O Último Guardião

O Último Guardião Eoin Colfer

Resenhas - O Último Guardião

Clio0 17/06/2022

Uma ótima conclusão para a saga, O Último Guardião mantem toda a engenhosidade característica do personagem ao mesmo tempo que demonstra a sua evolução.

A capacidade de Colfer é inacreditável ao descrever Artemis como um gênio amoral que pouco a pouco começa a mudar, não por alguma religião ou epifania, mas sim por ver a consequência dos seus atos e a influência das pessoas ao seu redor... uma jornada da infância pela adolescência até a maturidade incipiente que poucos conseguem realizar.

A trama que traz uma explosão nuclear e espíritos possessivos é interessante e permite que Holly Short, Miles Fowl e vários outros que surgiram ao longo da série brilhem a sua própria maneira. Opal permanece com a mais terrível vilã o que é um feito quando se percebe que ela esteve em praticamente todos os oito volumes.

O final da série não é saudosista embora o autor novamente reforce a junção de magia e tecnologia. Lembrando que ambos, autor e obra, se passam na Irlanda, a paz tênue entre humanos e fadas remete a sempre perene tensão entre as Irlandas e a Inglaterra.

O humor de Colfer permanece extremamente afiado, e não poupa nem Artemis em seus derradeiros momentos. O espelhamento feito entre a punição que sempre foi ameaçada ou tentada a aplicação em vários volumes, não é exatamente sútil, mas combina perfeitamente com o desenvolvimento.

Como fechamento, foi digno e bom.

Nath @biscoito.esperto 07/08/2014

O fim da jornada do anti-herói (resenha livre de spoilers)
Comecei a ler a série Artemis Fowl em janeiro de 2011, quando eu tinha 13 anos, e até hoje penso que, se não fosse por um erro meu, eu jamais teria me interessado por esta história. Naquela época eu gostava muito de Cavaleiros dos Zodíaco e tudo envolvendo mitologia grega me interessava. Um dia me deparei com um livro chamado "Artemis Fowl", achei que era sobre a deusa Artemis e suas caçadoras e baixei o pdf (naquela época eu não tinha dinheiro para comprar livros). Passei o arquivo para o celular e, quando comecei a ler, me deparei com uma história tão diferente do que eu imaginava (veja só, eu nem tinha lido a sinopse!) que fiquei assustada. Mesmo assim, prossegui com a leitura e terminei o sexto livro em abril de 2011, chorando de tristeza por que, naquela época, eu achava que seria o último.

O tempo passou e eu comecei a esquecer a série, achando que era coisa de criança e que nunca mais ia gostar tanto do livro quanto eu tinha gostado pela primeira vez. Esse ano eu estava limpando minha estante e encontrei o primeiro livro lá, perdido. Comecei a reler e todos os meus sentimentos de quando criança voltaram, como se eu tivesse sido mesmerizada e esse fosse meu gatilho. Me apaixonei pela série pela segunda vez, e decidi comprar todos os livros, inclusivo o sétimo e o oitavo, que eu ainda não tinha lido.

Agora é agosto de 2014, quatro anos se passaram e eu finalmente terminei esta série.

Artemis Fowl é, sem dúvida, uma das minhas histórias prediletas.

AMEI O FINAL! Foi perfeito. Fiz uma super maratona no mês de julho para reler toda a série e, nossa, valeu muito a pena! Fui capaz de lembrar detalhes há muito esquecidos e entender perfeitamente o final da história.

Durante oito livros nosso protagonista e anti-herói predileto cresceu tanto! Ler os livros era como crescer com ele. Vi o Artemis frio e egoísta se transformar em alguém capaz de sacrificar tudo pelas pessoas que ama. Vi personagens incríveis salvando a vida uns dos outros incontáveis vezes, com planos mirabolantes e outros nem tanto. Dei high fives mentais na Holly incontáveis vezes, quis abraçar o Artemis em todas as páginas, quis aprender a lutar com o Butler e a Juliet, quis usar um dos apetrechos do Potrus e quis rir junto com o Palha (mas a uma distância segura).

Terminar essa série foi uma das maiores dores no coração que eu já senti. Mas valeu a pena. Cada página, cada livro, cada plano, cada explosão (e foram muitas). Me apaixonei por todos os personagens e por toda uma nova mitologia, e isso fez tudo ser infinitamente perfeito. Obrigado, Eoin! Vou na Irlanda te abraçar um dia. Prometo!

P.S.: Quem acha que devia ter uma nova série só do Myles e do Beckett? Eu super apoio!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Silas 28/06/2015minha estante
Boa resenha!!

Mystik 06/05/2014

Fantástico!
Amei, AMEI esse último livro e é quase com uma lágrima escorrendo no rosto que escrevo essa resenha, por pensar que será a última história que vou ler do meu querido Artemis Fowl.
Adorei a ação frenética e uma coisa que gosto dessa série é que a história é franca, direta e sem enrolação. Os livros são menores que os outros que costumo ler, mas muito divertidos.

