O Que é Leitura

O que é Leitura? – Maria Helena Martins
1. Falando em leitura
2. Como e quando começamos a ler
3. Ampliando a noção de leitura
4. O ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão.
5. A leitura ao jeito de cada leitor
6. Indicações para leitura

1. Falando em leitura – A leitura parece sempre estar relacionada a materiais escritos – livros, mas o ato de ler vai muito além dos materiais escritos. Lê-se tudo, desde que tenha sentido para o leitor. Lê-se o mundo. Para Paulo Freire: “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica continuidade da leitura daquele”.
2. Como e quando começamos a ler – Certamente o contexto pessoal parece contribuir bastante para formação do perfil de leitor. Sartre em sua autobiografia apresenta uma postura mais realista de iniciação à leitura.
3. Ampliando a noção de leitura – Das inúmeras concepções de leitura temos duas concepções vigentes: Uma como decodificação mecânica de signos linguísticos, por meio de aprendizado estabelecido a partir do condicionamento estímulo-resposta (perspectiva behaviorista- sociológica); como processo de compreensão abrangente, cuja dinâmica envolve componentes sensoriais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, tanto quanto culturais, econômicos e políticos ( perspectiva cognitivo-sociológica).
4. Aqui temos a leitura dividida em três níveis: o sensorial, o emocional e o racional. Cada um desses três níveis são inter-relacionados.
5. A leitura sempre é algo singular, cada leitor ler do seu jeito e possui objetivos e expectativas próprias.
6. Indicações de Leitura – Mário Quintana, Jorge Luis Borges ( História Universal da Infâmia), Paulo Freire ( A importância do ato de ler; Pedagogia do Oprimido), Roland Barthes (Crítica e verdade), Mortimer J. Adler e Charles V. Doren ( A arte de ler).
Este livro me apresentou uma nova perspectiva quanto aos níveis de leitura, sobretudo, a leitura sensorial e leitura emocional. A leitura emocional lida com os sentimentos, o que implicaria falta de objetividade.
Sidineia.Santos 29/05/2021minha estante
Como faço pra ler o livro?

Leandro257 22/07/2021

Mudou minha concepção sobre leitura
Li esse livro para o meu curso da faculdade, mas recomendo essa leitura para todos! Um livro bem acessível e, com certeza, transformador, pois mudou minha concepção, forma ou visão do que eu tinha de leitura.

marcooscaioo 04/09/2020

As Faces do Ato de Ler
O pequeno livro de Maria Helena Martins nos apresenta as mais diversas facetas que a leitura e o ato de ler, nos implica. O longo caminho que fazendo entre cada linha de letras até conhecer e começar a ler o nosso mundo.

O escrito inicia com uma breve explanação sobre o que falamos da leitura, seguido de como e quando começamos a ler. Então, a autora busca ampliar o conceito de leitura, pensando nosso contexto brasileiro para entrar no mundo dos livros, reflexões sobre o ato de ler e como processamos a leitura em nossa cognição, onde faz-se o diálogo entre o leitor e o objeto lido e a função educativa que acontece nesse percurso. Além do mais, a autora nos demostra que na prática de ler perpassa em pelo menos três níveis: o sensorial, emocional e racional. Ao fim e ao cabo, conhecemos como a leitura pode preencher uma lacuna de atividades de uma pessoa para formar um leitor, aquele indivíduo versado na arte de ler.

"O que é leitura" é de suma importância para quem já é leitor ávido e também para os que ainda buscam compreender melhor esse mundo de temas que é o leitura. Leitura fundamental para os jovens leitores, para os que buscam aumentar seu conhecimento crítico sobre o objeto-livro e o longo caminho que fazemos nessa jornada.

Iza 30/05/2022

só reclamação
ESSE LIVRO... ESSE LIVRO EU FUI OBRIGADA A LER VOCES NAO SABEM QUE ODIO EU TO COM TODO RESPEITO MARIA HELENA MARTINS VOCE TEM UMA ESCRITA MUITO BOA MAS EU SOFRI OPRESSAO LITERÁRIA USSO MESMO MEU PROFESSOR ME OBRIGOU .. EU CHOREU LENDO ESSE ***** PQ EU NAO CONSEGUIA ME CONCENTRAR DE TAO CHAYO QUE É EU PEGAVA NO SONO A CADA PAGINA QUE EU LIA... ENFIM EU TO SO O OFDIO ISSO JAO EU PRA MIM EU TENHO CRTZ QUE QUANDO EU FOR FAZER MINHA FACULDADE VOU TER QUE LER ELE MQS OKHA MEU EU VOU CHORAR TANTO MAIS TANTO QUE VOU ME DESIDATRAR ????
9luizgustavo9 30/05/2022minha estante
Tadinha ?
É jovem, se acostuma, talvez você tenha que ler muitas outras coisas "chatas" ou que não gosta para cumprir determinada função ou finalidade na sua vida.

Herica.Kalyne 27/05/2022

Um ótimo livro para quem busca compreender o que é a leitura de fato e quais os tipos de leitura que existem. Muito bom para que cursa letras, pedagogia e licenciaturas em geral. Vale a pena cada minuto gasto.

