Contra a Perfeição

Contra a Perfeição Michael Sandel

Resenhas - Contra a Perfeição

vpedradacoutinho 18/03/2024

Uma contribuição sensata ao tema
Michael J. Sandel, filósofo e escritor norte-americano traz contribuições importantes ao debate sobre a engenharia genética e suas implicações éticas. Uma obra breve, mas com um olhar honesto e com ponderações sensatas.

Caroline1442 29/06/2023

Excelente reflecções propostas
Esse livro é uma leitura obrigatória para todos que se interessam por ciência. É imperativo que questões morais devam ser levadas a sério quando falamos sobre como a engenharia genética pode modificar o ser humano.
Acredito que seja uma leitura valia mesmo agora aqueles que já conhecem sobre o tema, já que o autor trouxe exemplos que exploram não só a filosofia/moral por trás dessas modificações genéricas, mas também impactos na economia (com a criação de um novo mercado) e a liberdade do indivíduo.

Comenta Livros 28/06/2023

Bom livro
Um livro com assuntos polêmicos, porém com fatos importantes e discutíveis que fazem todos pensar e assim o livro fica bem interessante.
bom livro.

site: https://comentalivros.com/contra-a-perfeicao-etica-na-era-da-engenharia-genetica-michel-j-sandel/

Luiz Camargo 22/05/2023

Direto ao ponto
Sandel novamente toca em temas polêmicos, mas necessários. Ótima reflexão sobre o como perfeição está na contramão de se viver de fato.

Joao.Gabriel 08/01/2023

Retrato de nossos tempos
Inobstante não ter concordado em certos pontos com o autor, temos aqui mais uma obra incrível de Sendel, denunciando práticas que estamos tomando em plano de pesquisa científica e percepção social, bem como alguns passos futuros. Vale a leitura para termos uma compreensão maior das implicações éticas e morais de certas ações, vez que, onobstante deveras desejável o progresso tecnológico, cabe analisar os impactos e consequências de certas ações na sociedade e cultural, as quais nunca devem ser retiradas e esquecidas do planejamento científico.

FabioMartineli 12/12/2022

Sou suspeito a falar, pois sou fã do Sandel.

Livro utiliza-se de muitos exemplos, como de costume dos livros de Sandel.
Entretanto, não se furta em apresentar linhas argumentativas opostas, e de posicionar-se, sendo honesto com suas limitações.

Ao final, deixa um presente ao leitor, ao tratar de utilização de células tronco embrionárias e seu status moral.

Super recomendo!

Luis Felipe S. Correa 07/09/2022

Extremamente recomendável
Michael J. Sandel é simplesmente perfeito, ne? Virei fã incondicional da linguagem e os exemplos da cultura pop. Os livros dele sempre apresentam uma viagem histórica fantástica, apresentando também exemplos muito atuais e perspectivas absurdamente interessantes. O mais incrível é aquela virada na chavinha do cérebro que te faz perceber as coisas da vida com uma ótica totalmente nova. O mais incrível é que a pretensão do autor é desenvolver um raciocínio serio e ético sobre o debate. Extremamente recomendável.

Vinicius.Chaves 17/02/2022

Não foi uma leitura tão profunda quanto dos outros livros que li do autor. Mas ainda assim traz boas reflexões, assunto bem interessante, escrita bastante clara.

William 30/01/2022

Um livro bem argumentado que nos mostra a diferença entre curar e melhoramento do corpo humano.
Contra a perfeição é um livro que discute de forma muito inteligente as questões da ética na era da engenharia genética. Um dos grandes dilemas, que o autor argumenta ao longo do livro, é quando as pessoas utilizam os avanços da engenharia genética, para não curar uma doença, e sim para ir além da saúde, para melhorar as capacidades físicas ou cognitivas, para ficar em posição superior em relação ao outras pessoas consideradas normais. E no final temos um epílogo sobre as células-tronco onde Sandel deixa o seu ponto de vista, bem argumentado. O me chamou muito a atenção é que o autor explica que o grande problema da grande maioria das pessoas é usar os novos conhecimentos genéticos para endireitar “a madeira torta da humanidade”. Contudo deveríamos promover o possível para produzir arranjos políticos e sociais mais tolerantes com as dádivas e limitações das pessoas imperfeitas. É um livro relativamente curto, mas bem escrito com muito conteúdo para ser debatido.

