80 Dias - A Cor do Desejo

A Cor da Paixão Lv. 3
A Cor do Prazer Lv. 4

Camilli 12/06/2020

Satisfatório, com algumas ressalvas
Confesso ter levado bem mais tempo do que o planejado para entrar no ritmo com "A Cor do Desejo".

O livro tem alguns altos e baixos, mas nada que atrapalhe a experiência de forma massiva, ou que não possa ser perdoado pela recompensa final. Ao início é muito mais fácil para o leitor relacionar-se com os capítulos de Summer. Dominik parece sempre distante e julgo que isso seja uma escolha da autora. É interessante como ela joga com as perspectivas - capítulos de Summer são descritos em primeira pessoa, capítulos de Dominik são narrados por um observador externo. Em um primeiro momento, esse distanciamento entre leitor e o personagem masculino, complemento da protagonista, é essencial para o desenvolvimento da personagem. É fácil estar conectado aos pensamentos de Summer, é fácil abraçar aquele dilema que norteia o seu desenvolvimento. Compreendo que as problemáticas e questionamentos da protagonista podem até ser lugar comum em obras do gênero, mas a maneira como tudo é trabalhado dentro da cabeça de Summer torna 80 Dias uma série em destaque.

A segunda metade do livro toma um caminho de forma a nos aproximar de Dominik e, apesar de considerá-lo muito menos interessante do que Summer, é gratificante entender suas motivações e perceber que o personagem não é raso - ele tem tantas questões quanto ela é sentimentos válidos também. Transformá-lo em um personagem substancial e não apenas no contrapeso da protagonista é outro ponto digno de destaque.