A Amante do Rei

A Amante do Rei Emma Campion

Resenhas - A Amante do Rei

Janaina.Borges 27/10/2023

A história de Alice Perrers amante do Rei Eduardo II da Inglaterra. Forçada pelo pai a um casamento sem amor, pelo marido a se envolver numa trama de espionagem, pela rainha a ser uma de suas damas e pelo rei a ser sua amante. Alice nunca teve domínio sobre sua vida, mas apesar de tudo teve uma vida fantástica.

SteS. 12/04/2023

3/5
A Amante do Rei", escrito por Emma Campion, é um romance histórico interessante e envolvente, que retrata a vida de uma das amantes mais famosas do rei Eduardo III, Alice Perrers. A autora cria uma trama bem desenvolvida e rica em detalhes, transportando o leitor para a Inglaterra medieval do século XIV e criando uma personagem feminina forte e carismática.

Embora o livro seja bem escrito e a história seja envolvente, há momentos em que o enredo parece arrastado e algumas cenas parecem um pouco desnecessárias, o que pode tornar a leitura um pouco cansativa.
No entanto, é inegável que a autora tem uma habilidade incrível em retratar a sociedade medieval inglesa, com seus costumes e tradições, e em criar um pano de fundo rico em política e intriga. A luta de Alice por sua independência em uma época em que as mulheres tinham poucos direitos é inspiradora.

Embora eu tenha achado a leitura boa e interessante, houve alguns pontos que me fizeram perder o interesse em alguns momentos. No geral, porém, é uma leitura recomendável para quem gosta de romances históricos e de conhecer a vida de mulheres fortes e corajosas em épocas difíceis.

Regina 31/01/2023

Acompanhamos a história de Alice, que muito jovem teve um casamento arranjado pelo pai, e passa toda a sua vida à mercê das escolhas de outros. Do pai, de uma mãe que lhe tinha inveja, do rei da Inglaterra, sua esposa e outros da corte, de um homem vil que lhe desposou após a morte do seu primeiro marido e do rei. Relata a luta para ter perto de si os filhos, fugir das intrigas da corte, da forma como eram tratadas as mulheres, sempre em busca de paz e contentamento em sua vida. Boa escrita, fluida e envolvente. Recomendo.

Marina 16/11/2021

A amante do Rei
O romance histórico que conta a história de Madame Alice, que foi amante do Rei Eduardo durante a idade média. O livro conta a sua jornada lidando com a corte, o amante, maridos e filhos.

Comecei a leitura animada, inicialmente a história se desenvolveu bem, porém após o início do romance com os rei o livro começou a se tornar cada vez mais devagar, MUITO descritivo, repetitivo e cansativo.

Achei o livro muito longo, mais do que o necessário. O final da história tentei ler rápido, só para que pudesse acabar logo.

No geral o livro é bem medíocre.

Ket 14/10/2020

Quando tive eu a escolha de ser diferente do que fui?
Este é um romance histórico que busca trazer um novo "respiro" a biografia de Alice Perrers que entrou para a história como a "amante do rei Eduardo III da Inglaterra". Alice ficou conhecida não apenas pelo seu caso com o rei, mas também por entrar em briga contra o parlamento inglês buscando reaver todos seus bens (joias e terras) que foram confiscados quando ela foi acusada de ter usado seus "encantos" para se aproveitar do pobre rei envelhecido...

A trama acompanha Alice desde a adolescência, quando ela contrai matrimonio aos 13 anos com um mercador amigo da família até sua ascendência a corte real e seu caso com o rei. A autora buscou mostrar, em mínimos detalhes o dia-a-dia da personagem dentro deste mundo de mercadores e depois a sua inserção dentro do circulo intimo da rainha Fillipa.

