Magia Prática

Magia Prática Franz Bardon

Resenhas - Magia Prática

caio.lobo. 25/11/2021

Raso e sem raízes, não perca tempo. Crowley é 100x melhor.
Tinha boa expectativa, mas foi em vão. Bardon apresenta um curso em 10 partes. Infelizmente Bardon não parece ter muito conhecimento em alguns assuntos tratados, principalmente no que diz respeito a tradição oriental, então ele faz uma salada de frutas de conceitos confusos. Quando fala de akasha demonstra total ignorância no que é o conceito, desconhecendo totalmente o samkhya védico. Mas até aí dá para ignorar e utilizar o significado novo que dá a um conceito antigo. O problema é que ele acaba levando a um lado material extremo o espiritual, não existe metafísica em seu sistema, é tudo temporal e espacial, baseado em quatro elementos mais akasha material.
Bardon promete feitos incríveis, e até de tão mirabolantes são engraçados. Alguns métodos são também engraçados, como onde passar as mais diversas substâncias estranhas nos olhos ou ficar alisando a pele com escova. Bardon, como eu disse, conhece muito pouco sobre diversos temas, e sobre tradição conhece menos ainda. Acho que ele utilizou os mais diversos livros que tinha em mãos, de certo com pouca qualidade, e criou uma quimera esquisita. Mas Bardon é fruto de seu tempo, de cérebros danificados pela teosofia. Bardon vendeu um peixe que não pode saborear, pois não devia ter poder nenhum, dizer que tem não significa nada. Ele devia inventar tudo o que ele dizia que fazia, Crowley ao menos 1/3 do que dizia fazer deve de ter feito ao menos em relação a poder mágico...
Mas tem algumas partes boas no livro, como alguns exercícios de relaxamento (que ele chama de meditação) e visualizações, mas nada que não encontre melhor em outras obras. Dizer que não havia acsso a obras na época para escrever bem uma obra de magia e misiticismo não é desculpa, pois Crowley e Guénon tinham conhecimentos admiráveis, até mais que a maioria dos estudantes do assunto hoje em dia. Crowley tem uma erudição em literatura e magia medieval e Guénon tinha exímio conhecimento em filosofia, tradições e metafísica, mas Bardon é só palpiteiro.
Douglas.Silva 15/01/2022minha estante
Olá, qual livro você recomenda
Para alguém que quer conhecer a Magia mais
Precisa de um Experimento prático
Para "Ter Fé" e confiar?

caio.lobo. 12/05/2022minha estante
Infelizmente não conheço nenhum bom para iniciantes. Eu diria para estudar algumas obras sobre yoga para ter disciplina

Vitor 03/08/2022minha estante
Esse livro é para ser praticado e não apenas lido, experimente seguir as instruções e veja sua própria evolução. Esse foi o melhor sistema que já encontrei e não troco por nada

caio.lobo. 03/08/2022minha estante
Pratiquei também até uma parte, mas como algumas coisas são práticas simplificadas de Yoga, até mesmo a hatha yoga meio ocidentalizada tem mais alcance que técnicas de visualização e respiração propostas no livro.
A primeira parte do liber ABA do Crowley tem muito mais prática e metafísica que este, mas tem desvantagem de se tornar arriscado em alguns momentos. Mas se quer uma obra com práticas profundas e que disciplina a mente, procure o vijnanabhairava tantra, uma verdadeira obra-prima para aprimoramento.