E o final! Ter as palavras do primeiro livro na última frase é quase um fechamento poético!

Vida longa ao gênio do crime.

Kamui Leo 22/08/2021

Não há nada capaz de abalar Artemis Fowl. Pelo menos, quando esse nada é mortal. Já no universo das fadas, a verdade é bem diferente. Opala Koboi se tornou uma pedra no caminho deste prodígio do crime. Uma pedra que acaba de retornar... com mais um plano capaz de criar o caos nos dois mundos. Dessa vez, a malvada arqui-inimiga de Artemis está invocando os espíritos dos Furiosos, guerreiros milenares que prometem obediência a quem os libertar. As criaturas não podem sobreviver neste plano sem um corpo e acabam se apoderando de qualquer ser vivo que cruze seu caminho. Incluindo os irmãos mais novos de Artemis. Os guerreiros parecem não compreender que a batalha que travavam antes de morrer há muito acabou. Artemis tem até o amanhecer para exorcizar os espíritos do corpo de seus irmãos e enviá-los de volta ao lugar de descanso. Será que nosso anti-herói conseguirá a ajuda de certa capitã nesta missão?

Mari J 14/01/2023

Então o que posso dizer....
Como esse sendo o último livro de uma série, qualquer coisa pode ser spoiler.
Mas acho que o mais importante sobre esse livro é como ele fala sobre amizade. Aquele que não sentia empático pode ser o que tem o maior coração.
Um ótimo livro para dar ao um jovem leitor, ou para qualquer idade. É um livro, divirta-se.

Cristiane 24/06/2023

Ótima conclusão!!
Estou encantada com o que foi essa série para mim!!
O autor fez um ótimo trabalho tanto retratando os humanos, quanto retratando o Povo das Fadas!
Essa história foi uma linda conclusão de uma série que conquistou um espaço muito especial em meu coração!
Poder acompanhar a evolução de Artemis Fowl, desde o temível menino prodígio do crime, até se tornar um ser humano mais humano, preocupado com as pessoas que ama e com um povo que no início só queria explorar, é algo realmente emocionante.
Nessa história final, poder acompanhar seu sacrifício para salvar a todos, bem como a força infindável de seus companheiros e fiéis amigos, foi de grande valia, pois ao meu ver o autor fez um ótimo trabalho com absolutamente todos os personagens, até mesmo com Opala, hahaha!
Holly também evoluiu muito, tanto em suas relações com os novos amigos do Povo da Lama, quanto como membro crucial do Povo das Fadas.
Uma série que sem sombra de dúvidas adorarei reler no futuro!
Recomendo demais!

Digão Livros 23/03/2021

Esse é o oitavo e último livro da séria Artemis Fowl.

No decorrer dos livros dessa saga, é possível perceber a alteração de personalidade de Artemis, de um garoto frio e calculista, que não se preocupava com as consequências dos seus atos, para um adolescente que se importa com o próximo e cuida dos seus.

Em ‘O Último Guardião’, esse derradeiro livro, Opala Koboi, com a ajuda de seus asseclas, consegue colocar em prática um plano que tem como objetivo exterminar o mundo das fadas.

Para isso, é preciso libertar e liderar um exército de guerreiros selvagens, conhecidos como OS FURIOSOS.

Acontece que esse exército está aprisionado a mais de dez mil anos, restando apenas as suas almas, de modo que, para sobreviver, cada soldado precisa incorporar um ser vivente, seja ele um animal, uma fada ou um humano.

O plano de Opala Koboi é ousado e inclui o domínio da mente dos irmãozinhos de Artemis, dos quais, é claro, um é um pequeno gênio.

Toda a trama é contada de modo intenso e dinâmico, que prende o leitor.

Em dado momento, Artemis terá que fazer escolhas difíceis, e essas escolhas desencadearam consequências para toda a sua vida.

O final é marcante e pontua a mudança de personalidade de Artemis.

Poderia dispor de mais alguns detalhes a respeito do livro, mas não quero aqui estragar o prazer da sua leitura!

Forte abraço!

Peace 10/01/2015

Artemis Fowl: O Último Guardião
Ainda me lembro como comecei a ler essa série de livros, comprei o segundo volume por engano, li por inteiro e achei fantástico, mesmo sem entender porque Artemis estava no Ártico. Um erro brutal, alguns diriam, mas graças a isso, continuei acompanhando a série até o final.

O Último Guardião é um livro cativamente e surpreendente que consegue encerrar uma excelente série com chave de ouro. Artemis em sua jornada de anti-herói é colocado a prova quanto às suas escolhas e acredito que esse último livro, mais do que qualquer um dos outros, é uma história clássica de 'come to age' com a qual muitas pessoas vão se identificar.
Não comece a ler Artemis Fowl pelo volume errado (muito embora não afete muito, já que Eoin Colfer sabe muito bem como tornar cada volume único), mas recomendo a você que ainda não leu esse último volume que vá já buscar o seu, ou teremos um Butler bem chateado!