Eu realmente gostei da reconstituição histórica detalhista, mas achei as primeiras 300 páginas um pouco arrastadas, ainda mais que essa parte da vida da Alice (seu primeiro casamento) não é o ponto crucial da trama. A escolha de personalidade para a protagonista também me deixou um pouco insatisfeita em alguns momentos (tive dificuldade em aceitar que uma mulher que viveu durante 15 anos no centro do poder, dormindo com o rei nunca soubesse de nenhuma intriga politica que estava acontecendo e só descobrisse quando alguém de fora lhe contava...).

Mas, no geral, é um ótimo livro e fica perceptível a pesquisa extensa que a autora dispensou a protagonista. Indico muito para quem gosta de ler sobre a corte inglesa, em especial deste momento tão turbulento que antecedeu a guerra dos cem anos! E acho que sempre vale a pena ter o vislumbre de uma mulher do passado que ainda nos intriga a despeito das tentativas históricas de difamação!

Gabi 15/06/2020

Uma vida onde não tomou nenhuma decisão própria
Estou apegada em romances históricos, mas durante a leitura fiquei indignada com tudo que fizeram Alice passar. Claro que devido à época é super compreensível entender que as mulheres não tinham poder de escolha. A história é longa, muito bem escrita e detalhada.

Gabi 15/06/2020

Uma vida onde não tomou nenhuma decisão própria

Raisa 01/04/2020

Quando tive eu escolha de ser diferente do que fui?
Muito sensível e emocionante. Mostra o lado da história que costuma ser esquecido e depreciado.

Jbaclg 05/03/2020

Muito bom !
Esse livro mostra como era ser uma mulher na corte inglesa no século 14, completamente sem escolhas . Esse livro me deu sentimentos contrários ,pois apesar de ter gostado muito da escrita e como os personagens são retratados , senti falta de algo leve para contrapor a história densa e detalhada que estava sendo retratada.No geral, gostei muito.

Fatima.Aparecida 08/08/2019

Do ponto de vista de uma mulher
Gosto muito de romances históricos, em especiais, os ingleses do período medieval. Este é mais um ao lado dos bons. A história é envolvente e interessante, sem descrições excessivas. Pra quem leu e gostou dos romances de Phillipa Gregory eis mais um que pode entrar na lista.

Denise.Pereira 10/07/2019

Conhecendo Alice Perrers
Muito se ouve falar sobre Eduardo III e suas conquistas, principalmente na Escócia, mas sobre sua rainha Filipa ou sobre sua amante Alice Perrers muito pouco se sabe. Nesse livro podemos ver, ainda que com licença poética, as relações dentro da corte.
Como toda mulher de sua época, Alice teve pouca decisão sobre seu destino mas tentou aproveitar todas as oportinidades que surgiram em seu caminho.

Dani 21/01/2017

Imaginando a história
"Escrevi este livro para satisfazer minha curiosidade sobre Alice Perrers e para dar-lhe uma voz, permitir que falasse através de mim, uma psique feminina."
É com isso que se inicia a nota da autora ao fim deste romance, que nada mais é do que uma tentativa de imaginar a realidade dessa mulher tão desprezada pela história.
Como a própria autora diz, nenhuma pessoa comum poderia escolher ser amante do rei, e isso é constantemente repetido na fala de Alice durante o livro: "Quando tive eu a escolha de ser diferente do que fui?".
Primeiro, ao obedecer ao pai e concordar com um casamento arranjado. Depois, obedecer ao marido e ser inserida num perigo inimaginável. A seguir, obedecer à rainha e integrar seu séquito na corte inglesa. Também obedecer ao rei e tornar-se sua amante. Por fim, obedecer ao conselho e ao parlamento e casar-se novamente com um homem que desejava apenas a sua riqueza.
É apenas com a morte deste homem detestável que Alice enfim encontra sua tão sonhada liberdade, para estar com suas filhas e com um homem escolhido pelo seu coração.

Posso dizer que romances históricos são o meu tipo preferido de leitura. Adoro me perder nas páginas e voltar no tempo para conhecer uma realidade tão distante de mim. Adoro mais ainda descobrir que a ficção que acabei de ler é baseada em pessoas e acontecimentos reais.