Isa ð 13/04/2023

Interessante
Não é um livro que eu leria por livre e espontânea vontade, porém tambem não é tão irritante quanto outros que a escola passou. Foi um texto muito interessante de se ler, emnoraneu tenha lido um pouco rápido e de forma superficial. Ele explica muita coisas do nosso cotidiano que nem notamos. Eu não recomendaria a alguém como um livro de lazer, mas se vocês está buscando aprender mais sobre o assunto é um ótimo livro

Lima61 22/04/2023

O livro é muito bom, a autora aborda um tema, que de inicio não achava importante, mas com o passar da leitura compreendo o que ela quer discutir e qual a sua importância na sociedade. maaaas, como nem tudo é só flores, eu não gostei - "a ana mas você disse que o livro é muito bom" - exatamente, eu disse que o livro é muito bom, e realmente é, porém não se encaixa no meu tipo de leitura, e isso não quer dizer que ele seja ruim.

pela a autora utilizar uma linguagem técnica (e por eu ter sido obrigada a ler esse livro em dois dias - "a ana mas o livro é curtinho, nem chega a ter 100 páginas, como você achou esse prazo curto?! - novamente, a autora utiliza uma linguagem técnica, e eu não estou acostumado a ler livros com escritas parecidas com a dela, então a leitura não fluía, toda hora eu tinha que ficar voltando no parágrafo pra tentar entender o que a autora queria dizer. resumo: não consegui ler em dois dias akskakskaks) a leitura não fluía

enfim, como disso anteriormente, esses obstáculos não impediram que eu compreendesse a mensagem que a autora queria passar. e sim, de início eu achei que o conceito de "leitura" não tinha nada que ser discutido, mas após a compreensão do livro podemos perceber como esse tema é amplo, e eu com certeza irei retratar a forma que uso o conceito de leitura no meu dia dia

E é isso
Beijos de luz
Estavan Ferreira
???

Ticiane.Melo 10/10/2023

Outro livro acadêmico que eu normalmente não leria por conta própria mas que me fez pensar que eu estaria perdendo caso não o lesse.
O livro trata do conceito da leitura abordando quando começamos a ler, ampliando a noção de leitura, o ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão, a leitura ao jeito de cada leitor e encerra o livro com regularidade para leitura.

?Antes de ser um texto escrito, um livro é objeto. Tem forma, cor, textura, volume e cheiro. Pode-se até ouvi-los se folhearmos suas páginas. Para muitos adultos e especialmente criança não alfabetizados essa é a leitura que conta.?.

Volnei 11/02/2016

O Que é Leitura
Quando se trata de leitura, normalmente restringimos esta ação a livros e jornais, quando na verdade esta é uma ação muito mais ampla. Antes mesmo da invenção da escrita o homem já fazia leituras, mas esta restrita ao seu habitat. O ato de ler faz parte de nossa história a muitos milênios. A obra aqui apresentada trata justamente deste ato, apresentado por Maria Helena Martins.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Larissa Pereira Vasconcelos 24/08/2016

A obra se inicia com questões que fazem o leitor realizar uma reflexão acerca do conceito de leitura que geralmente está restrito à decifração da escrita, à interpretação de sinais gráficos. Levando em consideração que a princípio a leitura e a escrita foram criadas como instrumento de comunicação, registro das relações humanas, das ações e das aspirações dos homens.
Entretanto, o conhecimento da língua não é suficiente para a leitura se efetivar. É necessário para o leitor possuir um abrangente conhecimento de mundo para que haja, no ato de ler, interações das condições interiores e exteriores. Pois, ler é também interpretar, ver além do que foi escrito. Por esse motivo a leitura pressupõe transformações na visão de mundo em geral e na cultura em particular. Inclusive pessoas desprovidas do conhecimento da linguagem escrita são capazes de ler até porque o leitor preexiste à descoberta dos significados da palavra escrita. A autora cita como exemplos as frequentes expressões “ler a leitura” de um gesto, de uma situação, “ler o olhar de alguém”, “ler o tempo”, “ler o espaço”, que evidencia que o ato de ler vai bem além da escrita.
Aprender a ler implicaria na dinâmica que envolve componentes sensoriais, emocionais e racionais apresentados como os níveis básicos da leitura estando inter-relacionados, senão simultâneos pela própria condição humana. A leitura sensorial é feita logo nos momentos iniciais da vida de uma criança e caracteriza a descoberta do universo adulto ao qual ela precisa aprender para sobreviver. A visão, o tato, a audição e o paladar são apontados como os referenciais mais elementares do ato de ler.
Por lidar com as emoções, a leitura emocional implicaria falta de objetividade emergindo a empatia no leitor e caracterizando um processo de participação afetiva numa realidade alheia. Já a leitura racional elimina a dinâmica da relação leitor-texto-contexto, limitando a compreensão do objeto lido por se tratar de uma leitura impessoal focada apenas no que está escrito.
O título da obra, de início, pode passar ao leitor a ideia de mais um livro maçante sustentado apenas por conceitos. Porém, mais que tentar estabelecer um conceito e justificá-lo, a autora traz uma profunda reflexão sobre o ato de ler, quebra paradigmas concretizados sobre a leitura e apresenta e analisa várias definições já existentes a respeito. Conforme o leitor vai se envolvendo com a obra se depara com diversas descobertas que transformam a visão sobre o assunto e expande horizontes.
Priscila.Braz 15/09/2018minha estante
undefined