P.S.: Destaque especial para Beckett e Myles Fowl. Esses rapazinhos sabem muito bem como roubar a cena!
Letícia 21/07/2015minha estante
E eu achava que era a única que tinha começado a ler a série pelo volume errado! Hahahahaha

Meu pai havia se deparado com o terceiro volume (sem saber que não era o primeiro; na real, sem nem saber ao certo sobre o que o livro tratava) e comprado para a minha irmã. No final das contas, eu é que acabei lendo-o e me apaixonei de cara pela história, apesar de logo ter percebido que eu não tinha começado a leitura pelo volume certo.

O engraçado é que eu não sabia nada sobre os livros na época e simplesmente deduzi que tinha um livro antes daquele, e que, portanto, bastaria comprar o primeiro para descobrir o que acontecia antes. Imagine a minha surpresa ao descobrir, ao perguntar pelos livros em uma livraria, que tinha começado pelo terceiro!

Luli 23/10/2020

?Você está sendo redundante?
Artemis Fowl o maior gênio do crime de todos os tempos, bom pelo menos foi assim que tudo começou. Essa foi uma série que definitivamente me marcou e que se dá por finalizada em o último guardião. A série como um todo definitivamente é uma das minhas favoritas e foi indescritivelmente incrível poder acompanhar todas essas aventuras que nos trouxeram até aqui, a aventura final. Por mais que seja apaixonada por todo esse mundo criado por Eoin Colfer admito que não foi a melhor aventura do nosso menino prodígio. Senti falta de planos elaborados e, de ver o gênio que ele é em ação. Ele ainda percebe coisas em determinadas situações que só uma pessoa com seu QI identificaria, mas eu sempre achei que a maior graça da série era justamente a combinação do seu cérebro afiado e sua falta de coordenação, sempre suprida por Butler ou Holly. E creio que isso pouco aconteceu neste volume.

O Eoin Colfer tem uma narrativa que me atrai muito e me conquistou desde o primeiro livro. Por mais que o último da série não tenha sido tudo que eu imaginava, gostei de ver como ele conduziu as partes finais e como ele não descaracterizou seus personagens, seguindo pelo caminho natural do amadurecimento e das decisões difíceis e deixando aquele gostinho de quero mais. Vou sentir muita falta do profissionalismo do Butler, do jeito esquentadinho da Holly, do egocentrismo de Protus e de toda a engenhosidade do Artemis.

Mesmo que essa série tenha tardado a chegar em minha vida, com certeza teve seu impacto. Depois de tudo, ver Artemis enfrentar essa última aventura, como diz no próprio livro, com uma das armas mais inesperadas que ele poderia usar, ?sua humanidade? é simplesmente fantástico.

A grande verdade é que dói dizer adeus, e mesmo que, como diria Artemis eu estou sendo redundante por estar me repetindo, não encontro palavras pra descrever o impacto, não só do livro, mas da série, de Artemis Fowl como um todo e o porque você que ainda não leu e por um acaso está lendo essa resenha deva ler.

Bom, dando um fim a toda a redundância, citando as palavras do próprio Eoin Colfer, quando deu uma de suas últimas entrevistas em relação a série e ao livro Último guardião:

(...)?Deixei um par de fios pendurados no caso de eu queres voltar para o mundo das fadas. Não pra Artemis entretanto, sua história chegou ao FIM.?

thaaa 04/03/2021

um dos melhores encerramentos de series
sem duvida uma das minhas séries preferidas que me dói saber que é o ultimo livro. Mas que final! O crescimento do Artemis ao longo da saga é inegável, chorei tudo o que podia e um pouco mais.

Silas 28/06/2015

Amigo literário
Comecei a ler a série Artemis Fowl lá por 2005, 2006 e de certa forma cresci lendo ele, os primeiros eu li cada um umas 4 ou 5 vezes, pegava emprestado na biblioteca, depois começou a correria de estudo e meio que deixei de lado, até descobrir que a história continuava, e o encanto também. É uma série fantástica, e o fim(?) dela, foi um marco, assim como foram marcos outras séries de livros/filmes/séries que acompanhei durante uma boa parte da vida. Não dá para dizer muito, acredito que quem gosta gosta, quem não gosta avoa, não chorei com esse final(que foi muito bom e a altura), até porque sei que encontrarei Artemis toda vez que "abrir" os livros da série novamente, e espero que outras pessoas tenham a oportunidade que tive de apreciar esse série fenomenal.

Maitê 01/08/2015

4 estrelas para a serie toda
Essa nota é para série toda, pois apesar de ter vários problemas, é uma serie divertida, com vários elementos interessantes mas que sempre procurou mostrar crescimento dos personagens.
Fora isso, achei que esse último volume oficial encerra bem a série, apesar de que acho que os livros as vezes não se conectam muito bem.

Emi 04/07/2021

Chorei. Queria mais, muito mais. Com mais detalhes também. Acho que me senti um pouco injustiçada com a falta de detalhes e continuação... rs o fim em si, gostei, mas eu precisava de mais...