Entretanto, apesar de adorar a ideia de dar voz à uma figura histórica, achei o livro um tanto quanto cansativo. Alice suga tanto da gente com suas dúvidas e aflições que precisei muitas vezes parar a leitura para espairecer.

O romance de Alice é uma história de uma mulher que lutou com unhas e dentes pela sua própria felicidade, e isso por si só já vale a leitura.

Simone de Cássia 19/12/2016

Às vezes tenho a nítida sensação de ter nascido na época errada... rs rs Me encanto com essas histórias que retratam um universo tão distante do meu mundo atual. Esse livro é uma mistura perfeita de realidade e ficção e a autora conseguiu, com maestria, preencher lacunas do cotidiano de Alice partindo de fatos marcantes de sua vida (sofrida). O resultado é um livro que faz viajar para os castelos e sua sociedade veladamente assustadora, enquanto nos dá uma visão humana de personagens que para nós, até agora, não passavam de atores que construíram o velho mundo... Encantador! Nota "L" de linda história com sabor de novela de época...

LUA 24/02/2015

A história começa em 1355 com a jovem Alice, com então 14 anos "debutando" em busca de conseguir um casamento.
Conhecemos um pouco de sua adolescência, sua relação com a família e seu primeiro casamento arranjado com um mercador lombardo que trará enormes consequências a vida de Alice, até sua vida na corte e na cama de Eduardo III e as consequências que sofreu após a sua morte.
Poderia Alice ter fugido do seu destino? Poderia ela ter escrito outra história?

#Resenha:
Como eu disse lá em cima, Romances Históricos são realmente a "minha praia".
Esse livro é mais uma ficção histórica do que propriamente um romance.
Emma Campion, dá voz a Alice Perres , um dos grandes ícones da era Plantageneta, e recria a sua história, eximando -a das terríveis acusações que sofreu e aliando a isso fatos históricos importantes que aconteceram no período.
O livro é divido em 4 partes:
Na primeira, Uma inocente conhece o mundo, conhecemos Alice com então 14 anos, se preparando para ser apresentada a sociedade, que na época, acontecia nos cultos clericais, diferente dos bailes do século XVIII.
Alice, filha de um mercador de tecidos, totalmente inocente, sem nunca ter viajado, nem mesmo andado a cavalo, é impelida a casar com Janyn, um mercador 20 anos mais velho e amigo do seu pai.
O início de seu casamento é tranquilo, mesmo contra a vontade de sua mãe, que foi amante de Janyn e a jovem Alice desenvolve uma paixão por seu marido com quem tem uma filha Isabel, que por conta das relações da família de Janyn com a corte tem como madrinha a Rainha Isabel de França, rainha da Inglaterra.
Relembrando a escola:
Como todo mundo sabe, Isabel,conhecida também como a Loba da França, é mãe de Eduardo III, e tramou a deposição de seu marido, Eduardo II, junto com seu amante, Roger Montimer.
Com Eduardo II deposto, Eduardo III, assume o trono.
Voltando...
As relações da família de Janyn com a rainha Isabel são muito misteriosas e a jovem Alice, nada sabe a respeito, mas muito teme, porque por conta dela, ela é afastada por muitas vezes de seu marido. Até que dois anos depois, ela recebe um comunicado que está sendo requisitada como dama da corte da Rainha Filipa, a esposa de Eduardo III.

Na segunda parte do livro, A Criada da Rainha, Alice mesmo contrariada, segue para a corte, sozinha, inclusive sem sua filha Bel que é mandada para ser criada na casa da rainha Joana.
Nessa parte, conhecemos inicialmente uma Alice triste e amedrontada pela separação e posterior termino de seu casamento.
Mas logo após. seu conhecimento sobre tecidos e contas a levou a posição de destaque e bem querida pela Rainha Filipa que adorava consultar-se com Alice para determinar as vestimentas para as festividades.
É aqui também que , A presença de Alice começa a despertar a atenção do Rei e também de Willian Wyndsor.
Encantada com a imagem e a imponência de Eduardo III, é difícil a Alice resistir aos seus encantos.

"Janyn se fora. Eu afinal acreditava. Eu tivera um casamento muitíssimo feliz, assim como um longo período em que me sentira muitíssimo abandonada. Meu corpo ansiava pela atenção de um homem, e esse homem era meu rei.
"Se havia um modo de resistir a um rei, eu não o aprendera. E não o aprenderia."
Na terceira parte, A Amante do Rei, é descrita toda a sua relação de amor com Eduardo III que começou quando ela tinha apenas 17 anos e Eduardo III já com 50.
Ela tornou-se amante do rei seis anos antes da morte da rainha Filipa .
Durante todo o relacionamento que durou 15 anos e só terminou com a morte de Eduardo, ele a presenteou com roupas e jóias da rainha. Ela enfeitou-se com as roupas opulentas e por vontade do Rei ostentava jóias da rainha morta , no valor de mais de 200.000 libras, Alem disso, ela começou a acumular casas senhoriais e terras, todas as doações e subvenções por seu amante, o rei. Ela se tornou a mais rica mulher comum , nascida em toda a Inglaterra .
Com Eduardo ela teve 4 filhos, sendo um menino, John de Southeray que foi inclusive, consagrado Sir pelo próprio rei e se não admitido de direito, mas de fato integrou a familia Platageneta com todos os direitos.
Após a morte de Eduardo III, Alice foi considerada subversiva e influenciadora do Rei.

Boatos circulavam dizendo que Alice manipulou e feriu o rei com magias ocultas e bruxaria. Como resultado, o médico foi levado em custódia e acusado de inventar poções do amor e talismãs em seu nome.Como as suspeitas aumentaram , assim fizeram as acusações. O parlamento a despiu de toda a terra e casas, e baniu do país .Sendo destinada ao exílio, se livrando apenas dessa pena pelo casamento com Willian Wyndson.
A quarta parte do livro, Uma Fênix, trás uma Alice já na casa dos 30 anos, vivendo em uma das suas propriedades com as filhas e relatando toda a história para que no futuro, diante dos boatos e acusações, suas filhas conhecessem realmente sua verdadeira história.
"QUANDO TIVE EU A escolha de ser diferente do que fui? Deveria eu ter sido mais egoísta, mais inflexível, mais rebelde? Terei sido muito complacente, rápida demais em dar aos homens da minha vida aquilo que eles julgaram querer? Serei uma pecadora, ou uma criada obediente? Na condição de ser do sexo feminino, eu era aceitável apenas como filha virginal, esposa ou viúva - a menos, é claro, que eu fizesse os votos a Deus. Fui as três coisas - filha, esposa, e viúva -, além de amante."
Esse foi um "resumo não muito resumido" de toda a vida que Emma Campion criou em torno da vida de Alice.
Escrito em primeira pessoa, a autora que hoje é a mais importante especialista em Alice Perres. ( Ela é graduada em história Medieval) traz em suas quase 550 páginas questionamentos sobre a reputação aceita dessa mulher da idade média que se tornou uma lenda.
Um romance conflitante, uma heroína? julgada por todos e amada pelo seu rei. A vida de Alice Perrers é dificil, intensa e duvido que depois de conhece-la, vou esquecer me dela.
Emma Campion tem uma escrita brilhante e realmente conhecedora das mulheres dessa época,
No final, me vi concordando com a autora: A ficção criada é com toda a certeza a história que ela,
Alice, gostaria de ter vivido.
Um final merecido para uma mulher que sofreu e amou intensamente.
Afinal, poderia Alice, ter tido um destino diferente? Quando teve ela a escolha de ser diferente do que foi?
Emma e Alice ganharam uma fã.
Esse livro foi minha leitura eleita para o Desafio do Skoob 2015, mês Janeiro, último livro que você comprou, ganhou.
Leia outras resenhas.

site: www.blogmundodetinta.blogspot.com