Biblioteca Álvaro Guerra 10/11/2023

A idéia de leitura é normalmente restrita ao livro, ao jornal. Leem-se palavras, e nada mais, diz o senso comum. As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme. O fato é que, quando escapa dos limites do texto escrito, o homem não deixa necessariamente de ler. Lê o mapa astral, o teatro, a vida - forma a sua compreensão de realidade. Que tal agora ler o que é ler? Sem conceitos estanques, antes de tudo este livro é um convite - 'vamos fazer uma leitura?'

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788511010749

Indie.Ingrid 05/10/2022

É um livro curso
Um livrinho curto, de teor acadêmico que visa trazer um olhar sobre a leitura.
Ele perpassa sobre o conceito literal, suas divisões, que acabam por não ser divisões.
É uma boa reflexão sobre o que não pensamos por parecer óbvio.

Cílio Lindemberg 19/08/2017

A importância da leitura na leitura de O que é a Leitura
Por favor, não se assustem com o título. No decorrer da resenha, eu-lo vos terei explicado. :)
Procurando aprofundar os meus conhecimentos acerca da leitura, cujos conceitos variam de acordo com a perspectiva adotada, e em meio ao material que encontrei para a produção da minha monografia, eu me deparei com esse livro da Coleção Primeiros Passos, O que é Leitura.
O livro, da autora Maria Helena Martins, traz em uma linguagem simples muitas das faces assumidas pela leitura. A autora traz visões mais abrangentes do que é a leitura e como ela tem sido o veículo que move o mundo, segundo as disposições (benéficas ou não) de quem faz uso dela.
Se, por um lado, a leitura nos cerca, ela está presente em tudo o que pode ser lido, seja com os olhos, com os ouvidos, com o nariz, a boca e o tato. É a partir da leitura do que nos cerca que vamos constituindo uma leitura (opinião) dos elementos do mundo. Toda essa leitura que fazemos do mundo se une para formar o nosso conhecimento de mundo, o qual também influi na leitura que fazemos de textos nas mais variadas linguagens (fílmica, artística, gestual, sonora, etc.).
Por outro lado, se a leitura nos ajuda a constituir, a formar, a agregar, então, ela nos preenche. A interação que acontece entre o nosso conhecimento e o conhecimento contido no que lemos nos possibilita uma leitura única, a qual, mais tarde, se unirá ao que vamos agregando até dar lugar a outra leitura diferente, evidenciando que um texto não é lido da mesma maneira pela mesma pessoa, tampouco por outras pessoas.
Complexo: sim ou com certeza? Olha, após ter lido esse livro alguns conceitos que eu conhecia foram mais expandidos ao passo que outros, que eu não conhecia, me foram acrescidos. Você chegou a se perguntou se é possível ler um filme? Sim, é, bem como os cheiros e os sons também. Dessa forma, também lemos audiolivros. :)
O livro se mostrou bastante revelador no que se refere ao contato que temos com todo um conjunto de informações, seja qual for a forma que ela assuma. Por esta razão, e outras que vocês descobrirão à medida que dedicarem tempo para esta leitura, eu recomendo a leitura desse livro não apenas para entender como a leitura nos cerca e como ela tem sido usada por quem domina uma de suas facetas. Arrisco a dizer que a leitura deste livro é libertadora no sentido que não só visões vos serão desmistificadas, bem como novas visões vos serão acrescidas, lembrando que conhecimento nunca é demais, e que quanto mais lemos, melhor lemos, e se lemos sobre a leitura, descobrimos como ela funciona e com quê propósito um texto foi escrito para ser, posteriormente, lido.
Portanto, finalmente em explicação ao título deste texto, eu posso concluir que ao ler 'O que é a Leitura', eu pude ter uma ideia da dimensão de como leitura nos rodeia e o quão importante é fazer (o bom) uso dela para que mudemos o mundo, pois que todos lemos de uma forma ou de outra (sim, até os analfabetos leem; lembra-se de leitura como sinônimo de opinião e da leitura pelos 5 sentidos?). Torna-se necessário debater o modo como vemos o mundo, o modo como o lemos. Acredito, em conjunto com a autora do livro resenhado, que ganharíamos bastante do debate acerca das diferentes leituras que fazemos diariamente sobre os mesmos, ou outros textos, relacionando, costurando, refletindo, compartilhando...
P.S.: Fica, desde já, a recomendação de leitura de outras obras da Coleção Primeiros Passos, as quais possuem temas que discutem não apenas com clareza, mas também com exemplos do nosso contexto sócio-histórico, muitas das quais podem ser encontradas em pdf. :)