O Último Guardião

O Último Guardião Eoin Colfer




Resenhas - O Último Guardião


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Cristiane 24/06/2023

Ótima conclusão!!
Estou encantada com o que foi essa série para mim!!
O autor fez um ótimo trabalho tanto retratando os humanos, quanto retratando o Povo das Fadas!
Essa história foi uma linda conclusão de uma série que conquistou um espaço muito especial em meu coração!
Poder acompanhar a evolução de Artemis Fowl, desde o temível menino prodígio do crime, até se tornar um ser humano mais humano, preocupado com as pessoas que ama e com um povo que no início só queria explorar, é algo realmente emocionante.
Nessa história final, poder acompanhar seu sacrifício para salvar a todos, bem como a força infindável de seus companheiros e fiéis amigos, foi de grande valia, pois ao meu ver o autor fez um ótimo trabalho com absolutamente todos os personagens, até mesmo com Opala, hahaha!
Holly também evoluiu muito, tanto em suas relações com os novos amigos do Povo da Lama, quanto como membro crucial do Povo das Fadas.
Uma série que sem sombra de dúvidas adorarei reler no futuro!
Recomendo demais!
comentários(0)comente



Kimb.s 02/04/2023

Foram tantas emoções...acho que preciso chorar
Acabou, eu não acredito, mas é acabou.
Foi um longo caminho e sério, foram TANTAS coisas!! Foi uma evolução linda, o Povo mesmo depois de ssrem salvos pelo Artemis mais de duas vezes ainda o consideravam um inimigo potencial, mas nesse livro não, quando o povo estava em perigo a ideia de chamar o Artemis veio a mente e não era com receio, ele era um amigo e de muita utilidade!
Ao longo do livro vimos cada vez mais o Artemis duvidando de si mesmo, da suas enormes falhas, de que ele não seria mais suficiente e vc temia cada vez mais o que viria ao final do livro, eles ganharam, mas foi PURA sorte, foram diversos momentos que o Artemis havia aceitado a derrota, mas a equipe conseguiu superar até mesmo isso.
Eu li esse livro vagarosamente e com muito pesar, afinal é o fim de uma história, e o final meio aberto deixa tudo tão...pacífico, senti que realmente o momento de descanso chegou, foi uma jornada que nunca esquecerei e certamente irei reler!!
comentários(0)comente



joyy 07/02/2023

meus livros favs
a saga artemis fowl é sem dúvida minha saga preferida de livros, os personagens, a história, os desfechos, o universo é tudo para mim.
e o que salvou meu 2021 foi ter conhecido eles.
comentários(0)comente



Mari J 14/01/2023

Então o que posso dizer....
Como esse sendo o último livro de uma série, qualquer coisa pode ser spoiler.
Mas acho que o mais importante sobre esse livro é como ele fala sobre amizade. Aquele que não sentia empático pode ser o que tem o maior coração.
Um ótimo livro para dar ao um jovem leitor, ou para qualquer idade. É um livro, divirta-se.
comentários(0)comente



Clio0 17/06/2022

Uma ótima conclusão para a saga, O Último Guardião mantem toda a engenhosidade característica do personagem ao mesmo tempo que demonstra a sua evolução.

A capacidade de Colfer é inacreditável ao descrever Artemis como um gênio amoral que pouco a pouco começa a mudar, não por alguma religião ou epifania, mas sim por ver a consequência dos seus atos e a influência das pessoas ao seu redor... uma jornada da infância pela adolescência até a maturidade incipiente que poucos conseguem realizar.

A trama que traz uma explosão nuclear e espíritos possessivos é interessante e permite que Holly Short, Miles Fowl e vários outros que surgiram ao longo da série brilhem a sua própria maneira. Opal permanece com a mais terrível vilã o que é um feito quando se percebe que ela esteve em praticamente todos os oito volumes.

