilização e, na necessidade, concorda perfeitamente com seu contrário, a barbárie, ou seja, com a ausência de estilo ou a mistura caótica de todos os estilos. '' (Pág. 29)

É de costume o autor se colocar num pedestal, um salvador, ou melhor, como ele mesmo diz um médico de uma época/sociedade doente. Nas mais diversas obras do filósofo, o encontraremos sempre afiado, sagaz, ácido, sem medo e sem medir palavras, um exímio cutucador de feridas, melhor, dilacerador de feridas, frequentemente no auge da audácia!

''Lamentem, portanto – exclama Goethe – lamentem o homem extraordinário por ter vivido numa época tão lamentável que se viu forçado a polemizar sem trégua. '' (Pág. 73)
comentários(0)comente



Brunov 25/02/2017

Erudito e viril
Rigoroso e irônico!
Elitista e crítico!
Arrogante e pretensioso!
Profético e revoltado!
Terrível e paternal!
Na moral e cheio de vontade...

Nietzsche em sua melhor forma troveja toneladas de alta cultura sobre o um modismo intelectual da época. Apesar do nome grande na capa, Strauss sai pequeno e depenado na tinta do nosso filólogo.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR