Como comprar com Consciência

Resenhas - Como comprar com consciência

Davi.Paiva 18/10/2022

Muito instrutivo!
Link Amazon: https://amzn.to/3S9l1qe

Educação financeira e gestão pessoal de orçamento são pautas que me interesso muito. E para a minha sorte, conheço alguns livros para ler. E dentre eles, a coleção "Dinheiro sem Segredo" ainda tem umas obras que ainda estão em minha fila de leitura.

Achei "Como Comprar com Consciência" um livro interessante por primeiro mostrar como funciona o mercado do comércio para depois fazer o leitor refletir se as suas necessidades de compra são reais ou apenas uma compra para suprir alguma carência, bem como melhores formas de administrar aquisições.

Claro que a obra não é perfeita, pois repete alguns ensinamentos de livros anteriores. Contudo, ainda considero um livro muito instrutivo.

Recomendo!

***

E para quem curte os meus resuminhos, aqui vai.

Primeiro é preciso entender como o mercado funciona. Qualquer data comemorativa é usada como desculpa para o mercado realizar ofertas e campanhas de vendas, produtos são anunciados quase em parceria (cross merchandising) ou são colocados como brindes e amostras grátis para divulgação ou ainda estão com a data da validade próxima de expirar. Sem contar o clássico "mais vendidos anunciados com mais facilidade" enquanto produtos menos famosos com preços mais populares ficam escondidos.

Com base em tudo isso, é possível ponderar se o que você consome não afeta só o seu bolso como também a sua saúde (comprando algo mais caro, você terá mais trabalho para pagar) ou até o meio ambiente. Para você, é importante ter ou ser através de uma aquisição?

Toda compra pode e deve ser bem planejada. Da negociação da forma de pagamento até a avaliação dos custos indiretos (exemplo: a compra de um carro vai exigir pagamento de seguro, impostos, combustível, documentos, reservas para consertos, etc.), passando pela clássica "lista do que preciso comprar e não exceder o orçamento" e o "pesquise onde é mais barato", a aquisição de novos produtos pode ser avaliada da reflexão entre desejo e necessidade até a forma de pagamento. Se o seu cartão de crédito é usado somente para emergências com filhos, por exemplo, não há motivo para fazer uso do mesmo na hora de pagar aquela cerveja no final de semana.

E por falar em crédito, ele pode ser usado mesmo por que quem queira alcançar uma plenitude financeira desde que seja usado com sabedoria e estratégia. Com um limite de até 30% do ganho mensal, data de fechamento distante do dia do pagamento e, somente se necessário, um segundo cartão com data de fechamento mais distante, é possível preservar a saúde financeira e não se prender a um sistema de crédito de longas parcelas ou pior: que vai lhe colocar em dívidas pagando sempre o valor mínimo de cada cartão e depois procurar renegociar dívidas.

Por último, compartilho esta parte do livro que pode ajudar o leitor a ponderar sobre o que se pode ser alcançado com consumo consciente:

"(...) quem gasta menos do que ganha é capaz de eliminar dívidas; quem elimina dívidas consegue guardar dinheiro; e quem guarda dinheiro constrói a independência financeira e pode usufruir de mais conforto e oferecê-lo a familiares."