O final da série não é saudosista embora o autor novamente reforce a junção de magia e tecnologia. Lembrando que ambos, autor e obra, se passam na Irlanda, a paz tênue entre humanos e fadas remete a sempre perene tensão entre as Irlandas e a Inglaterra.

O humor de Colfer permanece extremamente afiado, e não poupa nem Artemis em seus derradeiros momentos. O espelhamento feito entre a punição que sempre foi ameaçada ou tentada a aplicação em vários volumes, não é exatamente sútil, mas combina perfeitamente com o desenvolvimento.

Como fechamento, foi digno e bom.
comentários(0)comente



Kamui Leo 22/08/2021

Não há nada capaz de abalar Artemis Fowl. Pelo menos, quando esse nada é mortal. Já no universo das fadas, a verdade é bem diferente. Opala Koboi se tornou uma pedra no caminho deste prodígio do crime. Uma pedra que acaba de retornar... com mais um plano capaz de criar o caos nos dois mundos. Dessa vez, a malvada arqui-inimiga de Artemis está invocando os espíritos dos Furiosos, guerreiros milenares que prometem obediência a quem os libertar. As criaturas não podem sobreviver neste plano sem um corpo e acabam se apoderando de qualquer ser vivo que cruze seu caminho. Incluindo os irmãos mais novos de Artemis. Os guerreiros parecem não compreender que a batalha que travavam antes de morrer há muito acabou. Artemis tem até o amanhecer para exorcizar os espíritos do corpo de seus irmãos e enviá-los de volta ao lugar de descanso. Será que nosso anti-herói conseguirá a ajuda de certa capitã nesta missão?
comentários(0)comente



Emi 04/07/2021

Chorei. Queria mais, muito mais. Com mais detalhes também. Acho que me senti um pouco injustiçada com a falta de detalhes e continuação... rs o fim em si, gostei, mas eu precisava de mais...
comentários(0)comente



Digão Livros 23/03/2021

Esse é o oitavo e último livro da séria Artemis Fowl.

No decorrer dos livros dessa saga, é possível perceber a alteração de personalidade de Artemis, de um garoto frio e calculista, que não se preocupava com as consequências dos seus atos, para um adolescente que se importa com o próximo e cuida dos seus.

Em ‘O Último Guardião’, esse derradeiro livro, Opala Koboi, com a ajuda de seus asseclas, consegue colocar em prática um plano que tem como objetivo exterminar o mundo das fadas.

Para isso, é preciso libertar e liderar um exército de guerreiros selvagens, conhecidos como OS FURIOSOS.

Acontece que esse exército está aprisionado a mais de dez mil anos, restando apenas as suas almas, de modo que, para sobreviver, cada soldado precisa incorporar um ser vivente, seja ele um animal, uma fada ou um humano.

O plano de Opala Koboi é ousado e inclui o domínio da mente dos irmãozinhos de Artemis, dos quais, é claro, um é um pequeno gênio.

Toda a trama é contada de modo intenso e dinâmico, que prende o leitor.

Em dado momento, Artemis terá que fazer escolhas difíceis, e essas escolhas desencadearam consequências para toda a sua vida.

O final é marcante e pontua a mudança de personalidade de Artemis.

Poderia dispor de mais alguns detalhes a respeito do livro, mas não quero aqui estragar o prazer da sua leitura!

Forte abraço!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



thaaa 04/03/2021

um dos melhores encerramentos de series
sem duvida uma das minhas séries preferidas que me dói saber que é o ultimo livro. Mas que final! O crescimento do Artemis ao longo da saga é inegável, chorei tudo o que podia e um pouco mais.
comentários(0)comente