Igor13 13/08/2021

Fraco
Após ler o livro Code Breaker de Walter Isaacson, achei interessante esse volume do Sandel. E como escolhi bem. É possível perceber que o autor Isaacson usou esse livro como base para avaliar a questão da discussão da tecnologia genética.

O livro do Sandel é ruim. Fraco. Mas como o autor é famoso e influente, é bom saber o que ele está defendendo. Só por isso.

alex 17/06/2021

Contra a perfeição - ética na era da engenharia genética
Livro de 2007 do Michael Sandel.

Como bom filósofo, faz boas perguntas e apresenta pontos de vista pouco usuais. Sempre instigante (como no caso do casal que optou pelo melhoramento genético para ter um filho surdo; ou na escolha entre salvar, durante um incêndio, 1 criança de cinco anos ou uma placa com 20 embriões de três dias).

Como o próprio autor afirma, esse livro é meio que um desvio do que estava pesquisando à época, nascido meio do acaso que o levou a participar de um comitê de bioetica no governo Bush.

Talvez por isso (ou porque o tema é amplo e novo demais), o livro fica bem aquém de "A tirania do mérito" (2020) e "Justiça" (2008).

KimKazz 06/06/2021

Filosofia do direito
É muito interessante a maneira como Sandel nos provoca a pensar sobre assuntos delicados e sem uma única resposta possível. O modo como relações humanas e suas funcionalidades são e as implicações dessas escolhas no dia a dia também é um ponto interessante, principalmente ao analisarmos todos os pontos que ele traz acerca da engenharia genética, suas possíveis consequências e implicações. Além disso, como deveríamos lidar com a questão dos estudos das células tronco.
Sem dúvidas um livro que deixa mais perguntas do que traz respostas, mas é justamente a intenção do autor. Fazer com que pensemos até que ponte determinadas atitudes humanas são louváveis ou não.
Leitura excelente!

lwthlarissa 15/05/2021

Acabou?
Poderia ser melhor para o argumento arrojado a que se propõe: de se posicionar contra uma engenharia genérica mais ativa por parte dos seres humanos. Você termina o livro e pensa: ué, acabou? É só isso que você tem para tentar me convencer? Não conseguiu!

E no final, não conseguiu mesmo.

Srta.Jay 04/05/2021

Confesso que comprei o livro num impulso consumista que tive, pois estava comprando outros livros do autor ("Justiça" e "Tirania do Mérito") e acabei comprando os quatro livros disponíveis (este e "o que o dinheiro não compra").
O que me surpreendi foi a facilidade do diálogo que o autor mantém em todo o livro. Por ser um assunto complexo para uma leiga que nem eu, achei bem interessantes os pontos abordados pelo autor referente à etica na área de bioengenharia. Livro curto e de fácil compreensão, surpreendeu mesmo.

Paloma Hoover I @palomalivros 01/03/2021

Michael Sandel é o rei do diálogo
Como o Michael Sandel consegue eu não sei, mas ele pega temas super complexos, como a engenharia genética, e dialoga com o leitor de forma clara e simples, explicando problemas éticos e argumentando para os dois lados com muita facilidade.

Para quem está se perguntando, sim, ele deixa bem clara a posição dele em relação aos assuntos abordados. Não é mistérios porque o próprio nome do livro já diz, ele é contra a perfeição. Contra as modificações genéticas que tem como intenção melhorar/aperfeiçoar o ser humano esteticamente ou apenas com o objetivo de competir melhor em determinada área de atuação, como os esportes ou as provas de admissão de faculdades.

Ele não é, entretanto, contra a utilização da engenharia genética com o objetivo de erradicar doenças como as diabetes. E devo concordar com ele em todos os pontos apresentados durante o livro... também sou contra a perfeição, mas não contra a tentativa de livrar os seres humanos de moléstias e doenças transmitidas geneticamente.

Ademais, tem um epílogo incrível sobre pesquisas realizadas com células-tronco retiradas de embriões, e a argumentação dele é mais uma vez impecável.

Se você tem interesse pelo tema, fica minha forte recomendação. É legal como forma de entretenimento ou para estudos mais aprofundados.