Luli 23/10/2020

?Você está sendo redundante?
Artemis Fowl o maior gênio do crime de todos os tempos, bom pelo menos foi assim que tudo começou. Essa foi uma série que definitivamente me marcou e que se dá por finalizada em o último guardião. A série como um todo definitivamente é uma das minhas favoritas e foi indescritivelmente incrível poder acompanhar todas essas aventuras que nos trouxeram até aqui, a aventura final. Por mais que seja apaixonada por todo esse mundo criado por Eoin Colfer admito que não foi a melhor aventura do nosso menino prodígio. Senti falta de planos elaborados e, de ver o gênio que ele é em ação. Ele ainda percebe coisas em determinadas situações que só uma pessoa com seu QI identificaria, mas eu sempre achei que a maior graça da série era justamente a combinação do seu cérebro afiado e sua falta de coordenação, sempre suprida por Butler ou Holly. E creio que isso pouco aconteceu neste volume.

O Eoin Colfer tem uma narrativa que me atrai muito e me conquistou desde o primeiro livro. Por mais que o último da série não tenha sido tudo que eu imaginava, gostei de ver como ele conduziu as partes finais e como ele não descaracterizou seus personagens, seguindo pelo caminho natural do amadurecimento e das decisões difíceis e deixando aquele gostinho de quero mais. Vou sentir muita falta do profissionalismo do Butler, do jeito esquentadinho da Holly, do egocentrismo de Protus e de toda a engenhosidade do Artemis.

Mesmo que essa série tenha tardado a chegar em minha vida, com certeza teve seu impacto. Depois de tudo, ver Artemis enfrentar essa última aventura, como diz no próprio livro, com uma das armas mais inesperadas que ele poderia usar, ?sua humanidade? é simplesmente fantástico.

A grande verdade é que dói dizer adeus, e mesmo que, como diria Artemis eu estou sendo redundante por estar me repetindo, não encontro palavras pra descrever o impacto, não só do livro, mas da série, de Artemis Fowl como um todo e o porque você que ainda não leu e por um acaso está lendo essa resenha deva ler.

Bom, dando um fim a toda a redundância, citando as palavras do próprio Eoin Colfer, quando deu uma de suas últimas entrevistas em relação a série e ao livro Último guardião:

(...)?Deixei um par de fios pendurados no caso de eu queres voltar para o mundo das fadas. Não pra Artemis entretanto, sua história chegou ao FIM.?
comentários(0)comente



Yuri 22/07/2020

E chegou o fim
Despedidas não são fáceis, essa então doeu um pouco mais por ser adeus a amigos próximos. Que saudade sentirei de Palha (principalmente de você, parceiro), Holly, Potrus, Buttler e Artemis, amigos que estiveram comigo por tantos anos, desde o primeiro livro lido lá no início dos anos 2000.
Acredito que esse momento chegou na hora certa, a obra anterior diminuiu a qualidade da série no geral e vejo esse como o remendo de uma história que parecia cansada. Até o "A Colônia Perdida" as histórias tinham uma liga, um vínculo maior entre a aventuras, coisa que se perdeu nos últimos da série e que deixam um pouco de frustração no leitor. As vezes parece que estamos sendo reapresentados a "velhos personagens novos", com personalidades que mudavam de um livro pro outro para se ajustar as novas situações . Não engoli a falha cronológica do "Paradoxo do Tempo", onde Palha conheceu Artemis na viagem ao passado, o que faz ele já conhecer Artemis desde o primeiro livro.
Quanto ao oitavo volume, algumas coisas precisam ser destacadas. Senti ausência de Nº 1 no "Último Gardião" num momento apocalíptico onde a maior força mágica do Povo poderia ter sido muito útil. E senti muuuuita falta de um epílogo. O final foi meio abrupto, pareceu meio cuspido por um anão. Vou sentir muita saudade.


Senti falta de Minerva desde o livro passado.
comentários(0)comente



Tamie 19/04/2020

Os livros foram perdendo a surpresa e envolvimento.
comentários(0)comente



Samantha 18/03/2020

Último livro da série Artemis Fowl. Boa leitura onde vemos nossos personagens envolvidos num plano para salvar o mundo de uma catástrofe.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR